Buscar

DISCURSIVA - DIREITO CIVIL - CONTRATOS

Prévia do material em texto

VÍCIOS REDIBITÓRIOS: CONCEITO E APLICABILIDADE
No que se refere aos vícios redibitórios, podemos conceitua-los como defeitos ocultos que acompanham determinada coisa/objeto, as quais foram recebidas por meio de um contrato bilateral, onerosos e comutativos. Esses vícios/defeitos devem tornar a coisa imprópria para o uso a que se destina, ou, ainda, diminuir seu valor perante ao que foi incialmente contratado pelo adquirente. Portanto, os vícios redibitórios existem sobre a coisa e não sobre o adquirente, caso em que estaríamos diante de erro (vício no negócio jurídico). 
No âmbito do Código Civil/02, temos que os vícios redibitórios são abordados de forma menos rigorosa que no Código de Defesa do Consumidor (CDC), uma vez que o CC disciplina apenas no sentido da existência de vícios ocultos, enquanto o CDC abarca tanto os casos de defeitos ocultos quanto defeitos aparentes. Assim, verifica-se que a aplicação do CDC é, em regra, mais vantajosa. 
Desta forma, para que seja reconhecido e existência de vício redibitório, é necessário que haja vício oculto desconhecido por parte do adquirente, deve macular a coisa a ponto de não permitir o seu bom uso e deve existir em prazo hábil (durante o contrato). Assim, ao tomar conhecimento do vício, o adquirente poderá pedir a rescisão do contrato e, consequentemente, exigir a devolução do valor já pago, valendo-se de uma ação redibitória, ou, ainda, permanecer com a coisa e exigir que seja feito abatimento proporcional no preço, por meio de uma ação estimatória. 
Por fim, é importante ressaltar que a cláusula de garantia, existente em todos os contratos, ainda que implicitamente, pode expressamente ser diminuída, aumentada ou renunciada, levando-se em conta os princípios vigentes naquele ato. Além disso, no que refere ao tempo para reclamação dos vícios redibitórios é de 30 ou 180 dias para bens móveis (a depender da natureza do vício) e de um ano para os bens imóveis, sendo que em ambos o prazo inicia sua contagem a partir do descobrimento do vício.

Continue navegando

Outros materiais