Buscar

FUNDAMENTOS DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS - FGV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS - FGV
O movimento pelo reconhecimento dos direitos humanos no sistema internacional tem sido aplicado também em nível regional e, muitas vezes, de forma mais bem-sucedida.
Um exemplo de arranjo institucional regional considerado bem-sucedido – em razão do efeito legal alcançado sobre seus signatários, das contribuições para o delineamento dos direitos humanos e da criação de mecanismos para sua eficiente implementação – é:
R: A convenção Europeia sobre os Direitos Humanos em 1.953
Clausewitz define guerra como um conflito de larga escala marcado pelo uso da violência entre grupos politicamente estabelecidos – o que inclui, muitas vezes, o emprego de forças militares – em um determinado período de tempo. 
Com base nessa conceituação, podemos inferir que a guerra entre nações civilizadas:
R: Surge de uma situação política resultante de uma problemática política.
Além da violência, a produção de medo, a busca por publicidade e certo descompromisso com valores humanitários podem ser listados como características do terrorismo. Os argumentos que tentam explicar por que o terrorismo islâmico se traduziu em um fenômeno global podem ser reunidos em três grupos, que são de ordem:
R: Cultura, econômica e religiosa
Uma das marcas da ordem global contemporânea é o aumento da importância dos atores não estatais, que podem ser classificados como: (i) companhias transnacionais, (ii) organizações não-governamentais internacionais e (iii) ONGs híbridas.
As ONGs híbridas diferenciam-se por atuar no setor público e no setor privado, atendendo tanto a demandas públicas quanto a demandas comerciais.
Um exemplo de organização não-governamental híbrida mantida com o intuito de promover estratégias de desenvolvimento das comunidades em que atua e o combate à pobreza é:
R: União internacional para Convenção da Natureza e dos Recursos Naturais (UICN)
A teoria da guerra justa busca prescrever como o Estado (ou os agentes que atuam em seu nome) deve agir em situações de conflito armado para tentar limitar as consequências destrutivas desse confronto.
Considerando o direito de ir à guerra (jus ad bellum), um país pode declarar guerra a um grupo de combatentes na guerra civil de outro país caso:
R: Vise a equilibrar uma intervenção anterior realizada por outro estado
As capacidades em definições de poder, além de existirem como propriedades dos Estados, também podem figurar como relações. Nesse caso, as capacidades situam-se no contexto de domínio e escopo do ator que está exercendo o poder.
Os indicadores de escolaridade e letramento de uma sociedade, por exemplo, são variáveis capazes de influenciar a posição no cenário internacional. Elas pertencem ao eixo de poder:
R: Sociocultural
A ordem de Vestfália consolidou princípios que ainda hoje guiam as relações internacionais: soberania, não intervenção e respeito a assuntos domésticos e liberdade e tolerância religiosas, entre outros.
A partir de uma série de tratados internacionais assinados após a Guerra dos Trinta Anos (1618-1648), a ordem estabelecida em Vestfália teve como aspecto mais significativo:
R: A cisão religiosa entre protestantes e católicos
Nos sistemas bipolares, a iniciativa tomada por uma das nações visando a ampliar sua margem de segurança e seu poder é encarada pela potência rival como ameaça direta e vital, que exige resposta simétrica.
Um sistema bipolar de poder que ilustra essa situação é a:
R: Segunda Guerra Mundial
Determinados arranjos regionais buscam explicitamente remover quase todos os obstáculos para a cooperação entre os Estados membros e criar um espaço regional com regras e normas comuns.
Um exemplo de arranjo entre países que visa à integração regional por meio da instituição de um órgão com autoridade supranacional nas relações internacionais é:
R: A União Europeia
Nos países democráticos, existem grupos organizados que realizam lobby por causas específicas. Da mesma forma, a diplomacia moderna dos países democráticos opera, constantemente, sob influência de grupos domésticos que, por alguma razão, tem interesse em negociações internacionais em curso.
Um exemplo de organização internacional não-governamental com poder de barganha para influenciar opinião pública e, em certos casos, a autoridade de Estado central de uma determinada região é:
R: O Boko Haram

Outros materiais