Buscar

Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PCIH
Em relação à ocorrência de ITU, descreva: 
Percentual de infecções relacionado ao cateter vesical
Aproximadamente 80% das ITU relacionadas à assistência à saúde estão associadas ao uso do cateter vesical (CV). O risco de desenvolver ITU associada a CV (ITU-AC) aumenta com a duração do cateterismo, podendo chegar a 5% a cada dia de uso.
 Comente as diferenças entre o cateterismo de alivio e o uso da sonda vesical de demora
O cateterismo vesical de demora é usado quando o cateter permanece por mais tempo para drenagem contínua e para isso é usado um cateter de Foley ou de Owe
vesical é uma técnica que consiste na introdução de um cateter, também conhecido por sonda vesical, pela uretra até à bexiga de forma a fazer a permitir a saída de urina em pessoas que não conseguem controlar esse ato, devido a obstruções como hipertrofia da próstata, dilatação uretral ou mesmo em casos em que se pretende realizar exames em urina estéril ou preparar a pessoa para uma cirurgia, por exemplo.
Como os microorganismos alcançam o trato urinário e causam a infecção? 
Através das via ascendente é claramente a forma de entrada mais frequente, na qual os microorganismos entram através das vias ascendentes, e em primeiro Lugar, na uretra através do meato urinário, onde podem permanecer ou subir ao longo das vias urinárias até alcançarem sucessivamente a bexiga, os uréteres, os bacinetes e o tecido intersticial do rim
Quais são os principais microorganismos que podem causar infecção relacionada a assistência a saúde em pacientes submetidos a procedimentos invasivos, uso de terapia imunossupressora, uso excessivo e discriminado de antimicrobianos? 
Conceitue:
Infecção Cruzada
É aquela que resulta do transporte de microrganismos de um alimento para outro, não contaminado. A contaminação cruzada pode ocorrer através dos equipamentos e utensílios, usados durante a manipulação dos alimentos, mas também, através dos manipuladores (mãos e vestuário de protecção).
Infecção comunitária
É a infecção constatada ou em incubação no ato de admissão do paciente, desde que não relacionada com internação anterior no mesmo hospital.
Infecção hospitalar
É qualquer infecção adquirida após a internação do paciente e que se manifeste durante a internação, ou mesmo após a alta, quando puder ser relacionada com a internação ou procedimentos hospitalares.
Em relação à KPC, que é uma infecção hospitalar, costumam acometer pacientes imunodeprimidos, especialmente os que se encontram nas unidades de terapia intensivas comente: 
Forma de transmissão
Pode ser feita através do contato direto com saliva e outras secreções do paciente infectado ou através da partilha de objetos contaminados.
Tipos de culturas de vigilâncias
A confirmação do diagnóstico de KPC se dá por meio de um exame de laboratório que identifica a presença da bactéria em material retirado do sistema digestivo. Infelizmente, nem todos os hospitais estão suficientemente aparelhados para realizar esse exam
Sinais e sintomas evidenciados pela KPC.
febre, dores na bexiga (em caso de infecção urinária), tosse (se for uma infecção respiratória). São sintomas semelhantes as infecções comuns
A pneumonia relacionada a assistência a saúde é definida com aquela que ocorre a partir da 48 horas da admissão do paciente e é responsável por cerca de 10 á 15% do total das infecções adquiridas no hospital.
Comente:
A origem das pneumonias hospitalares
A pneumonia adquirida no hospital 
inclui pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV), a pneumonia pós-operatória e a pneumonia que se desenvolve em pacientes hospitalizados que não estão sendo ventilados artificialmente.
A etiologia das pneumonias 
provavelmente é resistente aos antibióticos usuais
 é a microaspiração de bactérias que colonizam a orofaringe e as vias respiratórias superiores em pacientes extremamente enfermos
Após uma realização de uma busca ativa em um hospital x, a CCIH conseguiu analisar os patógenos encontrados nos pacientes com infecção de trato urinário. Ela dividiu em dois grupos de busca, sendo manual e o outro automatizado ao final foram encontrados os seguintes microorganismo na busca automatizada ( Escherichia coli, fungos, klebsiella pneumoniai, renati, estafilococos áureas, estafilococos coagulase negativo). Descreva o que a CCIH pode fazer em relação a infecção do trato urinário.
Entre as ações que são desempenhadas pela CCIH/SCIH destacam-se as seguintes: • Realização da vigilância epidemiológica para detecção de casos de infecção hospitalar, seguindo critérios de diagnósticos previamente estabelecidos, a fim de entender sua ocorrência e planejar ações de melhoria em conjunto com a direção hospitalar e equipe assistencial; • Elaboração de diretrizes para a prevenção das infecções relacionadas à assistência à saúde, que devem sem incorporadas nas normas e rotinas de atendimento ao paciente e serviços de apoio, com o objetivo de diminuir os riscos de ocorrência de uma infecção relacionada à assistência à saúde. Colaboração no treinamento de todos os profissionais da saúde no que se refere à prevenção e controle das infecções hospitalares; • Elaboração de orientações para prescrição adequada de antibióticos e implantação de ações que contribuam para o controle de seu uso, evitando que os mesmos sejam prescritos de maneira indevida; • Estabelecimento de recomendações quanto às medidas de precaução e isolamento para pacientes com doenças transmissíveis ou portadores de bactérias resistentes a antibióticos, a fim de reduzir o risco de transmissão desses agentes entre pacientes ou profissionais de saúde; • Oferecer apoio técnico à administração hospitalar para a aquisição correta de

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando