Buscar

TIPOS DE CONSULTORIA ORGANIZACIONAL exer 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disc.: CONSULT.INT.RH 
	2020.1 EAD (G) / EX
	
	
	
	
	
		1.
		Consultoria Interna de Recursos Humano é um exemplo de atividade da área de gestão de pessoas que viabiliza uma atuação mais estratégica por meio da proximidade com os stakeholders (públicos alvos) que geram valor às empresas. Em função disto, quais são os tipos ou modalidades de consultoria?
	
	
	
	Consultoria organizacional, autônoma, associada, exclusiva, externa e interna.
	
	
	Consultoria organizacional, trabalhista, associada, exclusiva, externa e interna.
	
	
	Consultoria organizacional, autônoma, associada, exclusiva, mista e interna.
	
	
	Consultoria organizacional, previdenciária, associada, independente, externa e interna.
	
	
	Consultoria organizacional, autônoma, analítica, exclusiva, externa e interna.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		2.
		Estudamos os tipos de consultoria organizacional, e sua importância no contexto empresarial. Assinale a única alternativa que responde plenamente ao conceito de Consultoria Autônoma
	
	
	
	exercida por profissional que se especializa em aconselhamento gerencial a executivos ou gestores, individualmente ou em grupo, ou em conduzir projetos especiais de consultoria (mentoring, counselling, coaching) no âmbito restrito de uma determinada empresa.
	
	
	atividade exercida por profissional qualificado que atua de forma independente, ou seja, sem vínculo empregatício com a organização-cliente, para a realização de consultoria em um determinado projeto. Muitos profissionais devidamente credenciados na profissão trabalham como consultores autônomos, dispondo de escritórios próprios ou home offices.
	
	
	realizada por profissional não integrante do quadro da empresa na qual exerce suas atividades profissionais, atuando sob condição de contrato de prestação de serviço específico ou projeto.Normalmente , as firmas de consultoria, os consultores autônomos ou os que atuam em ¿network¿ realizam suas atividades como consultoria ou como consultores externos contratados pelas empresas interessadas.
	
	
	é a atividade que visa, de forma metódica, pesquisar, identificar, analisar, formular e propor soluções para situações-problema referentes à estratégia, à estrutura, às atividades operacionais e administrativas de empresas privadas ou entidades estatais. Usualmente é exercida por empresas do ramo em que atuam vários profissionais especializados nas diferentes áreas da administração.
	
	
	praticada por profissionais especializados que atuam como parceiros de empresas de consultoria organizacional, sendo contratados para realizar determinados projetos. Existe uma variação de consultoria associada que é conhecida como consultoria em network, ou rede de consultores autônomos que podem vir a constituir um grupo ad hoc (para esse caso) e realizar em parceria um projeto ou trabalho de consultoria, sob a liderança de um dos profissionais do grupo e devidamente aceito pelo cliente. Uma vez concluído o projeto, o grupo se desfaz, voltando cada um à sua autonomia original.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		3.
		Em relação a consultoria interna é correto afirmar que:
	
	
	
	Visa solucionar problemas sendo exercida por empresas do ramo em assuntos de sua especialidade
	
	
	São um grupo de consultores especialistas que transferem as metodologias e técnicas administrativas para empresas contratantes
	
	
	Trata-se de atividade paralela exercida por um profissional autônomo sob liderança de um gestor devidamente qualificado e integrante do quadro de funcionários
	
	
	Pode ser exercida por um ou mais profissionais do quadro, formando um grupo especializado.
	
	
	Seus profissionais atuam na forma de ¿network¿ , dispondo de escritórios próprios e conduzindo projetos no âmbito de sua empresa
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		4.
		Atuar de forma metódica, pesquisar, identificar, analisar, formular e propor soluções para situações-problema referentes à estratégia, à estrutura, às atividades operacionais e administrativas de empresas privadas ou entidades estatais, usualmente é exercida por empresas do ramo em que atuam vários profissionais especializados nas diferentes áreas da administração. Caracteriza a consultoria:
	
	
	
	Interna
	
	
	Organizacional
	
	
	Associada
	
	
	Exclusiva
	
	
	Autônoma
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		5.
		O produto da consultoria confunde-se com seu profissional. E a forma como o consultor se relaciona com seu cliente e com seus pares, outros consultores, é de vital importância na definição do tipo de consultoria. Portanto, o consultor que atua por conta própria, profissional liberal, pessoa física, independente e que prefere trabalhar de forma isolada é:
	
	
	
	Consultor associado
	
	
	Consultor virtual
	
	
	Consultor total
	
	
	Consultor especializado
	
	
	Consultor autônomo
	
	
	
	
	
	
	
		6.
		Todas as respostas estão relacionadas a Consultoria Artesanal, exceto uma:
	
	
	
	Consultoria onde existe um modelo pré-estabelecido para ser aplicado em qualquer cliente.
	
	
	Esse tipo de consultoria demanda um prazo maior para realização, custo/hora mais elevado e os resultados são observados a médio/ longo prazo.
	
	
	Procura atender as necessidades através de técnicas e métodos adaptados para as necessidades da empresa, criando uma individualização no atendimento.
	
	
	É aquela que procura atender às necessidades da empresa-cliente por meio de projetos customizados.
	
	
	Esse tipo de consultoria é o mais aceito atualmente.
	
	
	
	
	
	
	
		7.
		Já estudamos que existem 06 tipos de consultoria. Uma delas se qualifica da seguinte forma:
 
"constitui-se em um conjunto de atividades desenvolvidas por um ou mais profissionais do quadro da organização, devidamente qualificados, para desenvolver, aconselhar e assessorar de forma metódica e consistente os clientes internos, que são todos os demais colaboradores."
 
A seguir, assinale a alternativa que se refere ao tipo de consultoria descrita no texto destacado.
	
	
	
	Consultoria interna
	
	
	Consultoria externa
 
	
	
	Consultoria associada
	
	
	Consultoria exclusiva
	
	
	Consultoria autônoma
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		8.
		A partir da compreensão científica sobre Consultoria Interna de Recursos Humanos, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa verdadeira:
	
	
	
	De maneira geral pode-se afirmar que existem os seguintes tipos ou modalidades de consultoria: Consultoria organizacional, Consultoria técnica, Consultoria especializada, Consultoria jurídica, Consultoria autônoma, Consultoria familiar, Consultoria associada, Consultoria pessoal, Consultoria exclusiva, Consultoria externa e Consultoria interna.
	
	
	A consultoria inclusiva é exercida por profissional que se especializa em aconselhamento gerencial a executivos ou gestores, individualmente ou em grupo, ou em conduzir projetos especiais de consultoria (mentoring, counselling, coaching) no âmbito restrito de uma determinada empresa.
	
	
	Consultoria organizacional é o nome da atividade que visa, de forma metódica, pesquisar, identificar, analisar, formular e propor soluções para situações-problema referentes à estratégia, à estrutura, às atividades operacionais e administrativas apenas de empresas privadas ficando de fora as entidades estatais. Usualmente é exercida por alguém que atua de forma especializada em apenas um área da administração.
	
	
	A consultoria interna só pode ser exercida por apenas um profissional. Por exemplo, consultoria interna de informática, de assuntos jurídicos ou de recursos humanos. Agindo da mesma forma que um consultor externo, o consultor interno elabora diagnósticos, busca soluções para os problemas, apresenta pareceres, sugere melhorias e atua junto às gerências e chefias como um conselheiro, um facilitador, um solucionador de problemas em assuntos de sua especialidade no âmbito da empresa.
	
	
	Nos últimos anos as empresas têm adotado a figura do consultor interno, que é funcionário do quadro,devidamente qualificado para desempenhar atividades técnicas de consultoria em assuntos que sejam de sua especialidade no contexto da organização.

Continue navegando