Buscar

Estudo Caso Apple Inc

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM CONSULTORIA EMPRESARIAL
Resenha Crítica de Caso 
Rodrigo Alexandre Matos Chaves
Trabalho da disciplina Marketing 
Estratégico e Inteligência Competitiva
Tutor: Prof. Antônio Luís Draque Penso
Betim/MG 
2019
A APPLE INC. EM 2012 
Referência: 
YOFFIE, David B. ROSSANO, Penelope. A Apple Inc. em 2012. Harvard Business School, Agosto 2012. Disponível em: http://pos.estacio.webaula.com.br/Biblioteca/Acervo/Basico/PG0003/Biblioteca_44578/Biblioteca_44578.pdf . Acesso em: 14 de Agosto de 2019.
O caso em estudo trata da empresa Apple, que tem Steve Jobs como sua maior lenda, devido a transformação que fez na instituição, levando-a de uma empresa à beira da falência, a uma das empresas mais lucrativas e reconhecidas do mundo tecnológico.
Na década de 80, quando foi criada por Steve Jobs e Steve Woznjak, a empresa recebeu o nome de “Apple Computer”, tendo como foco principal os computadores pessoais até 1996. Apesar de ter se tornado referência rapidamente, no final dos anos 80, a Apple quase abriu falência, o que foi impedido graças à ação de Steve Jobs, transformando a Apple Computer em Apple Inc., passando a atender as necessidades das pessoas não só com computadores, mas também com outros produtos tecnológicos.
Em 2011, Jobs faleceu tragicamente devido a um câncer. Muitos se perguntavam se a empresa continuaria se desenvolvendo. Isso se confirmou em 2012, quando se tornou a empresa de maior valor no mercado, sendo assumida por Cook, antigo diretor operacional.
Antes de Jobs, a Apple havia crescido rapidamente, e tinha 60 milhões de ações negociadas em bolsa em 1985. Afim de buscar desenvolvimento internacional, Michael Spindler foi nomeado CEO em 1993. Seu foco era o mercado Chinês. Mesmo com a tentativa de se desenvolver internacionalmente, a empresa declarou prejuízo de U$ 69 milhões de dólares e muitas demissões.
Jobs, que havia saído da Apple e fundado a Next, após ter a empresa comprada pela Apple, voltou à empresa e assumiu como CEO em 1997. A partir de
 então, a empresa teve uma enorme evolução, tendo seu capital avaliado em U$ 8 Bilhões de dólares em 2004, e U$ 75 bilhões de dólares em 2009. Mesmo após a renúncia ao cargo e morte de Jobs, a empresa continuou a crescer e passou de U$ 75 bilhões para U$ 600 bilhões de dólares em 2013.
Em 2007 foi lançado o Iphone, que revolucionou a linha telefônica com sua tela sensível ao toque. A primeira geração vendeu aproximadamente 6 milhões de unidades.
Em 2009 a Apple se tornou a pioneira em computadores pessoais, com uma nova categoria de subprodutos de notebook, que teve venda superior a 40 milhões no mundo todo.
Nos dias atuais, a Apple é uma das maiores e mais admiradas empresas do mundo. Isso se dá pela sua ampla capacidade de inovar e criar produtos de acordo com as necessidades individuais das pessoas. Isso lhe permite manter-se competitiva e líder em um mercado tão competitivo como é o tecnológico.
1
3
2

Continue navegando