A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
29 pág.
ESTAGIO2019

Pré-visualização | Página 1 de 5

(
PEDAGOGIA 
)
JULIANA DOS SANTOS DE ARAÚJO
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
 (
Cidade
2019
)
JULIANA DOS SANTOS DE ARAÚJO
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silva Souza
Tutor Eletrônico: Ana Paula Primon da Silva
Tutor de Sala: Cristiane Neri Stole do Nascimento
Cidade
2019
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO	3
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO	4
DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO	5
PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA	8
DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS	16
CONSIDERAÇÕES FINAIS	18
REFERÊNCIAS..........................................................................................................20
INTRODUÇÃO
A atividade de estágio supervisionado tem um papel importante na formação dos futuros professores, pois leva o licenciando a vivenciar na escola situações de aprendizagem que irá mobilizá-lo futuramente enquanto futuro professor. “Sua finalidade é colaborar no processo de formação dos educadores, para que estes, ao compreender e analisar os espaços de sua atuação e possa proceder a uma inserção profissional crítica, transformadora e criativa.” (PIMENTA; LIMA, 2011, p. 219). 
O estágio possibilita ao estagiário, portanto uma visão realista do ambiente educacional atual, além de proporciona-lhe oportunidade de ambientar-se a sua futura área de atuação no mercado profissional. Além disso, o estágio proporciona ao licenciado várias oportunidades de conhecer a escola e de experimentar a docência, que pode se der por meio do diagnóstico e de suas primeiras experiências como docente em sala de aula sob supervisão. 
O estágio foi realizado na Turma de 1° ano, no período vespertino, tendo como supervisora de campo e Professora Lucélia Fraga Martins, no período de 11/05/2019 a 26/05/2019, tendo no total de 100 horas de estágio supervisionado em docência na educação infantil, sendo 52 horas realizadas na instituição.
O tema escolhido para o projeto de intervenção foi “o uso da matemática nas demais matérias” a partir desse tema as crianças criam a consciência sobre assuntos tratados nas matérias de matemática, português ciências, artes, geografia, historia e educação física. 
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
A escola Centro de Educação Jardim da Boa Semente, escola onde foi realizado o estágio, está situada a Rua Cesar Campos N° 55, Bairro Cidade Jardim, CEP: 30380-180 Cidade de Belo Horizonte – MG.
Escola particular a mais de 16 anos no ensino da educação infantil e ensino fundamental, oferece horário manhã e tarde, para crianças de 04 meses a 6 anos, com aulas extras de inglês, educação física, musica, ballet e judô.
A escola aderiu ao ensino da educação infantil no ano de 2019, devido ao grande procura dos pais da região e alunos da escola que não queriam sair, após se formar no 2° período.
A rotina diária da escola é 13h00min abertura do portão para ensino fundamental e para educação infantil, as crianças do ensino fundamental entram, guarda mochila e lanche ira, e se assentam. a professora e os alunos fazem oração, e recebem o professor de inglês, por 50 minutos.
As crianças têm atividades interdisciplinares durante toda semana, as matérias são divididas em um horário, que é seguido pelo professor de sala e os professores das aulas extras.
A professora aplica atividades, ajuda na os alunos em suas atividades e observa aqueles que têm dificuldade. Os alunos têm aula de inglês todos os dias no primeiro horário, e ballet e judô na segunda e quarta e educação física na quarta.
A professora de sala onde foi realizado o estágio recebeu o estagiário com muita presteza e disposição para explicar e ensinar todas as atividades que ela estava realizando junto aos alunos.
A turma de primeiro ano, tem 10 alunos que já identificam o alfabeto e escrevem e lêem varias palavras e textos.fazem cálculos simples de adição e subtração.
A sala é ampla, com mesas de cadeiras individuais, adequada ao tamanho das crianças, a sala é equipada com quadro branco, computador, e varal para exposição de trabalhos realizados pelos alunos.
Seguindo assim o cronograma de estagiário que prevê 24 horas de aula aplicada pelo estagiário, as aulas foram divididas em 6 aulas de 4 horas, onde será trabalhado de forma divertida a identificação da matemática em outras disciplina.
DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO
Nome da escola: Centro de Educação Jardim da Boa Semente.
Professor: Lucélia
Nível e ano: 1° ano ensino fundamental
Período: vespertino de 13h00min as17h00min.
N° de alunos: 10
11 de março de 2019:
Aulas observadas na de 1° ano do ensino fundamental, onde a turma é composta de 10 alunos de seis anos. A turma tem aula de inglês no primeiro horário todos os dias da semana. A professora segue o horário da turma, na terça – feira os alunos tem aula de inglês, português matemática, ensino religioso e geografia, com dedicação a professora faz a correção do para casa e auxilia os alunos em seus erros para que possam a prender as crianças interagem entre si . 
A educadora auxilia os alunos na hora das atividades com o livro, explicando e questionando. Após a realização o das atividades a professora explica o para casa do dia seguinte. 
Nome da escola: Centro de Educação Jardim da Boa Semente.
Professor: Lucélia
Nível e ano: 1° ano ensino fundamental
Período: vespertino de 13h00min as17h00min.
N° de alunos: 10
12 de março de 2019:
Segundo dia de observação turma de 1° ano, A professora segue o horário da turma, na quarta ferira – feira os alunos têm aula de inglês, português matemática, ciências e historia, a turma é ativa, a s crianças interagem entre si. As crianças são muito curiosas e participativas e a professora aproveita isso para fazer o intermédio entre os alunos e o conhecimento . 
A rotina também começa com a oração do Pai Nosso, leitura e contextualização da leitura do dia. A educadora dá oportunidade para que os alunos falem um pouco sobre suas vidas e a partir daí começa a seguir o planeja mento da aula . 
Nome da escola: Centro de Educação Jardim da Boa Semente.
Professor: Lucélia
Nível e ano: 1° ano ensino fundamental
Período: vespertino de 13h00min as17h00min.
N° de alunos: 10
13 de março de 2019:
Terceiro dia de observação turma de 1° ano, quinta – feira a professora apresenta aos alunos atividades reflexivas e instigantes aos alunos despertando assim o interesse das crianças produzindo conhecimento . Vários são os equipamentos usados para despertar a curiosidade e interesse das crianças, a professora usa gibis, revistas picolé, musicas e vídeo. Os alunos fazem operações matemáticas simples, já falam algumas palavras em inglês e lêem livros e textos.
 
Nome da escola: Centro de Educação Jardim da Boa Semente.
Professor: Lucélia
Nível e ano: 1° ano ensino fundamental
Período: vespertino de 13h00min as17h00min.
N° de alunos: 10
14 de março de 2019:
Quarto dia de observação turma de 1° ano sexta – feira, nesse dia a professora trabalha a ampliação do vocabulário, ensina os alunos a procurar palavras e seus significados no dicionário, escrita de texto, partes do corpo, A professora expõe a matéria para os alunos dando a eles a oportunidade para se expressarem e fazerem perguntas adquirindo assim um maior conhecimento acerca do tema estudado os quais são temas que tem haver com a realidade dos alunos o que contribuir para a aprendizagem dos mesmos. 
Nome da escola: Centro de Educação Jardim da Boa Semente.
Professor: Lucélia
Nível e ano: 1° ano ensino fundamental
Período: vespertino de 13h00min as17h00min.
N° de alunos: 10
15 março de 2019:
Quinto dia de observação turma de 1° ano segunda – feira,