Buscar

O que é uma ferramenta de corte

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ – CAMPUS ITABIRA
VICTOR BELLETTI MARINONI
TRABALHO SOBRE A GEOMETRIA DA FERRAMENTA
ITABIRA
2019
1. O que é uma ferramenta de corte?
Ferramenta de corte pode ser definida com um dispositivo que é alimentado de diversas maneiras, através de sistemas hidráulicos, motores elétricos ou métodos mais avançados no meio industrial, e são utilizados para cortar os mais diversos tipos de materiais. 
Na maioria das vezes, as ferramentas de corte são utilizadas em situações que fabricar os metais que não conseguem ser facilmente cortados ou moldados de maneira manual. São centenas de variações de corte que podem ser realizadas, dessa forma, os cortes são classificados em categorias para facilitar sua identificação.
Outro quesito importante das ferramentas de corte é de que elas podem realizar seu trabalho em apenas um ponto ou em diversos pontos. Além disso, três características são fundamentais para se medir a qualidade, a dureza e a resistência para cortar qualquer tipo de material, até mesmo em altas temperaturas.
2. Quais são os tipos de ferramentas de corte?
Serras de fita: este tipo de ferramenta de corte recebe o nome também de lâmina de metal circular, e pode ser utilizada tanto na vertical quanto na horizontal. O metal que está sendo cortado pode ser colocado num torno com a lâmina de serra descendente sobre o material, ou a carcaça da lâmina pode ser estacionária, exigindo que o metal seja empurrado para a lâmina, e os cortes feitos em sua maioria são retos, porém é possível que o material gire em torno da lâmina para obter cortes angulares ou curvas.
Broches: utilizam pedaços de dentes para remover materiais metálicos, esses pedaços podem ser semelhantes às brocas, que possuem arestas de corte em torno de pouco metal que corre para cima e para baixo ao longo do comprimento da ferramenta.
Furadeiras: peças comuns em uma oficina de metalurgia, em que as prensas se localizam de maneira fixa, e o eixo da broca percorre o objeto de cima para baixo, podendo ser operado manualmente ou mecanicamente. São alimentadas por motores elétricos.
Extrusões de metas: também podem ser usadas na vertical e na horizontal, podendo se aproximar ou rodar em torno de um pedaço de metal, que pode ser estacionário ou não. Normalmente são utilizados para cortes internos exteriores, chatos ou precisos.
3. Materiais para ferramentas de corte
Aço ferramenta: composto de 0.8 a 1.5% de carbono, pode ser utilizado como reparos, uso doméstico, lazer ou para fabricação de poucas peças. Ainda são utilizados pois são os mais baratos, possuem um tratamento térmico simples, e quando bem temperado, obtém-se elevada dureza e resistência ao desgaste.
Aço rápido: composto por tungstênio, cromo, vanádio e pequena quantidade de manganês. Possui maior resistência à abrasão em relação ao aço ferramenta, preço elevado e tratamento térmico complexo. Se adicionar cobalto, tem maior resistência ao desgaste, à dureza a quente e menor tenacidade.
Ligas fundidas: composta de tungstênio, cromo e vanádio, tem elevada resistência a quente, e uma qualidade intermediária entre o aço rápido e o metal duro.
Metal duro: composto de 81% de tungstênio, 6% de carbono e 13% de cobalto.
Cermet: composto formado por cerâmica e metal, é um metal duro à base de titânio.
Cerâmica: pode ser composto por uma base de óxido de alumínio ou de nitreto de silício. A primeira possui baixa resistência, condutividade térmica e dureza.
CBN: nitretos de boros cúbicos e cristalinos, são mais estáveis que o diamante, especialmente contra a oxidação, possui dureza elevada, excelente resistência ao desgaste e à quente, alto custo e relativamente quebradiço.
Diamante: material que apresenta maior dureza, não podem ser usadas na usinagem de materiais ferrosos devido à afinidade do carbono com o ferro e em processos com temperaturas acima de 900 C devido à grafitização do diamante.
4. Ferramenta ideal para se fresar um aço SAE 1020 e SAE 1045
A ferramenta ideal para o fresamento de um aço SAE 1020 e um 1045 seria um metal duro com cobertura.
Referências
Diferentes tipos de corte, Mecânica Industrial, 2019. Disponível em < https://www.mecanicaindustrial.com.br/441-diferentes-tipos-de-ferramentas-de-corte/>. Acesso em 23 mar. 2019.
Ferramentas de corte, Mecânica Industrial, 2019. Disponível em < https://www.mecanicaindustrial.com.br/810-ferramentas-de-corte/>. Acesso em 23 mar. 2019.
Materiais para ferramentas de corte, CIMM, 2019. Disponível em < https://www.cimm.com.br/portal/material_didatico/4805-materiais-para-ferramentas-de-corte#.XJf39JhKjIV>. Acesso em 23 mar. 2019.
Aço ferramenta, CIMM, 2019. Disponível em < https://www.cimm.com.br/portal/material_didatico/4807#.XJf-vphKjIU>. Acesso em 23 mar. 2019.
Aço rápido, CIMM, 2019. Disponível em < https://www.cimm.com.br/portal/material_didatico/4808#.XJf-yphKjIU>. Acesso em 23 mar. 2019.
Ligas fundidas, CIMM, 2019. Disponível em < https://www.cimm.com.br/portal/material_didatico/4809#.XJf-1JhKjIU>. Acesso em 23 mar. 2019.
Metal duro, CIMM, 2019. Disponível em < https://www.cimm.com.br/portal/material_didatico/4810#.XJf-4JhKjIU>. Acesso em 23 mar. 2019.
Cermet, CIMM, 2019. Disponível em < https://www.cimm.com.br/portal/material_didatico/4817#.XJf-7JhKjIU>. Acesso em 23 mar. 2019.
Cerâmica, CIMM, 2019. Disponível em < https://www.cimm.com.br/portal/material_didatico/4818#.XJf-9phKjIU>. Acesso em 23 mar. 2019.
CBN, CIMM, 2019. Disponível em < https://www.cimm.com.br/portal/material_didatico/4821#.XJf_AJhKjIU>. Acesso em 23 mar. 2019.
Diamante, CIMM, 2019. Disponível em < https://www.cimm.com.br/portal/material_didatico/4823#.XJf_EJhKjIU>. Acesso em 23 mar. 2019.

Continue navegando