Logo Passei Direto
Buscar

Contexto Histórico-Filosófico (19582) Avaliação Final (Objetiva)

User badge image
Jhon Liniker

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Existem várias maneiras de conceber a educação com os múltiplos campos e abordagens da filosofia. A filosofia da educação pode ser entendida, em uma de suas concepções, não como uma disciplina acadêmica, mas como uma teoria educacional normativa que unifica a pedagogia, o currículo, a teoria da aprendizagem e o propósito da educação e se baseia em pressupostos metafísicos, epistemológicos e axiológicos específicos. Essas teorias também são chamadas de filosofias educacionais. Entre as diversas abordagens filosóficas educacionais, podemos destacar o Perenialismo, o Essencialismo, o Progressismo e o Reconstrucionismo. Sobre a abordagem educacional perenialista, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Como os detalhes dos fatos mudam constantemente, eles não podem ser os mais importantes, portanto, deve-se ensinar princípios, não fatos; e como as pessoas são humanas, deve-se ensinar primeiro sobre os seres humanos, não sobre máquinas ou técnicas.
II- Os perenialistas acreditam que se deve ensinar as coisas que se considera de eterna importância para todas as pessoas em todos os lugares.
A As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
B A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
C A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
D As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

A reforma Pombalina é um dos mais importantes marcos na história da Educação Brasileira. Esta reforma ocorre na segunda metade do século XVIII, iniciando em Portugal e se estendendo para terras brasileiras, então colônia portuguesa.
Sobre a Reforma Pombalina, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Foram transformações político-sociais implementadas por José Sebastião de Carvalho Mello, que era conselheiro do rei D. José I.
( ) Era explícita, nas propostas da reforma, o seu caráter escolástico, pois tinham fundamentos em Tomás de Aquino e uma defesa do estado vinculado à fé e à razão.
( ) Foi instituído que as reduções não fossem mais comandadas por religiosos, substituindo estes por funcionários do Estado.
( ) Foi a partir de Pedro Vinícios Pombal, um intelectual e padre da Ordem do Oratório, que tais reformas aconteceram, iniciando um ruptura com a Companhia de Jesus e com outras ordens católicas.
a) F - V - F - V.
b) V - V - F - F.
c) F - F - V - V.
d) V - F - V - F.

Não havia um sistema pedagógico formal estabelecido para a educação na Roma Antiga, mas somente um punhado de conhecimentos e saberes que eram agrupados de forma linear. A transmissão desses conhecimentos ocorria de formas diversas, segundo a condição social dos indivíduos.
Com relação às características da educação romana na Antiguidade, analise as seguintes sentenças:
I- As famílias da elite romana traziam professores gregos para educarem seus filhos, estes professores, ainda que em condição de escravos, eram reconhecidos como importantes para as famílias.
II- O educador Quintiliano teve destaque na escola de retórica em Roma, defendendo princípios como o de que a leitura e a escrita deveriam ser aprendidas separadamente.
III- A vida intelectual romana foi bastante prolífica, como podemos identificar nas obras de Plotino, que recuperou as ideias de Platão e influenciou várias tradições de pensamento posteriores.
IV- Uma das principais funções educacionais na Roma Antiga era a formação de um tribuno, por isso existiram várias Escolas de Retórica que ensinavam os homens da elite a falar bem no Senado.
A As sentenças I e II estão corretas.
B As sentenças I, III e IV estão corretas.
C As sentenças II e III estão corretas.
D As sentenças II e IV estão corretas.

A História da Educação Brasileira pós-descobrimento inicia-se com a chegada dos primeiros jesuítas. Estes religiosos da Companhia de Jesus chegaram ao Brasil com o objetivo de converter os índios ao cristianismo.
Sobre as estratégias utilizadas pelos jesuítas na conversão dos nativos ao cristianismo, analise as seguintes sentenças:
I- Eles tentavam conquistar a confiança do chefe da tribo, para, em seguida, desmascarar o pajé, que para os jesuítas era o principal problema na conversão, pois o pajé representava os hábitos religiosos e culturais ancestrais da tribo.
II- Os padres procuravam efetuar a interação entre os filhos dos colonos e os filhos dos indígenas.
III- Além de entregarem presentes aos índios, os jesuítas ofereciam moradia nas casas onde eram realizadas as cerimônias cristãs. Através desse incentivo, muitos nativos aceitavam a catequização.
IV- As estratégias mais comuns utilizadas pelos jesuítas estavam relacionadas à questão cultural; além disso, os jesuítas utilizaram a Reforma Protestante como inspiração para concretizar suas ideias.
a) As sentenças I e IV estão corretas.
b) As sentenças I e II estão corretas.
c) As sentenças II e III estão corretas.
d) As sentenças II e IV estão corretas.

Com relação ao contexto histórico entre os séculos XIII e XIX, pode-se afirmar que a Revolução Industrial foi marcada pela produção capitalista, que introduziu a máquina a vapor, a modernização dos métodos de produção, desintegrou costumes e introduziu novas formas de organização da vida social.
Sobre a transformação da Revolução Industrial e o contexto educacional, classifique V para as sentenças verdadeiras F para as falsas:
( ) A formação necessária à preparação do trabalhador da indústria solicitava a realização em escola técnica, na qual o aluno aprende as rotinas industriais, até ser capaz de atuar como técnico qualificado para determinada função.
( ) O crescimento demográfico das cidades sem a devida infraestrutura básica favoreceu a formação de cortiços e favelas, o aumento das condições degradantes de vida, da prostituição, suicídio, alcoolismo, violência e epidemias.
( ) As manifestações de revolta dos trabalhadores foram da destruição das máquinas, sabotagem, explosão de algumas oficinas, formação de sindicatos, produziram jornais e literatura, exercendo a crítica à sociedade capitalista.
( ) Com o incremento da produção industrial de vários objetos fabricados, o aprendizado para o ingresso em uma indústria passa a ser realizado em corporações, nas quais aprendizes aprendiam com mestres mais antigos no ofício, até que se especializavam e, deixando de ser aprendizes, se tornavam oficiais e, posteriormente, mestres.
a) F - F - V - V.
b) F - V - F - V.
c) V - V - V - F.
d) V - F - V - F.

Um dos capítulos interessantes da influência da Revolução Industrial no processo de educação no Ocidente foi a denominada Educação Técnica, pois a capacitação intelectual avança de modo ininterrupto nos últimos 200 anos, quando se trata de um declínio das ocupações única e exclusivamente braçais para um processo produtivo cada vez mais automatizado.
Sobre o ensino técnico no Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O conhecimento, passado pelos profissionais mais antigos aos mais jovens, sem passar pela escola, perde espaço em um mercado de trabalho competitivo e que exige a excelência na qualidade dos produtos.
( ) O ensino técnico no Brasil possui uma grande importância, mesmo por vezes não reconhecida, ele se iniciou ainda no século XIX, com instituições em diversos pontos do país.
( ) As escolas técnicas foram renomeadas como CONETs - Coordenação Nacional de Educação Tecnológica -, que atualmente se transformaram nas Universidades Estaduais Tecnológicas (UET).
( ) Uma das principais instituições era o Liceu de Artes e Ofícios, da capital de São Paulo. O Governo Federal começou a fundar escolas agrícolas para formar técnicos agropecuários, como também as escolas técnicas federais, para formar técnicos industriais.
a) F - F - F - V.
b) V - F - V - V.
c) V - V - F - F.
d) V - V - F - V

A base do pensamento da filosofia platônica reside na Teoria dos Dois Mundos. Para explicar o processo do conhecimento, Platão recorre à alegoria do Mito da Caverna.
Nesse contexto, analise as sentenças a seguir:
I- O mundo das ideias é uma realidade exclusiva do pensamento e do plano ideal absoluto.
II- Para Platão, o mundo das ideias é uma cópia perfeita do mundo material e físico.
III- De acordo com o Mito da Caverna, o interior da caverna significa a falta de conhecimento.
a) As sentenças II e III estão corretas.
b) Somente a sentença II está correta.
c) Somente a sentença I está correta.
d) As sentenças I e III estão corretas.

(ENADE, 2008) Qual a contribuição da disciplina Filosofia da Educação para a formação do educador?
a) Reunir informações sobre a existência humana para orientar a forma de organizar sua vida privada.
b) Ajudar o professor a identificar e interrogar os valores que estão subjacentes à ação e às concepções do humano.
c) Atender à necessidade de organização do pensamento com vistas a um melhor desempenho didático-pedagógico.
d) Dominar o conhecimento historicamente produzido pela humanidade, visando a uma cultura erudita.

(ENADE, 2005) Uma teoria pedagógica é um conjunto de saberes sobre as questões principais da Pedagogia: Para que educar? O que significa ensinar e aprender? Como fazê-lo? Uma teoria pedagógica crítica se caracteriza pela:
a) rejeição aos métodos didáticos que simplificam a capacidade de alunos e de professores.
b) aceitação de diferentes propostas sobre o significado do ensinar e do aprender.
c) instrumentalização eficiente do ensinar e do aprender.
d) problematização dos pressupostos filosóficos e sociopolíticos do fazer pedagógico.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Existem várias maneiras de conceber a educação com os múltiplos campos e abordagens da filosofia. A filosofia da educação pode ser entendida, em uma de suas concepções, não como uma disciplina acadêmica, mas como uma teoria educacional normativa que unifica a pedagogia, o currículo, a teoria da aprendizagem e o propósito da educação e se baseia em pressupostos metafísicos, epistemológicos e axiológicos específicos. Essas teorias também são chamadas de filosofias educacionais. Entre as diversas abordagens filosóficas educacionais, podemos destacar o Perenialismo, o Essencialismo, o Progressismo e o Reconstrucionismo. Sobre a abordagem educacional perenialista, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Como os detalhes dos fatos mudam constantemente, eles não podem ser os mais importantes, portanto, deve-se ensinar princípios, não fatos; e como as pessoas são humanas, deve-se ensinar primeiro sobre os seres humanos, não sobre máquinas ou técnicas.
II- Os perenialistas acreditam que se deve ensinar as coisas que se considera de eterna importância para todas as pessoas em todos os lugares.
A As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
B A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
C A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
D As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

A reforma Pombalina é um dos mais importantes marcos na história da Educação Brasileira. Esta reforma ocorre na segunda metade do século XVIII, iniciando em Portugal e se estendendo para terras brasileiras, então colônia portuguesa.
Sobre a Reforma Pombalina, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Foram transformações político-sociais implementadas por José Sebastião de Carvalho Mello, que era conselheiro do rei D. José I.
( ) Era explícita, nas propostas da reforma, o seu caráter escolástico, pois tinham fundamentos em Tomás de Aquino e uma defesa do estado vinculado à fé e à razão.
( ) Foi instituído que as reduções não fossem mais comandadas por religiosos, substituindo estes por funcionários do Estado.
( ) Foi a partir de Pedro Vinícios Pombal, um intelectual e padre da Ordem do Oratório, que tais reformas aconteceram, iniciando um ruptura com a Companhia de Jesus e com outras ordens católicas.
a) F - V - F - V.
b) V - V - F - F.
c) F - F - V - V.
d) V - F - V - F.

Não havia um sistema pedagógico formal estabelecido para a educação na Roma Antiga, mas somente um punhado de conhecimentos e saberes que eram agrupados de forma linear. A transmissão desses conhecimentos ocorria de formas diversas, segundo a condição social dos indivíduos.
Com relação às características da educação romana na Antiguidade, analise as seguintes sentenças:
I- As famílias da elite romana traziam professores gregos para educarem seus filhos, estes professores, ainda que em condição de escravos, eram reconhecidos como importantes para as famílias.
II- O educador Quintiliano teve destaque na escola de retórica em Roma, defendendo princípios como o de que a leitura e a escrita deveriam ser aprendidas separadamente.
III- A vida intelectual romana foi bastante prolífica, como podemos identificar nas obras de Plotino, que recuperou as ideias de Platão e influenciou várias tradições de pensamento posteriores.
IV- Uma das principais funções educacionais na Roma Antiga era a formação de um tribuno, por isso existiram várias Escolas de Retórica que ensinavam os homens da elite a falar bem no Senado.
A As sentenças I e II estão corretas.
B As sentenças I, III e IV estão corretas.
C As sentenças II e III estão corretas.
D As sentenças II e IV estão corretas.

A História da Educação Brasileira pós-descobrimento inicia-se com a chegada dos primeiros jesuítas. Estes religiosos da Companhia de Jesus chegaram ao Brasil com o objetivo de converter os índios ao cristianismo.
Sobre as estratégias utilizadas pelos jesuítas na conversão dos nativos ao cristianismo, analise as seguintes sentenças:
I- Eles tentavam conquistar a confiança do chefe da tribo, para, em seguida, desmascarar o pajé, que para os jesuítas era o principal problema na conversão, pois o pajé representava os hábitos religiosos e culturais ancestrais da tribo.
II- Os padres procuravam efetuar a interação entre os filhos dos colonos e os filhos dos indígenas.
III- Além de entregarem presentes aos índios, os jesuítas ofereciam moradia nas casas onde eram realizadas as cerimônias cristãs. Através desse incentivo, muitos nativos aceitavam a catequização.
IV- As estratégias mais comuns utilizadas pelos jesuítas estavam relacionadas à questão cultural; além disso, os jesuítas utilizaram a Reforma Protestante como inspiração para concretizar suas ideias.
a) As sentenças I e IV estão corretas.
b) As sentenças I e II estão corretas.
c) As sentenças II e III estão corretas.
d) As sentenças II e IV estão corretas.

Com relação ao contexto histórico entre os séculos XIII e XIX, pode-se afirmar que a Revolução Industrial foi marcada pela produção capitalista, que introduziu a máquina a vapor, a modernização dos métodos de produção, desintegrou costumes e introduziu novas formas de organização da vida social.
Sobre a transformação da Revolução Industrial e o contexto educacional, classifique V para as sentenças verdadeiras F para as falsas:
( ) A formação necessária à preparação do trabalhador da indústria solicitava a realização em escola técnica, na qual o aluno aprende as rotinas industriais, até ser capaz de atuar como técnico qualificado para determinada função.
( ) O crescimento demográfico das cidades sem a devida infraestrutura básica favoreceu a formação de cortiços e favelas, o aumento das condições degradantes de vida, da prostituição, suicídio, alcoolismo, violência e epidemias.
( ) As manifestações de revolta dos trabalhadores foram da destruição das máquinas, sabotagem, explosão de algumas oficinas, formação de sindicatos, produziram jornais e literatura, exercendo a crítica à sociedade capitalista.
( ) Com o incremento da produção industrial de vários objetos fabricados, o aprendizado para o ingresso em uma indústria passa a ser realizado em corporações, nas quais aprendizes aprendiam com mestres mais antigos no ofício, até que se especializavam e, deixando de ser aprendizes, se tornavam oficiais e, posteriormente, mestres.
a) F - F - V - V.
b) F - V - F - V.
c) V - V - V - F.
d) V - F - V - F.

Um dos capítulos interessantes da influência da Revolução Industrial no processo de educação no Ocidente foi a denominada Educação Técnica, pois a capacitação intelectual avança de modo ininterrupto nos últimos 200 anos, quando se trata de um declínio das ocupações única e exclusivamente braçais para um processo produtivo cada vez mais automatizado.
Sobre o ensino técnico no Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O conhecimento, passado pelos profissionais mais antigos aos mais jovens, sem passar pela escola, perde espaço em um mercado de trabalho competitivo e que exige a excelência na qualidade dos produtos.
( ) O ensino técnico no Brasil possui uma grande importância, mesmo por vezes não reconhecida, ele se iniciou ainda no século XIX, com instituições em diversos pontos do país.
( ) As escolas técnicas foram renomeadas como CONETs - Coordenação Nacional de Educação Tecnológica -, que atualmente se transformaram nas Universidades Estaduais Tecnológicas (UET).
( ) Uma das principais instituições era o Liceu de Artes e Ofícios, da capital de São Paulo. O Governo Federal começou a fundar escolas agrícolas para formar técnicos agropecuários, como também as escolas técnicas federais, para formar técnicos industriais.
a) F - F - F - V.
b) V - F - V - V.
c) V - V - F - F.
d) V - V - F - V

A base do pensamento da filosofia platônica reside na Teoria dos Dois Mundos. Para explicar o processo do conhecimento, Platão recorre à alegoria do Mito da Caverna.
Nesse contexto, analise as sentenças a seguir:
I- O mundo das ideias é uma realidade exclusiva do pensamento e do plano ideal absoluto.
II- Para Platão, o mundo das ideias é uma cópia perfeita do mundo material e físico.
III- De acordo com o Mito da Caverna, o interior da caverna significa a falta de conhecimento.
a) As sentenças II e III estão corretas.
b) Somente a sentença II está correta.
c) Somente a sentença I está correta.
d) As sentenças I e III estão corretas.

(ENADE, 2008) Qual a contribuição da disciplina Filosofia da Educação para a formação do educador?
a) Reunir informações sobre a existência humana para orientar a forma de organizar sua vida privada.
b) Ajudar o professor a identificar e interrogar os valores que estão subjacentes à ação e às concepções do humano.
c) Atender à necessidade de organização do pensamento com vistas a um melhor desempenho didático-pedagógico.
d) Dominar o conhecimento historicamente produzido pela humanidade, visando a uma cultura erudita.

(ENADE, 2005) Uma teoria pedagógica é um conjunto de saberes sobre as questões principais da Pedagogia: Para que educar? O que significa ensinar e aprender? Como fazê-lo? Uma teoria pedagógica crítica se caracteriza pela:
a) rejeição aos métodos didáticos que simplificam a capacidade de alunos e de professores.
b) aceitação de diferentes propostas sobre o significado do ensinar e do aprender.
c) instrumentalização eficiente do ensinar e do aprender.
d) problematização dos pressupostos filosóficos e sociopolíticos do fazer pedagógico.

Prévia do material em texto

10/03/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=QkVGMDU1OA==&action2=MTk1ODI=&action3=NDYw… 1/5
Acadêmico: Jhon Liniquer Teles de Andrade (1913012)
Disciplina: Contexto Histórico-Filosófico (19582)
Avaliação: Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:460480) ( peso.:3,00)
Prova: 13686843
Nota da Prova: 6,00
Legenda: Resposta Certa Sua Resposta Errada 
1. Existem várias maneiras de conceber a educação com os múltiplos campos e abordagens da filosofia. A filosofia
da educação pode ser entendida, em uma de suas concepções, não como uma disciplina acadêmica, mas como
uma teoria educacional normativa que unifica a pedagogia, o currículo, a teoria da aprendizagem e o propósito da
educação e se baseia em pressupostos metafísicos, epistemológicos e axiológicos específicos. Essas teorias
também são chamadas de filosofias educacionais. Entre as diversas abordagens filosóficas educacionais,
podemos destacar o Perenialismo, o Essencialismo, o Progressismo e o Reconstrucionismo. Sobre a abordagem
educacional perenialista, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Como os detalhes dos fatos mudam constantemente, eles não podem ser os mais importantes, portanto, deve-se
ensinar princípios, não fatos; e como as pessoas são humanas, deve-se ensinar primeiro sobre os seres humanos,
não sobre máquinas ou técnicas.
PORQUE
II- Os perenialistas acreditam que se deve ensinar as coisas que se considera de eterna importância para todas as
pessoas em todos os lugares.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
 b) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
 c) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
 d) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
2. Dentre as abordagens filosóficas educacionais, prevalecem o Perenialismo, o Essencialismo, o Progressismo e o
Reconstrucionismo. Essas filosofias educacionais fornecem elementos essenciais do que se deve ensinar e são
fundamentais no que diz respeito aos componentes curriculares escolares. Sobre o Perenialismo, assinale a
alternativa CORRETA:
 a) O cultivo do intelecto é a mais alta prioridade de uma educação que vale a pena, o currículo exigente centra-se
na obtenção de alfabetização cultural, enfatizando o crescimento dos alunos em disciplinas duradouras.
 b) A filosofia da educação perenialista foi estabelecida na América desde meados dos anos de 1920 até meados
dos anos 1950, e John Dewey foi seu principal proponente.
 c) A aprendizagem está enraizada nas questões dos alunos que surgem ao experimentar o mundo, é ativa, não
passiva, e o aluno é um solucionador de problemas e pensador que faz sentido através de sua experiência
individual.
 d) O objetivo da educação é facilitar um processo crítico de construção do conhecimento e estimular a autonomia
e o desenvolvimento pessoal do aluno na cidadania.

10/03/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=QkVGMDU1OA==&action2=MTk1ODI=&action3=NDYw… 2/5
3. A reforma Pombalina é um dos mais importantes marcos na história da Educação Brasileira. Esta reforma ocorre
na segunda metade do século XVIII, iniciando em Portugal e se estendendo para terras brasileiras, então colônia
portuguesa. Sobre a Reforma Pombalina, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Foram transformações político-sociais implementadas por José Sebastião de Carvalho Mello, que era
conselheiro do rei D. José I.
( ) Era explícita, nas propostas da reforma, o seu caráter escolástico, pois tinham fundamentos em Tomás de
Aquino e uma defesa do estado vinculado à fé e à razão.
( ) Foi instituído que as reduções não fossem mais comandadas por religiosos, substituindo estes por
funcionários do Estado.
( ) Foi a partir de Pedro Vinícios Pombal, um intelectual e padre da Ordem do Oratório, que tais reformas
aconteceram, iniciando um ruptura com a Companhia de Jesus e com outras ordens católicas. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) V - V - F - F.
 b) V - F - V - F.
 c) F - V - F - V.
 d) F - F - V - V.
4. Não havia um sistema pedagógico formal estabelecido para a educação na Roma Antiga, mas somente um
punhado de conhecimentos e saberes que eram agrupados de forma linear. A transmissão desses conhecimentos
ocorria de formas diversas, segundo a condição social dos indivíduos. Com relação às características da educação
romana na Antiguidade, analise as seguintes sentenças:
I- As famílias da elite romana traziam professores gregos para educarem seus filhos, estes professores, ainda que
em condição de escravos, eram reconhecidos como importantes para as famílias.
II- O educador Quintiliano teve destaque na escola de retórica em Roma, defendendo princípios como o de que a
leitura e a escrita deveriam ser aprendidas separadamente.
III- A vida intelectual romana foi bastante prolífica, como podemos identificar nas obras de Plotino, que recuperou
as ideias de Platão e influenciou várias tradições de pensamento posteriores.
IV- Uma das principais funções educacionais na Roma Antiga era a formação de um tribuno, por isso existiram
várias Escolas de Retórica que ensinavam os homens da elite a falar bem no Senado.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças II e III estão corretas.
 b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
 c) As sentenças I e II estão corretas.
 d) As sentenças II e IV estão corretas.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns. você acertou!
10/03/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=QkVGMDU1OA==&action2=MTk1ODI=&action3=NDYw… 3/5
5. A compreensão da situação atual do sistema educacional brasileiro se torna mais clarificada se conhecermos o
contexto histórico, determinações e processos que ocorreram no desenvolvimento do Brasil. Problemas no cenário
social, político e filosófico já se apresentavam na transição da época colonial para a época imperial, e neste último
se difundiram de fato. O conhecimento destes fatores lança luz sobre a atualidade da educação brasileira. Sobre
os fundamentos histórico-filosóficos da educação na época imperial do Brasil, classifique V para as sentenças
verdadeiras e F para as falsas:
( ) No Brasil Império não havia exigência de conclusão do ensino, nem a necessidade para se passar de fases,
ou seja, poderia acessar-se o ensino secundário sem concluir o elementar.
( ) A primeira lei aprovada sobre instrução pública nacional do Império Brasileiro estabelecia que em todas os
lugares populosos haveria escolas de primeiras letras.
( ) Já na Constituição do Brasil, de 1824, os conteúdos das disciplinas a serem ministradas não mencionam mais
os princípios da moral cristã e da religião católica, revelando uma tendência ao Estado Laico.
( ) Um Ato Adicional , 1835, instituiu as Escolas Normais com o objetivo de formar docentes, contudo somente a
população elitizada tinha de fato acesso, além disso poucos conseguiam ingressar no ensino superior, mantendo
esta camada da população como dirigente social.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) F - F - V - V.
 b) V - F - V - F.
 c) F - V - F - V.
 d) V - V - F - V.
6. Por antiguidade oriental, muitos historiadores compreendem um tempo e um espaço geográfico ocupado por
civilizações, como os egípcios, persas, fenícios e mesopotâmicos. Sobre a educação na antiguidade oriental,
classifique V para as sentenças verdadeirase F para as falsas:
( ) A influência hebraica para a civilização ocidental é incomensurável, por ser ela a base para as religiões
monoteístas judaica, cristã e islâmica.
( ) Os mesopotâmicos desenvolveram um tipo de escrita denominada escrita cuneiforme.
( ) A palavra mesopotâmia quer dizer "terra entre rios".
( ) O faraó era a principal autoridade política mesopotâmica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) V - V - V - F.
 b) F - V - F - F.
 c) F - F - V - V.
 d) V - F - F - V.
7. A História da Educação Brasileira pós-descobrimento inicia-se com a chegada dos primeiros jesuítas. Estes
religiosos da Companhia de Jesus chegaram ao Brasil com o objetivo de converter os índios ao cristianismo. Sobre
as estratégias utilizadas pelos jesuítas na conversão dos nativos ao cristianismo, analise as seguintes sentenças: 
I- Eles tentavam conquistar a confiança do chefe da tribo, para, em seguida, desmascarar o pajé, que para os
jesuítas era o principal problema na conversão, pois o pajé representava os hábitos religiosos e culturais ancestrais
da tribo. 
II- Os padres procuravam efetuar a interação entre os filhos dos colonos e os filhos dos indígenas.
III- Além de entregarem presentes aos índios, os jesuítas ofereciam moradia nas casas onde eram realizadas as
cerimônias cristãs. Através desse incentivo, muitos nativos aceitavam a catequização. 
IV- As estratégias mais comuns utilizadas pelos jesuítas estavam relacionadas à questão cultural; além disso, os
jesuítas utilizaram a Reforma Protestante como inspiração para concretizar suas ideias. 
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças I e IV estão corretas.
 b) As sentenças I e II estão corretas.
 c) As sentenças II e III estão corretas.
 d) As sentenças II e IV estão corretas.
10/03/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=QkVGMDU1OA==&action2=MTk1ODI=&action3=NDYw… 4/5
8. Com relação ao contexto histórico entre os séculos XIII e XIX, pode-se afirmar que a Revolução Industrial foi
marcada pela produção capitalista, que introduziu a máquina a vapor, a modernização dos métodos de produção,
desintegrou costumes e introduziu novas formas de organização da vida social. Por outro lado, ocorreu a transição
da produção artesanal para a manufatureira e desta para a produção fabril, a migração do campo para a cidade,
entre outras mudanças que tiveram efeito direto no contexto educacional. Sobre a transformação da Revolução
Industrial e o contexto educacional, classifique V para as sentenças verdadeiras F para as falsas:
( ) A formação necessária à preparação do trabalhador da indústria solicitava a realização em escola técnica, na
qual o aluno aprende as rotinas industriais, até ser capaz de atuar como técnico qualificado para determinada
função.
( ) O crescimento demográfico das cidades sem a devida infraestrutura básica favoreceu a formação de cortiços
e favelas, o aumento das condições degradantes de vida, da prostituição, suicídio, alcoolismo, violência e
epidemias.
( ) As manifestações de revolta dos trabalhadores foram da destruição das máquinas, sabotagem, explosão de
algumas oficinas, formação de sindicatos, produziram jornais e literatura, exercendo a crítica à sociedade
capitalista.
( ) Com o incremento da produção industrial de vários objetos fabricados, o aprendizado para o ingresso em uma
indústria passa a ser realizado em corporações, nas quais aprendizes aprendiam com mestres mais antigos no
ofício, até que se especializavam e, deixando de ser aprendizes, se tornavam oficiais e, posteriormente, mestres.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) V - V - V - F.
 b) F - V - F - V.
 c) V - F - V - F.
 d) F - F - V - V.
9. Um dos capítulos interessantes da influência da Revolução Industrial no processo de educação no Ocidente foi a
denominada Educação Técnica, pois a capacitação intelectual avança de modo ininterrupto nos últimos 200 anos,
quando se trata de um declínio das ocupações única e exclusivamente braçais para um processo produtivo cada
vez mais automatizado. No Brasil, o ensino técnico também deixou seu legado e suas marcas na educação. Sobre
o ensino técnico no Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O conhecimento, passado pelos profissionais mais antigos aos mais jovens, sem passar pela escola, perde
espaço em um mercado de trabalho competitivo e que exige a excelência na qualidade dos produtos.
( ) O ensino técnico no Brasil possui uma grande importância, mesmo por vezes não reconhecida, ele se iniciou
ainda no século XIX, com instituições em diversos pontos do país.
( ) As escolas técnicas foram renomeadas como CONETs - Coordenação Nacional de Educação Tecnológica -,
que atualmente se transformaram nas Universidades Estaduais Tecnológicas (UET).
( ) Uma das principais instituições era o Liceu de Artes e Ofícios, da capital de São Paulo. O Governo Federal
começou a fundar escolas agrícolas para formar técnicos agropecuários, como também as escolas técnicas
federais, para formar técnicos industriais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) F - F - F - V.
 b) V - F - V - V.
 c) V - V - F - F.
 d) V - V - F - V
10. A base do pensamento da filosofia platônica reside na Teoria dos Dois Mundos. Para explicar o processo do
conhecimento, Platão recorre à alegoria do Mito da Caverna. Nesse contexto, analise as sentenças a seguir:
I- O mundo das ideias é uma realidade exclusiva do pensamento e do plano ideal absoluto.
II- Para Platão, o mundo das ideias é uma cópia perfeita do mundo material e físico.
III- De acordo com o Mito da Caverna, o interior da caverna significa a falta de conhecimento.
Assinale a alternativa CORRETA:
10/03/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=QkVGMDU1OA==&action2=MTk1ODI=&action3=NDYw… 5/5
 a) As sentenças II e III estão corretas.
 b) Somente a sentença I está correta.
 c) As sentenças I e III estão corretas.
 d) Somente a sentença II está correta.
11. (ENADE, 2008) Qual a contribuição da disciplina Filosofia da Educação para a formação do educador?
 a) Reunir informações sobre a existência humana para orientar a forma de organizar sua vida privada.
 b) Ajudar o professor a identificar e interrogar os valores que estão subjacentes à ação e às concepções do
humano.
 c) Atender à necessidade de organização do pensamento com vistas a um melhor desempenho didático-
pedagógico.
 d) Dominar o conhecimento historicamente produzido pela humanidade, visando a uma cultura erudita.
Você não acertou a questão: Esta não era a resposta correta, leia novamente o material para verificar a resposta certa.
12. (ENADE, 2005) Uma teoria pedagógica é um conjunto de saberes sobre as questões principais da Pedagogia:
Para que educar? O que significa ensinar e aprender? Como fazê-lo? Uma teoria pedagógica crítica se caracteriza
pela:
 a) aceitação de diferentes propostas sobre o significado do ensinar e do aprender.
 b) instrumentalização eficiente do ensinar e do aprender.
 c) rejeição aos métodos didáticos que simplificam a capacidade de alunos e de professores.
 d) problematização dos pressupostos filosóficos e sociopolíticos do fazer pedagógico.

Mais conteúdos dessa disciplina