Buscar

PIM VII

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP EAD
Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial
Cintia Ferlin	RA: 1833783
Cristiane Campos Peres Leal 	RA: 1848857
Edna Luciene de Almeida 	RA: 1837823
Julio Cesar Gonçalves Aguiar	RA: 1838811
Lilian Ellen Guilherme Alves	RA: 1841560
Ricardo Luiz Timote	RA: 1869960
MaxMix Comércio Eletrônico
Projeto Integrado Multidisciplinar PIM VII
FORTALEZA – CE
INDAIATUBA – SP
IGUAPE - SP
LUZIÂNIA – GO
OSASCO - SP
SÃO PAULO - SP
2019
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP EAD
Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial
Cintia Ferlin	RA: 1833783
Cristiane Campos Peres Leal 	RA: 1848857
Edna Luciene de Almeida 	RA: 1837823
Julio Cesar Gonçalves Aguiar	RA: 1838811
Lilian Ellen Guilherme Alves	RA: 1841560
Ricardo Luiz Timote	RA: 1869960
MaxMix Comércio Eletrônico
Projeto Integrado Multidisciplinar PIM VII
Projeto Integrado Multidisciplinar VII apresentada à
Universidade Paulista – UNIP EAD, como parte da
avaliação para obtenção do título de Gestor
Comercial, sob coordenação da Prof.ª Dr. ª Solimar
Garcia.
Orientador: Prof.º Drª Solimar Garcia
FORTALEZA – CE
INDAIATUBA – SP
IGUAPE - SP
LUZIÂNIA – GO
OSASCO - SP
SÃO PAULO - SP
2019
RESUMO 
Demonstraremos neste PIM VII, estudos e pesquisas que aprendemos nas disciplinas que estudamos neste primeiro bimestre. A empresa MaxMix Comércio Eletrônico, implantou novas estratégia e serviços para agregar valores a seus clientes finais. Foram abordadas as disciplinas, Canais de distribuição e estoque, aprendemos que um gestor comercial compreende o funcionamento das cadeias e abastecimento e distribuição. Capital de Giro e Controle de resultados, vimos nos dias de hoje como é no brasil a economia e a legislação, e como é fundamental o funcionamento do capital de giro em uma empresa. No Desenvolvimento Sustentável, vimos a utilização dos bens naturais conscientizando a sociedade na importância da sustentabilidade, e como é importante ter uma visão fundamentada no que se refere a possibilidade de se estabelecer relações entre desenvolvimento econômico, e também aprendemos sobre leis e certificados do ISO. Com estas disciplinas aprendemos o como importante e fundamental o uso destas ferramentas em nosso ambiente de trabalho no dia a dia. 
Palavras-chave: Meio ambiente; Controle de estoque e Facilidade em credito.
ABSTRACT
Wewilldemonstrate in this PIM VII, studiesandresearchwehavelearned in the disciplines westudied in thisfirstquarter. The companyMaxMixElectronicCommerce, hasimplemented new strategyandservicestoaddvalueto its endcustomers. Wecoveredthe disciplines, DistributionChannelsandInventory, welearnedthat a commercial manager understandstheoperationofchainsandsupplyanddistribution. Working Capital andResultsControl, wehaveseentodayhowtheeconomyandlegislation are in Brazil, andhowtheworking capital in a companyis fundamental. In SustainableDevelopment, wesawthe use of natural goods, makingsocietyawareoftheimportanceofsustainability, andhowimportant it istohave a groundedviewonthepossibilityofestablishingrelationshipsbetweeneconomicdevelopment, andwealsolearnedabout ISO lawsandcertificates. Fromthese disciplines welearnhowimportantand fundamental isthe use ofthese tools in ourdailyworkenvironment.
Keywords: Environment; InventoryControlandCreditFacility.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem o objetivo de apresentar três temas importantes que têm sido responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento da empresa MaxMix. 
Nos Canais de Distribuição e Estoque, a empresa MaxMix implantou novos serviços para agregar valores aos seus clientes finais, alterações na logística, na distribuição dos produtos vendidos na plataforma da e-commerce, nova forma de Marketing e propaganda, além de métodos para as realizações de promoções. No controle de estoque o objetivo é planejar e controlar os materiais armazenados na empresa. É fundamental que a empresa observe a área de controle de estoque, pois precisa estar devidamente organizado e preenchido de acordo com as demandas que surgirem, de modo que não faltem e nem sobrem produtos. 
No Capital de Giro e Controle de Resultado, para que haja uma boa gestão financeira, é importante que o haja um controle no capital de giro. Consiste na administração realizada, que visa obter um curto prazo de tempo através de decisões, variando desde a obtenção da matéria prima até o estabelecimento dos valores que os produtos serão vendidos. Na empresa o ativo circulante e o passivo circulante, caracterizam a necessidade do capital de giro (NCG).
E no Desenvolvimento Sustentável, não se limita apenas à noção de preservação dos recursos naturais. Para construir uma sociedade sustentável, é necessário ter por princípio a equidade econômica, a justiça social, o incentivo, à diversidade cultural e a defesa do meio ambiente, uma da das bases do conceito de desenvolvimento sustentável. A promoção da melhoria da qualidade de vida das populações, a evolução nas políticas de saneamento e saúde, são tão importantes para as gerações futuras quanto a disponibilidade de recursos naturais.
Este trabalho foi muito importante para o conhecimento, compreensão e aprofundamento destes temas e para o crescimento pessoal e profissional.
CANAIS DE DITRIBUIÇÃO E ESTOQUES
A empresa Max Mix produtos eletrônicos implantou novos serviços para agregar valor ao cliente final. Entre ele fez diversas alterações na logística e na distribuição dos produtos eletrônicos vendidos em sua plataforma da ecommerce, o uso de toda uma infraestrutura abrangendo desde a integração com todos os agentes envolvidos, novas formas de marketing e propaganda, novos tipos e métodos para realização de promoções, até o uso de novas formas de entrega dos produtos e serviços direto ao cliente, facilitando a relação ´`empresa cliente,`` serviços de suporte e auto atendimento pelo cliente (self-servisse), organização e operação cooperada com parceiros de negócios, processamento dos pedidos, integração com fornecedores e agentes de distribuição, além de preparação do corpo de funcionários e colaboradores. Na empresa em estudo e na maioria das organizações, existe a necessidade de se manter um rígido planejamento e controle de estoque, pois com o aumento da competitividade, a redução de custos em todos os níveis passou a ser imprescindível. Messias (1987) destaca que o objetivo da gestão de estoque é dar excelência no investimento, aumentando o uso dos meios internos da empresa, diminuindo as necessidades de capital investido. O controle de estoque tem como o objetivo planejar e controlar o material armazenado na empresa. O Procedimentos de despacho e entrega dos produtos é feita por transportadora, sendo uma boa opção para quem vende produtos com mais de 30Kg ou com dimensões que ultrapassam o limite estabelecido pela ECT. Além disso, o risco de incidência de alguma paralisação ou greve por uma transportadora privada é menor, diminuindo uma possibilidade de atraso da encomenda. A gestão do processo de logística deve ter levantamento preciso e detalhado das necessidades de cada área da empresa. São informações preciosas que reúnem tudo o que será necessário para que a produção seja feita e distribuída ao mercado. É fundamental que a área observe o controle do estoque, pois este deve estar devidamente organizado e preenchido de acordo com as demandas que surgirem, de modo que não faltem ou sobrem produtos. Para facilitar foram instalados dois softwares de gerenciamento de projetos; o primeiro foi Asana que tem um esquema mais de lista de tarefas com responsabilidades definidas, permitindo conversas e apresentando painéis de controle com facilidade, além de avatares dos integrantes. A ideia é transformar conversas em ações, diminuindo o uso de e-mails e outras plataformas de comunicação. O segundo BaseCamp; ajuda a estruturar seus projetos definindo objetivos, atribuindo responsabilidades, criando equipes, anexando arquivos, definindo
datas etc. Este software de gerenciamento de projetos vai formando uma espécie de timeline para cada projeto em execução, em que você acompanha o que cada um fez, quais os próximos passos e como você deve se envolver neles. Ao invés deles terem instalado o software Base Camp, eles poderiam ter colocado o Google sheets que é uma ferramenta que pode ser usada para gerenciamento de projetos, além de controle de estoque, financeiro e até CRM. Ela, na verdade, é uma super planilha eletrônica, muito usada por empresas que estão começando e têm poucos recursos disponíveis. Mas, para usos mais específicos em empresas que já estão melhor estruturadas e têm uma operação mais complexa.
CAPITAL DE GIRO E CONTROLE DE RESULTADO
Para que haja uma boa gestão financeira é necessário que se tenha um controle do capital de giro. O mesmo consiste na administração realizada que visa obter capital em um prazo curto de tempo através de decisões tomadas nas áreas que utilizem dinheiro, variando desde a obtenção de matéria prima até o estabelecimento dos valores que os produtos serão vendidos.
Quando se objetiva ganhar mais (obter ativos) do que se gasta (possuir passivos) é extremamente necessário que haja um monitoramento do dinheiro, que poderá ser realizado por meio de cálculos como a necessidade de capital de giro. Tais ações são necessárias, pois este é um controle que envolve fatores dinâmicos.
A empresa Ambev atua no setor de bebidas, sendo responsável por produzir mais de 30 marcas e engarrafá-las, dentre as quais algumas são a Brahma, Antarctica, Corona, Skol, entre outras. A mesma atua hoje em 19 países, contando com 32 cervejarias e 2 maltarias no Brasil, para executar o trabalho conta com 35 mil funcionários no país e possui 100 centros de distribuição direta, sendo 16 de excelência.
2.1. Necessidade de capital de giro
A diferença entre o ativo circulante que uma empresa possui e o seu passivo circulante caracterizam a Necessidade de Capital de Giro (NCG).
AC: ativo circulante.
PC: passivo circulante
NCG = AC – PC
Vários fatores interferem neste resultado, por exemplo, quando ele se apresenta maior significa que há clientes que estão devendo, quando a empresa possui dívidas com seus fornecedores, quando as matérias primas estão com custos mais altos, quando seus estoques estão acabando, além de quando os prazos para pagamentos são menores. Assim, uma crise financeira se inicia quando muitas destas situações tornam-se presentes no cotidiano de uma empresa.
Desta maneira, a melhor situação para uma empresa é que a mesma não possua estoques muito amplos, sendo suficiente apenas para sanas as necessidades dos clientes quando eles precisarem, que não seja necessário ter capital de giro, que os produtos sejam pagos no momento da compra e que haja uma grande rotatividade dos mesmos.
Diante disso, é possível evidenciar que a Ambev no ano de 2018, de acordo com dados fornecidos pela Bovespa, a NCG é representada pelo resultado de R$ 501.235,00, que demonstra uma maior quantidade de ativos do que de passivos circulantes, evidenciando assim que a mesma não apresenta risco de entrar em uma crise.
Figura 1 - Ativo Circulante na Empresa Ambev
Fonte: Bovespa (2019)
Figura 2 - Passivo Circulante Empresa Ambev
Fonte: Bovespa (2019)
NCG = 25.329.605 - 24.828.370 
NCG = 501.235
2.2. Modelo de gestão financeira do capital de giro
Para realizar uma administração financeira do capital de giro deve-se gerir os seus elementos, o passivo e o ativo que possui em curto prazo, ou seja, circulantes, de forma equilibrada.
Manter dinheiro disponível para que a empresa realize ações que são dependentes do capital consiste na administração do ativo circulante, ao passo que gerir o passivo circulante é organizar as dívidas, para que as mesmas não ultrapassem os limites do que é possível ser pago dentro dos prazos.
Desta forma, para que haja uma gestão financeira de qualidade é preciso sempre que os ativos sejam majoritários em relação aos passivos.
A partir disso, é possível introduzir que a empresa possui uma boa gestão, uma vez que seus ativos constituem um valor de R$ 25.329.605 e os seus passivos de 24.828.370.
2.3. Fontes de financiamento
O dinheiro é um recurso escasso e caro (Chiavenato (2014) que serve como financiamento para várias atividades que uma empresa realiza. O mesmo pode ser próprio ou de terceiros, definindo assim se uma empresa terá autonomia ou não quando são observadas as taxas, garantias, juros e custos financeiros.
A empresa Ambev utiliza vários tipos de financiamento, como por exemplo, o de Capital Próprio e o Autofinanciamento, além de outros. Os mesmos são praticados da seguinte maneira:
Autofinanciamento: os lucros da própria empresa financiam as suas atividades;
Capital próprio: é o dinheiro advindo de sócios e acionistas da empresa.
Capital de terceiros: bancos, na maioria das vezes auxiliam a empresa disponibilizando seu capital, pode ser de outros meios também;
Incentivo ao investimento: constitui a utilização de projetos de apoio que incentivam entre as empresas a competitividade e o investimento.
2.4. Nível de endividamento da empresa
Os passivos de uma empresa irão definir o seu grau de endividamento. Situações assim são denominadas overtrading, ou seja, uma empresa está realizando mais negócios do que consegue sustentar com as suas fontes de financiamento. Efeito tesoura é outro efeito de endividamento, consiste no fato da empresa precisar de muitos recursos para se manter e assim realizar uma divida que impactara negativamente na tesouraria.
A empresa Ambev não realiza financiamentos que não possa cumprir, sobretudo os advindos de capital de terceiros, o que explica a sua posição no mercado, como uma empresa experiente e que possui um nível de endividamento no valor de 0,26.
PASSIVO CIRCULANTE = 
 ATIVO TOTAL
24.828.370  = 0,26
 94.126.138
2.5. Grau de alavancagem operacional
GAO, Grau de Alavancagem Operacional de uma empresa evidencia como esta a gestão da mesma no momento, se esta boa ou não. O mesmo elucida como as vendas se mantiveram quando os custo permaneceram fixos, se aumentaram de acordo com a produção.
Para definir o GAO é feita uma conta onde a partir dela futuras atitudes serão tomadas e metas serão estabelecidas. Assim, a mesma é demonstrada a seguir:
Figura 5 - Fórmula GAO
Fonte: Livro Texto Capital de Giro e Controle de Resultados (2019)
Assim, é possível conferir que na Ambev o grau de alavancagem operacional, levando-se em consideração o produto Cerveja Brahma Litrão é de R$ 24.990.000 em uma semana de produção.
 5.000.000 x (7,00 – 2,00) = 24.990.000
5.000.000 x ( 7,00 – 2,00) – 10.000 
DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL
A expressão desenvolvimento sustentável é utilizada para designar um modelo econômico que busque conciliar desenvolvimento econômico à preservação e manutenção dos recursos naturais disponíveis. Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), desenvolvimento sustentável é definido como “aquele que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades”.
3.1. Logística reversa
A logística reversa consiste no gerenciamento dos produtos após o fim do seu ciclo de vida retornando-os para o fabricante, importadores, distribuidores e comerciantes. O objetivo da logística reversa dos produtos pós-consumo é neutralizar o seu impacto ambiental. Simplificando: logística reversa consiste no retorno dos resíduos (produtos pós-consumo) para que seus devidos fabricantes deem a destinação ambientalmente correta deles.
A MaMix acredita que a logística reversa pode melhorar a imagem da empresa, uma vez que um bom planejamento ambiental, além de diminuir custos, fortalece a sua posição no mercado e amplia a possibilidade de novos negócios. A empresa está colaborando para que o meio ambiente seja poupado, diminuindo
a poluição e os problemas causados pelo descarte incorreto dos resíduos, além de evitar a exploração desmedida de recursos naturais, a logística reversa em função das atividades que desenvolvem e dos produtos com os quais trabalhamos o sistema pode contribuir para o desenvolvimento da empresa. Principalmente em níveis competitivos e econômicos, além de melhorar a imagem da empresa.
A MaxMix possui responsabilidade social de forma voluntária, a empresa adotou posturas, comportamentos e ações que promovam o bem-estar dos seus públicos interno e externo. O objetivo é o benefício da coletividade, seja ela relativa ao público interno (funcionários, acionistas...) ou fatores externos (comunidade, parceiros, meio ambiente...)
Exemplos de empresas que realizam atividades de responsabilidade social.
Empresa Bunge cria embalagem biodegradável para margarina.
 Foram dois anos de intensas pesquisas na subsidiária brasileira da Bunge, uma das maiores empresas de alimentos e de fertilizantes do mundo, para desenvolver uma embalagem feita de material orgânico e biodegradável. O intento, bem-sucedido, deu origem a uma embalagem de menor impacto ambiental usada por um dos produtos da empresa, a margarina Cyclus. A empresa também tem atuado na redução de resíduos. No ano passado, diminuiu em 14% o volume de PET usado nas embalagens de óleo vegetal. Outra frente de atuação é no incentivo à reciclagem. A Bunge mantém 60 postos de coleta de óleo em padarias de toda a região metropolitana de São Paulo.
Amanco investe em materiais de menor impacto ambiental
Em busca de matérias-primas menos poluentes, a fabricante de tubos e conexões Amanco inovou na formulação de seus produtos com o uso de tecnologias mais limpas. Um destaque da empresa foi a substituição do solvente tolueno, que pode causar dependência nos trabalhadores que inalam seu vapor, por outro de menor impacto para a saúde e para o meio ambiente.
	Pela iniciativa, a empresa ganhou em 2009 o selo Sustentax, que certifica produtos sustentáveis. De lá pra cá, num esforço de engenharia de materiais, a empresa também alternou a fórmula de outros de seus produtos, como os estabilizantes, que deixaram de levar chumbo em sua composição, eliminando riscos de intoxicação pelo metal entre seus funcionários
3.2. Responsabilidade ambiental
Uma das vertentes da responsabilidade social que é aplicada na MaxMix. A empresa fez algumas ações ambientais, como obras para a troca de torneiras para as automáticas, construção de clarabóias para melhor aproveitamento da luz natural e até mesmo instalação de placas solares para captação de energia e também algumas atitudes foram tomadas e já fazem muita diferença para o meio ambiente, a empresa eliminou o uso de copos descartáveis nos bebedouros, incentivando cada funcionário a ter a sua caneca ou garrafinha, não faz impressões que não sejam legalmente necessárias, reutilize folhas de rascunho para fazer bloquinhos, incentive o consumo consciente da água, trocou as lâmpadas pelas mais econômicas e evita acendê-las desnecessariamente, faz a separação do lixo reciclável.
CONSIDERAÇOES FINAIS
As etapas desenvolvidas no decorrer desse trabalho, teve como objetivo a criação da empresa MaxMix Comércio Eletrônico, foi implantada novas estratégia e serviços para agregar valores a seus clientes finais. Foram abordadas as disciplinas:
Canais de distribuição e estoque, o funcionamento das cadeias e abastecimento e distribuição. 
Capital de Giro e Controle de resultados, no Brasil a economia e a legislação, são fundamentais o funcionamento do capital de giro em uma empresa. 
 Desenvolvimento Sustentável, utilização dos bens naturais conscientizando a sociedade na importância da sustentabilidade.
Proporcionou a todos um trabalho lúdico, de forma prazerosa e gratificante a todos os envolvidos 
REFERENCIAS

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais