Buscar

AV 1 Legislação trabalhista

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Prepare-se! Chegou a hora de você testar o conhecimento adquirido nesta disciplina. A Avaliação Virtual (AV) é composta por questões objetivas e corresponde a 40% da média final. Você tem até três tentativas para “Enviar” as questões, que são automaticamente corrigidas. Você pode responder as questões consultando o material de estudos, mas lembre-se de cumprir o prazo estabelecido. Boa prova!
Parte superior do formulário
Atenção! Caso discorde de alguma resposta, você poderá solicitar a reanálise através da opção “Revisão de Questão” disponível em “Solicitações”. Após a primeira tentativa de envio, você terá o prazo de 7 (sete) dias para solicitar o recurso, depois deste prazo, quaisquer reclamações não serão aceitas. Lembre-se de incluir argumentos claros e bem fundamentados!
1)
José foi admitido na empresa "Maravilhas da cozinha" no dia 01/02/2016 em regime integral de trabalho, ou seja, com jornada de trabalho de 44 horas semanais. Em 25/06/2016, José violou segredo da empresa, o que caracteriza hipótese de justa causa previsto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). No dia 01/07/2016 a empresa dispensou José por justa causa devido à violação cometida. Diante do caso descrito anteriormente, assinale a alternativa correta com relação às férias de José.
Alternativas:
José terá direito a férias proporcionais correspondentes aos meses trabalhados, ou seja, 5/12 de férias mais o terço constitucional.
José não terá direito a férias proporcionais, por ter sido dispensado por justa causa.
CORRETO
José terá direito a um mês de salário mais o terço constitucional a título de indenização pelas férias não gozadas.
José não terá direito a férias, nem proporcionais, por não ter completado o período aquisitivo de doze meses, nem a qualquer indenização ou abono de férias.
José terá direito a férias proporcionais correspondentes aos meses trabalhados, ou seja, 5/12 de férias, mas não terá direito ao terço constitucional por ter sido dispensado por justa causa.
Resolução comentada:
Art. 146, parágrafo único da CLT c/c Súmula 171, TST.
Código da questão: 21446
2)
Sobre o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), assinale a alternativa correta:
Alternativas:
Têm direito ao regime do FGTS os trabalhadores regidos pela CLT avulsos, rurais, temporários, mãe social, domésticos e o aprendiz.
CORRETO
Atualmente, o trabalhador possui três garantias de proteção ao tempo de serviço: a estabilidade decenal, a indenização compensatória prevista na CF/88 contra despedida arbitrária ou sem justa causa e o FGTS. 
Têm direito ao regime do FGTS os empregados urbanos e rurais, sendo facultativo para os trabalhadores domésticos.
Os depósitos do FGTS poderão ser realizados pelo empregador em qualquer banco, desde que informe o trabalhador.
Atualmente, o trabalhador possui duas garantias de proteção ao tempo de serviço: a indenização compensatória prevista na CF/88 contra despedida arbitrária ou sem justa causa e o FGTS.
Resolução comentada:
Têm direito ao regime do FGTS os trabalhadores regidos pela CLT, avulsos, rurais, temporários, mãe social, domésticos e o aprendiz.
Código da questão: 19686
3)
Com relação aos princípios da organização sindical no Brasil, é correto afirmar que:
Alternativas:
O princípio da liberdade sindical consiste na possibilidade de o empregado escolher a qual sindicato irá se filiar. 
O princípio da liberdade sindical consiste na faculdade que os empregados e empregadores possuem de organização dos sindicatos, sem que sofram qualquer interferência ou intervenção do Estado, objetivando a defesa dos interesses e direitos coletivos e individuais da categoria econômica ou profissional, de questões judiciais ou administrativas.
CORRETO
O princípio da liberdade sindical consiste na faculdade que os empregados e empregadores possuem de organização dos sindicatos, sem que sofram qualquer interferência ou intervenção do Estado. A liberdade sindical no Brasil é plena, não tendo na estrutura sindical resquícios da antiga estrutura corporativista.
O princípio da autonomia sindical consiste na faculdade que os empregados e empregadores possuem de organização dos sindicatos, sem que sofram qualquer interferência ou intervenção do Estado.
O princípio da liberdade sindical consiste na faculdade que possuem os empregadores e empregados de organizarem internamente seus sindicatos, com poderes de autogestão e administração, sem a interferência do Estado.
Resolução comentada:
Arts. 5º XX e XVIII, da CF c/c  8º, II, IV, V da CF.
Código da questão: 21228
4)
Sobre o intervalo interjornada assinale a assertiva correta.
Alternativas:
O intervalo interjornada são pausas obrigatórias durante a jornada de trabalho para impedir o adoecimento do trabalhador por doenças profissionais.
O intervalo interjornada de 8 horas consecutivas é concedida ao trabalhador entre o final de uma jornada diária de trabalho e o início de nova jornada no dia seguinte para descanso do trabalhador.
O intervalo interjornada é a pausa de 11 horas consecutivas concedida ao trabalhador entre o final de uma jornada diária de trabalho e o início de nova jornada no dia seguinte para descanso do trabalhador. 
CORRETO
O intervalo interjornada são pausas que ocorrem dentro da jornada diária de trabalho, objetivando o repouso e a alimentação do trabalhador.
O trabalhador rural não tem direito ao intervalo interjornada.
Resolução comentada:
Art. 66, da CLT.
Código da questão: 19680
5)
Com a Emenda Constitucional 72, de 2013 e a Lei Complementar 150, de 2015 os direitos dos trabalhadores domésticos remunerados foram alterados. É possível se afirmar que possuem direito.
Alternativas:
Ao pagamento do FGTS que será facultativo. Todavia, a partir do primeiro pagamento o empregador não poderá se eximir do pagamento durante todo o contrato de trabalho.
A participação dos lucros ou resultados, desvinculada da remuneração.
 Ao controle de jornada de trabalho. No entanto, por ser difícil o controle e fiscalização da atividade não terão direito a horas extraordinárias.
O empregado doméstico terá direito ao FGTS correspondente a um depósito mensal de 8% com base em sua remuneração, mais 3,2% a título de indenização compensatória, totalizando 11,2%.
CORRETO
Às férias de 20 dias a cada período aquisitivo.
Resolução comentada:
Art. 22 da Lei Complementar 150/2015.
Código da questão: 18473
6)
Sobre os Princípios do Direito do Trabalho que regem os contratos de trabalho assinale a alternativa correta
Alternativas:
Os direitos trabalhistas são em regra irrenunciáveis. Não poderá o trabalhador dispor dos seus direitos nem durante nem após o contrato de trabalho. No entanto, poderá, excepcionalmente, renunciar os direitos trabalhistas antes de assinar o contrato de trabalho
O direito do trabalho prioriza a realidade formal, ou seja, prevalecendo a forma sob a realidade.
O Princípio da Proteção consiste em conferir a parte mais fraca da relação laboral, o empregado, uma superioridade jurídica, devido à sua hipossuficiência com relação ao empregador. Assim, a legislação trabalhista criou mecanismos, regras e presunções para proteger o trabalhador com o propósito de diminuir a desigualdade no pacto de emprego.
CORRETO
O empregador, pelo seu poder diretivo, poderá alterar o contrato de trabalho sempre que entender conveniente. A lei não disciplina limitações a esse poder de disciplina, organização e autogestão do empregador.
De acordo com o Princípio da Continuidade da Relação de Emprego a regra no direito do trabalho é o contrato por prazo determinado
Resolução comentada:
O Princípio da Proteção consiste em conferir a parte mais fraca da relação laboral, o empregado, uma superioridade jurídica, devido à sua hipossuficiência com relação ao empregador. Assim, a legislação trabalhista criou mecanismos, regras e presunções para proteger o trabalhador com o propósito de diminuir a desigualdade no pacto de emprego.
Código da questão: 20998
7)
Não será devida a remuneração do repouso semanal remunerado (RSR) quando, sem justo motivo justificado, o empregado não tiver trabalhado durante toda a semana anterior, cumprindo integralmente seu horário de trabalho. Para efeitos de RSR são faltas justificadas, exceto:
Alternativas:
1 dia, em cada 12 meses, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada.
1 dia por ano para acompanhar filho de até 12 anos em consulta médica.
CORRETO
3 dias em virtude de casamento.
2 dias para acompanhar consultas médicas e exames complementares durante o período de gravidez de sua esposa ou companheira.
2 dias em caso de falecimento do cônjuge, ascendente, descendente, irmão ou pessoa que, declarada em sua carteira de trabalho e previdência social, viva sob sua dependência econômica.
Resolução comentada:
Art. 473, da CLT.
Código da questão: 21080
8)
Acerca da unicidade sindical, é correto se afirmar que:
Alternativas:
A constituição Federal de 1988 consagrou a unicidade sindical, impossibilitando a criação de mais de uma organização sindical representativa de categoria profissional ou econômica na mesma base territorial que não poderá ser inferior à área de um estado.
A unicidade sindical não limita e nem restringe a plena liberdade sindical, pois possibilita a livre criação de vários sindicatos representativos da mesma categoria na mesma base territorial.
A unicidade sindical não é imposta pela lei ou pela Constituição.
A unicidade sindical consagrou a possibilidade de existir mais de um sindicato representante da mesma categoria profissional em uma só base territorial.
A Constituição Federal de 1988 consagrou a unicidade sindical, impossibilitando a criação de mais de uma organização sindical representativa de categoria profissional ou econômica na mesma base territorial que não poderá ser inferior à área de um município.
CORRETO
Resolução comentada:
Art. 8º, II, da CF.
Código da questão: 21229
9)
A respeito da jornada de trabalho, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a validade de acordo coletivo ou convenção coletiva de compensação de jornada de trabalho em atividade insalubre não possui requisito prévio a inspeção prévia da autoridade competente em matéria de higiene do trabalho.
é possível a prorrogação da jornada de trabalho para atender a realização ou conclusão de serviços inadiáveis, ou cuja inexecução possa acarretar prejuízo manifesto, até o limite de 10 horas.
é possível a realização de trabalho em regime de tempo parcial considerado aquele cuja duração não exceda a 34 horas semanais.
os empregados que exercem atividade externa incompatível com a fixação do horário de trabalho, e os gerentes e os diretores que exercem cargo de confiança, de mando, comando e gestão, dentro da empresa, assim como, os empregados em regime de teletrabalho são excluídos do controle de jornada de trabalho.
CORRETO
os trabalhadores que exercem efetivamente os cargos de gerência e confiança, não terão o controle de jornada. No entanto, receberão 30%, no mínimo, a título de gratificação, não sendo devidas horas extras.
Resolução comentada:
Art. 62, da CLT.
Código da questão: 38774
10)
O Princípio da Primazia da Realidade no direito do trabalho corresponde a busca da verdade real em detrimento da verdade meramente formal. Dessa forma, é correto se afirmar que:
Alternativas:
A verdade dos fatos impera sobre qualquer contrato formal. Caso haja conflito entre o que está escrito e o que ocorreu de fato, prevalecerá a verdade fática.
CORRETO
A anotação na carteira de trabalho (CTPS) é obrigatória para provar o vínculo de emprego. Caso não haja qualquer anotação na CTPS não será considerado empregado.
Para o direito do trabalho prevalece sempre o que está escrito. 
 A carteira de trabalho (CTPS) é essencial para a prova no direito do trabalho. Será considerado o que na carteira de trabalho estiver anotado, mesmo que a realidade demonstre outra situação.
Não são nulos de pleno direito os atos praticados com o objetivo de desvirtuar, impedir ou fraudar a aplicação dos preceitos contidos na legislação trabalhista.
Resolução comentada:
O Princípio da Primazia da Realidade no direito do trabalho corresponde a busca da verdade real em detrimento da verdade meramente formal. Assim, a verdade dos fatos impera sobre qualquer contrato formal. Caso haja conflito entre o que está escrito e o que ocorreu de fato, prevalecerá a verdade fática.
Código da questão: 18886
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando