Buscar

Introdução jogos empresarias

Prévia do material em texto

Disciplina Jogos Competências Empresariais
Imagine que você é um pesquisador que irá analisar as funcionalidades, operação e eficiência de um Jogo de Empresas apenas como Observador e não como participante das ações do jogo que irá analisar. O objetivo desta Disciplina é estimular o seu pensamento crítico, através da análise de suas observações em uma simulação empresarial, focado em um Jogo de Empresas. Desta forma, doravante para os devidos efeitos práticos desejados destas instruções, você será tratado, para todos os fins de referência neste documento, como OBSERVADOR.
Seja bem-vindo!
O objeto deste estudo será um JOGO de EMPRESAS, presentemente aplicado em Disciplinas de Graduação e Pós-Graduação, quando diversos conteúdos pedagógicos curriculares são integrados em um cenário realista imersivo que simulam um ambiente empresarial em suas práticas de negócios. 
O Jogo de Empresas a ser analisado contempla três tipos de telefones celulares, que correspondem a três estratos de mercado, desde o mais simples e mais barato, o modelo POP), passando por um equipamento de valor intermediário, modelo LUX, ao mais sofisticado de valor mais elevado, modelo PREMIUM.
Os equipamentos neste cenário simulado são adquiridos em leilões, mediante propostas registradas em planilhas, sendo posteriormente embalados por funcionários já contratados pelas empresas e colocados à venda também em leilões específicos, através de suas propostas para comercialização de seus estoques disponíveis. Teremos ao longo desta simulação 5 eventos (Leilões), quatro leilões normais e 1 leilão especial (leilão ÁRABE). Conheça posteriormente como funcionam estes Leilões.
A simulação envolve múltiplas competências acadêmicas contempladas ao longo da formação acadêmica do OBSERVADOR, como Marketing, Contabilidade Gerencial , Custos, Estoques, Administração de Recursos de Mão-de-Obra, Estratégia Comercial, Inteligência de Mercado, Finanças dentre outras. Nesta disciplina de pós-graduação, entretanto, o OBSERVADOR poderá identificar competências mais familiares com os seus conhecimentos, concentrando as suas observações em atividades onde possa sentir-se mais confortável sob o plano acadêmico.
Esclarecemos que o OBSERVADOR não atuará diretamente como protagonista do um Jogo de Empresas – não desempenhará funções no organograma da empresa, ou seja, não atuará neste cenário da simulação como um ator de decisões. Será, na realidade, um observador da dinâmica que envolve a simulação. Seu objetivo será extrair conclusões decorrentes da análise dos eventos e do cenário, sob a ótica pedagógica. 
Esta Disciplina de Pós-Graduação deseja interagir com o seu pensamento crítico, objeto de seu conhecimento, através da sua vivência e de suas observações. Portanto, o Observador não atuará como um “Jogador” imersivo. A sua atuação restringe-se à extração de conclusões produzidas pelo seu acompanhamento das etapas e progressão do Jogo de Empresas. A simulação transcorrerá em quatro etapas consecutivas, que corresponderão aos ciclos ou períodos comerciais das empresas protagonistas do cenário simulado de mercado.
Esta evolução demonstrará na prática transformações decorrentes das operações comerciais realizadas pelas empresas que concorrem aos leilões de compra e venda de produtos selecionados. As propostas comerciais dessas empresas são registradas em planilhas específicas, onde são registradas as estratégias comerciais, contratação/demissão de pessoal de apoio e eventuais investimentos em Marketing.
Descrição Sumária do Ambiente do Jogo de Empresas, objeto específico dos estudos do Observador
O OBSERVADOR deverá familiarizar-se com as regras do Jogo de Empresas que irá analisar. Esta capacitação envolve regras, documentos usados pelas empresas, resultados dos leilões e tele aulas disponíveis que descrevem o Jogo de Empresas, objeto desta análise. A participação do OBSERVADOR será individual, não havendo interação com outros alunos da Disciplina. As suas conclusões deverão ser, portanto individuais.
 Nesta descrição abaixo, sempre que registramos “MODELO PARAGON” nos referimos ao Jogo de Empresas que o OBSERVADOR irá analisar e trabalhar seu pensamento crítico. O OBSERVADOR não será em momento algum protagonista de DECISÕES no “MODELO PARAGON”.
· Número de empresas participantes do Modelo Paragon: 6 empresas
· Evolução da simulação do Modelo Paragon: 4 períodos comerciais
· Ambiente Comercial das empresas do Modelo Paragon: Leilões apurados através de propostas em planilhas enviadas pelas empresas interessadas
· Produtos Comercializados no Modelo Paragon: três tipos de telefones, POP, LUX e PREMIUM e Embalagens para comercialização de telefones
· Estoques Iniciais Para as Empresas Participantes do Modelo Paragon: Sim. (veja regras básicas)
· Caixa de Partida das empresas: $ 307.000,00
· Pessoal de apoio contratado pelas empresas do Modelo Paragon: 20 embaladores com capacidade de tratamento de 100 telefones por ciclo comercial
· Cronograma dos leilões Paragon: previamente conhecido pelas empresas
· Conjuntura comercial: previsões conhecidas, sensíveis a condições de aleatoriedade
· Forma de comercialização dos telefones no ambiente PARAGON: Leilões que ocorrem ao final de cada período comercial.
· Leilão de compra de produto POP
· Leilão de compra de produto LUX
· Leilão de compra de produto PREMIUM
· Leilão para compra de Embalagens
· Leilão de venda de produto POP
· Leilão de venda de produto LUX
· Leilão de venda de produto PREMIUM
· No Modelo Paragon os alunos participam das decisões comerciais agrupados em EMPRESAS, a saber: 	ALFA, BETA, GAMA, DELTA, FOX E YANK. A formação dos grupos é distribuída no início da Disciplina, sendo eleito um Líder do grupo pela própria Empresa.
· As empresas são avaliadas através de um Ranking progressivo que considera o PATRIMÔNIO LÍQUIDO em cada etapa comercial da Simulação PARAGON, bem como da sua eficiência comercial, medida em função das suas vendas através de um prêmio obtido por um indicador EBITDA aplicado em cada ciclo comercial. Para melhor conhecimento desta mensuração consulte posteriormente o documento CRITÉRIOS DE AVALIAÇÂO, no acervo do modelo PARAGON.
· Na Simulação PARAGON existe ainda um leilão especial denominado “LEILÂO ÁRABE” que por razões do prazo disponível, não será objeto da dinâmica aplicada à análise do OBSERVADOR.
Orientações para a participação do Observador no Jogo de Empresas. 
Fase 1 – Sala de aula Reversa I - Ambientação e estudos iniciais do Modelo a ser estudado: Jogo de Empresas PARAGON
1. OBSERVADORES recebem instruções sobre a Disciplina de PÓS-GRADUAÇÂO
2. OBSERVADORES recebem material de referência do modelo do Estudo: Jogo de Empresas PARAGON
3. OBSERVADORES recebem acesso às oito TELA AULAS referentes ao Modelo PARAGON
4. OBSERVADORES recebem gradualmente, material de apoio referente à dinâmica do Jogo PARAGON. Este material é aquele utilizado pelas empresas que participam da Simulação PARAGON para construção de suas estratégias comerciais e controles internos. O propósito deste material é enriquecer o conhecimento do OBSERVADOR na dinâmica do Jogo de Empresas que procederá a análise.
Fase 2 – Acompanhamento da dinâmica do Jogo de Empresas PARAGON
Nesta fase o OBSERVADOR receberá os resultados simulados de quatro ciclos progressivos do MODELO PARAGON, onde poderá analisar decisões registradas para compra e venda de produtos pelas empresas, administração de pessoal de apoio, Marketing e informes resultantes das decisões comerciais. Neste material reside o principal foco de seus estudos. Serão simulados quatro ciclos comerciais e um ciclo específico de treinamento dos participantes do MODELO PARAGON para que as empresas testem as funcionalidades do Sistema Comercial e Controles aplicados.
Quatro competências associadas à dinâmica do MODELO PARAGON são sugeridas ao OBSERVADOR para construção de seu pensamento crítico:
· CONTÁBIL
· COMUNICAÇÔES
· RH
· ADMINISTRAÇÃO e CONTROLES
· ANÁLISE DE INTELIGÊNCIA
· MARKETING
· OUTRO (a definir)
Roteiros específicos para cada uma destascompetências serão distribuídos aos OBSERVADORES para apoio à análise do Modelo. Os OBSERVADORES poderão utilizar um ou mais destes roteiros para desenvolvimento de seu trabalho de análise.
O produto desta análise servirá como base para o TRABALHO EXTRA de Conclusões do Estudo que complementará a nota final do OBSERVADOR (vide Item Avaliação do Participante, abaixo)
Fase 3 – Avaliação do Participante na Disciplina Pós-Graduação.
A Avaliação do OBSERVADOR será realizada em duas etapas que somadas, fornecerão a nota final para a sua aprovação, de acordo com o Calendário Acadêmico:
PROVA OBJETIVA ELETRÔNICA (valendo até 6 pontos) – que atestará os conhecimentos específicos do OBSERVADOR sobre a Dinâmica e Regras para funcionamento do MODELO PARAGON. Todas as questões aplicadas nesta avaliação escrita serão baseadas nas TELEAULAS e no material previamente fornecido ao OBSERVADOR no transcurso da Disciplina. 
TRABALHO ESCRITO CONCLUSÕES (valendo até 4 pontos) – compreende um Resumo Crítico de suas observações, produzidas pela sua análise. Este relatório será depositado online, através de UPLOAD do documento em área específica para entrega localizado no seu ambiente virtual (Trabalhos).
Fórum virtual com o Professor da Disciplina: apoio para dúvidas do Observador
Desejamos uma ótima jornada!
ANEXOS – Material para Análise do OBSERVADOR
Lembre-se que as instruções contidas no material anexo, destinam-se à sua análise crítica - representam instruções direcionadas ao Participante do Jogo de Empresas PARAGON (MODELO PARAGON) e não direcionadas às suas ações nesta Disciplina de PÓS-GRADUAÇÂO. 
· REGRAS BÁSICAS DO JOGO DE EMPRESAS PARAGON
· Controles Internos Análise Contabil.doc
· Controles Internos Estoques.doc
· Controles Internos Financeiro.doc
· Critérios de avaliação alunos do MODELO PARAGON .pdf
· BOLETIM INFORMATIVO.pdf
· BOLETIM_TÉCNICO.pdf
· ContabilAlfa.pdf
· InstrucoesGerais_SistemaCashFlow.pdf
· Paragon_PlanilhaEntrada.xls
· LOG_2018.doc
· Extrato Financeiro
· Fluxo de Caixa
· Outros Informes eventuais para complementação da análise do OBSERVADOR

Continue navegando