Buscar

Diagnóstico Empresarial

Prévia do material em texto

2
Acadêmicos¹
Tutor Externo²
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Nos últimos tempos, com o mercado empresarial cada vez mais competitivo, alcançar resultados de maneira sucessiva e sustentável é a finalidade de todas as empresas. 
Entretanto, por diversas vezes as empresas têm dificuldade em se manter competitiva no mercado, apresentando problemas no desenvolvimento, tais realidades, exigem que a empresa tenha um conhecimento mais profundo sobre a sua situação atual e consequentemente consigam definir estratégias, e fazer os ajustes necessários se mantendo no mercado. Em vista disso, é imprescindível que a empresa faça um Planejamento, pois, é através dele que a empresa começa a definir seus objetivos, metas, planos e os meios para alcançá-los. Para Nogueira (2014, p.04) “O planejamento abrange estabelecer os objetivos da organização e criar planos que possibilitem que eles sejam alcançados”. 
O planejamento é divido em três níveis de classificação, planejamento tático, operacional e estratégico. Para Oliveira (2018, p.17) “planejamento estratégico é o processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa”.
O planejamento estratégico é um projeto, posterior processo dinâmico, sistêmico, coletivo, participativo e contínuo, para determinação dos objetivos, estratégias e ações da organização. Esse processo está embasado essencialmente nos problemas ou desafios da empresa”. (REZENDE, 2018, p.48)
Mas, para o desenvolvimento do Planejamento estratégico se faz necessário o entendimento do Diagnóstico empresarial, “O diagnóstico é o instrumento que apresenta uma visão global e dinâmica da empresa e que define um roteiro geral ao processo de decisão” (DAL RY, 2009), ou seja, é através dele que o gestor compreende o cenário que a empresa se encontra, definindo seus objetivos levantando os pontos fortes e fracos da empresa para que a tomada de decisões seja assertiva. 
“O diagnóstico estratégico corresponde à primeira fase do processo de planejamento estratégico e procura responder à pergunta básica “qual a real situação da empresa quanto aos seus aspectos internos e externos?’’ (OLIVEIRA, 2018, p. 61). 
2.1 ANÁLISE EXTERNA E INTERNA
A partir da análise do ambiente interno e externo da empresa serão ressaltadas as reais necessidades, e a empresa poderá diagnosticar em que situação se encontra. 
Uma das ferramentas utilizadas para elaboração de Diagnóstico empresarial é a Análise SWOT.
Segundo Kuazaqui (2016, p.41):
A análise SWOT (strenght, weakness, opportunity e threat) ou análise FOFA (forças, oportunidades, fraquezas e ameaças) é uma ferramenta que, a partir da análise do ambiente interno e externo da empresa, possibilita o diagnóstico e a análise de cenários que servem como referência para o planejamento estratégico de uma empresa e sua respectiva gestão. Essa análise consiste em identificar os pontos fortes e fracos de uma empresa existente, de seu ambiente operacional, de seu público interno, de suas capacidades e competências e as oportunidades e ameaças do ambiente externo e variáveis incontroláveis ambientais.
Rocha (2012, p.4) nos diz que na etapa de análise do ambiente a organização deve “olhar para si mesma”, com a intenção de reconhecer seus pontos fracos e pontos fortes, bem como as oportunidades e ameaças do seu ambiente externo, à vista disso, atribui um direcionamento estratégico para organização.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
Para execução deste trabalho, foi utilizado pesquisas em livros, sites, artigos e periódicos todos relacionados com o tema proposto, além de uma pesquisa qualitativa feita através de um questionário com perguntas já elaboradas para o proprietário da Barbearia ... 
REFERÊNCIAS
DAL RY, Sivaldo. Diagnóstico empresarial, o que é, como e por que fazer. Disponível em: <https://administradores.com.br/artigos/diagnostico-empresarial-o-que-e-como-e-por-que-fazer>. Acesso em 06. nov. de 2019.
KUAZAQUI, Edmir; Planejamento estratégico. São Paulo: Cengage Learning Edições Ltda, 2016.
NOGUEIRA, Cleber Suckow; Planejamento Estratégico. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014.
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de; Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas. 34 ed. São Paulo: Atlas, 2018.
REZENDE, Denis Alcides; Planejamento estratégico público ou privado com inteligência organizacional: guia para projetos em organizações de governo ou de negócios. Curitiba: Inter Saberes, 2018.
ROCHA, Águida Garreth Ferraz; Planejamento e Gestão Estratégica. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.
DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL
¹Aline Mello, Marcelo Buchhorn e Patrícia Martins
² Prof. Edson Guterres Alves
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI -Processos Gerenciais (EMD1368) – Prática do Módulo II- 06/06/19

Continue navegando