Buscar

Prévia do material em texto

A+A-A
	Acadêmico:
	Vanda Daniela Ruppenthal Dessbesell (1813601)
	Disciplina:
	Antropologia Social e Cultural (PSI24)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:455507) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	14204645
Parte superior do formulário
	1.
	Para o antropólogo Franz Boas (1858-1942), a cultura humana não poderia ser observada a partir de métodos das ciências naturais. Disto, resultou uma produção antropológica marcada por uma nova concepção de cultura, ligada à corrente particularista. Com relação à cultura em Franz Boas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(   v ) Para Boas, as culturas europeias representavam o ápice da civilização, indicando para uma adesão a perspectiva evolucionista de cultura.
(    ) Boas caracterizou-se como o primeiro antropólogo de gabinete, realizando suas pesquisas a partir de sua sala em uma universidade americana, utilizando relatos e livros existentes.
(   v ) Para o autor, a cultura deve ser percebida no plural, apontando para uma postura de relativismo cultural, como produto da história específica de grupos e sociedades.
(    ) O peso das determinações sociais ou biológicas deve ser observado com cautela em razão de contextos e condicionantes específicos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - V - F - F.
	
	b) F - V - F - V.
	
	c) F - F - V - V.
	
	d) V - F - V - F.
	 
	 
	2.
	Alfred Reginald Radcliffe-Brown (1881-1955) foi um antropólogo britânico ligado à corrente estrutural-funcionalista. Além da importância das funções sociais na construção da ordem social, tinha interesse pelas ações individuais. Com relação ao aspecto estrutural do pensamento de Radcliffe-Brown, analise as afirmativas a seguir:
I- Cabe ao antropólogo observar os comportamentos individuais de integrantes de grupos ou sociedades, comparando estas com as ações realizadas no passado.v
II- Interessa apenas as explicações históricas e comparativas, sendo desnecessário investigar o presente das sociedades.f
III- A estrutura social pode ser apreendida através da observação, em seguida, o antropólogo formula generalizações da forma estrutural sobre a sociedade.v
IV- Todos os grupos humanos teriam que atravessar, necessariamente, as mesmas etapas de desenvolvimento ao longo da história humana.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As afirmativas II e IV estão corretas.
	
	b) As afirmativas I e IV estão corretas.
	
	c) As afirmativas II e III estão corretas.
	
	d) As afirmativas I e III estão corretas.
	 
	 
	3.
	Na Antropologia, destacam-se as correntes americana, britânica e francesa, indicando uma disciplina que nasce no Ocidente. O surgimento dessa disciplina em países fora desse eixo tem levado novos pesquisadores, principalmente, aqueles oriundos de antigas colônias europeias, a superarem algumas contradições próprias desse caráter europeu da antropologia. Sobre a antropologia contemporânea, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Heterogeneidade.
II- Autoridade do antropólogo.
III- Antropologia pós-colonial.
(  iii  ) Questiona-se sobre o modo como o antropólogo diz e apresenta a cultura do "outro" e a dificuldade para o pesquisador acessar plenamente os sentidos da cultura estudada a partir do olhar dos nativos.
( i   ) Tem questionado a supremacia da "fala" oficial da antropologia, especialmente, aquela produzida nos países centrais, indicando a insuficiência das categoriais estabelecidas para entender contextos periféricos. 
(  iii  ) As sociedades contemporâneas são caracterizadas pela pluralidade cultural, pelas identidades híbridas em um contexto de afrouxamento das fronteiras territoriais estimulados pela globalização. 
(   ii ) Indica a emergência de uma antropologia marcada pela visibilidade de culturas a partir de questionamentos e críticas ao eurocentrismo antropológico, ampliando os olhares sobre as culturas e as sociedades.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) I - II - III - III.
	
	b) I - III - II - I.
	
	c) II - I - III - II.
	
	d) II - III - I - III.
	 
	 
	4.
	Desde o surgimento da Antropologia, vem sendo construído um considerável acervo de conhecimentos sobre a espécie humana. Isso porque a Antropologia é uma disciplina dinâmica. Os temas e as formas que foram abordados em sua fase clássica, no século XIX, diferem de muitas maneiras da antropologia praticada hoje. Sobre a Antropologia do século XIX, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(  v  ) Atentou-se para o estudo de grupos e sociedades arcaicas em territórios coloniais, com destaque para os sistemas de parentesco, de religião e das instituições.
(  v  ) Procurou determinar padrões e comportamentos culturais, identificando regularidades e temperamentos que condicionavam os papéis sociais dos indivíduos pesquisados.
(  f  ) A Antropologia do século XIX era feita primeiramente a partir de espaços fechados, sem contato direto com os povos, os costumes e as instituições pesquisadas.
(  v  ) A Antropologia do século XIX tinha como foco de ação a atitude estruturalista, resultando na investigação sobre a linguagem e na classificação das estruturas sociais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - F - V - F.
	
	b) V - V - F - V.
	
	c) F - V - V - F.
	
	d) F - F - V - F.
	 
	 
	5.
	Lewis Henry Morgan (1818-1881) procurou sistematizar a evolução das sociedades humanas através da tríade "selvageria, barbárie, civilização". Quer dizer, apesar de povos com histórias diferentes, a "raça" humana seria uma só. Com relação a essa ideia de Morgan, assinale a alternativa CORRETA que apresenta como ela foi construída:
	
	a) Morgan desenvolveu pesquisas junto aos nativos da Polinésia, nas Ilhas Trobriand, dando início ao método etnográfico que consiste no estudo in loco dos grupos, tribos de interesse do antropólogo.
	
	b) Morgan se preocupava mais com o lugar dos indivíduos na ordem social e com a construção dessa ordem social do que com a ação individual.
	
	c) Morgan estudou os povos iroqueses da América do Norte e, percebendo similaridades entre sistemas de parentescos com outras tribos, organizou questionários para ampliar sua pesquisa e tecer comparações.
	
	d) Morgan, como quase todos os primeiros antropólogos evolucionistas, era um adepto do gabinete, pois ficavam mais em seus escritórios do que entre os nativos.
	 
	 
	6.
	Ruth Benedict (1887-1948) foi uma antropóloga integrante da Escola Americana. Para esta corrente, os indivíduos e suas ações são fundamentais. Para isso, pesquisou os padrões e comportamentos culturais. Deste seu empreendimento, Benedict concebeu a Teoria da Configuração Cultural. Sobre esta teoria, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Diz respeito a uma metodologia que se baseava no trabalho de campo com observação participante, em que se realizavam entrevistas em profundidade, objetivando trazer uma perspectiva sincrônica e holista.
	
	b) O conceito evidencia que os fenômenos culturais estão repletos de símbolos e de crenças de forma não estrutural, cujos sentidos estão atrelados à relação com a estrutura da sociedade.
	
	c) Cada grupo seleciona recursos humanos dentre possibilidades diversas, estabelecendo assim suas próprias feições culturais, convergindo com a ideia de que um todo cultural determina a natureza das partes e suas relações.
	
	d) A Teoria da Configuração Cultural indica que a cultura deve ser percebida como uma "língua" a ser traduzida a partir da cultura e do trabalho do antropólogo para os membros de outras culturas.
	 
	 
	7.
	Clifford Geertz é um antropólogo americano que desenvolveu as bases da Antropologia Interpretativista. Para Geertz (2008), a disciplina deveria ter um sentido mais interpretativo, buscando as teias de significado da cultura. Um de seus estudos clássicosfoi realizado em Bali, onde empregou sua teoria para desvendar, dentre outras coisas, os sentidos das brigas de galo. Segundo Geertz, sobre estas lutas em rinha, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(  f  ) A briga de galo deve ser entendida como um drama social recriado, em que os conflitos sociais são harmonizados e resolvidos de maneira simbólica.
(  v  ) Os galos são entendidos enquanto ampliação da personalidade de seus proprietários, explicitando uma rivalidade entre status dos homens participantes.
(    ) As brigas de galo em Bali são práticas culturais de cunho religioso, envolvendo diversos grupos sociais rivais que lutam na rinha de galo.
( v  ) A briga de galo em Bali explicita aspectos culturais nos quais os homens se realizam simbolicamente no que lhe é proibido, o comportamento animal. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008.
	
	a) V - F - F - V.
	
	b) F - V - F - V.
	
	c) V - V - V - F.
	
	d) F - F - V - V.
	 
	 
	8.
	O antropólogo escocês Victor Turner (1920-1983) tem importantes contribuições às investigações dos ritos sociais. Para ele, os ritos cumprem importantes papéis na organização e na reprodução da vida cotidiana. Com relação aos ritos sociais, analise as afirmativas a seguir: 
I- Comportamento formal prescrito para ocasiões específicas, tendo como referência a crença em seres e poderes místicos mediados por símbolos. v
II- Os ritos são formas complexas das culturas humanas, podendo ser vivenciados e reproduzidos através do tempo e das gerações. v
III- As sociedades vivenciam e dramatizam suas experiências através dos ritos sociais, em que o símbolo torna-se a base da ação social. 
IV- Os símbolos indicam as sociedades antigas e organizadas que possuíam alfabetos ou sistemas de escrita, indicando uma forma de poder.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	
	b) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	
	c) As afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	d) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 
	 
	9.
	Segundo François Laplatine (2000), no livro "Aprender antropologia", destacam-se três correntes na Antropologia que indicam as suas origens: americana, francesa e britânica.Estas apresentam maneiras distintas de produzir conhecimento antropológico. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Escola americana.
II- Escola francesa.
III- Escola britânica.
(  ii  ) Interessa-se pela ideia de representações sociais, tendo ligação com a Sociologia.
(  i  ) Importância destacada para os estudos e problemas relacionados às minorias.
(  iii  ) É uma antropologia de campo, tendo um caráter antievolucionista e antidifusionista.
(   ii ) Destaca a variedade de padrões e comportamentos, interessando-se pelo indivíduo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: LAPLANTINE, François. Aprender antropologia. São Paulo: Brasiliense, 2000.
	
	a) II - I - III - II.
	
	b) II - I - II - III.
	
	c) III - I - I - II.
	
	d) I - III - II - III.
	 
	 
	10.
	O termo multiculturalismo refere-se a uma tomada de posição com relação à diversidade cultural, ou seja, refere-se a uma posição assumida sobre as relações entre as diferentes culturas. Sobre o conceito de multiculturalismo, analise as sentenças a seguir:
I- O multiculturalismo representa ao mesmo tempo uma posição política de defesa aos direitos e respeito à diversidade humana.v
II- O multiculturalismo representa apenas um campo de estudos sobre a defesa da diversidade cultural.f
III- O multiculturalismo assegura os direitos sociais das chamadas minorias ou grupos, através de políticas públicas de ações afirmativas.v
IV- O multiculturalismo é um movimento social que luta exclusivamente pelos direitos da população negra, nos diferentes países em que houver esta demanda social. f
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I e III estão corretas.
	
	b) As sentenças II e III estão corretas.
	
	c) Somente a sentença IV está correta.
	
	d) Somente a sentença I está correta.
	 
	 
Parte inferior do formulário