Buscar

CURATIVOS PASSO A PASSO (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Curativos – Prof. André
Sistematização II
Técnica para realização de curativo limpo
Material: prescrição médica, bandeja, luvas de procedimento, luvas estéreis ou material com instrumental para curativo estéril, gazes estéreis, fita adesiva hipoalergênca, SF 0,9%, recipiente para descarte de material (lixo apropriado), álcool gel, tesoura, bolas de algodão, álcool 70%  
Considerações: a utilização de medicamentos só poderá ser realizada, de acordo com a prescrição médica. A recomendação é utilizar cobertura sem componente medicamentoso, pois este pode ser prescrito pelo enfermeiro.
1.Reunir todo o material necessário, incluindo cobertura ou, de acordo com prescrição médica, os medicamentos 2.Higienizar as mãos 3. Explicar ao paciente o procedimento a ser realizado (Reduzir a ansiedade, promover confiança no profissional e possibilitar a colaboração). 4.Colocar a bandeja na mesa auxiliar 5.Posicionar o paciente de forma a expor apenas o local da lesão, sempre mantendo a privacidade do paciente; utilizar biombo se necessário. Assegurar a privacidade do paciente. 6. Colocar a luva de procedimento para retirar o curativo do paciente, expondo a ferida. Não tocar no leito da ferida. Proteção profissional. Retire a luva de procedimento, despreze-a no lixo apropriado. 7. Higienize as mãos com álcool gel. Reduzir a possibilidade de infecção cruzada. 7. Abrir seu campo estéril na mesa auxiliar, obedecendo a seguinte ordem: gazes estéreis e luvas estéreis. Na bandeja, abrir o SF 0,9%. 8.Coloque a luva estéril, obedecendo rigorosamente a técnica. 9.Garantir a realização da técnica de forma adequada. Com a mão dominante, pegue as gazes em formato de almofada e, com a mão não dominante, segure o frasco de SF 0,9% (a mão que segura o soro a partir deste momento é considerada contaminada!). Despreze no lixo o primeiro jato de SF0,9%, e após umedeça a gaze, sem encostá-la no bico do frasco. 10. Como a ferida é limpa (incisão cirúrgica sem infecção), a limpeza é realizada a partir do leito da ferida para o tecido da região ao redor. Assim, realizando movimento linear em sentido único, limpe a ferida de cima para baixo. Vire a almofada de gaze e repita o movimento, sempre no mesmo sentido. Despreze a gaze. Repita esta ação quantas vezes forem necessárias. Promover a limpeza da ferida. 11 Com outra almofada de gaze umedecida com SF 0,9%, inicie a limpeza da região ao redor da ferida, obedecendo ao mesmo princípio, de cima para baixo, em movimento linear e sentido único. Promover a limpeza da ferida. 12. Para secar a ferida, utilize gaze seca, obedecendo a mesma ordem: primeiro a ferida cirúrgica e após o tecido ao redor, sempre com movimentos únicos e na mesma direção. Caso tenha sido prescrita alguma outra solução, faça sua aplicação obedecendo a ordem da limpeza. 13 Cubra a ferida com gaze limpa e seca e realize a fixação com fita adesiva hipoalergência Promover a cicatrização da ferida.
 Utilização de materiais de curativo com instrumental estéril: abra o campo estéril na mesa auxiliar do paciente (pode ser utilizado o próprio campo que envolve o material de curativo). Realizar a técnica adequadamente. Coloque as pinças com a técnica correta, e posicione-as pinças no campo, sendo que as extremidades deste serão consideradas somente limpas e a área central como estéril. Abra as gazes e coloque-as no campo estéril. Assegurar a esterilidade do campo. Abra o SF 0,9% e posicione-o na bandeja. Coloque as luvas de procedimento. Proteção profissional Retire o curativo com auxílio da pinça dente de rato. Faça pequenas almofadas com as pinças.
Despreze o primeiro jato de SF 0,9% no lixo e umedeça a gaze, sem tocá-la com o bico do frasco. Realize a limpeza da ferida conforme descrito anteriormente (primeiro a ferida, depois o tecido ao redor). Promover a limpeza da ferida. Seque a ferida e caso tenha sido prescrita alguma outra solução, faça sua aplicação obedecendo à ordem da limpeza. Cubra a ferida com gaze limpa e seca, faça a fixação com fita adesiva hipoalergênica esparadrapo. Promover a cicatrização da ferida. Reúna todo o material e organize o ambiente. Posicione o paciente de maneira confortável e obedeça ao rodízio de posições para prevenção de úlcera por pressão. Promover o conforto. Retire a luva de procedimento e descarte-a no lixo. Impedir a contaminação pessoal e ambiental. Higienize as mãos. Diminuir a possibilidade de infecção cruzada. Realizar a anotação no prontuário do paciente sobre o procedimento realizado com especificação da medicação ou cobertura utilizada, assim como das características da lesão. Assegurar que o procedimento foi realizado e para respaldo legal.
Técnica para realização de curativo contaminado 
•  Material: prescrição médica, bandeja, luvas de procedimento, luvas estéreis ou materiais de curativo estéril, gazes estéreis, fita adesiva hipoalergênica, SF 0,9%, recipiente para descarte de material (lixo apropriado), álcool gel, tesoura, bolas de algodão, álcool 70% • 
 Considerações: a fundamentação para utilização das luvas estéreis ou os materiais de curativo estéreis são os mesmos usados na técnica de curativo limpo. A utilização de medicamentos só poderá ser realizada de acordo com a prescrição médica. A recomendação é utilizar cobertura sem componente medicamentoso, pois este pode ser prescrito pelo enfermeiro.
Reunir todo o material necessário, incluindo o medicamento, de acordo com prescrição médica. Verificar a necessidade da realização do procedimento. Higienizar as mãos. Diminuir a possibilidade de infecção cruzada. Explicar ao paciente o procedimento a ser realizado. Reduz a ansiedade, promove maior confiança no profissional e possibilita a colaboração. Colocar a bandeja na mesa auxiliar. Posicionar o paciente de forma a expor apenas o local da lesão, sempre mantendo a privacidade do paciente; utilizar biombo se necessário. Manter o conforto e a privacidade do paciente. Escolha se irá realizar o procedimento utilizando as luvas estéreis ou os materiais de curativo com instrumentais estéreis. Coloque a luva de procedimento e, de acordo com a escolha de materiais, retire o curativo do paciente, expondo a ferida. Não tocar no leito da ferida . Proteção profissional. Abra seu campo estéril na mesa auxiliar, em seguida abra as gazes e coloque-as no centro do campo. Na bandeja, abra o SF 0,9%. Despreze no lixo o primeiro jato de SF.0,9%, e, em seguida, umedeça a gaze, sem encostá-la no bico do frasco. Neste caso, a ferida é contaminada, podendo ou não ter exsudato purulento. A limpeza é realizada a partir do tecido ao redor, em seguida a borda e, depois, o leito da ferida. Os movimentos devem ser em sentido único, linear, no sentido da área proximal para distal. Troque a gaze quantas vezes forem necessárias, até retirar toda a exsudação visível. Promover a limpeza da ferida. Para secar a ferida, utilize gaze seca, obedecendo a mesma ordem: tecido ao redor, borda e leito da ferida, sempre com movimentos únicos e na mesma direção. Promover a limpeza da ferida. Caso tenha sido prescrita alguma medicação, faça sua aplicação no leito da ferida (cuidado, pois há medicamentos que não podem ser aplicados em tecido íntegro). De acordo com o estágio da ferida, ela terá uma profundidade. Complete toda a extensão da ferida com gaze e com o medicamento, quando prescrito. Caso não tenha medicação prescrita, utilizar gaze umedecida com SF 0,9%.. Promover a cicatrização da ferida. Cubra a ferida com gaze limpa e seca e realize a fixação com fita adesiva hipoalergênica. Promover a cicatrização da ferida. Reúna todo o material e organize o ambiente. Posicione o paciente de maneira confortável, e obedecendo ao rodízio de posições para prevenção de úlcera por pressão. Manter o conforto do paciente. Retire a luva de procedimento e descarte-a no lixo. Impedir a contaminação pessoal e ambiental. Higienize as mãos. Diminuir a possibilidade de infecção cruzada. Realizar a anotação no prontuário do paciente sobre o procedimento realizado, com especificação da medicação ou cobertura utilizada, assim como dascaracterísticas da lesão. Assegurar que o procedimento foi realizado e para respaldo legal.

Outros materiais