Buscar

Portfólio 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIGRAN – Centro Universitário da Grande Dourados
Curso de Pedagogia a Distância
Disciplina de Abordagem Didática em Educação de Jovens e Adultos - EJA
Aluna: Ana Cláudia Cabrera da Silva 
RGM: 053.18414
Polo: AUPEX – ITAJAÍ/SC
Professora: Elizabete Velter Borges 
ATIVIDADES DAS AULAS – 01 e 02:
Na aula 01, estudamos sobre o conceito histórico de educação: suas origens e reflexões; bem como, o Manifesto dos Pioneiros relacionados a Educação Nova ocorrido em 1932, como forma de reivindicar novas propostas para a educação, visando um sistema de ensino gratuito e laico para todas as pessoas; e, na última seção, a Educação de Jovens e Adultos na perspectiva de Paulo Freire. 
1. Sendo assim, descreva abaixo em um texto argumentativo de no máximo 1(uma lauda) sua compreensão do que vem a ser EJA – Educação de Jovens e Adultos, enquanto modalidade de ensino pertencente a Educação Básica. (Valor 1,0) 
R: Educação de Jovens e Adultos (EJA), essa modalidade espalhou-se por todo o Brasil, foi criada pelo Governo Federal e inspirou programas de alfabetização, em geral de classes populares. Analisando o contexto de pessoas que por vários motivos distanciou-se da escola, a falta de condições financeiras obrigam por muitas vezes abandonar os estudos, para trabalhar por questões de sobrevivências. O mundo onde vivemos é capitalista, e nos obriga a estar cada vez mais qualificados, mas por muitas vezes com todo esse corre-corre dos dias atuais, quando chegamos a uma sala de aula na escola e não somos motivados a estudar, e a estar ali naquele momento, logo acontece as desistências. Portanto, para sanar este motivo nada mais determinantes que os educadores estejam qualificados para atuar com essas pessoas, que por muitas vezes se sentem discriminados, por gênero, raça e até mesmo pela sua opção sexual, citamos por exemplo: respeitar as condições culturais do jovem e do adulto que frequentam essa modalidade de ensino. Essa modalidade permite aos jovens com idade de 15 anos e que não concluíram o Ensino Fundamental, estarem voltando as salas de aulas e concluírem o Ensino Básico em dois anos. E o Ensino Médio para os maiores de 18 anos que não completaram o mesmo, ficam postos a completarem em três anos e dezoito meses. “Para Paulo Freire o avanço na educação de pessoas adultas uma vez que o mesmo acredita na possibilidade que essas pessoas precisam de oportunidades para que acessam a educação, proporcionando contextos de alfabetização”, com essa modalidade os mesmos crescem no mercado de trabalho. 
Levando em consideração essa modalidade de ensino que é destinada aos jovens e adultos, que por algum motivo não tiveram acesso a Educação na escola convencional da idade apropriada, permite ao aluno que retomem os estudos e conclua em menos tempo, e que dessa forma possibilitando sua capacitação para conseguir melhores oportunidades. Concluímos que a modalidade EJA é eficiente, e que possuí milhares de pessoas matriculadas, sendo assim, temos um grande aliado ao ensino de jovens e adultos no Brasil.
Referências: BORGES, Elizabete Velter. Abordagem Didática em Educação de Jovens e Adultos. BORGES, Elizabete Velter. Dourados: UNIGRAM, 2020. 
www.infoescola.com>educacao>de-jovens-e-adultos
Na aula 02, estudamos as legislações educacionais que amparam a Educação de Jovens e Adultos – EJA, conforme prescrito na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN - nº. 9394 de 1996, bem como na Resolução CNE/CEB nº. 1, de 5 de julho de 2000, que estabelece as Diretrizes para a Educação de Jovens e Adultos. 
2. Nesse sentido, descreva as três legislações estudadas nesta aula e cite os Artigos e/ou Incisos/Parágrafos que comprovam esta garantia da EJA enquanto modalidade de ensino pertencente a Educação Básica.
(Valor 1,0)
R: Constituição Federal de 1988, que menciona que a educação é direito de todas as pessoas, sendo ofertada de forma gratuita pelo Estado, e ainda assegurada o direito de quem não pode estudar na idade certa. 
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN nº 9394/1996, que em seu decorrer menciona uma sessão específica para tratar da Educação de Jovens e Adultos, os artigos 37 e 38 insere a EJA como modalidade de ensino garantido por lei, ainda nesse contexto estudamos sobre a Resolução CNE/CEB nº 1 de 5 de Junho de 2000, que detalhou os critérios de acessibilidade para as pessoas que desejam frequentar essa modalidade de ensino e que não puderam estudar na idade própria, bem como as exigências que as Instituições precisam seguir para ofertarem a EJA.
Segue abaixo os artigos que comprovam a garantia da EJA enquanto modalidade de ensino pertencente a Educação Básica.
Lei 9.394/1996
Seção V
Da Educação de Jovens e Adultos
Art. 37. A educação de jovens e adultos será destinadas àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos do ensino fundamental e médio na idade própria. 
§ 1º Os sistemas de ensino asseguraram gratuitamente aos jovens e aos adultos, que não puderam efetuar os estudos da idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames. 
§ 2º O Poder Público viabilizará e estimulará o acesso e a permanência do trabalhador na escola, mediante ações integradas e complementares entre si. 
Art.38. Os sistemas de ensino manterão cursos e exames supletivos que compreenderão a base nacional comum do currículo, habilitando ao prosseguimento de estudos em caráter regular. 
§ 1º Os exames a que se refere este artigo realizarar-se-ão: I – no nível de conclusão do ensino fundamental, para os maiores de quinze anos;
II – no nível de conclusão do ensino médio, para os maiores de dezoito anos.
§ 2º Os conhecimentos e habilidades adquiridos pelos educanos por meios informais serão aferidos e reconhecidos mediante exames. 
Fonte: Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional – nº. 9394 de 1996. 
Referência: BORGES, Elizabete Velter. Abordagem Didática em Educação de Jovens e Adultos. BORGES, Elizabete Velter. Dourados: UNIGRAM, 2020.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
CURSO DE PEDAGOGIA EAD
Essa atividade da aula 01 a 02, deverá ser enviada no portfólio nº. 01

Outros materiais