Buscar

Gestão de Operações de Segurança e Estratégia Empresarial

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Gestão de Operações de Segurança
Sensação de segurança é um fator diretamente relacionado com uma necessidade primária, biológica e fisiológica e representa uma demanda que envolve um desejo instintivo, espontâneo e natural de integridade física e moral inerente à condição humana, não deve ser falsa, mas sempre menor ou igual à segurança efetiva, mesmo que essa igualdade seja quase utópica.
 
Fonte: TAMMENHAIN, ANTONIO C. Gestão de Operações de Segurança, estratégia e tática. 1ª Ed. Curitiba: InterSaberes, 2019 (Capítulos 1 e 3).
 
Sobre a relação entre Segurança Efetiva e Sensação de Segurança, analise as afirmativas abaixo:
I - Segurança Efetiva refere-se a todos os recursos, meios e processos disponibilizados e que garantem o nível desejado de segurança e de bem-estar de pessoas, de animais, do meio ambiente, de bens, de valores e de instalações protegidos pelo sistema. Tudo o que existe na organização e que de alguma maneira contribui para os objetivos da segurança compõe o que chamamos de segurança efetiva. O gestor de operações de segurança precisa ser capaz de conhecer precisamente esse potencial e avaliar exatamente qual é o potencial que todo o sistema tem para produzir segurança efetiva e sensação de segurança,  
 
PORQUE 
II - o esforço desse gestor deve ser realizado no sentido de garantir a segurança efetiva, reduzindo os riscos operacionais para níveis toleráveis, ao mesmo tempo em que é mostrada a maior parcela possível e autorizada dessa segurança para o público por ela protegido produzindo Sensação de Segurança, que é o sentimento de segurança, bem estar e tranquilidade do público protegido pelo sistema, em virtude da sua percepção dos recursos, meios e processos existentes em função da sua segurança e integridade física e moral.
 
Fonte: TAMMENHAIN, ANTONIO C. Gestão de Operações de Segurança, estratégia e tática. 1ª Ed. Curitiba: InterSaberes, 2019 (Capítulo 2).
 
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Nota: 0.0
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A alternativa correta é a A. Segurança Efetiva e Sensação de Segurança são Fatores Críticos de Sucesso complementares nos processos operacionais de segurança organizacional. A sensação de segurança que as pessoas sentem depende de o quanto elas conseguem perceber da segurança efetiva, para ser empregada em benefício de seu bem-estar e de sua integridade física e moral. Assim, os planejamentos táticos e operacionais de um sistema de segurança devem ser elaborados, implantados e monitorados, sempre no sentido de produzir a segurança efetiva, de modo que seja percebida pelas pessoas por ela protegida, produzindo assim, a imprescindível sensação de segurança. Não faz sentido produzir segurança efetiva e não produzir sensação de segurança, da mesma forma, não faz sentido produzir sensação de segurança quando não existe segurança efetiva, a essa condição damos o nome de Falsa Sensação de Segurança. Então, a necessidade natural de sensação de segurança, justifica todos os esforços no sentido de produzir segurança efetiva.
 
Fonte: TAMMENHAIN, ANTONIO C. Gestão de Operações de Segurança, estratégia e tática. 1ª Ed. Curitiba: InterSaberes, 2019 (Capítulo 2).
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
Gestão de Operações de Segurança
Para Clausewitz (1780-1831), considerado um dos maiores estrategistas militares e grande teórico da guerra, “A estratégia é o uso dos combates para atingir os objetivos da guerra; portanto, deve fornecer metas para toda a ação militar que corresponda às finalidades da guerra.”
Sun Tzu (545 a.C.-470 a.C.), general, estrategista e filósofo chinês, defende que: “Todos os homens podem ver as táticas pelas quais eu conquisto, mas o que ninguém pode ver é a estratégia através da qual grandes vitórias são obtidas.”
 
Fonte: TAMMENHAIN, ANTONIO C. Gestão de Operações de Segurança, estratégia e tática. 1ª Ed. Curitiba: InterSaberes, 2019 (Capítulo 1).
 
O texto contextualiza o pensamento desses dois grandes estrategistas militares sobre os conceitos de estratégia e tática e as frases citadas demonstram como essas duas disciplinas militares se complementam para a conquista dos objetivos gerais da guerra. A gestão estratégica empresarial atual vem adotando esses ensinamentos em seus planejamentos estratégicos e táticos.
 
Assinale a alternativa que apresenta a analogia correta para a aplicação do pensamento de Clausewitz e de Sun Tzu no contexto empresarial.
 
Nota: 20.0
	
	A
	A estratégia é o uso das operações para atingir os objetivos do negócio e deve fornecer metas para os processos críticos operacionais que correspondam aos objetivos estratégicos da organização.
Você acertou!
A alternativa correta é a A.  A alternativa B está incorreta, pois está invertida a analogia aplicada nos termos estratégia e tática. A alternativa C está incorreta, pois apresenta o uso dos termos estratégia e tática, invertido. A alternativa D está incorreta, pois os termos estratégia e processos operacionais foram empregados de forma invertida nessa analogia. A alternativa E está incorreta, pois está invertida a analogia aplicada nos conceitos de estratégia do negócio e táticas e objetivos operacionais.
 
Fonte: TAMMENHAIN, ANTONIO C. Gestão de Operações de Segurança, estratégia e tática. 1ª Ed. Curitiba: InterSaberes, 2019 (Capítulo 1).
	
	B
	A tática é o uso das operações para atingir os objetivos do negócio e deve fornecer metas para os processos estratégicos que correspondam aos objetivos táticos da organização.
	
	C
	A estratégia refere-se ao planejamento das ações individuais em nível operacional, para atingir os objetivos intermediários, enquanto que a tática refere-se aos objetivos gerais que correspondem às finalidades do negócio.
	
	D
	Os concorrentes podem ver a estratégia pela qual são conquistados os objetivos empresariais, o que ninguém pode ver são os processos operacionais através dos quais grandes lucros são obtidos.
	
	E
	A concorrência pode conhecer a estratégia do negócio, mas o que ela jamais deve conhecer são as táticas e objetivos operacionais através dos quais grandes lucros são obtidos.
Gestão de Operações de Segurança
“Crise Operacional” pode ser definida como a concretização de uma ameaça com potencial de impacto negativo sobre a garantia da normalidade operacional, sobre os objetivos táticos operacionais e sobre os objetivos estratégicos do negócio, por esse motivo, sempre será essencial antecipá-la. Para o desenvolvimento da competência de capacidade de antecipação, o gestor de operações de segurança deve compreender que existem ameaças de fácil identificação e ameaças de difícil identificação e que as ameaças de alto potencial de impacto sobre os objetivos estratégicos do negócio podem ser tanto de fácil como de difícil antecipação e esta mesma característica é também verificada nas ameaças de baixo potencial de impacto.
 
Fonte: TAMMENHAIN, ANTONIO C. Gestão de Operações de Segurança, estratégia e tática. 1ª Ed. Curitiba: InterSaberes, 2019 (Capítulo 3).
 
Considere que capacidade de antecipação é o potencial de identificar uma cadeia de eventos que, se não interrompida, culminará na concretização de uma ameaça. Com base nisso e no texto, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Quanto maior for a crise operacional, maior será a dificuldade de antecipação da ameaça que a gerou.
	
	B
	Quanto maior for a crise operacional, menor será a dificuldade de antecipação da ameaça que a gerou.
	
	C
	A capacidade de antecipação de uma ameaça sempre é inversamente proporcional ao seu potencial de gerar uma crise de alto impacto sobre a estratégia do negócio.
	
	D
	A capacidade de
antecipação de uma ameaça sempre é diretamente proporcional ao seu potencial de gerar uma crise de alto impacto sobre a estratégia do negócio.
	
	E
	A dificuldade de antecipação de uma ameaça independe da sua capacidade de gerar uma crise operacional com potencial de alto impacto sobre a estratégia do negócio.
Você acertou!
A alternativa E é a correta, pois não existe relação de dependência entre o potencial de impacto das ameaças e o seu nível de dificuldade de antecipação. Assim, uma ameaça com alto potencial de impacto sobre a estratégia do negócio pode ser de fácil identificação e outra com o mesmo potencial, pode ser de difícil identificação. Da mesma forma, ocorre com as ameaças de baixo potencial de impacto sobre os objetivos estratégicos do negócio.    
 
Fonte: TAMMENHAIN, ANTONIO C. Gestão de Operações de Segurança, estratégia e tática. 1ª Ed. Curitiba: InterSaberes, 2019 (Capítulo 3).
Gestão de Operações de Segurança
O mercado de trabalho vem adotando o termo facilities para se referir a atividades que facilitam e colaboram para a manutenção da normalidade operacional das organizações e para a garantia das condições obrigatórias para a conquista de objetivos estratégicos. Por esse motivo, é justamente nos processos operacionais dessas facilities que podemos identificar as “marolas” que indicam futuras perturbações. (...) A somatória dos resultados das facilities é um ambiente ordenado, arrumado, saudável, disciplinado e seguro para a garantia da normalidade operacional em todos os processos críticos da organização.
 
Fonte: TAMMENHAIN, ANTONIO C. Gestão de Operações de Segurança, estratégia e tática. 1ª Ed. Curitiba: InterSaberes, 2019 (Capítulo 3).
 
Sob a perspectiva da gestão de operações de segurança, considere como de maior interesse para os objetivos de segurança e essenciais para a garantia da normalidade operacional na organização, as seguintes facilities,: Recepção, Estacionamento, Manutenção, Limpeza e Conservação, Prevenção e Combate a Incêndio, Segurança.
 
Sobre a relação entre os processos de Segurança e as demais Facilities, analise as afirmativas abaixo:
 
I        Quando o sistema de segurança constata que a desordem tende a se tornar crônica nas instalações cuja integridade está aos cuidados dos seus processos críticos operacionais, deve agir prontamente no sentido de colaborar para que seja reestabelecida a ordem, pois desordem gera desordem, indisciplina, insegurança e, consequentemente, um ambiente de motivação para intensões delituosas,
 
PORQUE 
 
II       é real a relação de causalidade entre desordem e delitos e é pelas sombras dessa perigosa condição que as delituosas intensões se sentem mais seguras para, contra a segurança, investir as forças de suas ameaças. Tão óbvio quanto simples é saber que no descuido de quem deve vigiar é que preferem agir aqueles que precisam ser vigiados.
 
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Nota: 20.0
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Você acertou!
A alternativa correta é a A. A gestão de operações de segurança em uma organização deve ser conduzida com a competência de visão holística, no sentido do entendimento de que em todos os processos administrativos e operacionais podem ser identificados fatores de risco relacionados com ameaças de alto impacto sobre os objetivos estratégicos do negócio. Isso inclui os resultados de todos os processos de facilities, que quando não são adequados, geram desordem e produzem um ambiente que potencializa a concretização de incidentes e motiva as intensões delituosas. Então, quando o sistema de segurança constata essa perigosa condição de causalidade entre desordem e delitos, deve agir prontamente no sentido de colaborar para que seja reestabelecida a ordem nas instalações que estão sob seus cuidados.
 
Fonte: TAMMENHAIN, ANTONIO C. Gestão de Operações de Segurança, estratégia e tática. 1ª Ed. Curitiba: InterSaberes, 2019 (Capítulo 3).
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
Gestão de Operações de Segurança
 O profissional de segurança precisa desenvolver duas habilidades que estão na base de todo o fundamento dos objetivos de segurança: capacidade de antecipação e capacidade de pronta resposta, para que o seu sistema de segurança esteja qualificado para se antecipar aos problemas, identificando os eventos que os antecedem e indicam que grandes perigos estão na iminência de se concretizarem e para agir prontamente diante de uma crise operacional, com resposta imediata e precisa, reduzindo a valores suportáveis o impacto sobre os objetivos estratégicos do negócio. Essas são duas condições essenciais para que o sistema de segurança atinja seus objetivos táticos e cumpra a contento, sua missão institucional.
 
Fonte: TAMMENHAIN, ANTONIO C. Gestão de Operações de Segurança, estratégia e tática. 1ª Ed. Curitiba: InterSaberes, 2019 (Capítulo 3).
 
O texto contextualiza a importância das duas características obrigatórias dos processos de segurança, para garantir o alinhamento dos seus objetivos táticos com a estratégia do negócio. Com base no livro base da disciplina e no texto assinale a única alternativa correta.
Nota: 0.0
	
	A
	Capacidade de Antecipação é o potencial que tem um sistema de segurança de agir em tempo útil para obter uma redução satisfatória do impacto da concretização de um perigo.
	
	B
	Capacidade de pronta resposta é o potencial que tem um sistema de segurança de identificar uma cadeia de eventos que, se não interrompida, culminará na concretização de um perigo.
	
	C
	O nível de capacidade de antecipação independe do nível de capacidade de pronta resposta e vice e versa, entretanto, em qualquer condição, ambas as características são obrigatórias para a conquista dos objetivos táticos de um sistema de segurança.
A alternativa C é a correta. A alternativa A está incorreta, pois apresenta o conceito invertido com a alternativa B. A alternativa B está incorreta, pois apresenta o conceito invertido com a alternativa A. A alternativa D está incorreta, pois o desenvolvimento de capacidade de antecipação sempre será obrigatório e não depende do nível de capacidade de pronta resposta. Sempre será mais importante conseguir evitar que as ameaças se concretizem, do que saber responder a elas, pronta e apropriadamente.  A alternativa E está incorreta, pois o desenvolvimento de capacidade de pronta resposta sempre será obrigatório e não depende do nível de capacidade de antecipação. Sempre será importante que o sistema mantenha a capacidade de pronta resposta desenvolvida, pois nunca será possível reduzir para zero a probabilidade de concretização de todas as ameaças.
 
Fonte: TAMMENHAIN, ANTONIO C. Gestão de Operações de Segurança, estratégia e tática. 1ª Ed. Curitiba: InterSaberes, 2019 (Capítulo 3).
	
	D
	Será desnecessário desenvolver algum nível de capacidade de antecipação quando for alto o nível de capacidade de pronta resposta, pois nessa condição, quando uma ameaça se concretiza, a resposta do sistema de segurança é imediata e apropriada.
	
	E
	Será desnecessário desenvolver algum nível de capacidade de pronta resposta quando for alto o nível de capacidade de antecipação de um sistema de segurança, pois nessa condição, a probabilidade de problemas deverá ser baixa.
Gestão de Operações de Segurança
Para os processos críticos de segurança, mesmo quando dentro da normalidade operacional, devem existir procedimentos estruturados, porque será a partir dessa condição que serão reduzidas drasticamente, as probabilidades de concretização de ameaças, de incidentes e de sinistros. Os procedimentos estruturados facilitam a elaboração do plano tático operacional,
pois são seu elemento básico, aquele que define os requisitos operacionais de cada processo crítico.
 
Fonte: TAMMENHAIN, ANTONIO C. Gestão de Operações de Segurança, estratégia e tática. 1ª Ed. Curitiba: InterSaberes, 2019 (Capítulo 4).
 
De acordo com o texto e o conteúdo do livro base da disciplina, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmações sobre procedimentos estruturados para os processos críticos de segurança:
 
(   ). Definir e conquistar os objetivos táticos operacionais independe dos procedimentos estruturados para os processos críticos de segurança, pois esses objetivos são elaborados pela alta gestão no planejamento estratégico global da empresa.
 
(   ) Em todos os processos críticos operacionais de segurança, os procedimentos estruturados definirão e padronizarão os requisitos para que a execução operacional aconteça alinhada com a estratégia do negócio definida pela alta gestão.
 
(   ) Procedimentos estruturados padronizam a execução dos processos críticos de segurança pelas diversas equipes operacionais. A falta dessa padronização gera um incômodo operacional que produz descrédito na qualidade do serviço de segurança.
 
(   ) Para eliminar resistências a sua implantação, todo procedimento de segurança deve se justificar, em modo e intensidade, perante o público que atinge, por meio de inquestionável redução ou eliminação de um ou mais riscos.
 
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Nota: 20.0
	
	A
	V – V – V – V
	
	B
	V – V – F – V
	
	C
	F – V – F – V  
	
	D
	F – V – V – V
Você acertou!
Gabarito comentado: A alternativa correta é a D. A primeira afirmação é falsa, pois definir e conquistar os objetivos táticos operacionais depende dos procedimentos estruturados para os processos críticos de segurança e os objetivos táticos operacionais não são elaborados pela alta gestão no planejamento estratégico global e sim pela média gestão no nível tático da estrutura organizacional.
 
Fonte: TAMMENHAIN, ANTONIO C. Gestão de Operações de Segurança, estratégia e tática. 1ª Ed. Curitiba: InterSaberes, 2019 (Capítulo 4).
	
	E
	F – V – F – F
Gestão de Operações de Segurança
Sob a ótica da prevenção de ameaças, no sentido de identificar seus pontos de maior vulnerabilidade, a função dos sistemas de segurança perimetral é somente uma: impedir a transposição não autorizada, nos dois sentidos, dos limites físicos da organização protegida. Assim, podemos concentrar todas as atenções da análise de risco na busca por pontos onde invasões ou saídas não autorizadas estejam facilitadas.
 
Fonte: TAMMENHAIN, ANTONIO C. Gestão de Operações de Segurança, estratégia e tática. 1ª Ed. Curitiba: InterSaberes, 2019 (Capítulo 4).
 
Com base na contextualização acima e no livro base da disciplina, analise os enunciados abaixo e assinale a alternativa correta.
 
I - Em segurança física de instalações, os pontos mais fracos do perímetro devem ser identificados pelo gestor desse sistema de defesa. Convém destacarmos que não basta identificar essas fraquezas, é preciso implantar ações para reforçar esses pontos mais fracos e para eliminar essas fraquezas.
II - Para a avaliação do nível de segurança do perímetro, são irrelevantes as condições e o contexto das instalações da vizinhança e do entorno, tendo em vista que com relação às ameaças do meio externo, a segurança interna da organização nada pode fazer.
III - O gestor de segurança deve cuidar da integridade de todo o perímetro, mas o agressor só precisa descobrir e se preocupar em atacar apenas o ponto mais fraco; por isso, é importante a integridade e qualidade de todos os dispositivos de segurança perimetral.
IV - O gestor de segurança deve conhecer o potencial de contato com um agente infrator no posto de vigilância e seu nível de periculosidade, só assim poderá dar a devida qualificação e os meios adequados para que o vigilante de perímetro possa agir conforme o padrão que dele se espera.
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas as afirmativas I, III estão correta
	
	B
	Apenas as afirmativas II, IV estão corretas
	
	C
	Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas
	
	D
	Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas
Você acertou!
A alternativa correta é a D. A afirmativa II está incorreta, pois as condições das instalações da vizinhança e do entorno são sempre muito importantes para a avaliação do nível de risco na segurança de perímetro e o nível de ameaça que essas condições oferecem para a segurança interna podem variar das mais leves até as mais graves. A segurança interna sempre poderá adotar medidas que reduzem o impacto que podem sofrer das ameaças do ambiente, o que justifica a relevância da avaliação do contexto das instalações da vizinhança e do entorno.
Fonte: TAMMENHAIN, ANTONIO C. Gestão de Operações de Segurança, estratégia e tática. 1ª Ed. Curitiba: InterSaberes, 2019 (Capítulo 4).
	
	E
	As afirmativas I, II, III e IV estão corretas
Gestão de Operações de Segurança
Quando abordamos a questão das estruturas de segurança interna, mencionamos que existem operações empresariais em que a razão entre os processos internos e externos mostra que podem ter partes importantes dos processos operacionais executadas fora de suas instalações e a maior parte das atividades fora dos limites físicos da organização, ou seja, dependendo do contexto operacional, uma pequena estrutura de gestão pode administrar e controlar uma grande operação empresarial externa. Os processos de segurança dessas operações externas já possuem sistemas de controle e monitoramento remoto melhorados continuamente, sistemas de serviços de inteligência empresarial operando em colaboração e com troca de informações com setores de segurança do Estado, em uma perfeita demonstração de estruturação, organização e profissionalização do setor de segurança privada no assessoramento técnico empresarial, com vistas a garantir o nível de segurança satisfatório para essas operações.
 
Fonte: TAMMENHAIN, ANTONIO C. Gestão de Operações de Segurança, estratégia e tática. 1ª Ed. Curitiba: InterSaberes, 2019 (Capítulo 4).
 
Assinale a única alternativa que define de forma correta o processo crítico de segurança denominado de “Segurança de Operações Externas”:
Nota: 20.0
	
	A
	Tem o objetivo avaliar o contexto de segurança da vizinhança e do entorno próximo ao perímetro das instalações protegidas e providenciar os dispositivos necessários para reforçar as vulnerabilidades desse perímetro e garantir a integridade das instalações da organização que se pretende proteger.
	
	B
	Possui alta relação de dependência com a cultura de segurança do público interno, devido à necessidade de garantir a segurança e integridade de pessoas, animais, instalações, bens e valores protegidos pelo sistema, no sentido da conquista dos objetivos estratégicos da organização.
	
	C
	Possui, como fator de risco de alta motricidade, a falta de fragmentação, quando a circulação de veículos externos é permitida a todas as áreas internas após a liberação de um único controle de acesso no perímetro, pois este é um fator de risco que potencializa a concretização de diversos perigos.
	
	D
	Opera com medidas de identificação, análise e de avaliação de riscos em contextos externos, para o planejamento de roteiros, de distribuição fracionada, de horários, de meios de transporte, emprego de tecnologia de segurança remota de monitoramento, de rastreamento e de comunicação.
Você acertou!
A alternativa D está correta. A alternativa A está incorreta, pois relaciona o processo “Segurança de Operações Externas”, com a busca de vulnerabilidades no perímetro, o que é função do processo “Segurança de Perímetro”.  A alternativa B está incorreta, pois a relação de dependência da segurança com a cultura de segurança do público interno é característica do processo de “Segurança Interna”. A alternativa C está incorreta, pois apresenta apenas as características do processo de “Segurança Interna”. A alternativa
E está incorreta, pois existe previsão legal de emprego de segurança privada para a segurança de operações externas de empresas privadas, onde os órgãos de segurança pública podem apenas atuar autorizando e fornecendo alguma modalidade de apoio operacional, mas não têm exclusividade sobre essas operações.
 
Fonte: TAMMENHAIN, ANTONIO C. Gestão de Operações de Segurança, estratégia e tática. 1ª Ed. Curitiba: InterSaberes, 2019 (Capítulo 4).
	
	E
	É realizado exclusivamente pelos órgãos de segurança pública do Estado, para garantir a integridade da atividade externa do setor privado, visto que a lei só permite as operações de segurança privada dentro dos limites físicos das empresas.
Gestão de Operações de Segurança
 Os processos operacionais mais complexos e de maior nível de impacto sobre os objetivos estratégicos do negócio, assim como os processos de segurança, exigem uma estratégia mais abrangente e obedecem à mesma dinâmica do planejamento estratégico de toda a organização, definindo seus próprios objetivos estratégicos, estabelecendo metas para seus processos operacionais, analisando criticamente seus resultados e intervindo pontual e oportunamente ao longo do curso desses processos. O modelo sugerido para essa estratégia da gestão dos processos operacionais de segurança organizacional contém sete componentes como apresenta a figura abaixo:  
 
Fonte: TAMMENHAIN, ANTONIO C. Gestão de Operações de Segurança, estratégia e tática. 1ª Ed. Curitiba: InterSaberes, 2019 (Capítulo 5).
 
De acordo com o livro base da disciplina, na figura apresentada, estão faltando três componentes do planejamento estratégico de um sistema de segurança. Assinale a única alternativa que contém os três componentes que completariam essa figura corretamente.
Nota: 20.0
	
	A
	Gestão de crise – Gestão financeira - Gestão de contratos
	
	B
	Gestão de risco - Gestão de contratos - Gestão de crise
	
	C
	Gestão de risco - Gestão de crise - Plano tático operacional
Você acertou!
A alternativa C é a única correta, pois de acordo com a figura apresentada no livro base, não fazem parte dessa ilustração a gestão financeira, a gestão de contratos e a gestão de processos.
 
Fonte: TAMMENHAIN, ANTONIO C. Gestão de Operações de Segurança, estratégia e tática. 1ª Ed. Curitiba: InterSaberes, 2019 (Capítulo 5).
	
	D
	Gestão de contratos - Gestão de processos - Plano tático operacional
	
	E
	Gestão de crise - Gestão financeira - Gestão de risco
Gestão de Operações de Segurança
Os efeitos dos resultados que os processos de segurança conseguem produzir se alastram rapidamente pelos ambientes da organização e têm potencial de impacto em todos os demais processos operacionais. Em razão dessa caraterística abrangente e estratégica, quase sempre os fatores de risco identificados nos processos de segurança são de alta motricidade.
 
Fonte: TAMMENHAIN, ANTONIO C. Gestão de Operações de Segurança, estratégia e tática. 1ª Ed. Curitiba: InterSaberes, 2019 (Capítulo 5).
 
Com base no texto e no livro base da disciplina assinale a única alternativa correta sobre o conceito de motricidade de um fator de risco: 
Nota: 20.0
	
	A
	é o potencial que o fator de risco possui para aumentar o seu próprio poder de impacto sobre os fatores críticos de sucesso e objetivos estratégicos do negócio.
	
	B
	é o potencial que o fator de risco possui para facilitar o surgimento de outros fatores de risco e potencializar a concretização de perigos.
Você acertou!
A alternativa correta é a B. A alternativa A está incorreta, pois motricidade não se refere ao poder de aumentar o seu próprio poder e sim de potencializar a existência de outros fatores de risco. A alternativa C está incorreta, pois motricidade não tem relação com facilitar o tratamento dos fatores de risco e com redução de impacto sobre objetivos estratégicos. As alternativas D e E estão incorretas, pois motricidade não tem relação com poder de auto alteração e sim com o poder de influência em outros fatores de risco.
 
Fonte: TAMMENHAIN, ANTONIO C. Gestão de Operações de Segurança, estratégia e tática. 1ª Ed. Curitiba: InterSaberes, 2019 (Capítulo 5).
	
	C
	é o potencial que o fator de risco possui para facilitar o tratamento dos riscos e reduzir o seu impacto sobre os objetivos estratégicos do negócio.
	
	D
	é o potencial que o fator de risco possui para alterar o seu próprio nível de influência e se modificar para se adaptar às mudanças do contexto operacional de segurança.
	
	E
	é o potencial que o fator de risco possui para manter o seu próprio nível de influência sem se modificar para resistir às mudanças do contexto operacional de segurança.
Gestão de Operações de Segurança
Os objetivos da gestão de um sistema de segurança podem convergir para o
objetivo de garantia da normalidade operacional da organização. Os planos
táticos operacionais dos processos de segurança, com seus objetivos táticos,
podem ser elaborados com o objetivo abrangente de manter a normalidade
operacional da organização, se a considerarmos como a condição em que
todos os processos da estrutura organizacional estão operando exatamente
como requisita a atividade-fim, sendo essa a condição necessária para a
conquista dos objetivos estratégicos do negócio.
Fonte: TAMMENHAIN, ANTONIO C. Gestão de Operações de Segurança,
estratégia e tática. 1ª Ed. Curitiba: InterSaberes, 2019 (Capítulo 3).
Com base no livro base da disciplina e na contextualização acima, sobre a
condição de normalidade operacional, analise os enunciados abaixo:
I - Acima de tudo, podemos dizer que a normalidade operacional de uma
organização é a condição em que todos estão bem, incluindo pessoas,
processos, instalações e equipamentos, porque tudo está bem e em ordem,
como tudo deveria estar.
II - É a conquista e manutenção da normalidade operacional da organização
que um gestor de risco deve perseguir e é nela que deve focar os esforços e
todos os recursos e meios da operação de segurança que estão sob sua
gestão.
III - É de extrema importância a familiarização de todos os envolvidos com essa
cobiçada condição de normalidade operacional, porque, quando algo não
estiver como deveria estar, a verificação dos motivos e das causas da anomalia
deve der ser imediata e precisa.
IV - A busca por fatores de risco é elemento preponderante para a manutenção
da normalidade operacional. Portanto, deve ser reiniciada de imediato, sempre
que se observar algum aumento na frequência de interrupções da cobiçada
condição de normalidade operacional.
Sobre os enunciados, assinale a alternativa correta:
A Apenas as afirmativas I, III estão corretas
B Apenas as afirmativas II, IV estão corretas
C Apenas as afirmativas I e IV estão corretas
D Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas
E As afirmativas I, II, III e IV estão corretas
Gestão de Operações de Segurança
Com a evolução da gestão estratégica nas organizações, a alta gestão empresarial já
elabora planejamentos estratégicos com a confiança de que os planos táticos operacionais
serão planejados já alinhados com os objetivos estratégicos do negócio. Esse é o
fundamento da importância da competência de Visão Holística do Gestor de Segurança,
que deve compreender que os processos de segurança merecem destaque nessa relação,
pois apresentam profunda relação de influência na continuidade operacional de todos os
demais processos críticos da organização. As organizações estão buscando profissionais
qualificados com esse perfil, para conduzir a execução dos processos críticos do nível
tático, atendendo a essa demanda estratégica.
Fonte: TAMMENHAIN, ANTONIO C. Gestão de Operações de Segurança, estratégia
e tática. 1ª Ed. Curitiba: InterSaberes, 2019 (Capítulo 2).
De acordo com o texto, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmações sobre a
competência de Visão Holística do Gestor dos processos operacionais de segurança:
( ) A necessidade de visão holística significa que os
gestores das operações de segurança
precisam ter uma visão ampla da importância de suas atribuições para os objetivos
estratégicos da organização que assessoram.
( ) A necessidade de visão holística significa que os gestores de operações de segurança
precisam elaborar seus planos táticos operacionais alinhados com a estratégia do negócio,
definida no planejamento estratégico elaborado pela alta gestão.
( ) O perfil demandado no recrutamento e seleção dos gestores operacionais, exige que o
candidato a gestor de segurança demonstre entender que os processos de segurança
merecem destaque por serem os únicos que contribuem para a estratégia do negócio.
( ) Com a evolução estratégica nas organizações, a alta gestão passou a confiar na
definição dos planos táticos operacionais, para então, definir os objetivos estratégicos
alinhados com os objetivos táticos dos processos operacionais.
( ) Os processos de segurança merecem destaque na estratégia do negócio, porque os seus
resultados possuem potencial de impacto na continuidade de todos os demais processos
críticos operacionais e de gestão da organização.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A V – V – V – V – V
B V – V – F – V – F
C F – V – V – V – F
D V – V – F – V – V
E V – V – F – F – V
Gestão de Operações de Segurança
A figura da Pirâmide da Estrutura Organizacional é um recurso didático
utilizado para ilustrar a estrutura de gestão mais empregada atualmente nas
organizações empresariais. Nesse modelo estão presentes o nível de
tomada de decisões relativas ao planejamento e às estratégias gerais, o
nível de tomada de decisões intermediárias e o nível de execução de tudo o
que foi decidido nos níveis anteriores. Nesse modelo também, estão
ordenadas as funções de decisão geral, de decisão intermediária e de
execução. Portanto, a pirâmide apresenta três níveis: estratégico, tático e
operacional.
Fonte: TAMMENHAIN, ANTONIO C. Gestão de Operações de Segurança,
estratégia e tática. 1ª Ed. Curitiba: InterSaberes, 2019 (Capítulo 1).
Com base na contextualização acima, examine a figura e assinale a
alternativa que preenche corretamente os níveis hierárquicos e suas
respectivas atribuições.
A 01-Equipes Operacionais
02-Execução operacional
03-Alta Gestão
04-Planejamento estratégico
05-Gestão Operacional
06-Planejamento operacional
B 01-Gestão Operacional
02-Planejamento Operacional
03-Equipes Operacionais
04-Execução operacional
05-Alta Gestão
06-Planejamento Estratégico
C 01-Gestão Operacional
02-Execução operacional
03-Equipes Operacionais
04-Planejamento estratégico
05-Alta Gestão
06-Planejamento operacional
D 01-Equipes operacionais
02-Planejamento operacional
03- Alta Gestão
04-Execução operacional
05-Gestão Operacional
06-Planejamento estratégico
E 01-Alta Gestão
02-Planejamento estratégico
03-Gestão Operacional
04-Planejamento operacional
05-Equipes Operacionais
06-Execução operacional
Gestão de Operações de Segurança 
O que nos interessa para a necessidade de qualificação de um gestor de operações de segurança é que estratégia e tática, na prática, são conceitos complementares e precisam estar alinhados. Esse é um fundamento que um gestor operacional não pode esquecer, especialmente quando estiver elaborando um plano tático operacional. 
Fonte: TAMMENHAIN, ANTONIO C. Gestão de Operações de Segurança, estratégia e tática. 1ª Ed. Curitiba: InterSaberes, 2019 (Capítulo 5). 
Sobre o fundamento da gestão estratégica em operações de segurança, analise as afirmativas abaixo: 
I A evolução do mercado, principalmente nos processos de gestão estratégica das organizações, exige uma postura dos gestores operacionais, de entendimento dos conceitos complementares de estratégia e tática, pois, para que essas organizações se mantenham competitivas no atual cenário, dinâmico, imprevisível e repleto de incertezas, não basta planejar uma estratégia, é preciso fornecer metas para os processos operacionais que correspondam aos objetivos estratégicos do negócio, 
PORQUE 
II estará muito próximo da condição de um excelente profissional de segurança o candidato que demonstrar que é ético e tem senso de moral bem desenvolvido; é disciplinado e responsável; é atento e detalhista; é discreto; é educado e se expressa bem; está emocionalmente estável, é proativo e tem iniciativa; tem interesse de crescimento profissional; e tem habilitação legal para a função. 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
	A 
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. 
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	C 
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
	D 
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira 
	E 
	As asserções I e II são proposições falsas. 
Gestão de Operações de Segurança 
O contexto operacional da atividade de segurança privada é extremamente variado e depende de inúmeras condicionantes que se alteram tanto em função de fatores externos como em função de fatores internos da organização que emprega os seus serviços. Assim, a origem das condicionantes que podem influenciar fortemente a realidade operacional de um sistema de segurança privada pode ser uma infinidade de fatores que surgem tanto dentro das próprias organizações como de fatores externos locais, regionais, nacionais e até mundiais. 
Fonte: TAMMENHAIN, ANTONIO C. Gestão de Operações de Segurança, estratégia e tática. 1ª Ed. Curitiba: InterSaberes, 2019 (Capítulo 5). 
Considere a importância da sensibilidade do gestor de segurança para elaborar o planejamento estratégico, com relação à inconstância da dinâmica operacional de segurança. 
Com base na contextualização acima e no livro base da disciplina, analise os enunciados abaixo e assinale a alternativa correta. 
I - Para a garantia da conquista dos objetivos táticos operacionais de segurança, é importante que as empresas acrescentem mais itens às exigências legais de recrutamento e seleção de candidatos à função de vigilante, especialmente para situações com contextos operacionais diferenciados. 
II - Em função da importância dos objetivos dos processos de segurança, especialmente com relação à garantia da integridade física e moral de pessoas, devemos esperar que as empresas desenvolvam processos de recrutamento e seleção mais complexos e mais específicos para compor suas equipes operacionais. 
III - Em virtude da dinâmica e variedade de contextos operacionais de segurança privada, é obrigação ética do gestor desses processos estar sempre atento para identificar demandas extras de treinamento para as suas equipes operacionais. 
IV - Treinamentos específicos de técnicas operacionais de segurança como técnicas de abordagem, uso progressivo de força, segurança de perímetro, controle de acesso e conduta em caso de assalto, devem ser incluídos e detalhados no planejamento estratégico elaborado pela alta gestão da organização.
	A 
	Apenas as afirmativas I, III estão corretas 
	B 
	Apenas as afirmativas II, IV estão corretas 
	C 
	Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas 
	D 
	Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas 
	E 
	As afirmativas I, II, III e IV estão corretas 
Gestão de Operações de Segurança 
Para aplicarmos os ensinamentos dessas duas definições de Carl von Clauzewitz sob a ótica da gestão estratégica, precisamos fazer a analogia com uma nova redação das definições de Tática e Estratégia, sem a conotação bélica e com a terminologia mais apropriada ao atual contexto empresarial. 
“A tática lida com a forma da batalha individual, enquanto a estratégia lida com o seu uso”. 
“A estratégia é o uso dos combates para atingir os objetivos da guerra; portanto, deve fornecer metas para toda a ação militar que corresponda às finalidades da guerra” (Oetinger 2002). 
Fonte: TAMMENHAIN, ANTONIO C. Gestão de Operações
de Segurança, estratégia e tática. 1ª Ed. Curitiba: InterSaberes, 2019 (Capítulo 5). 
De acordo com o texto, assinale V (Verdadeiro) ou F (Falso) nas afirmativas sobre estratégia e tática em gestão empresarial. 
( ). “A estratégia lida com os processos críticos e a tática operacional usa seus resultados para conquistar os objetivos estratégicos do negócio”. 
( ) “A tática operacional lida com os processos críticos e a estratégia usa seus resultados para conquistar os objetivos estratégicos do negócio”. 
( ) “A tática operacional lida com o planejamento da estratégia e determina os objetivos estratégicos do negócio e a estratégia lida com o planejamento dos processos críticos operacionais e determina os objetivos táticos operacionais”. 
( ) “A estratégia é o uso das operações para atingir os objetivos do negócio; portanto, deve fornecer metas para todos os processos críticos que correspondam aos objetivos estratégicos do negócio”.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
	A 
	V – V – V – V 
	B 
	V – V – F – V 
	C 
	F – V – F – V 
	D 
	V – V – F – V 
	E 
	V – V – F – F 
Gestão de Operações de Segurança
A gestão de segurança sempre estará relacionada com altos níveis de responsabilidade e sua complexidade amplia-se de acordo com a dificuldade dos processos críticos de segurança e dos demais processos operacionais, bem como do porte da organização. Para gerir um sistema de segurança, é essencial elaborar o planejamento dos seus processos críticos com uma estrutura organizada por áreas de atuação, de tal modo que exerça controle sobre todas as fontes de risco da organização. (TAMMENHAIN,2019)
Com uma ótica espacial, o livro base da disciplina estabelece uma estrutura fragmentada para as operações de segurança, organizada com os seguintes processos críticos, ordenados com instruções específicas em Procedimentos Estruturados: Controle de Acesso, Segurança de Perímetro, Segurança Interna e Segurança de Operações Externas.
  
Com base na contextualização acima e no livro base da disciplina, correlacione as colunas abaixo e depois assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
 
1 - Procedimentos estruturados
 
2 - Controle de acesso
 
3 - Segurança de perímetro
 
4 - Segurança interna
 
5 - Segurança de operações externas
 
(  ) Processo crítico de segurança com medidas de gestão de risco de ordem tática operacional de identificação, de análise e de avaliação de riscos e contextos operacionais e suas ameaças, externas ao ambiente da organização, estudo e elaboração de cenários em verdadeiras operações de inteligência corporativa.
 
(  ) O gestor de segurança precisa cuidar da integridade desse processo crítico de segurança, em toda a sua extensão, enquanto que o agressor só precisa descobrir e se preocupar em atacar apenas o seu ponto mais fraco.
 
(  ) Facilitam a elaboração do Plano Tático Operacional de Segurança, pois são seu elemento básico, aquele que define os requisitos operacionais de cada processo crítico de segurança e estabelece instruções específicas para a execução de cada tarefa.
 
(  ) A visualização desse processo crítico de segurança fica mais simples se, com uma ótica de gestão operacional, o separarmos em dois principais grupos de atenção: pessoas e veículos.
 
(  ) Processo crítico de segurança que possui como um dos seus componentes, a estruturação de linhas de defesa, de modo que uma linha de defesa só possa ser ameaçada se as anteriores já tiverem sido vencidas.
Nota: 20.0
	
	A
	5, 2, 5, 4, 3
	
	B
	2, 1, 3, 5, 4
	
	C
	5, 3, 4, 2, 1
	
	D
	5, 3, 1, 2, 4
	
	E
	1, 2, 4, 3, 5
Gestão de Operações de Segurança 
Não é difícil ver como os processos de gestão de risco, gestão de crise e gestão de continuidade de negócio se complementam consecutivamente: eles são iniciados com a etapa de prevenção e identificação, análise, avaliação e tratamento dos riscos, para reduzir as probabilidades de concretização dos perigos. Na sequência, com a etapa de reação e as ações de pronta resposta, para limitar os efeitos imediatos de um evento gerador da crise. Depois, com a etapa de estratégias de continuidade e recuperação dos processos críticos interrompidos, para garantir o retorno à normalidade operacional dentro de um tempo tolerável. E, finalmente, quando todos os processos da organização voltam a ser monitorados e guarnecidos pelos processos operacionais da etapa de prevenção.
 
Com base no texto e no livro base da disciplina, analise a figura e assinale a alternativa correta:
 
	
	A
	Na etapa de Gestão de Risco são executados os processos responsáveis pela 
recuperação de processos críticos interrompidos e pelo retorno à normalidade 
operacional após a ocorrência de um incidente.
	
	B
	Na etapa de Gestão de Crise são executados os processos responsáveis pela reação 
de pronta resposta ao incidente gerador da crise, com o objetivo de limitar os efeitos 
imediatos do evento gerador da crise.
	
	C
	Na etapa de Gestão de Continuidade de Negócio são executados os processos de 
identificação, análise, avalição e tratamento de riscos, com o objetivo de reduzir a 
probabilidade de interrupção em processos críticos operacionais.
	
	D
	A principal função da etapa de Gestão de Crise é a execução dos processos 
responsáveis pela recuperação dos processos críticos operacionais interrompidos após 
a concretização do evento gerador da crise.
	
	E
	A principal função da etapa de Gestão de Risco é a execução dos processos 
responsáveis pela redução do impacto imediato do evento gerador da crise, sobre os 
objetivos estratégicos do negócio.
Gestão de Operações de Segurança 
A Constituição Federal de 1988, em seu art. 5º, assegura que, no Brasil, “são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurando o direito à indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação” (Brasil, 1988). (...) Nas atuais atividades de inteligência empresarial competitiva, a espionagem não só é desnecessária como é totalmente condenável e, em geral, tem sido descartada. Espionar o concorrente, utilizando-se de meios ilícitos e até mesmo criminosos não é admissível nos serviços de inteligência empresarial competitiva que se pautarem pela preservação dos padrões éticos e morais.
 
Com base na contextualização acima e no livro base da disciplina, analise os enunciados abaixo e assinale a alternativa correta.
 
I - A busca de informações de valor estratégico no meio externo à organização, sendo realizada sem autorização de acesso a uma fonte primária aberta, pode ser considerada ética e legal.
II - A busca de informações de valor estratégico no meio externo à organização, sendo realizada sem autorização de acesso a uma fonte primária protegida, pode ser considerada ética e legal.
III - A busca de informações de valor estratégico no meio externo à organização, sendo realizada sem autorização de acesso a uma fonte secundária aberta, pode ser considerada ética e legal.
IV - A busca de informações de valor estratégico no meio externo à organização, sendo realizada sem autorização de acesso a uma fonte secundária protegida, pode ser considerada ética e legal.
	
	A
	Apenas as afirmativas I, III estão corretas
	
	B
	Apenas as afirmativas II, IV estão corretas
	
	C
	Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas
	
	D
	Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas
	
	E
	As afirmativas I, II, III e IV estão corretas

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando