A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
Acadêmico

Pré-visualização | Página 3 de 3

momentos da História da Humanidade, analise as sentenças a seguir:
I- Em Esparta, quando uma criança nascia surda, logo após o parto era levada pelo sumo sacerdote até a colina sagrada, e faziam um ritual em que ela era levantada na direção do céu, sendo colocada à disposição do deus Osíris. Essa criança recebia treinamentos específicos, pois se tornava conselheira para decisões de guerra aos exércitos espartanos.  
II- Em determinadas civilizações do Egito e da Pérsia, os surdos eram honrados, pois acreditava-se que eram pessoas privilegiadas, enviadas pelos deuses. Pensava-se dessa forma, pois viviam em silêncio, então talvez tinham poderes de conversar secretamente com os deuses. 
III- Nas civilizações em que se acreditava que os surdos eram seres iluminados divinamente, os surdos eram respeitados, estimados e até mesmo venerados. Entretanto, ainda assim eles eram privados da vida social, já que eram mantidos acomodados e não precisavam ser instruídos, por serem pessoas especiais.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ZAMBRANO, Romana Castro; PEDROSA, Cleide Emília Faye. Conceitos de identidade surda no discurso midiático sobre a inclusão educativa na Alemanha. Trab. linguist. apl., Campinas, v. 55, n. 3, p. 565-590, dez. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132016000300565&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 13 ago. 2018.
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	9.
	Em consequência do avanço e da divulgação das práticas pedagógicas com surdos, foi realizado, em 1878, em Paris, o I Congresso Internacional sobre a Instrução de Surdos, no qual se fizeram acalorados debates a respeito das experiências e impressões sobre o trabalho realizado até então. Naquele congresso alguns grupos defendiam a ideia de que falar era melhor que usar sinais, mas que estes eram muito importantes para a criança poder se comunicar. Ali, os surdos tiveram algumas conquistas importantes, como o direito a assinar documentos, tirando-os da "marginalidade" social, mas ainda estava distante a possibilidade de uma verdadeira integração social (LACERDA, 1998). Assim, 1878 foi um ano muito importante do século XIX, na história dos surdos. Sobre as concepções acerca da surdez, que emergiram após o avanço da medicina no século XIX, analise as afirmativas a seguir:
I- O surdo passa a ser entendido como um doente. A institucionalização da norma, que constituiu no século XIX o conceito de anormal, age sob a forma de diferentes técnicas e dispositivos: a escola, a família, o hospício, a prisão e, no caso deste trabalho, a educação especial. 
II- A partir da Modernidade é que a situação dos deficientes auditivos começa a ter um rumo diferente. Se antes, na Antiguidade e na Idade Média, o surdo era tratado como indiferente, como alguém marginalizado, por vezes nem reconhecido como ser humano, no período moderno inicia-se a conscientização de que os deficientes também ocupam um lugar na sociedade.
III- Até a Idade Média os surdos não eram considerados deficientes, e sim, possuídos por espíritos malignos. Depois do século XIX, passam a ser considerados portadores de deficiência, e assim, perdem muitos direitos que usufruíam até então, pois como doentes incuráveis, passam a ficar em manicômios até o fim de seus dias, isentos de direitos legais. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LACERDA, Cristina B.F. de. Um pouco da história das diferentes abordagens na educação dos surdos. Cad. CEDES, Campinas,  v. 19, n. 46, p. 68-80, set. 1998. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32621998000300007&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 13 ago. 2018.
	 a)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 b)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	10.
	"Nesta última década, tanto a Educação Escolar Indígena quanto os estudos sobre educação de pessoas surdas, este último com crescente produção científica na área da linguística e da educação, vêm se esforçando para delinear um vigoroso campo de debate acerca da cultura, dos processos próprios de linguagem e das formas diferenciadas de aprendizagem" (BRUNO; COELHO, 2016, p. 682). Sobre o início da educação de surdos, classifique V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O padre José de Anchieta é considerado o primeiro professor de surdos, na modalidade de educação formal. Assim, o Brasil foi o primeiro país do mundo a oferecer aulas voltadas às crianças surdas.
(    ) Antes do século XVI, os surdos não eram considerados aptos para receberem uma educação formal, pois a palavra oral tinha enorme importância. 
(    ) A educação formal de surdos inicia-se com o padre Pedro Ponce de Léon - o primeiro professor de surdos. Ele desenvolveu um trabalho de ensino de filhos surdos da aristocracia espanhola.
(    ) O educador brasileiro que idealizou a educação de pessoas surdas e a concretizou foi Freire. As primeiras escolas bilíngues do mundo foram inauguradas em 1789, e no Brasil, a primeira delas foi fundada em 1889, por Paulo Freire, em Bujari - Acre.  
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BRUNO, Marilda Moraes Garcia; COELHO, Luciana Lopes. Discursos e práticas na inclusão de índios surdos em escolas diferenciadas indígenas. Educ. Real., Porto Alegre, v. 41, n. 3, p. 681-693, set. 2016. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362016000300681&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 13 ago. 2018.
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - F - F - V.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.