Buscar

Projeto Estagio Gestao Escolar OK

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
NOME: Eliane Siqueira Estevan - RU: 2646347
NOME: Elsa Pereira - RU: 2622797
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
GESTÃO ESCOLAR
Ijuí
2019
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
NOME: Eliane Siqueira Estevan - RU: 2646347
NOME: Elsa Pereira - RU: 2622797
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
GESTÃO ESCOLAR
Relatório de Estágio Gestão Escolar,
Apresentado a UTA – Estágio Supervisionado Gestão Escolar – B Fase I do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Internacional UNINTER.
Tutor Local: Samantha Toscano do Lago Costa da Silva.
PAP Ijuí – RS
 Ijuí
2019
	
INTRODUÇÃO: 
A formação inicial docente objetiva, sobretudo, proporcionar ao futuro/a professor/a apreender os fundamentos e princípios básicos da profissão e fornecer instrumentais científicos e pedagógicos para tomar decisões e assumir a tarefa educativa em sua plenitude. Entende-se que o Estágio Supervisionado é elemento de fundamental importância nesse processo de formação inicial, uma vez que possibilita que teoria e prática se relacionem e culminem na práxis educativa.
Nesse sentido, especificamente ao que diz respeito ao curso de Pedagogia, conforme a Resolução CNE/CP nº 1/2006 que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso, a docência é concebida como a base da formação do pedagogo, portanto o Estágio Supervisionado, em suas diferentes modalidades, propicia ao aluno do Curso de Pedagogia o contato direto com a realidade educacional e desenvolvimento de atividades que os estagiários deverão realizar durante seu curso de formação inicial junto a uma de suas áreas de atuação, de forma a ter a possibilidade de articular e associar com a prática elementos e saberes teóricos explorados no curso. 
Dessa maneira, o Estágio Supervisionado pode ser considerado como uma “[...] oportunidade de aprendizagem da profissão docente e da construção da identidade profissional” (PIMENTA; LIMA, 2012, p.99-100). Sendo assim, não se trata da mera aquisição de habilidades técnicas ou do “saber fazer”, mas a prática do Estágio Supervisionado possibilitará ao acadêmico estagiário um espaço de ação-reflexão-ação sobre a realidade escolar concreta e, por conseqüência, sobre a construção e a afirmação de seu “ser” professor.
O nosso estágio foi feito na Escola Municipal Infantil Maria Barrichello no período de 01/10/2019 à 14/10/2019 e realizado pelas acadêmicas do Curso de Pedagogia, Eliane Siqueira Estevan e Elsa Aparecida Zenker Pereira.
A escola está localizada na Rua Ana Ukstin Garros, Nº 81, Bairro Glória, na cidade de Ijuí, no estado do Rio Grande do Sul. 
Este relatório de estágio tem como finalidade, a análise reflexiva do contexto escolar, por meio de observação, investigação e planejamento na Gestão Escolar.
O Estágio Supervisionado na Gestão Escolar tem como objetivo observar a realidade educacional, aspectos administrativos e a organização da Instituição Estagiada.
Além das atividades de gestão escolar vinculadas ao trabalho da equipe pedagógica, outros elementos relacionados à organização escolar devem ser observados. Como: 
• Formação continuada;
• Hora-atividade;
• Planejamento de ensino;
• Memórias de reuniões ou atas;
• Organização dos espaços escolares; 
• Entorno educacional; 
• Demandas e desafios da comunidade;
• Principais problemas sociais e pedagógicos enfrentados pela escola;
• Projetos de interação com a comunidade.
Este relatório está relacionado com as práticas educativas sobre o tema da Inclusão, que tem inicio na educação infantil, bem como as ações e reflexões necessárias para que ela ocorra na prática diária, unido a teoria e prática na ação pedagógica no contexto escolar e fora dele.
A inclusão é um tema que gera várias dúvidas, medos e anseios, foi através da observação e da conversa com a equipe pedagógica da escola que surgiu a ideia de trabalhar o assunto para tentar minimizar os conflitos já existentes, sendo assim, viu-se a necessidade de ampliar a pesquisa, a reflexão, a troca de ideias bem como a sua mostra para todos os envolvidos com a educação das crianças, sejam elas portadoras de alguma necessidade educativa especial ou não e também da comunidade escolar, pretendendo alcançar a mudança de atitudes, priorizando a educação e os valores positivos, como base de ser humano transformador do seu meio e da sua trajetória.
A INSTITUIÇÃO ESTAGIADA:
Esse Relatório apresenta o processo de realização do Estágio Supervisionado em Gestão Escolar realizado na Escola Municipal Infantil Maria Barrichello localizada na cidade de Ijuí – RS. 
A escola atende em média 175 crianças de 0 a 5 anos,deste total 4 são alunos em processo de inclusão. Os alunos são divididos em turmas que atendam as características de cada faixa etária.
A crianças são atendidas em turno integral e semi-integral (manhã e tarde), do bairro Glória e bairros visinhos, com funcionamento das 7:30 as 18:30 hs.
Possui oito turmas, sendo:
Berçário 1.
Berçário 1 B.
Berçário 2 A.
Berçário 2 B.
Maternal 1.
Maternal 2 A.
Materna l 2 B.
Pré Escola 1 (manhã e tarde).
Este Estágio em Gestão Escolar foi realizado no período de 01/10/2019 à 14/10/2019.
CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA:
A construção do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Infantil Maria Barriquello é fruto de muitos estudos e debates nos quais participaram ativamente professores, funcionários bem como a comunidade escolar, contribuindo para o aperfeiçoamento do mesmo.
Através da leitura do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, podemos perceber que a concepção pedagógica da escola estagiada tem a preocupação e a responsabilidade de cuidar e educar as crianças que lhe são confiadas, trabalhando com uma metodologia que objetiva a formação de crianças autônomas, independentes, que expressam suas necessidades para uma melhor participação no grupo social. 
O PPP é utilizado como suporte e ponto de partida a todo aquele que venham a ser parte dos documentos na escola servindo também como guia de reflexão educacional sobre objetivos e sobre a prática diária para os profissionais que atuam diretamente com as crianças de 0 a 5 anos, bem como a equipe diretiva no seu dia a dia.
É através do Projeto Político Pedagógico que se pode construir uma prática pedagógica efetiva onde surgiu a reflexão de escola que se tem, para a partir dela, projetar a escola que se quer, privilegiando assim um trabalho educativo de qualidade.
Em cada data comemorativa são realizadas atividades que envolvem pais e alunos. Os alunos realizam apresentações teatrais, cantos de acordo com a data comemorativa. Essas atividades acontecem na semana que antecede a data como: Páscoa, Dia das mães, Festa Junina, Dia dos Pais e Natal. Esse tipo de atividade é muito importante, pois oportuniza que os pais participem da vida escolar do filho (a).
Para que ocorra o processo educacional torna-se necessário um educador que crie situações significativas de aprendizagem, para que a criança possa alcançar o desenvolvimento das suas habilidades cognitivas, psicomotoras e sócio afetivas. É fundamental que a criança seja olhada como um ser inacabado, sujeito sempre às novas inserções, a novos recursos e novas tentativas, ou seja, um ser que descobre o seu mundo que constrói e desconstrói o seu saber.
FILOSOFIA:
A Escola tem a preocupação e a responsabilidade de cuidar e educar as crianças que lhe são confiadas, trabalhando com uma metodologia que objetiva a formação de crianças autônomas, independentes, que expressam suas necessidades para uma melhor participação no grupo social.
OBJETIVO DA ESCOLA:
	Oferecer as crianças uma diversidade de experiências, brincadeiras e atividades voltadas ao seu desenvolvimento integral, proporcionando condições para que elas conheçam, descubram, ressignifiquem conceitos, expressem sentimentos, valores, idéias e costumes, constituindo-se como um ser social capaz de transformações.
OBJETIVOS DAS ETAPAS:
Crianças de zero a três anos: Proporcionar um ambiente agradável para que a criança se sinta segura e acolhida, oportunizando experiências em que ela possa manifestar seus desejos, necessidades e sentimentos, familiarizando-se com a imagem de si mesma, do seu corpo e do outro, ampliando gradativamente suas possibilidades de linguagem.
Crianças de quatro a cinco anos: oferecer experiências de interação entre o ambiente e o outro, ampliando gradativamente as diversas linguagens, num contexto lúdico e pedagógico, desenvolvendo o gosto e o respeito pelo processo de criação/produção individual e coletiva.
Portanto, a proposta pedagógica da instituição estagiada é norteada pelos seguintes princípios:
Éticos: Autonomia, Responsabilidade, Solidariedade e Respeito ao bem comum.
Políticos: Direitos e Deveres de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito aos princípios democráticos. 
Estéticos: Sensibilidade, criatividade, ludicidade, qualidade, além da diversidade de manifestações artísticas e culturais. Deve ainda
 “Considerar que a criança, centro do planejamento curricular, é sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura”. (CNE/CEB Nº17/2012 p.6).
Oferecem às crianças uma diversidade de experiências, brincadeiras e atividades voltadas ao seu desenvolvimento integral, proporcionam condições para que elas conheçam, descubram, ressignifiquem conceitos, expressem sentimentos, valores, idéias e costumes, constituindo-se como um ser social capaz de transformações.
Na proposta pedagógica da escola o “cuidar e educar” estão lado a lado no contexto da educação infantil. O cuidar é parte integral da educação, o qual exige instrumentos, habilidades e conhecimentos que explorem e extrapolem a dimensão pedagógica.
As atividades desenvolvidas pela escola com o intuito de envolver a comunidade no âmbito escolar são: a festa da família, São João, festa de Natal e de encerramento do semestre, também faz reuniões de formação do Projeto Tecendo Vínculos e palestras para os funcionários e comunidade em geral. A escola possui Conselho Escolar e Círculo de Pais e Mestres.
A escola trabalha com a Pedagogia de Projetos. É através dos projetos que a escola articula suas intenções, prioridades, finalidades e os caminhos escolhidos para efetivar sua função social. As situações de aprendizagens permitem que a criança reconheça seu corpo, desenvolva a socialização, o lúdico e a imaginação, explorando diferentes materiais, brinquedos e jogos, enfim descubra e perceba o mundo a sua volta.
Assim a escola tenta fazer o seu papel de educar e cuidar, mas nem sempre isso é possível de acontecer, pois os fatores familiares influenciam muito nos resultados finais, por isso a escola tenta se aproximar da família e da comunidade a que pertence seus alunos de uma forma a criar neles um compromisso com a criança em formação.
O projeto anual da escola é feito através de discussões e problematizações, ampliando-se à medida que isto se faz necessário. A escola tem um projeto geral e a partir dele que cada professor desenvolve o seu projeto de turma, unindo as várias áreas do conhecimento e fazendo as adaptações necessárias de acordo com a idade e o seu desenvolvimento cognitivo, por vezes há a integração das turmas, como no caso das aulas de músicas e etc. Assim os educadores estabelecem relações, apontam metas e objetivos comuns, no propósito de melhor tecer, no coletivo, o fio articulador para o trabalho de toda escola, na direção que se pretende seguir.
Dessa forma, a avaliação dos projetos desenvolvidos em cada turma representa um processo continuo de acompanhamento dos objetivos propostos, quase dá através da observação e registro. Acompanhar os passos que as crianças dão, representa um alicerce na construção dos futuros projetos, que serão construídos e adaptados a partir dos conhecimentos prévios dos pequenos.
Avaliar constitui-se em um processo característico ao ato de aprender e ensinar, por isso, a avaliação só tem sentido, quando leva em consideração vivências, identidade, desenvolvimento, limitações, a diversidade, competências e habilidades das crianças. Como destaca Hoffmann: 
“A avaliação em educação infantil precisa resgatar urgentemente o sentido essencial de acompanhamento do desenvolvimento infantil, de reflexão permanente sobre as crianças em seu cotidiano como elo da continuidade da ação pedagógica”. (1998: 48).
4. DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO.
4.1 CARACTERIZAÇÃO ESTRUTURAL:
A escola foi inaugurada no dia 31/03/1985, foi realizada uma ampliação que foi inaugurada em 18/04/2004, onde foi feita a ampliação de algumas salas para ficarem mais amplas e ventiladas.
A estrutura da escola é de alvenaria, tendo um total de 534,28m², divididos em:
8 salas de aula (climatizadas e com aparelhagem de áudio e vídeo).
Sala dos Colchões.
3 banheiros infantis adaptados de acordo com a sua faixa etária, com trocador e chuveiro.
2 banheiros para uso dos adultos.
Refeitório, onde as crianças fazem refeições.
Cozinha, onde são preparadas todas as refeições oferecidas às crianças.
Lavanderia.
Solário.
Cantina.
Sala dos professores, para planejamento das aulas e estudos (climatizada, computadorizada, possui copiadora, impressora e com acesso à internet).
Sala de recepção.
Secretaria (computadorizada e com acesso à internet). 
Sala de direção e coordenação integradas, (climatizada, computadorizada, ainda possui copiadora, impressora e acesso à internet). 
Sala dos Colchões, onde são guardados os colchões para a hora do repouso pra os alunos que ficam em turno integral na escola.
Almoxarifado.
Possui uma área coberta, onde as crianças fazem atividades em dias chuvosos, três pracinhas adaptadas de acordo com a faixa etária de berçários, maternais e pré-escola. A escola também possui um aparelho de data show com telão para as reuniões e etc. máquina fotográfica e de filmagem digital, cortador de gramas, aparelho de wi-fi entre outros necessários no dia a dia.
A alimentação das crianças e adultos vem da mantenedora (município de Ijuí), bem como todos os itens utilizados no cotidiano, como: material de higiene e limpeza e etc. A coleta seletiva de lixo ocorre a cada dois dias e a coleta normal diariamente.
4.2 CARACTERIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA INSTITUIÇÃO:
Os alunos são assistidos por muitos profissionais envolvidos ao trabalho educativo com as crianças, sendo eles diretor, coordenadores, professores, auxiliares/monitores e serviçais. Todos estes estando a desempenhar funções em prol do cuidar e educar das crianças. As crianças são atendidas por profissionais com carga horária diferenciada de 20, 30 e 40 horas semanais.
Ocupando o cargo de Direção esta a Sr. ª Simone Cristina Lutzer de Oliveira, 2 coordenadoras pedagógicas, ambas formadas em Pedagogia e Pós Graduadas. Em seu quadro de funcionários conta com o apoio de 14 professoras (20h e/ou 30h), 21 auxiliares de educação infantil (30h), 5 serviçais (40h) e 1 secretária (40h).
4.3 CARACTERIZAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA:
	A Direção tem como função coordenar, organizar e gerenciar todas as atividades da Escola auxiliada pelos demais setores de apoio administrativo e pedagógico, atendendo as leis, regulamentos e determinações do sistema de ensino da Rede Municipal, de acordo com o Conselho e a Comunidade Escolar. O diretor é escolhido pela Comunidade Escolar a cada dois anos, podendo permanecer por mais dois anos. A vice-direção escolhida pela direção cabe assessorar em suas atribuições e substituir o diretor em sua ausência.
A Secretaria constitui-se em espaço restrito à atuação do secretário da escola e sua organização e conservação é da sua competência e responsabilidade.
	A participação da pedagoga no ambiente escolar vai se dando quando
ela circula pelas dependências da escola, observa o trabalho realizado e auxilia nas salas de aula quando necessário, ela também acompanha a hora da alimentação e participa ativamente nas reuniões elaborando e as conduzindo, revisa as publicações que são enviadas para jornais e redes sociais que envolvam o nome da escola, vistoria os cadernos de chamada, as fichas de doenças, conversa com os pais quando necessário, participa mensalmente dos estudos realizados na Escola e na mantenedora (SMED), auxilia e direciona as professoras durante o planejamento e desenvolvimento das atividades para que o processo educativo se dê de forma satisfatória para todos os envolvidos, entre outras situações corriqueiras do dia-a-dia da vida escolar; participa também do Conselho escolar, do CPM. Participa de formações e aperfeiçoamentos, promovendo quando necessário um olhar crítico em todos os envolvidos no processo educativo que ocorre no cotidiano escolar.
	Durante os dias que permanecemos na escola, a maioria das manhãs ficamos estudando o PPP e o regimento escolar na sala dos professores. Percebemos que a rotina da coodenadora é bem agitada, são raros os momentos que elas conseguem sentar e planejar uma manhã toda com as professoras que ali estão de planejamento,pois são procuradas a todo momento para resolver conflitos na sala com alunos, os pais chegam para conversar, é reuniões na secretaria de educação ou na promotoria,e deixam muitas vezes tudo de lado para ir para a sala de aula porque faltou o professor, mas na medida do possível elas acompanham o planejamento das professoras orientando e sugerindo idéias para o andamento das aulas. Nos dias que estivemos na escola constatamos que todas as professoras tinham seu momento para planejar.
	A relação entre coordenação e o restante do grupo escolar e tranquila, todos são tratados com respeito e quando acontece alguma divergência o diálogo é a melhor tática para resolver os problemas.
	 O relacionamento da pedagoga com os funcionários é de suma importância, onde a ajuda mútua se dá em prol de um bom trabalho.
Segundo Regimento Escolar da Escola Municipal Infantil Maria Barriquello, nas páginas 9 e 10, consta que a função do Coordenador Pedagógico é:
 Artigo 25 – A função do Coordenador Pedagógico é exercida por profissional habilitado conforme legislação vigente.
 Artigo 26 – Constituem atribuições do Coordenador Pedagógico, além das previstas em Lei, ainda:
 Articular e desafios o grupo á constantes melhorias qualitativas no trabalho pedagógico, estimulando a iniciativa com vistas ao crescimento profissional de todos que trabalham na escola;
Promover com o grupo dinâmicas curriculares que atenda às necessidades da criança considerando o meio em que vivem.
Organizar a rotina diária, acompanhando o desenvolvimento do trabalho pedagógico, sempre observando o desenvolvimento, as necessidades da criança e os encaminhamentos junto aos pais, bem como as educadoras;
Promover o aperfeiçoamento sistemático do grupo nos encontros de planejamento, nas discussões sobre a prática educativa, bem como na construção da proposta de trabalho;
Organizar e selecionar material didático-pedagógico, que visem auxiliar nas atividades, nos registros desta prática e no processo de avaliação;
Articular o processo de integração da escola coma família e a comunidade;
Participar sempre que solicitado, dos eventos promovidos pela Mantenedora, bem como outros cursos que venham a enriquecer o trabalho educativo da escola;
Registrar, periodicamente registros do trabalho educativo que é realizado com as crianças, subsidiando e avaliando o trabalho das educadoras, além de reorientá-los quando necessário;
Acompanhar e analisar os diferentes instrumentos de capacitação docente;
Na entrevista, feita com a profissional responsável pela coordenação pedagógica, ficou expresso em suas palavras o seu comprometimento em buscar e oferecer subsídios teóricos para o aperfeiçoamento da prática, no momento em que se promove a interação e correlação entre os diferentes profissionais da educação que ali se encontram no nas várias atividades diárias da escola, busca também aprofundar a temática de interesse dos professores, fazendo com que repensem a sua prática educativa, facilitando o processo educativo em todas as suas configurações possíveis, mas ciente também de que: 
Cada educador é responsável por seu processo de desenvolvimento pessoal e profissional: cabe a ele o direcionamento, o discernimento e a decisão de que caminhos percorrer. Não há política ou programa de formação contínua que consiga aperfeiçoar um professor que não queira crescer, que não perceba o valor do processo individual – coletivo de aperfeiçoamento pessoal – profissional. (BRUNO, 2000:23)
	Dessa forma percebe-se que a função do pedagogo é de fundamental importância no ambiente escolar, como alguém que se propõem a mobilizar e colocar em movimento as pessoas em prol de um benefício coletivo utilizando-se para isso princípios éticos, estéticos, políticos e de construção da identidade coletiva e individual em um determinado contexto social, assim como um articulador no processo educativo que com certeza ultrapassa os muros da escola e da educação formal, que sabe da importância do seu trabalho e que procura estar sempre reciclando o seu próprio saber.
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Realizar um estágio de gestão escolar é uma oportunidade única e indispensável, para o futuro pedagogo. Nada melhor do que vivenciar o dia a dia de quem comanda uma instituição de ensino para saber o que realmente acontece, como são tomadas as decisões nos oportunizou conhecer o funcionamento burocrático da escola, seus documentos, função de cada profissional e principalmente dos gestores que ali atuam.
Esse projeto de estágio propiciou a todos os envolvidos um espaço para reflexão e o diálogo necessário para que se possam esclarecer algumas dúvidas dos professores na sua prática educativa e também expor e estender o diálogo sobre as diferenças e respeito com elas, para a comunidade escolar, dando oportunidades para esclarecimentos e possíveis mudanças de atitudes, colaboração e integração no convívio dos envolvidos nesse processo que perpassa as portas da escola e chega à sociedade aonde a criança encontra-se inserida.
Dessa forma trabalhar a inclusão no espaço escolar contribui para o desenvolvimento do aluno com necessidades educacionais especiais ou não e auxilia na formação moral do sujeito através da aquisição de valores benéficos, respeito e a vivência com a diversidade nesse ambiente e fora dele.
 Enfim, percebemos que todo o projeto que ocorre dentro de uma escola tem vários fatores externos e internos que auxiliam ou não no seu êxito e que a inclusão ainda acontece principalmente no papel, mas que aos poucos e com boa vontade ele vai se descortinando para o mundo, através da coragem e boa ação dos envolvidos, em prol da criança e sua formação e que sim cabe a escola auxiliar nesse processo para que todos tenham o devido respeito para si e para com o outro.
6. REFERÊNCIAS:
Livros:
BRUNO, Eliane B. G. O coordenador pedagógico e a formação docente, 2000.
Conselho Nacional de Educação/CEB Nº17/2012 p.6).
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. 7. Ed. São Paulo: Cortez, 2012.
Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Infantil Maria Barriquello.
Regimento Escolar da Escola Municipal Infantil Maria Barriquello.
HOFFMANN, J. Avaliação na Pré-Escola: um olhar sensível e Reflexivo sobre 
a criança. Porto Alegre: Mediação, 1996. v. 3. (Cadernos de Educação Infantil).
7. APÊNDICES:
7.1 ROTEIRO DO PLANO DE AÇÃO:
A. TEMA: Inclusão na escola começa na Educação Infantil.
Durante as observações e conversas feitas com a equipe Diretiva da escola em que estagiamos, o tema sugerido pela coordenadora pedagógica para que nós desenvolvêssemos o projeto foi sobre o conteúdo relacionado à Inclusão, pois este é um grande desafio encontrado pela Direção, visto que
ele demanda um acompanhamento diferenciado para as ações daqueles que estão ligados direta e indiretamente nesse processo, muitas vezes por falta de informações ligadas ao assunto, falta de apoio e condições dos órgãos públicos competentes, falta de formação adequada e de conhecimentos específicos na área.
B. JUSTIFICATIVA:
Esse tema trabalhado na escola vem trazer a tona dificuldades de professores, equipe diretiva e comunidade escolar no processo de inclusão. Pensamos que esse tema é de suma importância e deve ser trabalhado constantemente para que ocorra a aceitação e convivência com a diversidade para que se possa acolher todo aquele aluno com necessidades especiais educativas ou não e seus familiares, tentando diminuir assim os desafios que ali se instalam, tentando transpô-los e modificá-los com o conhecimento, apoio e amor por todos.
C. OBJETIVOS:
- Proporcionar atividades de integração com os professores e se possível com as famílias dos alunos e debater temas sobre a inclusão.
- Construir com professores, subsídios metodológicos para amenizar as dificuldades em sala de aula.
- Pesquisar materiais de apoio e atividades na internet e sua possível adaptação para as crianças com necessidades educacionais especiais de aprendizagem que já frequentam a escola.
- Promover palestra com profissional capacitado na área, fornecido pela Secretaria Municipal de Educação (SMED), para tentar sanar algumas dúvidas e anseios já existentes.
D. PROPOSTA DE TRABALHO:
O projeto se dará em dois dias, de quatro horas, a serem combinados com a equipe diretiva e demais interessados, tendo que ocorrer um encaixe no planejamento da escola, pois todos os encontros são marcados com algum tempo de antecedência.
No primeiro encontro teremos um café, onde cada um compartilha com o grupo doces ou salgados escolhidos em dia anterior. Após poderemos nos reunir na área coberta da escola, para uma conversa sobre como ocorre a inclusão na escola e o que poderia ser feito par que ela ocorresse de uma forma satisfatória para todos os envolvidos.
Procurar nos materiais já existentes na escola e depois na internet algumas atividades e objetos que possam ser utilizados e adaptados pelas educadoras com todas as crianças, sugerir que seja feita uma exposição das idéias e achados.
Em uma pesquisa na internet procurar nomes de filmes que tratem sobre o tema inclusão e façam uma listagem que poderá ficar exposta na sala de planejamento. 
No segundo momento (segundo dia), nos reuniremos com as nossas dúvidas e certezas com o palestrante solicitado a Secretaria de Educação (psicólogo ou psicopedagogo) para que através de uma conversa possamos levantar questionamentos, sanando assim dúvidas, inquietações e anseios sobre como se dá o processo inclusivo na escola e após construir com professores, funcionários e comunidade (pais ou responsáveis), algumas ações que poderão ser tomadas para garantir um bom andamento das atividades escolares, onde cada um poderá deixar a sua contribuição, priorizando o bem estar daquela criança que ali desempenha as suas construções de mundo e que se desenvolve de uma maneira integral no seu dia a dia.
8. FICHAS DE FREQUÊNCIA E FICHAS AVALIATIVAS:
ELIANE SIQUEIRA ESTEVAN: FICHA DE FREQUÊNCIA
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO:
PLANO DE AÇÃO:
ELSA APARECIDA ZENKER PEREIRA: FICHA DE FREQUÊNCIA
AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO:
PLANO DE AÇÃO:

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando