Buscar

aps 2° bimestre 2019 (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Apresente a empresa com nome, forma de constituição, histórico com dados e fatos relevantes da origem da organização, porte, natureza/tipo e ramo de atuação principal atividade desenvolvida?
Nome da empresa Alpha empreendimento S.A Missão: Oferecer produtos com qualidade com responsabilidade social e sustentabilidade do planeta. Valores: respeitar as pessoas, honestidade, inovação, simplicidade em tudo que faz. Natureza/tipo: A empresa caracteriza-se pela atividade industrial e comercial e tem natureza de capital fechado. Porte: Médio. Capital Social inicial: $ 2.500.000,00 Origem da Organização: A origem do empreendimento está associada a origem do próprio produto sendo um produto inovador RPB – Refrigerador Portátil de Bebidas
Qual a composição e qualificação da força de trabalho (operários e vendedores?
A equipe de operários e vendedores foi composta e ajustada em cada período de acordo com os objetivos estratégicos em respectivos períodos, no início a equipe era de 12 operários sendo contratados mais 12operários e tendo 2 supervisores, e nas vendas terminamos o período com 29 vendedores, com comissão de 4%, tendo três de aviso prévio e 4 supervisores.
Descreva o produto (nome e características), as características da tecnologia adotada pela empresa (investimentos, custos operacionais, flexibilidade etc.) e o processo de implantação e evolução da capacidade da empresa?
O produto tem fácil saída de vendas, aceito em todas as regiões, os investimentos em pesquisa e desenvolvimento foram mais cautelosos comecei com R$5000 e gradativamente aumentei o valor de investimento, fiz de forma que os custos operacionais por parte de compras de matérias primas, variaram no decorrer dos períodos, onde de acordo com as movimentações da bolsa de valores, e as oscilações do dólar, o custo de matéria prima teve altos e baixos, fazendo com que o administrador se antecipasse ao aumento ou a queda e se beneficiasse com um plano de contingencia evitando perca de lucro, logo no segundo período expandi a fábrica para 2500 unidades para 7500 unidades.
 Descreva a estrutura dos mercados disponíveis, especialmente onde a empresa atuou, e descreva os perfis e características dos clientes das regiões de Mercado?
O mercado tem três regiões com características diferentes onde: Região 1: Tem a menor população comparada às demais, o que resulta em menor quantidade comprada, entretanto, é a região que possui a maior renda "per capita”. Região 2: No que diz respeito ao tamanho e a renda da população, a região pode ser considerada intermediária em relação às demais. Região 3:possui a maior população, porém com renda baixa em relação às demais regiões, porém acaba por gerar grande demanda quantitativa. A região escolhida, foi a região dois. Primeiramente por se encontrar centralizada podendo assim coordenar de forma pratica e eficaz a logística do material
que será distribuído entre as regiões 1 e 3 e o:A demanda na região 1 é menor que as das demais regiões, porém, mais estável. Na região 2, a demanda pode ser considerada média em relação às demais e pensei em formas de pagamentos a região1,2,3 a vista a e região 1 e 2 valorizei meu produto, mas sempre respeitando a margem de 25% por cento em cima do valor praticado pelo mercado para ter um fluxo de caixa mais controlado
Apresente e caracterize os principais concorrentes da organização, descreva o posicionamento competitivo assumido pela empresa e as principais mudanças havidas no ambiente, com seus impactos no mercado?
Por se tratar de um oligopólio, a competição torna-se um fator relevante. Apresentam–se nesta sessão os concorrentes e demais aspectos do ambiente competitivo.
a empresa se mostrou competente as diversidades do mercado obtendo um estoque de segurança, e alto investimento em contratação de vendedores, e a principal mudança foi a falta de matéria prima no mercado, a queda de energia, e também o frete para região três que aumento consideravelmente, é o que nos deixou na ultima colocação foi que simplesmente não foi feita a compra da matéria prima para o terceiro período acarretando nos demais períodos.
 Justifique para os Acionistas/Investidores (representados aqui pelo professor da disciplina-âncora) o desempenho obtido pela empresa, comparativamente aos demais concorrentes (considere a pontuação obtida nos objetivos e no ranking final?
No começo tentei ser mais conservador, porém por falha humana esquecemos de comprar a matéria prima para o terceiro período e impactando nos períodos seguintes, então decidimos fazer um estoque de 22.500 unidades, para evitar complicações futuras
 Analise a Visão estabelecida pela empresa (pesos atribuídos aos objetivos de longo prazo) e comente se os focos estratégicos de mercado e econômico-financeiro foram bem estabelecidos e se as políticas implementadas, nas diversas áreas da empresa, foram consistentes com a Visão?
a empresa teve uma visão conservadora, focando mais na região 2 como principal alvo e a região 3 como segunda opção, minha intenção não foi de acumular estoque e as decisões consistente com o foco da organização para indicadores de mercado liderança região um teve peso 2, liderança região dois teve peso 7, liderança região três teve peso 5, e em indicadores econômicos/ financeiros, liderança em faturamento com peso 4, liderança em lucratividade peso 5, liderança em crescimento do patrimônio líquido peso 5.
 Boas decisões exigem que se compreenda bem o subsistema em que está decidindo. Analise a compreensão da equipe em relação aos vários subsistemas de decisão da empresa (considere, por exemplo, se a equipe compreendeu bem os processos de programação e compra de insumos frente ao processo de produção; as definições das políticas de marketing frente a demanda das regiões e a sazonalidade das mesmas; a gestão do caixa frente às necessidades de financiamento e/ou investimentos, etc.)
sempre tive muita atenção as notícias e sempre comprando de acordo com a sazonalidade e expectativa do mercado, até mesmo referente a notícias ruins da empresa ficava atento as vendas, a inflação e sabendo que temos o controle de problemas internos da organização, e que devemos estar preparados para os problemas externos como estrada interditada, alagamentos, queda de energia problemas com o sindicato, aumento do frete, sempre tem que a ver cautela em todas as decisões.
 Escreva as conclusões da equipe em relação à experiência da simulação de estratégia empresarial, sobre o comportamento da empresa frente aos desafios enfrentados e demais aspectos que julgar relevantes?
e sempre uma experiência inovadora, com situações diversas mostrando a realidade que a organizações passam, e percebi todas as situações são importantes uma complementa a outra, como atingir até a imagem da organização
Com as informações fornecidas pelos relatórios da empresa, indicar que ações podem ser empreendidas pela equipe para que a empresa melhore seu desempenho em relação aos objetivos definidos no início da simulação?
As informações que o relatório passa e que cada operário ao mês tem 480 horas e cada peça leva 1,5 horas para ser feita sabendo que cada peça consome 3 unidades de matéria prima, e também com os vendedores que em cada região si pode fazer uma quantidade de visitas, atribuído região 1 = 144, região 2 = 130, região 3 = 115, com essas informações conseguimos nos estruturas e sempre considerando a quantidade prevista de funcionários a qual o supervisor poder cuidar para obter maior desempenho seja em produção ou vendas.
 Faça considerações finais e sobre a experiência vivenciada na simulação SDE ?
uma experiência ótima e motivante, em saber que nas organizações esses problemas são reais e que as decisões podem gerar grande impacto na organização e na sociedade e que tudo isto está em nossas mãos, e conseguimos entender o poder da responsabilidade

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais