Buscar

PERGUNTA 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
1. A Demonstração do Fluxo de Caixa apresenta algumas contas, como, por exemplo:
	
	a.
	A Demonstração de Fluxo de Caixa compõe-se apenas e exclusivamente dos Fluxos de Financiamento, que representam a obtenção de capital de terceiros (captação de recursos gerando entrada de caixa).
	
	b.
	As contas referentes ao Aumento dos Ativos (por exemplo, a compra de ativos fixos, equipamentos), a Diminuição de Passivos (por exemplo, a quitação de dívidas junto aos Bancos), e a Diminuição de Capital (por exemplo, o pagamento de dividendos aos acionistas).
	
	c.
	As contas do Passivo Financeiro Líquido, que refletem o endividamento da Firma face às suas necessidades de investimento líquido no ano corrente de análise.
	
	d.
	As contas que refletem a variação do Orçamento de Capital, que nunca exigirá que o financista proceda com cuidado e atenção durante o processo de contabilização dos investimentos na DRE.
	
	e.
	Os Fluxos Operacionais, que são o resultado das entradas e saídas dos recursos diretamente relacionados à atividade principal da Empresa. E os Fluxos de Investimento, que são os relacionados às compras e vendas de ativos necessários à expansão da atividade do negócio.
0,25 pontos   
PERGUNTA 2
1. O Fluxo de Caixa é essencial para o negócio, e sua análise e entendimento auxiliam na definição do valor da Firma por meio do trabalho de análise de investimentos. Ainda, e segundo nossos estudos, pode-se AFIRMAR que:
	
	a.
	O fluxo de caixa é composto por ativos e passivos fixos, e a sua correta administração nunca permite a tomada de decisões em linha com os objetivos de curto, médio e longo prazos do negócio.
	
	b.
	O fluxo de caixa é a essência de todo negócio empresarial e permite que o gestor opere a Empresa no seu dia a dia, honrando seus compromissos e efetuando seu planejamento estratégico em linha com as suas necessidades. O planejamento do caixa evita perdas desnecessárias e permite a tomada de decisões em linha com os objetivos de curto, médio e longo prazos do negócio.
	
	c.
	A contabilização adequada do Fluxo de Caixa bem como as regras contábeis do Brasil exigem a chamada “Conta Capital de Giro”, que integra o Ativo Fixo da Empresa e permite sua administração pelo gestor financeiro.
	
	d.
	O fluxo de caixa é, na verdade, o Capital de Giro da Empresa, que fica “girando” apenas nas chamadas atividades comerciais e de vendas em, por exemplo, supermercados e lojas de departamento. A sua correta administração nunca permite a tomada de decisões em linha com os objetivos de curto, médio e longo prazos do negócio.
	
	e.
	O fluxo de caixa é apenas parte do negócio empresarial e pode eventualmente permitir que o gestor opere a Empresa no seu dia a dia, honrando seus compromissos e efetuando seu planejamento estratégico em linha com as suas necessidades. A sua correta administração nunca permite a tomada de decisões em linha com os objetivos de curto, médio e longo prazos do negócio.
0,25 pontos   
PERGUNTA 3
1. Segundo os autores citados, a Demonstração de Fluxos de Caixa, na verdade, sintetiza as entradas e saídas de caixa em certo período. Logo, essa deve ser elaborada a partir da demonstração de resultados periódicos, juntamente com os balanços patrimoniais de início e fim do período. Assim, podemos dizer que:
	
	a.
	Por meio da análise dos números reportados na DFC nunca será possível estudarmos as variações dos saldos do caixa no período reportado, separado por Fluxos Operacionais, Fluxos de Investimento ou Fluxos de Financiamento.
	
	b.
	Por meio da análise dos números reportados na DFC é possível estudarmos as variações dos saldos do caixa no período reportado, separado por Fluxos Operacionais, Fluxos de Investimento ou Fluxos de Financiamento.
	
	c.
	Por meio de da análise dos números reportados na DFC é, às vezes, possível estudarmos as variações dos saldos do passivo no período reportado, separado por Fluxos Operacionais, Fluxos de Investimento ou Fluxos de Financiamento.
	
	d.
	Por meio da análise dos Recebíveis, como os bens e direitos de propriedade e controle da Empresa, podemos medir em dinheiro os saldos de máquinas e equipamentos na Demonstração de Fluxos de Caixa.
	
	e.
	Por meio dos recebíveis normalmente esperados pela Empresa, sabemos das exatas necessidades de recursos de Caixa para a gestão do negócio.
0,25 pontos   
PERGUNTA 4
1. Quando estudamos temas ligados às finanças empresariais, um dos primeiros conceitos que nos ocorre é o de Fluxo de Caixa. Assim, podemos AFIRMAR que o “Caixa” de uma firma:
	
	a.
	Representa o Aumento dos Ativos (por exemplo, a compra de ativos fixos, equipamentos), a Diminuição de Passivos (por exemplo, a quitação de dívidas junto aos bancos), e a Diminuição de Capital (por exemplo, o pagamento de dividendos aos acionistas).
	
	b.
	Representa apenas o Aumento dos Ativos (por exemplo, a compra de ativos fixos, equipamentos) e a Diminuição de Passivos (por exemplo, a quitação de dívidas junto aos Bancos), nunca sendo essencial para a determinação do valor do negócio.
	
	c.
	Representa uma pequena e pouco importante parcela do negócio, levando o gestor financeiro moderno a se manter muito atento apenas à lucratividade da Empresa que administra. Assim, quando analisarmos a situação do “lucro” de uma Empresa, avaliamos sua gestão financeira.
	
	d.
	Representa apenas a Diminuição dos Ativos (por exemplo, a venda de ativos fixos) e o Aumento de Passivos (por exemplo, a captação de dívidas junto aos Bancos).
	
	e.
	Representa a essência do negócio e é tão importante quanto pensar na lucratividade, levando o gestor financeiro moderno a se manter muito atento à liquidez da Empresa que administra. Assim, ao analisar a situação do “Caixa” de uma Empresa, avalia-se a sua gestão financeira.

Outros materiais