Buscar

PROPOSTAS CONTEMPORÂNEAS DE ORGANIZAÇÃO CURRILAR exer 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disc.: CURRÍC.TEOR.PRÁTICA 
	2020.1 EAD (G) / EX
	
	
	
	
	
		1.
		Escola X: O currículo é desenvolvido em projetos de trabalho, com integração entre disciplinas, e os laboratórios de informática estão a serviço da pesquisa empreendida pelos alunos. Escola Y: Há uma delimitação clara entre as disciplinas, com horários e espaços bem definidos para as atividades, e os recursos tecnológicos dão suporte à transmissão de conhecimentos. Escola Z: Laboratórios de informática, telas digitalizadas e estúdios de produção audiovisual estão disponíveis aos professores, que são conduzidos a desenvolver um currículo em que os novos conhecimentos científicos sejam imediatamente incorporados. Qual das análises faz uma relação coerente entre concepções de currículo e uso da tecnologia, segundo as correntes teóricas a que se referem?
	
	
	
	Na escola X o currículo possui uma abordagem interdisciplinar, o que favorece o caráter investigativo do uso de recursos tecnológicos no contexto da metodologia de projetos.
	
	
	As escolas Y e Z trabalham segundo uma perspectiva curricular crítica, em que os recursos tecnológicos são utilizados para a formação continuada de alunos e professores.
	
	
	As escolas X e Y adotam uma concepção de currículo calcada no multiculturalismo, pois o tratamento dado ao uso de recursos tecnológicos está associado à diversidade.
	
	
	Na escola Z os diversos recursos tecnológicos usados indicam uma visão de currículo calcada na teoria pós-crítica, pois os professores acompanham as inovações tecnológicas.
	
	
	Na escola Y a delimitação entre as disciplinas demonstra que o currículo é reflexo da pluralidade cultural contemporânea, ao passo que o modo como a tecnologia é adotada remete a um modelo tecnicista.
	
	
	
	
	
	
		2.
		(ENADE, 2011) Na sociedade atual, o Pedagogo, ao organizar e/ou mediar o planejamento das ações pedagógicas nas instituições de ensino, seja na gestão administrativa escolar, na coordenação, supervisão, orientação educacional ou na docência, deve promover ações que contemplem as discussões propostas pelos Temas Transversais, devido à sua relevância na vida social dos sujeitos. Esse papel do Pedagogo, no planejamento, justifica-se por:
	
	
	
	Contribuir para a manutenção dos objetivos e conteúdos que compõem o currículo.
	
	
	Priorizar as peculiaridades regionais em detrimento de uma cultura nacional, elaborando e implementando projetos, cujos temas transversais foram previamente definidos pela Direção da escola.
	
	
	Estabelecer objetivos pedagógicos e orientações didáticas capazes de desenvolver atitudes e valores que transcendam o âmbito específico das disciplinas, com a finalidade de promover a formação crítica e reflexiva do cidadão.
	
	
	Promover a cooperação institucional, por meio de parcerias e programas que apoiam propostas pedagógicas que atendem à realidade.
	
	
	Utilizar estratégias pedagógicas centradas em um currículo disciplinar e homogeneizante, que desconsidera as relações entre as diversas áreas do conhecimento.
	
	
	
	
	
	
	
		3.
		Interdisciplinaridade e transversalidade alimentam-se mutuamente, pois, para trabalhar os temas transversais adequadamente, não se pode ter uma perspectiva disciplinar rígida. Um modo eficiente de se elaborar os programas de ensino, nessa perspectiva, é
	
	
	
	selecionar professores voluntários para realizarem curso de capacitação no qual receberão informações e dinâmicas para trabalhar os temas transversais e, posteriormente, agirem como dinamizadores dos debates.
	
	
	destinar dois tempos de aula, quinzenalmente, para os professores realizarem, em sala de aula, trabalhos de grupo com alunos, abordando um dos temas definidos pelos PCNs.
	
	
	realizar por trimestre atividades extraclasse de observação do meio ambiente, do bairro e dos setores de produção, incluindo, na sua realização, professores de, pelo menos, duas disciplinas do currículo.
	
	
	realizar duas palestras por semestre para todas as turmas de uma mesma série (ano) das séries do 2 o segmento, abordando quatro temas por ano.
	
	
	fazer dos temas transversais um eixo unificador, em torno do qual se organizam as disciplinas.
	
	
	
	
	
	
	
	
		4.
		A turma de Ana desenvolve uma prática curricular a partir de projetos de trabalho. Segundo Hernandez e Ventura (1998, p. 63): "a organização dos currículos por projetos de trabalho fundamenta-se numa concepção da globalização entendida como um processo muito mais interno do que externo (...) no qual a aprendizagem se torna significativa". A prática de organização e desenvolvimento curricular a partir de projetos de trabalho está pautada numa concepção de que o ato educativo é, essencialmente, um ato:
	
	
	
	cognitivo, estimulando a articulação de conceitos
	
	
	individual, apoiando-se em tarefas por disciplinas
	
	
	humano, valorizando reprodução de conceitos atuais
	
	
	político, buscando valorizar as informações das multimídias
	
	
	técnico, buscando alcançar comportamentos específicos
	
	
	
	
	
	
	
	
		5.
		Conforme discutimos em sala de aula, os docentes participam da construção do currículo e de seu delineamento de diversas formas. Dentre as listadas abaixo, aponte a CORRETA
	
	
	
	Selecionam os conteúdos a serem trabalhados com os alunos
	
	
	Planejam o modo em que serão trabalhados esses conteúdos
	
	
	Todas estão corretas
	
	
	Posicionam-se frente aos conhecimentos e experiências dos seus alunos, valorizando-os ou não
	
	
	Definem a abordagem que será dada a esses conteúdos
	
	
	
	
	
	
		6.
		Roberto Macedo, no livro "Currículo: campo, conceito e pesquisa",  menciona que quando se fala em currículo por competências, significa que o conceito de competências está articulado como "um conjunto de saberes e habilidades que os aprendentes incorporam por meio da formação e da experiência [...]" (MACEDO, 2007, p. 93).
Marque a alternativa que complementa o conceito do autor:
	
	
	
	conjugados à capacidade de integrá-los, utilizá-los, transferi-los em diferentes situações.
	
	
	aliados à capacidade de reproduzir, integrar e repetir procedimentos.
	
	
	conjugados à capacidade de memorizar informações e de compreender situações.
	
	
	saberes e práticas aliados à reprodução e memorização de conteúdos.
	
	
	para desenvolver habilidades técnicas e de abstração.
	
	
	
	
	
	
		7.
		Roberto Macedo, no livro "Currículo: campo, conceito e pesquisa", afirma que: 
"Ao longo de nossas elaborações sobre currículo, costumamos implicar a epistemologia, a sociologia, a antropologia, a política, a psicologia, o romance, a poesia, a fábula, o cinema, o teatro, o mito, a música, as artes plásticas e outras narrativas fora da prosa científico-educacional, como possibilidades de enriquecer/aguçar/ampliar/problematizar a compreensão sobre as pautas e as práticas curriculares e suas questões, sem com isso perder de vista de onde falamos, de que falamos e qual o nosso compromisso explicitativo em termos do objeto de reflexão e análise" (MACEDO, 2007, p. 21).
Marque a alternativa que interpreta a reflexão do autor:
	
	
	
	Um currículo pleno para uma formação geral e disciplinar.
	
	
	Formalização de um currículo homogêneo, uniforme para todos os fins práticos.
	
	
	Um currículo apenas por disciplina, sem considerar as competências.
	
	
	Prática do currículo único como solução para todos os problemas educacionais.
	
	
	Importância de se atender à necessária complexidade do humano nas elaborações curriculares por competências.
	
	
	
	
	
	
	
	
		8.
		Vasconcellos (2008) afirma que a proposta curricular pode ter como referência os fundamentos da disciplina, aspectos pedagógicos e metodológicos dentre outros. No desenho da estrutura (ou grade) curricular devem ser considerados?
	
	
	
	Escolha de recursos didáticos, seleção de conteúdos, conteúdos obrigatórios e o processo de avaliação.
	
	
	Conteúdos obrigatórios, conteúdos efetivos, conteúdos mínimos,articulação vertical/ horizontal e os pressupostos teóricos.
	
	
	Articulação vertical/horizontal, escolha de recursos didáticos, conteúdos obrigatórios e pressupostos. teóricos
	
	
	Articulação vertical/horizontal, seleção de conteúdos, processo de avaliação e os pressupostos teóricos.
	
	
	Conteúdos obrigatórios, pressupostos teóricos e a carga horária pretendida.

Continue navegando