Buscar

Chás-1

Prévia do material em texto

INSTRUÇÕES PARA UTILIZAÇÃO DE CHÁS
O uso de plantas medicinais não prejudica o organismo humano. Ao contrário dos medicamentos químicos, que geralmente expõem o paciente a efeitos colaterais, os recursos fitoterápicos e nutricionais restauram a saúde e promovem o bem-estar sem causar dano ao organismo. 
CHÁS TERMOGÊNICOS
Os chás termogênicos são boas opções para ajudar na perda de peso. Eles são capazes de elevar o metabolismo, de maneira saudável, e potencializam a queima de gordura, evitando que ela se acumule no organismo. 
Chá de Gengibre
Benefícios: Rico em substâncias termogênicas que aceleram o metabolismo potencializando a queima de gordura; é anti inflamatório; diminui a dor muscular; aumenta a imunidade; melhora a absorção de nutrientes; alivia náuseas; melhora a circulação sanguínea; alivia o stress; é antioxidante.
Forma de utilização: Decocção ou infusão. Usar 0,5 – 1 g (1 a 2 colheres de café) em 150 ml de água (1 xícara de chá).
Posologia e modo de usar: Utilizar 1 xícara de chá de 2 a 4 vezes ao dia.
Contra indicações: Em casos de cálculos biliares, desordens de coagulação, irritação gástrica e hipertensão arterial, especialmente em doses altas.
Chá de Canela
Benefícios: Possui propriedades termogênicas; diminui o açúcar sanguíneo; antibactericida e anti fungo; anti inflamatória; combate os radicais livres; estimula a memória; ajuda na digestão; melhora dores de cabeça.
Forma de utilização: Decocção. Usar 0,5 – 2 g (1 a 4 colheres de café) em 150 ml de água (1 xícara de chá).
Posologia e modo de usar: Utilizar 1 xícara de chá de 2 a 6 vezes ao dia.
Contra indicações: Não utilizar na gestação.
Chá de Casca de Laranja
Benefícios: Efeito emagrecedor; combate o inchaço; antioxidante; trata enxaqueca; previne gripes e resfriados; melhora casos de ansiedade, nervosismo, taquicardia, problemas intestinais. 
Forma de utilização: Decocção. Usar a casca de 3 laranjas em 1 litro de água.
Posologia e modo de usar: Utilizar 1 xícara de chá de 2 a 4 vezes ao dia.
Contra indicações: Não deve ser utilizado por pessoas portadoras de distúrbios cardíacos.
Chá de Chá Verde
Benefícios: Efeito termogênico; auxilia no emagrecimento; traz saciedade; combate o colesterol; melhora o humor; 
Forma de utilização: Infusão. Usar 2 colheres de sopa para 1 litro de água.
Posologia e modo de usar: Utilizar 1 xícara de chá de 2 a 4 vezes ao dia.
Contra indicações: Em casos de hipertensão arterial, hipertireoidismo, irritação gástrica, glaucoma e gravidez.
CHÁS DIURÉTICOS
Os chás diuréticos são ótimos para a saúde e para o organismo, aumentando o metabolismo o que acorrenta na eliminação da retenção de líquidos, desinchando o corpo.
Chá de Hibisco
Benefícios: Tem ação diurética; evita o acúmulo de gordura no abdômen e nos quadris; controla colesterol; controla pressão arterial; bom para o cérebro.
Forma de utilização: Infusão ou Decocção. Usar 2 colheres de sopa para 1 litro de água.
Posologia e modo de usar: Utilizar 1 xícara de chá de 2 a 5 vezes ao dia. Contra indicações: Não deve ser utilizado por pessoas com doenças cardíacas graves, e por gestantes.
Chá de Cavalinha
Benefícios: Ação diurética; trata problemas renais, bexiga, vesícula, hemorragias, pressão alta, anemia; previne osteoporose e reumatismo; ajuda crescimento de unhas e cabelo; ativa circulação sanguínea melhorando a pele com celulite.
Forma de utilização: Infusão. Usar 3 g (1 colher de sopa) em 150 ml de água (1 xícara de chá)
Posologia e modo de usar: Utilizar 1 xícara de chá de 2 a 4 vezes ao dia. Contra indicações: Não deve ser utilizado por pessoas com insuficiência renal e cardíaca.
Chá de Carqueja
Benefícios: Eficaz no emagrecimento; alívio de problemas gastrointestinais; controle do diabetes; redução do colesterol; combate a gastrite; combate amigdalite, faringite, asma e bronquite asmática; combate a má circulação; efeito laxativo.
Forma de utilização: Infusão. Usar 2,5 g (2,5 colher de chá) em 150 ml de água (1 xícara de chá). 
Posologia e modo de usar: Utilizar 1 xícara de chá de 2 a 3 vezes ao dia.
Contra indicações: Não utilizar em grávidas, pois pode promover contrações uterinas. Evitar o usa concomitante com medicamentos para hipertensão e diabetes.
COMO PREPARAR CHÁS
Raízes, talos e cascas demoram mais tempo para cozinhar que flores, folhas e ramos. Por essa razão, devem ser cozidos separadamente. À medida do possível, deve-se evitar preparar o chá em vasilhame de alumínio ou ferro. Durante o cozimento, os utensílios desprendem fragmentos que se misturam ao chá, alterando-lhe a composição. Utensílios esmaltados, de louça, vidro ou barro são os mais recomendáveis. Depois de pronto o chá deve ser armazenado em utensílio de vidro, de barro ou de louça.
Não se deve preparar chá em grandes quantidades e armazená-lo para utilização durante vários dias. Com o decorrer do tempo, pode haver fermentação. O ideal é preparar a porção necessária para consumo no mesmo dia.
Existem várias maneiras de preparar chá:
TISANA: Acrescentar ervas à água fervente, tampar o vasilhame, e permitir a fervura por mais de cinco minutos. Em seguida, deligar o fogo e aguardar alguns minutos antes de usar o chá.
INFUSÃO: Dispor as ervas no recipiente e despejar água fervente sobre elas. Tampar e deixar a infusão em repouso. Folhas e flores devem permanecer em repouso durante 10 minutos. Talos, raízes e cascas, durante 20 a 30 minutos.
DECOCÇÃO: Despejar água fria sobre as ervas e iniciar o cozimento. A fervura varia de 5 a 20 minutos. Flores, folhas tenras e brotos necessitam de no máximo 10 minutos. Partes mais firmes, como raízes, cascas e talos devem ser cortados em pedaços pequenos e postos a cozinhar durante 15 a 20 minutos, após a fervura, o recipiente com o chá deve permanecer fechado durante alguns minutos.
MACERAÇÃO: As ervas devem ser postas de molho em água fria durante período variável entre 10 e 24 horas. Partes tenras como folhas, flores e brotos ficam 10 a 12 horas. Talos, cascas e raízes duros devem ser cortados em pedaços, e permanecer de molho durante 24 horas. Partes intermediárias devem ficar de molho entre 16 e 18 horas. Por não utilizar fervura, este método é mais vantajoso que os demais, pois mantém as substâncias terapêuticas das ervas inalteradas. 
RECEITAS DE CHÁS PARA EMAGRECIMENTO
Mix Termogênico I: Gengibre, Canela e Chá Verde
5 paus de canela
2 pedaços de 5 a 7 cm de gengibre
2 colheres (sopa) de chá verde em folhas
1 litro de água
Modo de fazer: Em uma panela adicione a canela, o gengibre e a água. Ferva por 3 minutos. Desligue e junte o chá verde. Tampe e deixe em infusão por 5 minutos.
Mix Termogênico II: Gengibre, Canela e Cravo
2 paus ou uma colher de chá (pó) de canela
4 a 6 unidades de cravo
2 pedaços de 1 cm picado de gengibre
2 copos de água
Modo de fazer: Junte os ingredientes com a água e leve ao fogo. Deixe ferver bem, até que a água se reduza pela metade.
Chá Misto
2 colheres de sopa de chá verde
2 colheres de sopa de chá de hibisco
Raspas de gengibre e limão
1 litro de água
Modo de fazer: Misture as folhas. Aqueça um litro de água, adicione as ervas e acrescente raspas de gengibre e limão. Coe e sirva.
 Francismary Martins Costa
Nutricionista
CRN TO 8637

Continue navegando