Buscar

Psicomotricidade (EDU21) prova discurssiva

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Psicomotricidade (EDU21)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:454680) ( peso.:4,00)
	Prova:
	13267546
	Nota da Prova:
	8,00
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Envelhecer é algo natural e não deve ser encarado como um obstáculo, um castigo, algo penoso e sim como uma dádiva, um presente, um desafio a ser superado da melhor maneira possível. É lógico que o nosso corpo sofrerá alterações físicas ou intelectuais, como em qualquer outra fase da vida, mas, sabendo disso, devemos nos preparar para vivê-las da melhor forma possível. De acordo com Barros (2000, p. 154), "existem quatro dimensões que podem ser desenvolvidas com a chegada da velhice que seriam: otimização, prevenção, reabilitação e gerenciamento de situações irreversíveis". Explique cada uma delas.
FONTE: BARROS, D. R. A gerontomotricidade e as condutas psicomotoras. In: FERREIRA, C. D. M. Psicomotricidade. São Paulo: Lovise, 2000.
	Resposta Esperada:
Otimização: aproveitar o que o idoso ainda consegue fazer de exercícios físicos, a fim de melhorar suas habilidades intelectuais e afetivas.
Prevenção: manter cuidados pessoais constantes.
Reabilitação: recuperação de habilidades que por algum motivo o idoso perdeu, mesmo que não seja de forma total, apenas parcial.
Gerenciamento de situações irreversíveis: auxílio no entendimento e aceitação do idoso de uma situação que não tem mais reversão, com incentivo às mudanças de atitude.
	2.
	Todo professor já ouviu pelo menos uma vez a respeito da importância de se trabalhar o esquema corporal com suas crianças, não é verdade? Existem músicas e brincadeiras que facilitam este trabalho, pois de forma lúdica pode-se estimular o reconhecimento das partes do corpo e de sua interação com o mundo. De acordo com Negrine (1987), existem três aspectos que devemos conhecer para a formação do esquema corporal, que seriam: imagem corporal, conceito corporal e esquema corporal. Caracterize cada um destes aspectos.
FONTE: NEGRINE, Airton. A coordenação psicomotora e suas implicações. Porto Alegre: Pallotti, 1987.
	Resposta Esperada:
Imagem corporal: refere-se às sensações que temos de nós mesmos e de nosso corpo com relação às experiências emocionais e sociais, com outras pessoas.
Conceito corporal: refere-se a tudo que sabemos e conhecemos sobre nosso próprio corpo, com seus respectivos significados.
Esquema corporal: refere-se à representação que tecemos de nosso próprio corpo, com suas diferentes ações, possibilidades ou dificuldades nos diferentes movimentos, como quando nos equilibramos ou buscamos nossa coordenação.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando