Buscar

Cross_Docking

Prévia do material em texto

Opera transferindo a mercadoria diretamente da área de recebimento para a área de embarque, sem armazená-la, buscando com isso oferecer melhores serviços e manter a oferta constante de produtos, com o objetivo de reduzir o nível dos estoques e realizar entregas freqüentes em pequenas quantidades, e com custo operacional reduzido.
	Estrutura Escalonada: o fluxo de produtos corre em série entre as empresas e instalações à medida que se movem da origem até o destino final.
2. Sistemas Diretos: 
		São arranjos logísticos projetados para expedir produtos de um ponto ou de um número limitado de pontos de armazenagem centralizados, diretamente para o destino dos clientes.
Sistemas Flexíveis:
		Este sistema logístico combina as vantagens da estrutura escalonada com as do sistema direto. Esse sistema possui outras duas vertentes, seriam elas:
	Sistemas Flexíveis de Emergência:				Têm como objetivo resolver falhas no desempenho logístico planejado e é normalmente utilizado para atender clientes importantes ou caso a natureza do produto requeira soluções imediatas.
	Sistemas Flexíveis de Rotina:
		Envolvem procedimentos de apoio para atender clientes específicos que, através de acordos, selecionam a forma de movimentação que suas mercadorias serão transportadas. 
 
	Cross Docking, é um sistema de distribuição no qual a mercadoria recebida, em um armazém ou CD, não é estocada mas sim imediatamente preparada para o carregamento de entrega. É a transferência das mercadorias entregues, do ponto de recebimento, diretamente para o ponto de entrega, com tempo de estocagem limitado ou, se possível, nulo.
	Aumenta velocidade do fluxo de produtos e circulação do estoque.
 
	Reduz custo de manuseio. 
	Permite consolidação eficiente de produtos. 
	Promove melhor utilização dos recursos. 
	Reduz necessidade de espaço. 
	Reduz danos aos produtos por causa do menor manuseio. 
	Reduz furtos e compressão dos produtos. 
	Reduz obsolescência (e problemas com prazo de validade) dos produtos. 
	Acelera pagamento ao fornecedor, logo melhora parcerias. 
	Diminui o uso de papéis associados ao processamento de estoque. 
	Requer sincronização dos fornecedores e demanda. 
	Sindicatos temem perda de empregos.
	Dependências inadequadas ou retornos sobre investimentos insuficientes para justificar a compra, reforma ou construção de um CD apropriado.
	Sistemas de informação inadequados. 
	Gerência nem sempre possui uma visão holística e orientada da cadeia de suprimentos. 
	Medo de stock - out pela ausência de estoque de segurança.
	Scanning – Leitura Óptica:
		É o processo de ler as informações contidas nos códigos de barras por meio de leitores ópticos de não-contato do tipo scanners.
	Rádio Freqüência:
		Os sistemas de comunicação via rádio freqüência são capazes de identificar, localizar e determinar a condição dos itens, promovendo uma redução do tempo necessário para contabilizar, localizar, monitorar e controlar a distribuição.
	WMS (Warehouse Management System):
		Segundo Azevedo (19--), o WMS é um sistema de gestão por software que possui um alto nível de controle e acuracidade do inventário. Dessa forma, o sistema permite uma melhoria das operações do armazém através do eficiente gerenciamento de informações, permite administrar e rastrear todos os processos de movimentação de mercadorias e gerenciar a alocação de recursos humanos, equipamentos e endereços.
	Análise geral;
	Avaliar as operações em estoques;
	Identificar os custos e economias envolvidos;
	Reunir os equipamentos necessários;
	Implementar um programa piloto.
	Movimento contínuo unitizado;
	Movimento consolidado;
	Movimento de distribuição.
	Artigo: a evolução da distribuição, Cross Docking, Patricia fernandes de oliveira

Continue navegando