Buscar

RESUMO CITAÇÃO processo civil


Continue navegando


Prévia do material em texto

RECORDANDO:
	Na citação pelo Correio conta-se o prazo da resposta (contestação) a partir da juntada aos autos do AR (aviso de recebimento) – (Art. 231, I, CPC).
	Na citação por oficial de justiça, a partir da juntada aos autos do mandado cumprido (Art. 231, II, CPC).
	Quando houver vários réus, da data da juntada aos autos do último aviso de recebimento ou mandado devidamente cumprido (Art. 241, III, CPC).
****Observar o contido nos artigos 180 e 229 (cuidar § 2º) do CPC. JAMAIS ESQUECER.
	Quando o ato se realizar em cumprimento de carta de ordem, precatória ou rogatória, da data de sua juntada aos autos devidamente cumprida (Art. 231, IV, CPC).
	Quando a citação for por edital, finda a dilação assinada pelo juiz (Art. 231, V, CPC).
Se o requerido não oferecer contestação presume-se que aceitou como verdadeiros os fatos alegados na inicial, devendo então o juiz proferir sentença em 5 (cinco) dias (Art. 307 CPC). 
*Art. 307 CPC. Não sendo contestado o pedido, os fatos alegados pelo autor presumir-se-ão aceitos pelo réu como ocorridos, caso em que o juiz decidirá dentro em 5 (cinco) dias.
*Art. 334 CPC. Se a petição inicial preencher os requisitos essenciais e não for o caso de improcedência liminar do pedido, o juiz designará audiência de conciliação ou de mediação com antecedência mínima de 30 (trinta) dias, devendo ser citado o réu com pelo menos 20 (vinte) dias de antecedência.
Estando em termos a petição inicial, o juiz a despachará, ordenando a citação do réu, para responder; do mandado constará que, não sendo contestada a ação, se presumirão aceitos pelo réu, como verdadeiros, os fatos articulados pelo autor.
*Art. 344 CPC. Se o réu não contestar a ação, será considerado revel e presumir-se-ão verdadeiras as alegações de fato formuladas pelo autor.
Sendo oferecida contestação será designada audiência, se necessária, para a apuração dos fatos, com oitiva das partes e testemunhas, bem como realização dos debates, podendo ser tentada a conciliação a qualquer tempo (Art. 139, V, CPC).
*Recordando: Art. 840 CC. É lícito aos interessados prevenirem ou terminarem o litígio mediante concessões mútuas.
Da sentença cabe apelação.