Buscar

A Grécia antiga e sua organização

Prévia do material em texto

A Grécia antiga sua organização e sua culinária
Introdução: São muitas as diferenças entre a Grécia Moderna e a Grécia Antiga. O mundo grego antigo estendia-se por uma área muito maior do que o território grego atual. Além disso, há outra diferença básica. Hoje, a Grécia constitui um Estado, cujo o nome oficial é Republica Helênica; já a Grécia antiga nunca foi um Estado unificado com governo único.Era um conjunto de cidades-estados independentes entre si, com características próprias, embora a maioria delas tivesse seus sistemas econômicos parecidos, excluindo o de Esparta.
A Grécia é dos países da Europa formada por duas regiões distintas: uma parte continental (ao norte do Golfo de Corinto) formada pela Península Balcânica (nome histórico e geográfico para designar a região sudeste da Europa),o termo deriva da palavra turca para “montanha”.E a outra insular(região formada por ilhas).Composta de mais de 2 mil ilhas espalhadas pelos mares Mediterrâneo,Egeu e Jônico.
Foi nessa região que, há cerca de 4 mil anos, se desenvolveu uma das mais influentes civilizações do mundo ocidental: “a grega”.
O Clima na Grécia Antiga 
Tinha um clima ameno e agradável. Aproximadamente 640 mm de chuva caíam a cada ano, principalmente no inverno. No verão, o povo vivia quase inteiramente ao ar livre. Embora os ventos de inverno fossem frios, os gregos promoviam a maioria dos divertimentos e reuniões públicas fora dos recintos cobertos.
 A história da Grécia divide-se nos seguintes períodos: 
Pré-Homérico – 2000 – 1100 A.C.,Penetração de povos indo-europeus na Grécia.
Homérico  ou idade das trevas – 1100 -800 A.C.Ausência da escrita e formação dos genos;período da criação das obras de Homero: “Ilíaca e Odisseia”.
Arcaico  - 800 – 500 A.C.Formação da polis,a colonização grega,o aparecimento do alfabeto fonético além de progresso econômico com a expansão d divisão do trabalho e da industria.
Clássico  ou século d Péricles – 500 – 338 a.C. Caracterizado pela hegemonia e imperialismo das cidades de Atenas, Esparta e Tebas.
Helenístico – 338 – 146 a.C. Crise na polis, Habitando o norte da Tessália, os macedônios eram de origem desconhecida, semi-bárbara.Mas embora não fossem gregos, participavam da política grega. Dominava a Macedônia o rei Felipe II, que participava como juiz nas disputas entre as cidades gregas. Conhecendo a defesa das cidades, durante a luta entre Tebas e Esparta, ataca e sai vencedor. Após sua morte, seu filho Alexandre Magno, governa no seu lugar. Acreditava-se que ele era o próprio filho de Zeus e da rainha Olímpia. Foi desde cedo enviado à Grécia para estudar. De grande cultura, chegou a ser discípulo de Aristóteles. 
Unificou o povo Grego e conquistou a pérsia, o Egito, A Mesopotâmia, a Fenícia, a Síria e a Palestina, construindo um dos maiores impérios da Antiguidade e transmitindo-lhe a civilização grega. Ou seja, Alexandre Magno propiciou a helenização dos povos conquistados (Ação de dar características gregas às nações vencidas pelos gregos ou por eles subjugadas).
As Cidades Gregas 
As cidades gregas são encontradas nos tempos históricos mais remotos. Muitas dessas cidades apresentavam uma organização perfeita. Essas cidades-estados variavam de tamanho e população.As mais importantes foram: Atena,Tebas,Mégara,Esparta,Corinto,Mileto,Argos e Cálcis.
Na polis, realizavam-se negócios, produzia-se artesanatos, ocorriam cerimônias e ritos, discutiam-se assuntos públicos e tomavam-se importantes decisões políticas.Cada cidade-estado,tinha sua própria vida econômica,sua organização social específica e sua próprias leis. 
Entre as mais importantes das cidades- estado se destacaram:Esparta e Atenas.
Na polis,eram poucas pessoas que eram consideradas cidadãos.Estavam excluídos:as mulheres,os escravos e os ex-escravos e os estrangeiros,ou seja,”os cidadãos eram uma minoria da população.Os critérios que determinavam quem era e quem não era cidadão na Grécia antiga,variavam de acordo com o lugar e o tempo.
 Forma de Governo
●monarquia – nessa forma de governo,o poder estava nas mãos de uma única pessoa.A maioria dos monarcas eram reis(poder única pessoa).
●oligarquia – o poder estava nas mãos de poucos líderes(poucos e regra).
●tirania – o poder estava nas mãos de um indivíduo que tenha tomado o controle,muitas vezes por meios ilícitos(usurpador).
●democracia – a forma de poder em que o povo pode escolher(povo e poder).
 Cultura grega
Os gregos tinham conflitos e diferenças entre si,mais muitos elementos culturais em comum.Falavam a mesma língua(apesar dos diferentes dialetos e sotaques) e tinham religião comum,que se manifestava na crença nos mesmo deuses.Em função disso,reconheciam-se como “helenos”(gregos),e chamavam de “bárbaros” os estrangeiros que não falavam sal língua e não tinham seus costumes.
Os gregos alcançaram um grande desenvolvimento artístico e filosófico. Sua produção abrangeu diferentes áreas, com a arte, a música, a arquitetura, a filosofia e a ciência. A cidade de Atenas, onde a democracia nasceu e se consolidou, foi também o centro cultural da Grécia antiga.
●teatro – foi uma das principais expressões da arte grega.Sua origem está ligada às “Dionisícas”, festas em homenagem à “Dionísio” (deus do vinho e da colheita), que incluíam,além de sacrifícios e libações(ato de beber por prazer),danças,músicas e poesias.Os dois gêneros mais importante do teatro eram “tragédia” e a “comédia”.
●na arquitetura demonstraram grandes habilidades em projetar templos e edifícios públicos.
O Partenon,construído na cidade de Atenas,é o maior símbolo de esplendor arquitetônico grego,iniciou-se no ano de 447 a.C e terminou em 432 a.c. 
Os templos eram construídos com a intenção de proteger as esculturas dos deuses e das deusas, do sol e da chuva.Em 2007,foi eleita como uma das sete novas maravilhas do mundo. 
●na escultura –transmitem uma forte noção de realismo, procuravam aproximar suas obras ao máximo da realidade contidiana, dando-lhes traços expressivos de sentimentos de dor, de amor, de felicidade,de ódio,etc.A temática mais usadas nas esculturas foi a religiosa.Cenas esportivas e atividades comuns,eram todas expressadas em suas esculturas.
●pintura –em sua grande maioria desapareceram, podendo ser vistas apenas em alguns vasos que foram preservados.são em cinco estilos principais:
→proto geométrico
→geométrico
→arcaico (figuras negras sobre fundos vermelho)
→clássico (figuras vermelhas sobre fundo preto/branco)
→helenístico
A Educação grega
As meninas não recebiam qualquer educação formal, mas aprendiam os ofícios domésticos e os trabalhos manuais com as mães.Principal objetivo da educação grega era preparar o “menino” para ser um bom cidadão.Os gregos antigos não contavam com uma educação técnica para preparar os estudantes para uma profissão ou negócio.
 ●Em Atenas – a educação contrastava acentuadamente com àquela que era adotada em Esparta.Eles acreditavam que sua cidade-estado tornar-se-ia a mais forte se cada menino desenvolvesse integralmente as suas melhores aptidões individuais.Um menino de 6 anos de idade,ficava confiado a um pedagogo,não era o governo que controlava os alunos e nem as escola.As matérias estudadas incluía: aritmética,literatura,música escrita e educação física,e decorava-se muitos poemas.Entre os mais famosos se destacavam:”Ilíada e Odisseia” obras mais antiga e famosa na poesia.
●Em Esparta a educação era organizada em modos militares e dava-se ênfase à educação física.Os meninos viviam em casernas (espécie de quartel militar) dos 7 anos aos 30 anos de idade e sua educação incluía intermináveis exercícios de ginásticas e atletismo, porém eram pessoas desassociadas de afetividades e poucos sabiam ler e escrever.
A mitologia grega
Por serem panteístas, os gregos criam em vários deuses, que se pareciam com os seres humanos em sentimentos,apenas eram diferentes por crerem que eles eram imortais.A maioria deles habitavam no Monte Olimpo,nesta região realizavam-se os jogos olímpicos em honra a Zeus,onde reuniam todos os povos da Grécia.
Essesjogos realizados de quatro em quatro anos, era um meio de dar uma trégua aos muitos conflitos existentes entres algumas polis.
Principais deuses gregos
●Zeus – reis dos deuses e senhor do trovão
●Poseidon –deus do mar
●Hefesto – deus do fogo e da metalurgia
●Hera –esposa de Zeus e protetora da família
●Atena – deusa do pensamento e da sabedoria
●Ares – deus da guerra
●Apolo – deus da luz e do sol
●Ártemis – desusa da caça e da noite
●Afrodite - deusa do amor e da beleza
●Eros (cupido) – filho de Afrodite e deus do amor
●Dionísio – deus do vinho
●Hermes – deus do comércio e padroeiro dos ladrões
●Deméter – deusa da agricultura
Aspectos do cotidiano na Grécia antiga
Essa informações datas do séculos V a.C ao século IV a.C.,época de maior esplendor d historicidade grega.
A maioria da população vivia em moradias feitas de pedra ou tijolos secos ao sol(adobe)e coberto co estuque(massa preparada com gesso,água e cola).Suas casa eram de um ou dois andares,com paredes revestida de ladrilhos ou gesso e pouca mobília.Com dependência exclusivas para mulheres(gineceu) e para os homens(andrón),além de um altar doméstico.
Quando nascia um menino, colocava-se à porta um ramo de louro e quando menina, um fio de lã.
A alimentação dos gregos
A cevada era o alimento básico dos gregos. Ela era consumida na forma de massa.feita com os grãos pré-cozidos misturados com água, óleo, mel ou leite, além de condimentos, O trigo era usado para preparar pães e bolos.Consumiam grande quantidades de leguminosas,como grão-de-bico,lentilha,ervilha e feijão,e sementes como linho e gergelim.Quanto as hortaliças,cultivadas em hortas ou em campos abertos,destacavam-se o alho,a cebola,o agrião e o nabo.
Entre frutas secas ou frescas, consumiam melão,uva,pera,figo,maçã,romã e amêndoa.Com a uva,também produziam o vinho,a principal bebida da antiga Grécia.
O queijo ocupava um papel especial no cardápio grego, ingerido na forma de bolos, ou acompanhado de vários ingredientes,como azeite de oliva e mel de abelha.O azeite,além de alimento,também servia para fazer sabão e iluminação.Os gregos consideravam o leite uma bebida própria para os animais e para os estrangeiros.
A carne tinha um papel secundário na alimentação grega. Bois, porcos, carneiros e cães eram consumidos principalmente em festas ou cerimônias religiosas.
Em ocasiões normais, há registro de consumirem carne de javali, lebre e diferentes tipos de aves.
Uma das refeitas utilizada na Grécia atual
Gigantes é um tipo de feijão branco. Produzidos no norte da Grécia, os melhores vêm da região de Kastoria. São a base de um prato delicioso que é servido na maioria das tavernas na Grécia. Este prato normalmente é servido como prato principal para refeição em família.
Colocar o feijão em uma panela grande, cobrir com água fria e deixar assim por uma noite para engrossar. No dia seguinte despejar a água e lavar o feijão em agua fria e colocar água de novo.
Pôr os feijões em uma panela grande, cobrir com água fria e deixar ferver. Cobrir a panela e cozinhar até ficarem macios .Os Gigantes não são igual aos outros tipos de feijão e cozinham rápido, portanto após 30-40 minutos de cozimento provar se estão cozidos. Não cozinhar demais para evitar que desmanchem.
Quando cozidos, despejar o feijão em um coador e após secá-los deixar separados. Pré-aquecer o forno nos 180°C
Aquecer o azeite de oliva em uma panela, adicionar cebola picada e refogar até ganhar uma cor levemente dourada. Adicionar salsão, cenoura, alho e ervas e continuar mexendo até o alho soltar seu aroma.
Adicionar os tomates, tampar e cozinhar por 10 minutos. Adicionar a pasta de tomate dissolvida na água e pôr de volta na panela os feijões. Adicionar açúcar e salsinha, temperar com sal e pimenta.
Despejar o feijão numa assadeira e assar por 30 minutos verificando de vez em quando e adicionando mais água quente se os feijões tiverem aparência seca
Ingredientes
Serve: 6 
· 3 tomates grandes e maduros, cortados em pedaços médios 
· 2 pepinos, fatiados 
· 1 cebola roxa pequena, cortada em rodelas finas 
· Sal e pimenta do reino a gosto 
· 4 colheres (sopa) de azeite 
· 1 1 / 2 colher (chá) de orégano seco 
· 150 g de queijo feta, esfarelado 
· 1 punhado de azeitona preta (grega). Se quiser, use azeitona sem caroço 
Modo de preparo
Preparo:15mins  ›  Cozimento: 15mins  ›  Pronto em:30mins  
1. Numa saladeira rasa, misture o tomate, o pepino e a cebola. Tempere com sal a gosto e deixe descansar por alguns minutos para que o sal remova um pouco da água do tomate e do pepino. 
2. Regue a salada com o azeite, salpique orégano e pimenta a gosto. Acrescente a azeitona e coloque o queijo feta por cima da salada. Sirva com pão fresco. 
Souvlaki da Abby (espetinho grego de carne de porco)
Ingredientes
Serve: 12 
· Suco de 1 limão 
· 4 colheres (sopa) de azeite 
· 4 colheres (sopa) de molho de soja 
· 1 colher (chá) de orégano 
· 3 dentes de alho, amassados 
· 1,75 kg de lombo de porco, cortado em cubos 
· 2 cebolas roxas, cortadas em pedaços grandes 
· 2 pimentões verdes, cortados em pedaços grandes 
· espetinhos 
Modo de preparo
Preparo:30mins  ›  Cozimento: 15mins  ›  Tempo adicional:2horas  ›  Pronto em:2horas45mins  
1. Em uma tigela grande de vidro, misture o suco de limão com o azeite, o molho de soja, o orégano e o alho. Junte a carne de porco, a cebola e o pimentão. Mexa todos os ingredientes para que a carne possa absorver o molho e os temperos. Tampe a tigela e leve-a à geladeira por 2 a 3 horas. 
2. Preaqueça a grelha. Coloque os cubos de carne nos espetos, intercalando-os com os pedaços de cebola e com os pedaços de pimentão. 
3. Passe um pouco de óleo na grelha, deixe os espetos cozinhando por 10 a 15 minutos, ou ao cozimento desejado, vire os espetos com freqüência, para que os dois lados fiquem corados. 
O vestuário grego
As roupas dos gregos eram simples e práticas. Homens e mulheres vestiam uma túnica que descia até os joelhos ou tornozelos. Nas mulheres, a túnica era atada ao longo dos braços e ajustada na cintura por um cinto de couro estreito, que formava pregas. As túnicas mais curtas eram usadas apenas pelos trabalhadores, para maiores agilidades.
Os tecidos de algodão ou de puro linho egípcio eram utilizados apenas pelos mais ricos, enquanto a maioria da população usava peças feitas de lã. Eram comum os cidadãos gregos mostrarem seus corpos nus em público, quando se exercitavam nos para os jogos ou para a guerra.
Em Atenas, o esporte e a exibição do corpo era um costume apenas masculino, enquanto em Esparta, esse hábito estendia-se também às mulheres. Conclusão: A história e os hábitos usuais tais como:,a política,a arquitetura,teatro e a cultural de forma geral grega,contribuíram e influenciaram muitas outras civilizações.Com uma vasta cultura culinária têm feita a alegria gustativa de todos nós.
11

Continue navegando