Buscar

Avaliação Parcial Fundamentos de Bioquímica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A fermentação ou metabolismo anaeróbio é uma via possível de degradação dos compostos orgânicos, por isso chamada de via catabólica, que permite a extração da energia química desses compostos, pelas células, na ausência de oxigênio. A fermentação ocorre no hialoplasma das células e compreende duas etapas, a glicólise e a redução do ácido pirúvico. Sobre os produtos finais da fermentação NÃO podemos afirmar que:
		
	 
	A fabricação de iogurte é uma contribuição da fermentação butírica para a indústria alimentícia.
	
	Durante o treinamento de alta intensidade e curta duração, as células musculares humanas, por não receberem oxigênio em quantidade suficiente, podem realizar a fermentação láctica, além da respiração aeróbia, levando ao acúmulo de ácido láctico nos músculos que pode prejudicar a performance atlética devido às dores musculares, cãibras e fadiga muscular.
	
	Existem vários tipos de fermentação, cujas designações indicam o produto final: fermentação alcoólica (álcool etílico), fermentação láctica (ácido láctico), fermentação acética (ácido acético) e fermentação butírica (ácido butírico).
	
	Os produtos finais da fermentação diferem em função das reações que ocorrem a partir do ácido pirúvico.
	
	A levedura da espécie Saccharomyces cerevisiae é utilizada na produção de vinho, de cerveja e de pão. Esta levedura fermenta o carboidrato da massa produzindo gás carbônico (CO2) e etanol (álcool).

Continue navegando