Buscar

atv 1 ludicidade

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso: Pedagogia EaD Semestre: 3º
Disciplina: Ludicidade em espaços escolares e não escolares 
Professora Mestre: Lucia Eugenia Pittas Martini NOTA: 0,0 a 2,5
Acadêmico (a): Pamella Mendes Gannum 
RGM: 053.18529
Polo: Barcelona
Caro (a) Acadêmico (a): 
As atividades deverão ser respondidas atendendo as Orientações gerais para cursar a disciplina de Ludicidade, texto postado no Arquivo. Salve o texto no seu computador para ter acesso com frequência e atenda os itens solicitados. 
Antes de responder as questões, estude com calma o conteúdo das aulas 1 e 2, assista as aulas vídeo: 1- Fundamentos da Ludicidade, 2- Histórico do uso dos jogos na Educação Ocidental e leia os artigos postados no arquivo: Aula 1: Paideia, paidia ou ludus? (Vasconcelos) e Aula 2: O brinquedo na Educação (...), de Kishimoto. Estes textos vão enriquecer seus conhecimentos.
As demais Atividades deverão ser respondidas e postadas gradativamente, aguarde!
Atividades da Aula 1 - 2019
1.1 Na brincadeira de faz de conta estão presentes a imitação e a função simbólica (atividades lúdicas), essas ações comprovam a presença da inteligência simbólica, capacidade que permite:
I – A criação de imagens mentais na ausência dos objetos ou das ações já realizadas, 
II – A utilização de esquemas verbais (linguagens) capacidade originária dos esquemas motores ou jogos de exercícios, repetições prazerosas 
III – Na brincadeira, a criança “pode” fazer tudo aquilo que na vida real é proibido ou impossível.
IV – A criança utiliza-se do brinquedo para representar, através da ação, o que sente e o que pensa, mas que talvez ainda não seja capaz de expressar pela linguagem.
V – Na brincadeira a criança utiliza-se dos brinquedos e objetos para representar (simbologia e analogia) e compreender o mundo que a cerca.
São afirmações corretas: Valor: 0,0 ( ) ou 0,5 ( )
A ( ) I, II e III 
B ( ) I, II e IV 
C ( ) I, III e IV 
D ( ) I, III e V 
E ( x ) Todas as afirmações são corretas e completam o enunciado. 
1.2 Conceitos são expressões que definem, caracterizam ou representam uma ideia, um termo ou uma categoria, dentro de um contexto específico. Para entender a teoria lúdica, é preciso entender os principais conceitos que se aplicam na sua prática. Destacam-se a seguir;
I – Atividade lúdica é uma expressão que identifica todas as ações ou atividades que proporcionam diversão, alegria e prazer ou que propicia a “plenitude da experiência” (Luckesi).
II – Brincadeira é a atividade natural da criança que implica em coletividade e seriedade, resultando em comportamentos espontâneos e geradores de prazer. 
III – Brinquedo: objeto ou suporte de brincadeira; objeto que instiga a criança à brincadeira, criado para este fim ou utilizado como faz de conta.
IV - Jogo didático ou pedagógico: atividade que favorece a aprendizagem, independente- mente de estar relacionado a um determinado conteúdo.
V – Lúdico, do latim ludus, é um termo que remete à infância, é a qualidade de qualquer ação que estimula a fantasia, o divertimento ou a brincadeira da criança.
São afirmações falsas: Valor: 0,0 ( ) ou 0,5 ( )
A ( ) I e II 
B ( ) II e IV 
C ( x) II e V 
D ( ) III e IV 
E ( ) III e V 
Atividades da Aula 2
2.1 Froebel, pedagogo alemão, fundador do jardim de infância, é considerado o reformador educacional mais completo do século XIX e foi o primeiro educador a utilizar o brinquedo como atividade importante na educação das crianças. Dentre suas contribuições, destacamos:
I – Em sua obra, Froebel destacou que a educação infantil é indispensável para a formação da criança e criou blocos de construção para o treino de habilidades nas atividades criadoras.
II – O educador desenvolveu também um método pedagógico para educar órfãos de guerra e escreveu suas ideias sobre educação na obra Como Gertrudes ensina suas crianças. 
III - Para ele, as brincadeiras são o primeiro recurso no caminho para a aprendizagem. Não são apenas diversão, mas um modo de criar representações do mundo concreto com a finalidade de entende-lo.
IV – Os objetos criados por Froebel eram chamados de “dons” ou “presentes” e havia regras para usá-los, que precisariam ser dominadas para garantir o aproveitamento pedagógico.
V – O educador também foi precursor dos estudos da psicologia infantil, defendeu o uso do jogo na escola, seu papel na busca do prazer e como preparação para a vida adulta.
São afirmações falsas: Valor: 0,0 ( ) ou 0,5 ( )
A ( ) I e II 
B (x ) II e V 
C ( ) III e IV 
D ( ) I e IV 
E ( ) II e IV 
2.2- No início do século XX, o emprego do jogo na escola ganhou ênfase e as ciências buscaram fundamentar o seu uso. Dentre muitos estudiosos destacaram-se as teorias de:
I – Freud, que utilizou da técnica lúdica (brinquedos) para trabalhar com crianças e auxiliá-las a se recuperar de possíveis traumas. 
II – Piaget, nos seus estudos sobre o desenvolvimento, comprovou que as crianças de uma mesma faixa etária realizavam ações semelhantes e as classificou em três fases, motoras, simbólicas e de regras.
III – Vygotsky afirmou que a brincadeira, o brinquedo e o jogo são incentivos eficazes para as ações das crianças e, à cada etapa do seu desenvolvimento, elas têm motivações diferentes e as tendências para certas brincadeiras vão sendo substituídas por outras.
IV - Os estudos de Wallon mudaram o enfoque do ensino tradicional do professor para o aluno, que este deve buscar o conhecimento, resultando na construção de sua aprendizagem.
V – Uma contribuição importante de Wallon diz respeito ao papel da emoção no comportamento da criança e sua contínua influência até a vida adulta, compreendendo-a como função organizadora no desenvolvimento do sujeito. 
São afirmações corretas: Valor: 0,0 ( ) ou 0,5 ( )
A ( ) I, II e III
B ( ) II, III e IV 
C ( x ) I, IV e V 
D ( ) II, III e V 
E ( ) I, III e V 
2.3 O que determinam as diferentes legislações sobre a criança e seu direito de brincar e como esse direito está sendo atendido em sua comunidade (cidade)? Faça uma pesquisa concreta.
Valor: 0,0 ( ); 0,25 ( ) ou 0,5 ( )
 - A resposta deve ter no mínimo 5 linhas, no mesmo tamanho dessa fonte, ser coerente, coesa, sem erros de grafia e atender todos os requisitos solicitados.
	A criança gozará da providência social , terá direito de crescer e criar-se com saúde, a criança terá direito a recreação, alimentação e assistência médica adequada, terá direito a receber educação, que será gratuita e compulsória pelo menos no grau primário, a criança terá ampla oportunidade para brincar e divertir-se visando os propósitos da educação, as sociedades e as autoridades públicas. É dever da sociedade, da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança o direito à vida, à saúde e à alimentação. Esse direito esta sendo muito bem respeitado em Barcelona, aonde existem muitas ajudas e organizações voltadas à criança e ao adolescente.
	
Referências 
MARTINI, Lucia Eugenia Pittas. Ludicidade em espaços escolares e não escolares. Dourados: UNIGRAN, 2016.
VASCONCELOS, Paulo Alexandre C. Paidéia, paidia ou ludus? Artigo disponível em: http://paulo-v.sites.uol.com.br/textos/img11.htm Acesso: 26/07/2016

Continue navegando