Buscar

Questão 4

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/7 - Análise de Crédito e Risco
A concessão de crédito é uma avaliação de informações sobre o perfil passado, atual e futuro do tomador de crédito, seja ela pessoa física ou jurídica.
Algumas instituições Financeiras e Bancos utilizam da metodologia dos Cs do crédito para realizar a avaliação do risco do credor. Os Cs do crédito destacado pelo autor são: Caráter; Capacidade; Capital; Condições; Colateral; e Conglomerado.
Marque a alternativa relacionada a seguir que indica o “C” que se refere ao fator que é demonstrado por meio da integridade e da honestidade e pode ser julgado de maneira mais precisa ao longo de vários anos de negócios com a pessoa.
	
	A
	Caráter.
A alternativa A é a correta. O “C” do CARÁTER refere-se a integridade e a honestidade e pode ser julgado de maneiro mais precisa ao longo de vários anos de negócios com a pessoa. Aula 3, Tema 4, pág. 8.
	
	B
	Capacidade.
	
	C
	Capital.
	
	D
	Condições.
	
	E
	Colateral.
Questão 2/7 - Análise de Crédito e Risco
Muitas vezes, quando ouvimos o termo Análise de Crédito, automaticamente nos vem à cabeça os termos Serasa, Serviço de Proteção ao Crédito entre outros, pois esses são alguns dos mecanismos que as empresas utilizam para a venda em parcelas ou a crédito.
De acordo com o estudado: “trata-se do bem ou valor que servirá de pagamento, caso não tenhamos recebido a recomposição de nossas vendas de acordo com os parâmetros estabelecidos em contrato”.
Estamos falando da análise de:
Nota: 20.0
	
	A
	Condições
	
	B
	Colateral
Você acertou!
COLATERAL: “trata-se do bem ou valor que servirá de pagamento, caso não tenhamos recebido a recomposição de nossas vendas de acordo com os parâmetros estabelecidos em contrato” (RODRIGUES, 2012, p. 28).
	
	C
	Confiança
	
	D
	Capital
	
	E
	Capacidade
Questão 3/7 - Análise de Crédito e Risco
O crime de lavagem de dinheiro caracteriza-se por um conjunto de operações comerciais ou financeiras que buscam a incorporação na economia de cada país, de modo transitório ou permanente, de recursos, bens e valores de origem ilícita.
Para evitar o crime de lavagem, os bancos seguem regras e normativos rigorosos. Assinale o órgão que é responsável por impor essas regras e normativos para as instituições financeiras seguirem:
Nota: 20.0
	
	A
	Conselho Monetário Nacional –CMN.
	
	B
	Conselho de Controle de Atividades Financeiras – COAF.
Você acertou!
A alternativa B está correta. O COAF é o órgão que impõe regras e normativos para as instituições financeiras. Aula 3, Tema 3, pág. 6.
	
	C
	Comissão de Valores Monetários – CVM.
	
	D
	Banco Central do Brasil – BACEN.
	
	E
	Comitê de Crédito e Risco - CCR.
Questão 4/7 - Análise de Crédito e Risco
Analise o conceito elencado a seguir:
“É a autoridade superior formada por gestores masters, pois são aqueles que possuem maior tempo e experiência na atividade de análise e decisão de concessão de crédito”.
O conceito apresentado refere-se a:
Nota: 20.0
	
	A
	Comitê Regional de Crédito.
	
	B
	Comitê Geral de Crédito.
Você acertou!
A alternativa correta é B. O Comitê Geral de Crédito é a autoridade superior formada por gestores masters. Aula 2, Tema 3, pág. 8.
	
	C
	Comissão dos Valores Monetários.
	
	D
	Agentes Operadores.
	
	E
	Bolsa de Valores.
Questão 5/7 - Análise de Crédito e Risco
O processo de crédito em bancos, instituições financeiras e empresas parte da linha de raciocínio de que é necessário criar uma excelente estrutura de dados capaz de subsidiar o analista com informações que facilitam o trabalho dele na tomada de decisão. O processo de crédito segue as fases de (i) obtenção e verificação das informações; (ii) avaliação do risco do cliente; (iii) estruturação e decisão; (iv) monitoramento; e (v) recebimento.
Analise as fases descritas na Coluna 1 e relacione com os respectivos conceitos na Coluna 2.
Coluna 1
1 – Avaliação do Risco do Cliente
2 – Estruturação e Decisão
3 – Monitoramento
4 – Recebimento
Coluna 2
I – ( ) Perspectiva do retorno do patrimônio concedido.
II – ( ) Engloba a decisão de negócio frente à caracterização do risco do crédito do cliente.
III – ( ) São os procedimentos e as técnicas adotadas de acordo com a política ou diretrizes adotadas pelo cedente do crédito.
IV – ( ) Está ligado ao fator de acompanhamento na situação do credor durante o período em que ele estiver com o crédito ativo.
A sequencia correta é:
Nota: 20.0
	
	A
	I – 4; II – 2; III – 1; IV – 3.
Você acertou!
A alternativa “A” está correta. Os respectivos conceitos são:
Recebimento = Perspectiva do retorno do patrimônio concedido.
Estruturação e decisão = Engloba a decisão de negócio frente à caracterização do risco do crédito do cliente.
Avaliação do risco do cliente = São os procedimentos e as técnicas adotadas de acordo com a política ou diretrizes adotadas pelo cedente do crédito.
Monitoramento = Está ligado ao fator de acompanhamento na situação do credor durante o período em que ele estiver com o crédito ativo.
Aula 1, Tema 5, págs. 10 e 11.
	
	B
	I – 4; II – 3; III – 4; IV – 2.
	
	C
	I – 3; II – 2; III – 4; IV – 1.
	
	D
	I – 2; II – 3; III – 1; IV – 4.
	
	E
	I – 2, II – 4; III – 3; IV – 1.
Questão 6/7 - Análise de Crédito e Risco (questão opcional)
A base externa de informações sobre o tomador de crédito é formada por dados que não foram apresentados pelo cliente. Essas informações são captadas via consultas ao mercado de acordo com a necessidade do cedente do crédito. Analise o conceito apresentado a seguir, que refere-se a uma fonte confiável para o levantamento de informações:
“É responsável por desenvolver o mercado de capitais onde as empresas negociam diariamente seus papéis mobiliários”.
O conceito apresentado refere-se a:
Nota: 20.0
	
	A
	Banco Central do Brasil.
	
	B
	Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
	
	C
	Fundação Getúlio Vargas.
	
	D
	Serviço de Proteção ao Crédito.
	
	E
	Bolsa de Valores.
Você acertou!
A alternativa correta é E. A Bolsa de Valores é responsável pelo desenvolvimento do mercado de capitais. Aula 2, Tema 5, pág. 11.
Questão 7/7 - Análise de Crédito e Risco (questão opcional)
A principal matéria prima do trabalho de análise de crédito é a informação. Quando falamos em informação, estamos nos referindo àquela que possa suportar uma decisão de crédito segura e bem embasada. Dessa forma, deve ser ampla e estar sempre atualizada.
Analise as proposições e marque a correta.
“Quanto maior for o volume de exportação, mais divisas estrangeiras estarão disponíveis para as empresas e maiores serão suas chances de venda, pois o setor externo servirá de fonte de renda tanto para as empresas exportadoras quanto para seus funcionários”.
Estamos falando de:
Nota: 20.0
	
	A
	Produto Interno Bruto
	
	B
	Balança Comercial
Você acertou!
Balança Comercial: quanto maior for o volume de exportação, mais divisas estrangeiras estarão disponíveis para as empresas e maiores serão suas chances de venda, pois o setor externo servirá de fonte de renda tanto para as empresas exportadoras quanto para seus funcionários (RODRIGUES, 2012, p. 52).
	
	C
	Renda per capta
	
	D
	Medidas Governamentais
	
	E
	Metas do Banco Central

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais