Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
14 pág.
pedagogia questionario 2 projeto de ensino fundamental 2020

Pré-visualização | Página 1 de 2

“De acordo com Hernandez,1988, os projetos de trabalho constituem um planejamento de ensino e aprendizagem vinculado a uma concepção que dá importância não só à aquisição de estratégias cognitivas, mas também ao papel do estudante como o responsável por sua própria aprendizagem.”
Analise as características abaixo e que correspondem ao proposto pelo autor.
I. Valorização para o aluno curioso e autônomo e pesquisador.
II. Conversão em matéria de estudo aos conteúdos que os alunos demonstram interesse.
III. Objetivos e metas curriculares prescritas.
IV. Intolerância para conhecimentos que vão além do currículo básico.
Poderiam fazer parte de um projeto de trabalho, segundo o autor
Resposta Selecionada:	
Corretaa. 
Apenas I e II;
Respostas:	
Corretaa. 
Apenas I e II;
b. 
Apenas I e IV
c. 
Apenas I, II e IV;
d. 
Apenas II e III;
e. 
Apenas II, III e IV.
Feedback da resposta:	
Resposta: Alternativa a 
Comentário: Entendendo que a função da escola não é só ”transmitir conteúdos”, mas também facilitar a construção da subjetividade para as crianças e adolescentes, de maneira que tenham estratégias e recursos para interpretar o mundo no qual vivem e sintam‑se parte dele, precisamos com urgência rever a forma como estamos ensinando. Para tanto é preciso instrumentalizar o aluno ser capaz de ampliar seu repertório de conhecimentos de forma autônoma.
Pergunta 2
0,3 em 0,3 pontos
Correta	
A implementação do projeto político-pedagógico é uma das condições para que se afirme a identidade da escola como espaço necessário à construção do conhecimento e da cidadania. Sabe-se que o currículo é parte integrante desse processo e deve contemplar a formação da identidade cultural. Nessa perspectiva, o currículo deverá ter como diretriz:
Resposta Selecionada:	
Corretad. 
As experiências escolares que se relacionam com o conhecimento e contribuem para a construção da identidade dos alunos,
Respostas:	
a. 
Promover narrativas sobre o outro numa ótica universalista.
b. 
Valorizar o enfoque prescritivo do conhecimento, organizando um rol de conteúdos a serem cumpridos rigidamente.
c. 
Organizar conteúdos, disciplinas, métodos, e objetivos.
Corretad. 
As experiências escolares que se relacionam com o conhecimento e contribuem para a construção da identidade dos alunos,
e. 
Privilegiar os processos de subjetivação coletiva e o saber sistematizado.
Feedback da resposta:	
Resposta: Alternativa D. 
Comentário: O currículo deve ser compreendido como o conjunto de experiências vivenciadas pelas crianças nas instituições escolares que garantam oportunidades para que elas vivam o tempo da infância e da adolescência em toda sua plenitude. Avançar no sentido de repensar e organizar o currículo como possibilidade de formação e aprendizagem respeitando a especificidade de cada tempo humano introduz uma nova lógica na concepção do conhecimento, que é o direito que os alunos têm de serem respeitados em seus tempos culturais, mentais, humanos com ações intencionalmente pensadas e planejadas.
Pergunta 3
0,3 em 0,3 pontos
Correta	
A professora Ana Maria era considerada por muitos pais de alunos uma ótima educadora. Ela acreditava que a aprendizagem acontecia com cópias exaustivas dos conteúdos propostos. Ela considerava a criança um ser adaptável a qualquer meio e só precisava de um adulto para moldar seu comportamento. Suas atividades eram prontas, mas segundo a mesma seus alunos aprendiam, pois ela os via como um recipiente vazio a ser preenchido.
Escolha a concepção de desenvolvimento que Ana Maria está se apoiando:
Resposta Selecionada:	
Corretac. 
Ambientalista,
Respostas:	
a. 
Inatista,
b. 
Maturacionista,
Corretac. 
Ambientalista,
d. 
Construtivista
e. 
Sociointeracionista.
Feedback da resposta:	
Resposta: Alternativa: C. 
Comentário: A concepção ambientalista se fundamenta na percepção de criança como alguém desprovido de conhecimento, uma tabula rasa que deve ser adaptável ao ambiente e ainda precisa de um adulto a seu lado para moldá‑la. A partir disso, as intervenções na aprendizagem são entendidas como uma programação de atividades.
Pergunta 4
0,3 em 0,3 pontos
Correta	
A professora Regina toda semana organiza um dia onde os alunos são convidados a apresentar relatos sejam orais, escritos, imagéticos, jornalísticos sobre um tema vinculado a um projeto desenvolvido. Seja de história, geografia ou outra disciplina. Esse tipo de atividade se inscreve numa modalidade organizativa do tempo que tem como marca a regularidade. Essa atividade é:
Resposta Selecionada:	
Corretac. 
Atividade permanente,
Respostas:	
a. 
Atividade ocasional,
b. 
Atividade sequenciada,
Corretac. 
Atividade permanente,
d. 
Projeto,
e. 
Ateliê ou oficina.
Feedback da resposta:	
Resposta correta: c 
Comentário: Atividades permanentes são situações que ocorrem de forma sistemática, de modo que as crianças percebam sua regularidade. Podem ocorrer diariamente, uma vez por quinzena, durante vários meses ou ao longo de todo o ano escolar. As atividades permanentes visam familiarizar, aproximar as crianças de conhecimentos da sociedade e da cultura que por elas mesmas talvez não fossem acessados. A marca principal é a regularidade, o que permite criar uma expectativa por parte dos alunos para
essa vivencia.
Pergunta 5
0,3 em 0,3 pontos
Correta	
Ao realizar um estudo sobre um mesmo gênero e subgênero (poemas, conto de aventuras, contos fantásticos, entre outros); diferentes obras de um mesmo autor ou diferentes textos sobre um mesmo tema. Esse tipo de atividade tem um único propósito explícito para cumprir objetivos didáticos variados. Em cada etapa se inclui atividades coletivas, grupais e individuais com níveis de dificuldade cada vez mais aprofundados. Essas são características das atividades:
Resposta Selecionada:	
Corretab. 
Sequenciadas,
Respostas:	
a. 
Ocasionais,
Corretab. 
Sequenciadas,
c. 
Permanentes,
d. 
Independentes,
e. 
Significativas.
Feedback da resposta:	
Resposta: b
Comentário: Trata‑se de um conjunto de atividades planejadas e orientadas com o objetivo de promover aprendizagens específicas que o professor tenha avaliado como necessárias em dado momento do percurso de um trabalho. O critério é o nível de dificuldade, pois prevê uma progressão de desafios a serem vivenciados pelos alunos. A sequência apresenta problemas que a criança deverá resolver de diferentes modos: fazendo, pensando, experimentado, afirmado, perguntando etc.
Pergunta 6
0,3 em 0,3 pontos
Correta	
Complete com o conceito correto:
Para Fazenda (1993) é importante considerar a necessidade de se assumir uma nova postura diante do conhecimento, ou seja, o ponto de partida e chegada de uma prática interdisciplinar depende...............
Resposta Selecionada:	
Corretac. 
Da ação do diálogo que acontece entre as disciplinas e os sujeitos da ação.
Respostas:	
a. 
De um conteúdo com bases sólidas e bem estruturado,
b. 
De um currículo estruturado em disciplinas que deixem claro seus fundamentos,
Corretac. 
Da ação do diálogo que acontece entre as disciplinas e os sujeitos da ação.
d. 
Da ação pessoal do professor ao dialogar com as famílias,
e. 
Da conexão entre as disciplinas.
Feedback da resposta:	
Resposta: c
Comentário: Desta feita, é importante considerar a necessidade de se assumir uma nova postura diante do conhecimento, ou seja, o ponto de partida e chegada de uma prática interdisciplinar depende da ação do diálogo que acontece entre as disciplinas e os sujeitos da ação (FAZENDA, 1993).Em outras palavras, pode‑se dizer que a interdisciplinaridade integra horizontalmente os conteúdos, superando a fragmentação deles e aponta para a construção de um currículo mais vivo, articulado e participativo.
Pergunta 7
0,3 em 0,3 pontos
Correta	
Durante todo o curso de Pedagogia, Júlia teve a oportunidade de conhecer as diferentes tendências, concepções ou teorias educacionais que dão suporte à organização do trabalho da escola e à prática educativa. Com isso, percebeu a necessidade de se contrapor à fragmentação, à rotina, ao autoritarismo
Página12