Buscar

Apol 3 nota 100 Valdeir Gestão de Projetos e Gestão do Conhecimento

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Apol 3 Valdeir
Questão 1/5 - Gestão de Projetos
Leia o texto abaixo e analise as informações apresentadas a seguir:
O plano de gerenciamento de riscos deve conter as metodologias (ferramentas), os papéis e responsabilidades (pessoas), o orçamento e cronograma, as categorias de riscos, as definições de probabilidade e impacto dos riscos, a matriz de probabilidade e impacto (classificação de importância), e o plano de acompanhamento.
Assinale a alternativa que apresenta as duas dimensões do risco, no caso de sua ocorrência:
	
	A
	A necessidade de mudança e o tempo para mudar
	
	B
	A frequência do risco e as formas de eliminá-lo
	
	C
	A necessidade de mudança e os custos de mudança
	
	D
	A probabilidade de ocorrer e os custos gerados
	
	E
	A probabilidade de ocorrer e os impactos sobre o projeto
Questão 2/5 - Gestão do Conhecimento
Sobre o processo de avaliação de desempenho por competências é correto afirmar:
I - Avaliar o desempenho por competências possibilita o compromisso dos colaboradores com o desenvolvimento de suas competências e com seus resultados.
II -  Avaliação de desempenho por competências possibilita visualizar os gaps de competências, com isso, a organização pode planejar ações para capacitar e desenvolver as competências dos colaboradores.
III - Todo colaborador necessita receber feedback a respeito de seu desempenho, pois precisa saber se está ou não no caminho certo.
IV - Avaliação de desempenho por competências possibilita alinhar expectativas de atuação, identificar necessidades de mudanças de atitudes, aquisição de novas habilidades ou melhorar o nível de entregas.
Assinale a alternativa que apresenta os itens corretos sobre a avaliação de desempenho por competências correta.
	
	A
	I; II e IV estão corretos.
	
	B
	III e IV estão corretos.
	
	C
	Apenas o II está correto.
	
	D
	Todos estão incorretos.
	
	E
	Todos estão corretos.
Questão 3/5 - Gestão do Conhecimento
Leia o texto:
Vivemos em um cenário volátil, no qual o conhecimento se altera em uma velocidade própria do século XXI - a era do conhecimento.  Um dos desafios para as pessoas está em como orientar o seu desenvolvimento de forma que faça sentido para a trajetória profissional que busca trilhar.
 
Desenvolvimento implicar em a pessoa estar preparada para atuar em ambientes mais complexos. Porém, como comenta Dutra (2002), a pessoa precisa ter um direcionamento para o desenvolvimento que vai buscar em sua vida profissional.
Com base o texto acima, leia o caso a seguir:
Maria é um jovem de 21 anos, sua mãe é professora de ensino fundamental de uma escola da prefeitura, aprovada em concurso público e o seu pai trabalha como eletricista autônomo. Maria trabalha em uma loja que vende artigos de surf, o sonho de Maria é ser surfista e morar em uma praia, mas seus pais dizem que "isto não dá futuro". A mãe quer que ela seja professora, o pai quer que ela trabalhe registrada. Uma amiga de Maria pretende fazer faculdade de Ciências Contábeis, convida Maria para fazerem juntas. Caso fosse para fazer faculdade, Maria faria ou Gestão de RH ou Psicologia ou Marketing, porque, além do surf, gosta muito de falar com pessoas e não gosta de cálculos. Seus pais não têm dinheiro para pagar sua faculdade, Maria tem que trabalhar. Em razão da comodidade de ir com a amiga de carona, Maria decide fazer Ciências Contábeis.
Relacionando o texto acima com o caso de Maria, analise os itens a seguir e identifique aqueles que se mostram corretos.
I - Maria fez uma decisão adequada, fazer o curso de Ciências Contábeis é o mais fácil para o momento, em razão de sua carona, além propiciar o emprego seguro e até ser professora, sonhos dos pais de Maria para com ela.
II - Maria está com dificuldade para reconhecer seus talentos, ou seja, os seus pontos fortes, aquelas atividades que pratica habitualmente e que faz bem. Ao reconhecer seus talentos poderia fazer uma escolha mais acertada.
III - Maria precisaria compreender que se desenvolver implica em romper padrões estabelecidos para adotar outras formas de olhar para seus talentos. Maria está respondendo ao meio e não está olhando para ela.
IV - Maria poderia passar por um processo de coaching, no qual aprenderia a cuidar de seu desenvolvimento profissional e  assumir a responsabilidade por sua evolução profissional
V- No coaching, Maria teria condições de buscar o que é importante para a sua evolução, além de mapear as suas competências e avaliar a aderência de sua escolha profissional com suas competências.
	
	A
	I; II.
	
	B
	IV; V.
	
	C
	III; IV.
	
	D
	II; III; IV; V.
	
	E
	I; II; IV; V.
Questão 4/5 - Gestão de Projetos
Leia o texto abaixo:
Para Valeriano (2015, p. 198), a qualidade consiste no mais importante atributo organizacional, pois dirige o foco dos empreendimentos para todas as partes interessadas. Ressalta a importância de alcançar os níveis de qualidade implícita e explícita, tanto para atender à competitividade do mercado quanto para as questões legais.
Com base no Gerenciamento da Qualidade em Projetos, analise as afirmações, considerando (V) para as verdadeiras e (F) para as Falsas:
(  ) – Uma peça com maior durabilidade apresenta maior qualidade do que uma peça de menor durabilidade.
(  ) – Uma peça de aço inoxidável tem mais qualidade do que uma peça exatamente igual, mas produzida em plástico.
(  ) – A qualidade está ligada ao atendimento de um conjunto de características, de acordo com as especificações das partes interessadas.
(  ) – A qualidade também pode estar ligada à ausência de erros, à correção de problemas, à conformidade, entre outros elementos neste conceito.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V, V, V, F
	
	B
	F, V, V, F
	
	C
	F, F, V, V
	
	D
	V, V, F, F
	
	E
	V, V, F, V
Questão 5/5 - Gestão do Conhecimento
Leia o caso:
Antônio é gerente de conta de um banco de grande porte, o qual tem atuação internacional. O banco implantou o modelo de gestão por competências, todos os processos de RH foram realinhados. Antônio passou pela avaliação de desempenho por competência. Em seu plano de desenvolvimento individual, acordou com a sua gerencia que deveria aprimorar seu talento para liderar pessoas. Antônio foi conversar com você, analista de RH do banco, pedindo sugestões sobre qual a melhor estratégia para desenvolver tal competência.
Considerando o caso, analise as alternativas e assinale aquela que apresenta a estratégia mais adequada para Antônio desenvolver sua competência de liderança.
	
	A
	A estratégia mais adequada seria Antônio fazer um treinamento voltado para líderes.
	
	B
	A estratégia mais adequada seria Antônio se inscrever em um curso de pós-graduação sobre gestão de pessoas.
	
	C
	A estratégia mais adequada seria Antônio passar por um processo de coaching.
	
	D
	A estratégia mais adequada seria Antônio receber aconselhamento e orientações de sua gerencia.
	
	E
	A estratégia mais adequada seria a área de RH preparar Antônio para assumir um cargo no eixo de carreira gerencial.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando