Buscar

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA Exercicios Aula 7

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aula 7
Ao analisarem a então existente literatura sobre o pensamento estratégico, Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2.000) propuseram a existência de 10 escolas ou pontos de vista distintos, a maioria dos quais aplicados na prática gerencial das organizações. A primeira delas, a Escola do Design preocupa-se em prescrever um caminho ideal para a formulação da estratégia, que se dá pela adequação das capacidades internas da organização às possibilidades de seu contexto externo. Os fatores considerados para a formulação de estratégia são os ambientes interno e externo à organização, os valores, crenças e preferências de seus administradores. Como um produto da Escola do Design, por focar, num primeiro momento, exatamente nos fatores que devem ser considerados para a formulação da estratégia empresarial, temos: ponto
Análise SWOT
Marque a opção que não está de acordo com os aspectos analisados pela SWOT
É possível obter uma ampla visão da realidade da sua empresa, sabendo que decisão tomar para não cometer erros. Com a aplicação da SWOT a empresa não corre riscos de errar na estratégia.
A escola ou visão no entendimento da estratégia em organizações que percebe a formação da estratégia como um processo de transformação é denominada por Mintzberg de:
Escola da configuração
Segundo Kaplan e Norton, a gestão da estratégia é um processo de ciclo fechado, cujas etapas são:
Desenvolvimento da estratégia; planejamento da estratégia; alinhamento da organização; planejamento operacional; monitoramento e aprendizagem e teste e adaptação.
Relacione as escolas do pensamento estratégico com as suas respectivas características e marque a alternativa que representa as associações corretas: ESCOLAS (I) Escola da Concepção (design) (II) Escola do Ambiente (III) Escola da Configuração CARACTERÍSTICAS: (X) A criação da estratégia tem como base a reação da empresa ao contexto e as pressões do ambiente externo, e não ao que de fato ela é, caracterizando-se assim como um processo reativo. (Y) Propõe um modelo de formulação da estratégia que busca alcançar uma adequação entre as capacidades internas da empresa e as possibilidades externas, através da famosa noção de SWOT. Propõe que a formação da estratégia deve ser um processo deliberado de pensamento consciente. (Z) Defende que não há apenas uma visão correta, que as organizações possuem diferentes estágios de vida, os quais se caracterizam por períodos de estabilidade e períodos de transformação, os quais precisam ser gerenciados sem que haja uma ruptura que destrua a organização.
I-Y; II- X; III-Z.
A Matriz GE ou Matriz de Atratividade é um modelo para análise de portfólio de unidades de negócios. Cada negócio é classificado em duas dimensões, a atratividade do mercado e a força do negócio. Serão bem- sucedidas, obtendo resultados excepcionais, as unidades de negócios classificadas em:
Forte força do negócio e alta atratividade do mercado.
Leia o texto a seguir: A ____________ tem por objetivo sintetizar as análises internas e externas, possibilitando uma visão conjunta dos ambientes da organização. No que tange as etapas de elaboração do planejamento estratégico a alternativa que completa a lacuna abaixo é:
Análise SWOT.
Na aplicação da matriz SWOT devemos realizar o cruzamento dos:
pontos fortes e fracos com as oportunidades e ameaças
O conselho diretor de um conglomerado industrial decidiu ampliar os investimentos em uma unidade estratégica de negócios, cuja participação relativa de mercado e a taxa de crescimento são altas. Essa decisão deveu-se ao fato de a unidade ser lucrativa, porém consumir um investimento razoável para competir com muitos concorrentes que são atraídos para um mercado que cresce rápido. Segundo a matriz BCG, essa unidade é classificada pela expressão.
Estrela.
(IADES, 2014) Em relação à gestão estratégica e à ferramenta de análise das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, é correto afirmar que essa ferramenta:
é também conhecida pela sigla inglesa SWOT, e caracteriza-se pelo cruzamento entre as forças e fraquezas internas com as oportunidades e ameaças externas.
Glória, diretora de marketing da empresa ABC Publicidade Online, está-se empenhando na formulação da Análise SWOT da sua empresa. A empresa foi recentemente inaugurada, o mercado em que a empresa atua é voltado para usuários frequentadores de redes sociais e está em expansão acelerada. Na reunião com a diretoria executiva, foi fechada uma lista de pontos fortes potenciais da empresa, que estão abaixo relacionados. I - Estrutura de custos baixos; II - Imagem de marca forte; III - Liderança de mercado. Glória discordou desta lista, argumentando a natureza de seu negócio e o estágio da empresa no seu ciclo de vida. Qual(is) dessa(s) alternativa(s) contém pontos fortes que teriam sido o motivo da discórdia da diretora de marketing?
Alternativas II e III
Três matrizes distintas, cada uma visando um propósito, podem ser explicadas em conjunto, facilitando o trabalho do estrategista, diminuindo sobremaneira suas restrições na formulação de estratégias. Qual dessas matrizes permite visualizar a inclinação da curva de vendas de um produto ou serviço?
Matriz de ciclo de vida
A empresa tem êxito____ quando se formula e implementa uma estratégia de criação de valor com sucesso. Assim sendo, qual das seguintes afirmações considera correta.
competitividade estratégica
Considerando o seguinte resultado de uma análise de SWOT (FOFA) , obtido após um processo de planejamento estratégico com 4 quatro cenários distintos conforme ilustrado no quadro abaixo :
ASSINALE ABAIXO A ALTERNATIVA VERDADEIRA
	CENÁRIO
	POTENCIAL
OFENSIVO
	CAPACIDADE
DEFENSIVA
	DEBILIDADE
	VULNERABILIDADE
	1
	70%
	70%
	45%
	45%
	2
	60%
	65%
	25%
	50%
	3
	70%
	70%
	30%
	25%
	4
	40%
	60%
	70%
	45%
Devemos escolher o cenário 3 porque ele é o mais favorável para a empresa
Na análise SWOT são atributos da organização:
d) os pontos fortes e fracos, porém as ameaças e as oportunidades são consideradas condições externas.
A Matriz BCG, desenvolvida pelo Boston Consulting Group, também chamada de Matriz de Crescimento e de Participação tem como objetivo fazer uma análise do portfólio da empresa. Possibilita avaliar a carteira de produtos tendo como base dois fatores: crescimento do mercado e participação do produto em relação ao mercado.
De acordo com matriz BCG, um produto oferecido em um mercado em crescimento e que requer altos investimentos para manter sua posição de liderança é classificado como:
Estrela
A Matriz BCG, desenvolvida pelo Boston Consulting Group, também chamada de Matriz de Crescimento e de Participação tem como objetivo fazer uma análise do portfólio da empresa. Possibilita avaliar a carteira de produtos tendo como base dois fatores: crescimento do mercado e participação do produto em relação ao mercado.
De acordo com matriz BCG, um produto que requer poucos investimentos para manter sua posição de liderança e que, apesar de gerar grande volume de recursos, é comercializado em um mercado de reduzida capacidade de crescimento, é classificado como:
Vaca leiteira
Entre as etapas do planejamento estratégico de uma instituição se inclui o diagnóstico institucional que contempla as análises interna e externa. Uma das formas de realizar essas análises é elaborando uma Matriz SWOT, que identifica ________________________________________
as oportunidades e ameaças externas, e as forças e fraquezas da instituição
Com relação do uso de dashboards, assinale a alternativa correta.
Os dashboards se concentram nos indicadores de processos suscetíveis de serem influenciados pelo pessoal em suas tarefas diárias.
O BSC é um sistema de gestão estratégica que equilibra medidas de desempenho financeiras e não financeiras, focadas em quatro perspectivas. Assinale a opção correta que corresponde as quatro perspectivas focadas no BSC:
Financeira, Clientes, Processos internos, aprendizagem e crescimento
Suponha que um restaurante por quilo deseje ampliar negócios em diferentes mercados com o cardápio já existente. Apartir dos quatro quadrantes da matriz de componentes do vetor de crescimento qual das alternativas de crescimento seria mais pertinente ao caso?
Desenvolvimento de mercado.
O Balanced Scorecard busca a maximização dos resultados com base nas seguintes perspectivas:
CLIENTES, APRENDIZAGEM E CRESCIMENTO, PROCESSOS INTERNOS E FINANCEIRA
A Matriz BCG é uma análise gráfica desenvolvida por Bruce Henderson para a empresa de consultoria empresarial americana Boston Consulting Group em 1970. Seu objetivo promover a análise de portfólio de produtos ou de unidades de negócio baseado no conceito de ciclo de vida do produto levando como parâmetros de avaliação 2 variáveis, que são:
Participação relativa no mercado e Crescimento do mercado.
Dentre as ferramentas estudadas, qual é utilizada na gestão de portfólio de produtos, com o objetivo de auxiliar a administração de diferentes negócios, por intermédio da gestão de seus fluxos financeiros?
Matriz BCG
1
3

Outros materiais