Buscar

Os 10 Mandamentos da Boa Administração na Unidade Farmácia de Todos

Prévia do material em texto

UNIP-Universidade Paulista
Educação a Distância
Curso: Superior de Tecnologia em Logística
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM II
OS 10 MANDAMENTOS DA BOA ADMINISTRAÇÃO APLICADOS À UNIDADE FARMÁCIA DE TODOS
Jorge Luiz Ottoni Junior-1863605
Bom Despacho
2019
Jorge Luiz Ottoni Junior-1863605
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM II
OS 10 MANDAMENTOS DA BOA ADMINISTRAÇÃO APLICADOS À UNIDADE FARMÁCIA DE TODOS
Projeto Integrado Multidisciplinar apresentado como exigência parcial para conclusão do 2° Bimestre do 1° período Curso Superior de Tecnologia em Logística, da Universidade Paulista- Unip. 
Bom Despacho
2019
RESUMO
O texto os dez mandamentos da boa administração traz a visão de um consultor do SEBRAE de como administrar bem o negócio, utilizando o planejamento para que o resultado e os ganhos sejam favoráveis à empresa. De acordo os textos embora muitos empresários tenham obtido sucesso nas empresas sem a existência de planejamento, não conseguirão sobreviver por muito tempo no mercado a menos que tenham um planejamento para enfrenta-lo. Aliadas ao texto estão às disciplinas Recursos materiais e patrimoniais, Matemática Aplicada e Economia de Mercado. Dessa forma este trabalho foi desenvolvido em uma unidade de atendimento do SUS na cidade de Bom Despacho, a unidade I Farmácia de Todos, escolhida porque é um setor que além da realização de tarefas diárias como reposições de estoque e atendimento aos pacientes realiza também o planejamento para que o conjunto de serviços forneça os resultados esperados. A unidade faz parte do programa do Governo Estadual “Farmácia de Todos” e atende toda a população de Bom Despacho em conjunto com outras três unidades satélites distribuem em torno de 10.000 comprimidos por dia para o tratamento das mais diversas doenças possui sistema de gerenciamento em implantação e localiza-se na Rua Juca Rufino, 525 na mesma cidade. 
PALAVRA CHAVE: planejamento, gerenciamento e resultados.
SUMMARY
The text of the ten commandments of good management brings the vision of a SEBRAE consultant on how to manage the business well, using the planning so that the result and the gains are favorable to the company. According to the texts although many entrepreneurs have been successful in the companies without the existence of planning, they will not be able to survive for long in the market unless they have a planning to face it. Allied to the text are the disciplines Material and patrimonial resources, Applied Mathematics and Market Economy. In this way, this work was developed in a SUS service unit in the city of Bom Despacho, the unit I Pharmacy of All, chosen because it is a sector that, in addition to carrying out daily tasks such as stock replenishment and patient care, also performs planning so that the set of services provides the expected results. The unit is part of the program of the State Government "Pharmacy of All" and serves the entire population of Bom Despacho together with three other satellite units distribute around 10,000 tablets per day to treat the most diverse diseases has a management system in deployment and is located at Rua Juca Rufino, 525 in the same city.
KEY WORD: planning, management and results.
SUMÁRIO
Conteúdo
1-	INTRODUÇÃO:	5
2-	DESENVOLVIMENTO:	7
2.1	Recursos Materiais e Patrimoniais e os 10 mandamentos da boa administração aplicada a Unidade estudada	7
3-	MATEMÁTICA APLICADA À UNIDADE DE ESTUDO	11
4-	ECONOMIA APLICADA	12
CONCLUSÃO:	16
REFERENCIAS	18
1- INTRODUÇÃO:
A administração de uma empresa depende inteiramente de quem está à frente do negócio como o responsável pela vitalidade e sobrevivência da empresa no mercado. O texto os 10 mandamentos da boa administração é, sobretudo um alerta para os administradores e donos de negócios colocarem em prática o planejamento, serve para lembrar que para que um negócio siga um percurso e chegue aos objetivos desejados ele necessita sem dúvidas de objetivos claros, saber onde se localiza no mercado, quais os competidores diretos e indiretos, quais recursos financeiros possuem, estar conectado, quem são seus clientes e quais as mudanças do mercado, dentre outras questões.
Todas essas perguntas e cuidados podem ser respondidas e colocadas em prática através de um planejamento para o qual o texto chama a atenção.
Assim dada à necessidade de diagnóstico do negócio e aplicação dos 10 mandamentos da boa administração este trabalho foi realizado em uma unidade de saúde pública: Farmácia Municipal de Bom Despacho.
A unidade foi escolhida porque além da realização de tarefas necessita do planejamento para que o conjunto de serviços realizados forneça os resultados esperados. A unidade atende hoje toda a população de Bom Despacho em conjunto com outras três unidades satélites. Distribui em torno de 10.000 comprimidos por dia para o tratamento das mais diversas doenças. Possui sistema de gerenciamento em implantação e localiza-se na Rua Juca Rufino, 525, Novo São José.
Neste sentido este trabalho tem como principal objetivo analisar a aplicação dos mandamentos da Administração na Unidade estudada. E como objetivos específicos analisar a implantação do SIGAF como ferramenta de gerenciamento de estoque, analisar o sistema de administração do setor em consideração às aplicações desenvolvidas pelo SEBRAE através do texto e promover o autoconhecimento dos responsáveis pela Administração na Unidade de estudo.
Assim, este projeto, procura orientar aos possíveis interessados quais são as vantagens da utilização do planejamento para a administração de um negócio independente do tamanho, quais são as vantagens de se autoconhecer e utilizar as ferramentas disponíveis a fim de resultados satisfatórios e duradouros.
Busca-se ainda que o gerenciamento de estoque seja realizado de maneira a possibilitar a redução de desperdícios, com compras que podem ser realizadas de maneira correta, de forma a se ter um estoque mínimo de consumo e que evite a falta de medicamentos. 
E para isso foram utilizadas além do texto os dez mandamentos da boa administração as disciplinas recursos materiais e patrimoniais, matemática aplicada e economia de mercado a fim de situar a empresa no atual mercado que esta inserida.
2- DESENVOLVIMENTO:
2.1 Recursos Materiais e Patrimoniais e os 10 mandamentos da boa administração aplicada a Unidade estudada
Os recursos materiais de acordo Martins (2006) são: os itens ou componentes que uma empresa utiliza nas suas operações do dia a dia, na elaboração do seu produto final ou na execução do seu objeto social, ou seja, na entrega ao consumidor, no caso estudado na entrega dos medicamentos que é um recurso material da empresa, necessita de reposições periódicas, além de ser um produto perecível.
Recursos Patrimoniais: São instalações pertencentes à empresa e que são utilizadas nas operações do dia-a-dia da empresa, mas são adquiridos esporadicamente, como prédios, equipamentos, maquinário, veículos, etc. (MARTINS, 2006, P.286).
No caso estudado são exemplos de recursos patrimoniais, a instalação, os equipamentos e os veículos.
O texto nos alerta em um dos pontos principais para o fato da separação do que é propriedade da empresa da propriedade do dono ou responsável pela empresa. No caso estudado como se trata de uma unidade de saúde pública, não se objetivo lucro assim como todas as empresas ou instituições públicas, mas se busca a otimização dos recursos para se ter mais resultados com menos receita.
Vale ressaltar que o texto traz dentro do que chama 10 mandamentos conceitos que se aplicam bem a unidade estudada. O primeiro deles é o plano de negócio, na unidade este plano está sendo colocado em prática, ou começando a ser colocado em prática, pois recentemente foi transferida para o setor uma administradora que tem porobjetivo aplicar os conhecimentos da administração à unidade.
A unidade vinha passando por diversos problemas, o primeiro deles e o mais preocupante é quanto a administração de estoque, com compras exorbitantes de alguns medicamentos e com faltas de outros, sem a utilização de estoque mínimo, o que gerava grandes perdas, e também faltas por longos períodos de medicamentos essenciais ao consumo.
A primeira medida a ser tomada foi a aplicação do Sistema de Gerenciamento da Assistência Farmacêutica – SiGAF ao setor. Essa ferramenta está em implantação na unidade para que seja gerenciado o estoque, observa-se que este sistema relaciona diretamente ao texto quando este funciona online e tem informações concretas e precisas da administração de estoque.
Administrar estoque é cuidar dos recursos materiais e patrimoniais da empresa. Esta sempre foi uma das maiores preocupações da unidade já que as medicações representam a vitalidade da empresa. E a implementação do sistema é para que essa administração seja fidedigna ao consumo da população utilizando da metodologia de Pareto.
O Diagrama de Pareto tem sua origem no século XVI e resultou dos estudos do Italiano Vilfredo Pareto que apresentou a sua constatação de que 80% da riqueza mundial estavam nas mãos de 20% da população. (BRAZ, 2002)
Braz (2002), afirma que o objetivo de Vilfredo Pareto 2 era mostrar o tamanho da desigualdade social presente na sociedade através dos estudos econômicos de concentração de riqueza conseguindo representar de forma numérica e gráfica as suas descobertas. Corrobora com o autor, Vergueiro, 2002 em suas escritas sobre o gráfico de Pareto:
(...) foi desenvolvido pelo engenheiro e economista italiano Vilfredo Pareto que examinou a distribuição da riqueza de seu país e buscou descrevê-la estatisticamente. Ao fazer isso ele descobriu que apenas 20% da população possuía a maior parte da riqueza, ou seja, mais de 80%. Ele então demonstrou como essa distribuição podia ser expressa graficamente em uma curva cumulativa que ficou conhecida como a Lei de Pareto. (VERGUEIRO, 2002)
Para Braz (2002) os estudos de Pareto são utilizados e aperfeiçoados até hoje por sua maneira simples de utilização. E acrescenta que o diagrama de Pareto pode mostrar que as melhorias podem ser alcançadas se concentrarmos em poucos pontos essenciais e vitais desses problemas.
Cesar (2011) também afirma que o princípio de Pareto tem uso simples e mostra como ele pode influenciar e ser aplicado no cotidiano das pessoas e lista situações que corriqueiras que podem ser aplicados o princípio:
· 20% do que a pessoa consome se transforma em 80% da gordura corporal.
· 20% dos vizinhos são responsáveis por 80% do barulho.
· 20% do pessoal do escritório fazem 80% do trabalho.
Vale esclarecer o que o sistema de gerenciamento e como ele utiliza da administração de estoque para realizar o gerenciamento dos recursos materiais e patrimoniais.
2.2 Sistema Integrado de Gerenciamento de Assistência Farmacêutica – SIGAF
O sistema SIGAF funciona como gerenciamento da assistência farmacêutica dos municípios, sendo utilizado não apenas em Minas Gerais, mas em outros estados do Brasil e se integra a rede SUS. (PORTAL SAÚDE – MG, 2016)
Foi desenvolvido em Minas Gerais no ano de 2004 na Escola de Saúde Publica de Minas Gerais (ESP-MG) e se trata de um software para prestação de assistência farmacêutica Municipal e no ano de 2008 foi expandido para atendimento em nível nacional, de acordo o portal saúde do Governo de Minas Gerais.
O SIGAF é um sistema que viabiliza a utilização de dados farmacoepidemiológicos mais precisos e farmacoeconômicos provenientes da identificação dos usuários e de minuciosos registros dos serviços farmacêuticos ofertados. São estabelecidas, assim, adequadas condições para a otimização do sistema logístico de produtos farmacêuticos e, principalmente, melhores assistência e atendimento aos usuários do SUS. (PORTAL SAÚDE – MG, 2016).
Para o funcionamento do Sistema é necessário o cadastro da população do município no qual esteja sendo implantado, o sistema é integrado a Rede SUS e assim as informações são disponíveis aos farmacêuticos que estejam utilizando o sistema. Dessa forma em qualquer cidade pode se ter acesso aos dados do paciente, desde que previamente os seus dados estejam no sistema. (MANUAL DO SIGAF).
O sistema utiliza-se das informações armazenadas com as entradas de estoques e cadastros de pessoas, informações que são inseridas, e à medida que são dispensados 8 os medicamentos gera-se portanto o consumo médio dos medicamentos.9 Os relatórios de consumo são fidedignos às informações que são inseridas no mesmo, sendo necessário que as informações sejam fiéis ao perfil dos usuários. (MANUAL DO SIGAF)
É possível ao farmacêutico o cadastro de subunidades dentro do próprio sistema e com isso abastecer além das farmácias centrais as demais que atendem os bairros dos municípios. A curva ABC é gerada a partir da dispensação dos medicamentos, sendo classificados os medicamentos que possuem maior consumo e que tem maiores impactos do total do estoque. Ressalta-se que o estoque no sistema é um estoque virtual. Sendo necessários ajustes para que o estoque do sistema seja igual ao físico. (MANUAL DO SIGAF).
Quanto à administração dos recursos materiais esta é a ferramenta e que está em processo de implantação na unidade. Relaciona-se diretamente aos conceitos utilizados porque o sistema utiliza-se de uma ferramenta de qualidade para gerir o estoque além de ser um sistema virtual que pode ser acessado de qualquer lugar desde que o usuário seja cadastrado.
Os recursos patrimoniais são de responsabilidade da coordenadora do setor, porém são próprios adquiridos em diferentes datas que são controladas pelo setor de Patrimônio da Prefeitura que realiza a organização, leilões e tem toda a relação dos recursos que a unidade possui e qual a destinação destes recursos.
A gestão destes recursos é feita de forma direta, quando no setor é realizado o gerenciamento de estoque, a relação de bens materiais, e indireta quando os controles de pagamentos são realizados no setor de compras. Então as realização de pedidos depende da disponibilidade de dotações para os pagamentos e também quando o controle de seus bens são realizados pelo setor de Patrimônio que cuida de vida útil, troca de materiais, dentre outras.
O planejamento de estoque até então não existia e passou a ser elaborado e colocado em prática a partir deste ano com a profissional qualificada para isso. Dentre as ações estão a implantação da política de estoque baseada na necessidade de uso dos pacientes, necessidade de compras estratégicas e a realização planilhas e compras programadas com a previsão de estoque mínimo.
As compras são realizadas pela própria unidade estudada, essas compras são enviadas ao setor de compras, que faz o lançamento e envia ao fornecedor que faz a entrega diretamente no estoque da farmácia e então é realizado o pagamento.
As compras são realizadas considerando um estoque mínimo de 2 meses uma vez que além das compras realizadas pelo município, são recebidos pelo município o fornecimento do Estado de Minas Gerais. Então por isso estão sendo trabalhadas duas administrações de compras, as municipais e estaduais.
O estoque fica em local próprio diferente do local de distribuição, o transporte é de responsabilidade da Prefeitura e ocorre pelo menos duas vezes por semana onde são abastecidas as unidades satélites e a unidade central que no caso é a unidade estudada.
A distribuição ao usuário é realizada de forma gratuita e ocorre mediantea apresentação de receita médica fornecida pelo município ou de outros municípios os quais mantemos o convênio.
O estoque possui um custo muito elevado devido ao número extenso de medicamentos que são distribuídos, o inventário é realizado ao final de cada ano para finalização do exercício. 
3- MATEMÁTICA APLICADA À UNIDADE DE ESTUDO
A realização do trabalho focado na administração de estoque possibilita que observamos a aplicação da matemática na administração deste. Os fundamentos da matemática são e devem ser aplicados no gerenciamento de qualquer negócio.
No caso estudado faz parte a aplicação de médias para a realização de compras que são baseadas no consumo dos últimos 3 meses. Não se utiliza na unidade a aplicação da matemática financeira devido as peculiaridades do negócio, mas estão presentes outras funções básicas da matemática, como as soma, subtração, médias e funções, além da utilização de casas decimais que fazem diferença no preço final, no caso da aquisição de medicamentos que são realizadas mediante pregões e se consagra vencedor o menor preço da proposta.
Relacionando com o texto a matemática se adéqua ao último mandamento apresentado que é o controle financeiro e administrativo que é realizado em conjunto com o setor de contabilidade e compras da Prefeitura, sendo para isso imprescindível que se tenham os gastos e projeções em mãos para que não seja ultrapassada as metas de acordo o orçamento anual
4- ECONOMIA APLICADA
O ambiente está em constante transformação independente do que ocorre internamente dentro de uma empresa. O que o gestor precisa estar atento é quanto ao acompanhamento dessas mudanças e se adequar a elas para que não fique a mercê do mercado e se perda frente aos concorrentes, mas isso não se aplica apenas as empresas privadas, mas também as empresas públicas que precisam estar em consonância com o mercado para que o resultado esperado não seja afetado.
O texto de embase se refere diretamente ao mercado, as empresas e a economia de mercado se incluem quando o autor chama a atenção para o leitor de alguns pontos fundamentais para que a empresa permaneça de forma vitalícia no mercado quais sejam e neste trabalho foram aplicados a realidade da unidade de estudo:
Divulgue sua empresa: realize divulgações de acordo com as características do público, não visando somente questões financeiras. Utilize meios de divulgações mais atuais e que realcem a necessidade ou desejo do público-alvo.
Este ponto é relevante e utilizado na empresa que faz divulgações periódicas no site da Prefeitura, assim como no texto a finalidade não é a obtenção de recursos financeiros, mas sim para que as pessoas sejam informadas e não gere transtornos
desnecessários.
Crie um clima organizacional favorável: o clima da empresa deve ser o mais favorável possível para que o funcionário se sinta à vontade profissionalmente para exercer suas tarefas. Cada empresa tem o seu clima organizacional baseado no perfil de funcionários e tipo de público a ser atendido. Ex.: os funcionários da Microsoft trabalham livremente em seus escritórios ou laboratórios, fazendo o tempo de trabalho de acordo com o que acredita ser necessário. É claro que isso ocorre desde que consigam produzir com qualidade e atinjam as metas propostas.
O clima organizacional frequentemente é trabalhado mediante gincanas, reuniões dentro e fora da organização além de uma procura de aproximação da equipe. Essa busca se dá principalmente para que a tensão do atendimento corrido aos muitos pacientes que buscam atendimento não sejam afetados.
Treine e motive os funcionários: os funcionários devem sempre estar capacitados e motivados para o trabalho na empresa. São peças chave na execução das atividades planejadas. Não esqueça que, além de ser funcionário, ele também é um cliente interno da empresa.
O treinamento é fundamental, segundo a coordenadora serão aplicados a equipe o treinamento do atendimento eficiente o que ainda não foi realizado devido ao fato de que a equipe passou por mudanças recentemente e foi realizada uma rotatividade de todos os funcionários, por isso serão realizados os treinamentos em um futuro próximo.
Conecte-se à internet: utilize a internet para apresentar sua empresa e para se atualizar quanto às informações do segmento. Existem, atualmente, meio gratuitos para divulgar na internet.
A conexão e estar no mundo virtual são os pontos que as empresas não podem ignorar dada a presença fundamental e diária na vida das pessoas. A unidade está também conectada e utiliza-se diariamente da internet para a realização de 80% do trabalho diário inclusive é através da internet que é realizada o principal serviço que é o atendimento ao consumidor, porém vale ressaltar que essa mudança se deu a poucos meses com a implantação do sistema de gestão.
Realize uma avaliação de satisfação do cliente: identifique a satisfação dos clientes criando um sistema simples de contato pós-venda. Dessa maneira, o empresário identificará possíveis falhas e poderá elaborar novas estratégias para atendimento com qualidade.
A pesquisa de satisfação funciona como um termômetro para as empresas. na unidade ainda não foi realizada esse tipo de pesquisa, contudo está incluso no plano para o ano de 2017, para que seja realizada e com isso melhore o atendimento aos pacientes.
Acompanhe e adapte-se às mudanças do mercado: é de extrema relevância que o empresário acompanhe as novas tendências do mercado para o segmento em que atua. Sejam elas tecnológicas, sociais ou ambientais.
Esta ação é fundamental para que a empresa sobreviva frente as variações do mercado atual, dessa forma uma das medidas tomadas foi a implantação do já supracitado SIGAF, mas existem outras formas de adequar a empresa às exigências do mercado ainda que sejam empresas públicas. Assim de acordo a coordenadora uma das medidas que vão ser implantadas é colocar todas as unidades funcionando virtualmente para que diminua as informalidades e economize papel e tempo.
A situação atual do mercado influencia diretamente nas medidas que devem ser adotadas pela unidade isso porque houve uma queda no repasse do à unidade, além de atrasos nas entregas o que gerou um estoque e as previsões e programações que haviam sido realizadas ficaram comprometidas.
Outro ponto importante foi o aumento no consumo, dado o fato da população ter diminuído o poder de compra o que leva a procura pela distribuição gratuita e então um aumento inesperado do consumo.
Esses pontos retomam ao fato já relacionado neste capítulo que é a dinâmica do mercado e sua influencia na organização. Segundo a coordenadora foi possível observar de perto as mudanças repentinas de consumo e o impacto financeiro advindo dela devido a quebra do mercado e consequente busca pela rede pública fizeram com que o consumo mudasse repentinamente.
19
Embora as variáveis macroeconômicas afetem diretamente a qualquer tipo de negócio a principal influência na unidade é quanto a contratação de pessoal. Para atendimento da demanda municipal é necessário que haja mais profissionais em exercício, mas devido a atual economia que o Brasil vive não foi possível a contratação e não há a possibilidade de contratação para uma data próxima.
CONCLUSÃO:
A realização deste trabalho possibilitou perceber que todas as empresas necessitam de qualificação, saúde financeira, profissionais e mais demais outros fatores que agregam a vitalidade da empresa, porém é imprescindível um auto conhecimento da organização e como o texto coloca bem é necessárioestar atento as necessidades para que uma empresa sobrevivas às mais variadas mudanças do ambiente.
Na unidade foi possível analisar que existe um conhecimento das ferramentas administrativas e que a empresa passa por mudanças que já estão gerando impactos significativos no ambiente.
Este trabalho analisou a aplicabilidade deste método no controle de estoques de medicamentos e o que se conclui dessa utilização é que os municípios têm em mãos uma ferramenta eficaz para a realização de compras e programações de medicamentos para a distribuição e dispensação para as pessoas. Lembra-se, no entanto, que embora a ferramenta seja útil os profissionais que a utilizam devem ser obrigatoriamente bem preparados para lidar com o uso do sistema de gerenciamento.
Observa-se que o SIGAF já com anos no mercado ainda não foi implantado em muitos municípios o que pode acabar por gerar desperdício de alguns medicamentos e falta de outros já que os municípios não lidam com ferramentas tão precisas quanto o Sistema, e essa falta de implantação pode ser advinda da falta de conhecimento dos gestores municipais da eficácia e facilidade de utilização do Sistema.
Assim como evidenciado durante o trabalho para que se chegue aos resultados esperados com a Curva ABC dentro das farmácias de Minas é necessário o conhecimento e entendimento da finalidade do Sistema de Gerenciamento com a preparação continuada dos responsáveis técnicos pelas informações a ser inseridas no Sistema, pois a fidelidade das informações retiradas do sistema depende de quão fidedignas são as informações as quais foram inseridas anteriormente aos relatórios.
Sendo importante a 26 atualização de cadastros, a análise da veracidade de informações, programações no tempo correto e ainda, controle e conhecimento de toda a equipe que deve manusear o Sistema, desde o profissional que insere as informações até o atendente e o gerente de equipe. Para que haja funcionalidade de Sistema é antes necessário funcionalidade quem o manuseia. 
E por fim a realização deste trabalho nos traz a visão de que o mercado está em constantes mudanças e essas mudanças fazem toda a diferença no ambiente interno das empresas e não estar atento as mudanças pode significar a falência das empresas, ainda que sejam publicas
REFERENCIAS
BRAZ, Antônio José. Administração de Qualidade: Gestão de estoques. Curitiba, Paraná. IBEPEX, 2002. CASTRO, Carlos Henrique. Curva ABC: como é e como funciona. Portal sobre administração. Disponível em: < http://www.sobreadministracao.com/o-que-e-e-comofunciona-a-curva-abc-analise-de-pareto-regra-80-20/ > visitado em 10 de março de 2019.
CESAR, Francisco I. Giocondo. Ferramentas básicas de qualidade. São Paulo, Basport, 2011. CHAMON, Edna Maria Querido de Oliveira. Gestão Integrada de Organizações. Rio de Janeiro. Basport, 2008. COSTA, José Figueiredo. Administrando a Construção Civil. São Paulo Arte e Ciência, 2010.
MEIRELES, Manuel. Ferramentas Administrativas para identificar, observar e analisar problemas organizações com foco no cliente. São Paulo. Arte e Ciência,
2001. FARO. Flávio Emanuel. Administração de Materiais. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.
FILHO, Moacir Paranhos. Gestão da Produção Industrial. Curitiba, Paraná. IBEPEX, 2007. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio Básico da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999, p. 314.
GODOY. Adelice Leite de. Gráfico de Pareto – Ferramenta de Qualidade. CEDET, 2009. Disponível em < http://www.cedet.com.br/index.php?/O-que-e/Gestao-da- Qualidade/graficode-pareto-ferramenta-da-qualidade.html> visitado em 10 de março de 2016.
LENZI, Fernando César. KIESEL, Marcio Daniel. ZUCCO, Fabrícia Duriex. Ação empreendedora: como desenvolver e administrar o seu negócio com excelência. São Paulo, Gente, 2010.
PORTAL SAÚDE DE MINAS GERAIS. Sistema Integrado de Gerenciamento de Assistência Farmacêutica. Disponível em < http://www.saude.mg.gov.br/ > visitado em 09 de março de 2016.
VERGUEIRO, Waldomiro. Qualidade em serviço de informação. São Paulo. Arte e Ciência, 2002. VIEIRA, Sonia. Estatística para a Qualidade. Rio de Janeiro, Elsevier,2014.

Continue navegando