Buscar

questionário respondido

Prévia do material em texto

CONCILIAÇÃO, MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM
QUESTIONÁRIO
1. O que vem a ser e quais os objetivos das vertentes alternativas a jurisdição, em relação as resoluções de controvérsias?
São resoluções privadas adversariais (arbitragem) ou não adversariais (conciliação, mediação e negociação) que objetivam a solução do conflito por meio da autocomposição ou heterocomposição, visando a solução de controvérsias de forma econômica e celere, utilizando do direito privado para a resolução do conflito do direito, aliviando o poder judiciário (jurisdição).
2. Defina conflito e enumere as suas etapas:
Conflito é um processo definido e reconhecido como caracteristica do ser humano, o principal motivo para esse fato é o ser humano estar integrado em um sistema de inter-relações. 
São divididas em três etapas:
Latente- compreende ao estado de tensão
Emergente- as partes envolvidas já reconhecem uma divergência
Manifesto- já existe uma disputa em andamento.
3. A autotutela pode ser considerada um meio de solução de conflito. Defina e exemplifique?
Sim. Acontece quando uma parte busca afirmar, unilateralmente seu interesse, impondo-o à parte contestante e a própria sociedade. De certa forma a autotutela permite o exercicio de coerçao de uma parte em defesa de seus interesses. Exemplo: Legitima defesa, greve, recisão indireta.
4. Defina a autocomposição e cite duas formas da mesma: 
São formas de se aplicar a justiça privada sobre questões envolvendo bens patrimoniais disponíveis. A autocomposição é um método de resolução de conflitos entre pessoas e consiste em que um dos indivíduos, ou ambos, criam uma solução para atender os interesses deles, chegando a um acordo. Exemplos são: Negociação, Conciliação e Mediação.
5. Qual a diferença entre autotutela e autocomposição?
A autotutela define-se como um método de composição de litígios determinado pela ausência de um juiz independente e imparcial e pela imposição da vontade de uma parte sobre a outra.
Já a autocomposição é uma forma mais evoluída de resolução dos conflitos e implica em uma convenção entre as partes litigantes, para mediante concessões unilaterais ou bilaterais, poem fim à demanda. Deriva de atitude de renúncia ou reconhecimento a favor do adversário.
6. Como podem ser definidos os métodos adversariais e não adversariais de solução de litígio, cite pelo menos um de cada?
Os métodos adversariais (heterocomposição), tem as partes como adversárias e utilizam-se de um terceiro para estabelecer o fim do conflito através de uma decisão impositiva, onde um ganha e o outro perde. Exemplos: Jurisdição e Arbitragem;
Nos métodos não adversariais (autocomposição), as próprias partes também utilizam-se da figura de um terceiro para resolução pacífica do conflito, porem resulta em ganho para ambas as partes. Exemplos: Negociação, Mediação e Conciliação.

Continue navegando