Buscar

Trabalho_Pericias_tecnicas

Prévia do material em texto

Jocieli Francisco da Silva
Perícias Técnicas em Insalubridade e Periculosidade (NPG2120)
Resenha a ser realizada com base em texto previamente fornecido.
PERÍCIA JUDICIAL DO TRABALHO - INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE 
Rodrigo Alexandre Ferreira 
Alexei Barban do Patrocínio
	O artigo tem como objetivo obter informações em relação ao processo de periciais judiciais gratuitas no estado de São Paulo, descrevendo como ocorre o processo, seu significado e as atividades que o compõem. 
	Os autores fizeram um levantamento através de pesquisas e leituras sobre o assunto e uma entrevista com um advogado trabalhista e previdenciário, técnico em segurança do trabalho e especialista em perícia judicial do trabalho, abordando quais as principais atividades devem ser realizadas para elaboração de prova de pericia em relação a insalubridade e periculosidade. 
	Como resultado os autores constataram que alguns peritos têm dificuldades em aplicar e interpretar conceitos das normas regulamentadoras que norteiam a insalubridade, a periculosidade e a higiene ocupacional da Fundacentro. ´
No que tange a assistência jurídica gratuita, quando o beneficiário perde a ação e alega não ter fundos para arcar com os honorários periciais a dívida passa a ser da União. No novo Código do processo Civil (Lei nº 13.105/2015), artigo 99, foi incluída a cláusula que permite a solicitação de apenas uma simples petição. 
Acredita-se que essa alteração realizada na CLT fará com o que os advogados se atenham mais aos processo antes de solicitação de perícias, verificando a real necessidade e evitando assim prejuízos jurídicos às empresas, uma vez que, se o cliente perder a ação o valor a ser pago serão abatidos dos créditos da ação e dos honorários dos advogados. Além disso, foi estabelecido um limite máximo de honorários periciais e a possibilidade de o juiz determinar o seu parcelamento. 
Outra situação que embaraçosa nas ações trabalhistas é a elaboração do laudo pericial. A nova alteração abrange também esse campo trazendo informações do que deve conter em um laudo. Além disso, deve haver concordância do assistente técnico =e do perito em relação ao laudo, pois caso o juiz tenha alguma dúvida ele pode solicitar a presença de um deles à audiência para esclarecimentos. 
Como conclusão os autores relatam que há uma uma importância muito significativa na qualificação dos peritos e assistentes técnicos para garantir a qualidade dos laudos periciais. No que tange ao perito judicial é fundamental que ele tenha aptidão técnica, experiencia e confiança em seu trabalho, especialmente para identificar, categorizar e classificar os ambientes insalubres e periculosos. 
FALTA: Reflexão em relação ao texto........................