A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
wallon

Pré-visualização | Página 1 de 1

INTRODUÇÃO 
Este trabalho consiste em compreendermos os estágios de desenvolvimento de Henri Wallon. A teoria walloniana cria forte compreensão das condutas individuais, e é fonte de inspiração para as escolas.
Ele acredita que, o desenvolvimento não se da de forma linear nem positivas, porque em sua visão, no desenvolvimento pode acontecer avanços, recuos e contradições. Em sua teoria, Wallon dividiu o desenvolvimento em cinco estágios. São eles: Estágio impulsivo emocional, Estágio Sensório motor e projetivo, Estágio do personalismo, Estágio da adolescência.
As fases determinadas por wallon não podem ser puladas e não tem idade fixa.
Uma das fases determinada por Wallon é a categorial. Essa fase ocorre dos 6 aos 11 anos e a função predominante é a cognitiva, onde, vários fatores irão contribuir para seu desenvolvimento, entre elas o crescimento biológico e o meio social.
O estágio categorial divide-se em dois momentos: estágio pré-categorial que vai dos 6 aos 9 anos, onde, há domínio do sincretismo , ou seja, seus conceitos ainda não estão devidamente categorizados e sua fala é formada por pares ou opostos. O outro é o estágio categorial, que vai dos 9 aos 11 anos. Aqui, a criança já possui a conquista da autodisciplina mental.
A partir de sua teoria , escolhemos uma tirinha da história em quadrinhos da turma da Mônica, e vamos descrever no decorrer do trabalho, em qual estágio do desenvolvimento um dos personagens se encontra. Vejamos !
Após analisarmos a pequena história, pudemos perceber que o estágio de desenvolvimento que o franjinha se encontra é o ESTÁGIO CATEGORIAL ( 6 aos 11 anos)
Aqui, a criança se percebe como “Eu” em relação aos outros e começa formar sua personalidade, se identificando ou não com outras crianças. Na tirinha, Franjinha consegue perceber seu interesse como diferente dos seus amigos e escolhe manter-se focado.
 Nesse estágio, a criança usa a inteligência para conhecer o meio físico e social. O interesse pelo mundo externo predomina, o exemplo é dado por Franjinha, que mantém sua atenção em um livro que, possui informações, sobre os códigos de trânsito, e ele busca entende-lo.
 O personagem mostra uma vontade de explorar e conhecer coisas novas e possui um controle de atenção e pensamento abstrato, tentando assim, controlar suas habilidades.
Essa tentativa de conhecer e interagir com o mundo, segundo Wallon, é o resultado de forças maturacionais e de exigências do meio.
Considerações finais
O estágio categorial, segundo Wallon, possui predominância cognitiva e sua força é centrífuga. É dividido em dois momentos e a maior conquista nesse estágio é a capacidade de manter a atenção por um tempo maior.
Constatamos essa conquista, como uma das características do nosso personagem, que está voltado para seu lado intelectual, buscando adquirir novas habilidades, conhecendo as regras de trânsito do seu meio social.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.