Buscar

Campos de Experiência na prática_ como trabalhar corpo, gestos e movimentos na Educação Infantil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Campos de Experiência na prática: como trabalhar “corpo, gestos e movimentos” na Educação Infantil.
CAMPO DE EXPERIÊNCIA: CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS.
Com o corpo (por meio dos sentidos, gestos, movimentos impulsivos ou intencionais, coordenados ou espontâneos), as crianças, desde cedo, exploram o mundo, o espaço e os objetos do seu entorno, estabelecem relações, expressam-se, brincam e produzem conhecimentos sobre si, sobre o outro, sobre o universo social e cultural, tornando-se, progressivamente, conscientes dessa corporeidade. Por meio das diferentes linguagens, como a música, a dança, o teatro, as brincadeiras de faz de conta, elas se comunicam e se expressam no entrelaçamento entre corpo, emoção e linguagem. As crianças conhecem e reconhecem as sensações e funções de seu corpo e, com seus gestos e movimentos, identificam suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo, ao mesmo tempo, a consciência sobre o que é seguro e o que pode ser um risco à sua integridade física. Na Educação Infantil, o corpo das crianças ganha centralidade, pois ele é o partícipe privilegiado das práticas pedagógicas de cuidado físico, orientadas para a emancipação e a liberdade, e não para a submissão. Assim, a instituição escolar precisa promover oportunidades ricas para que as crianças possam, sempre animadas pelo espírito lúdico e na interação com seus pares, explorar e vivenciar um amplo repertório de movimentos, gestos, olhares, sons e mímicas com o corpo, para descobrir variados modos de ocupação e uso do espaço com o corpo (tais como sentar com apoio, rastejar, engatinhar, escorregar, caminhar apoiando-se em berços, mesas e cordas, saltar, escalar, equilibrar-se, correr, dar cambalhotas, alongar-se etc.).
Trecho extraído do documento Base Nacional Comum Curricular
Embora a Educação remeta, em grande parte, ao desenvolvimento de competências psicológicas e habilidades cognitivas dos indivíduos, o corpo, suas sensações e todo o aspecto físico não podem ficar de fora do processo educacional das crianças e bebês. O segundo Campo de Experiência da BNCC foi fundamentado justamente nessas necessidades. “O corpo, na Educação Infantil, ganha centralidade por meio das diferentes linguagens, como a dança, a música, o teatro, as brincadeiras”. O campo coloca o foco na busca por descobertas sensoriais dos pequenos, com ênfase na interação da criança com o meio e com os outros. “Com gestos e movimentos, eles experimentam suas potencialidades e limites”. 
RITMO LIVRE: PESQUISA SONORA COM OBJETOS DO COTIDIANO
IDADE: bebês (0 a 1 ano e 6 meses) e crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)
As crianças pequenas demonstram grande interesse em manusear objetos, produzindo e pesquisando sons. Desenvolvemos esta proposta com pequenos grupos de 8 crianças. O espaço foi previamente planejado, contendo itens que emitem diferentes sons, como colheres de pau, tocos de madeira e objetos metálicos.
Acompanhei o grupo em suas explorações e interações, deixando que fizessem as suas descobertas livremente. Cada grupo produzia seu próprio som e ritmo, por vezes observando o colega e imitando suas ações. Eles percebiam que era possível produzir diferentes sons com o mesmo objeto, por exemplo, batucando em diferentes surpefícies, como na madeira ou no alumínio. Também percebiam a intensidade e altura dos sons produzidos, despertando mais ainda a pesquisa e envolvimento do grupo.
Glaucia Aparecida Malfi Stopa, EMI Candinha Massei Fedato, São Caetano do Sul (SP)
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM TRABALHADOS
- Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras (EI02CG01);
- Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias (EI02TS03);
- Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc (EI02CG02).
APRENDIZADOS
Foi possível observar, por meio de alguns gestos e movimentos, que os bebês e as crianças reagiam aos sons produzidos. A proposta é de experimentação e ritmo livre, para que as crianças sintam e vivenciem os sons. Observamos que elas brincavam ao som da música, envolvendo seus corpos, gestos, descobertas, escuta, percepção, pesquisa sonora e interações.

Continue navegando