Buscar

TESTE - GEOGRAFIA REGIONAL DO MUNDO I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

GEOGRAFIA REGIONAL DO MUNDO I
		1.
		Vimos durante as aulas que a globalização não é um processo homogêneo e não pode ser vista como um sinônimo de unificação, haja vista a existência de contradições em suas dinâmicas.
Analise as assertivas abaixo e depois responda:
A fluidez financeira não é acompanhada pela mobilidade humana. As restrições aos fluxos de pessoas impede o acesso de trabalhadores a regiões mais dinâmicas economicamente;
A concentração das riquezas nos chamados países centrais consolida o quadro de desigualdades regionais;
Os Estados nacionais que desejam que seus produtos circulem livremente pelos mercados são os mesmos que muitas vezes adotam medidas protecionistas para preservarem sua economia, gerando um conflito entre livre-comércio e protecionismo econômico.
Estão corretas:
	
	
	
	Apenas I;
	
	
	Apenas II e III;
	
	
	Apenas I e III;
	
	
	Apenas I e II;
	
	
	As alternativas I, II e III.
	Explicação: 
Restrições ao fluxo de pessoas, desigualdades regionais e o conflito entre livre-comércio e protecionismo econômico são três das grandes contradições observadas na globalização.
	
		2.
		¿A Revolução Industrial trouxe a intensidade da exploração da mão-de-obra, o tempo começou a ser controlado por industriais e não mais pelos artesãos. O trabalhador perdeu o saber do produto todo ao ir trabalhar nas indústrias, já que não poderia concorrer com elas, tornaram-se, assim, subordinados às mesmas e expropriados do seu saber.¿
OLIVEIRA. E. Transformações no mundo do trabalho, da revolução industrial aos nossos dias. Caminhos de Geografia, fev. 2004, p.87.
O trecho do artigo apresenta uma transformação no trabalho após o advento da chamada Primeira Revolução Industrial.
Assinale a alternativa que contém outra transformação relacionada com o período na Europa:
	
	
	
	O êxodo urbano, pois com a poluição nas cidades grandes contingentes populacionais migraram para o campo;
	
	
	As curtas jornadas de trabalho permitiram a empregabilidade de um número ainda maior de operários nas fábricas inglesas da época.
	
	
	Os locais de mineração também atraíram pessoas que buscavam por trabalho assalariado;
	
	
	A introdução de novas técnicas foi exclusiva do setor industrial, já que no campo a mecanização veio somente na no século XX com a Revolução Verde;
	
	
	A introdução da energia a vapor melhorou a qualidade do ar nas cidades, pois a água lançada na atmosfera umidifica as ruas sem poluir;
	Explicação: 
Tanto as cidades industriais quanto as zonas de mineração foram polos de atração de pessoas em busca de trabalho assalariado, estas últimas em razão da demanda por matérias ¿primas para as fábricas. A energia a vapor era gerada a partir da queima de carvão mineral ou lenha, sendo assim altamente poluente. Técnicas novas de produção também foram introduzidas no campo à época. As jornadas de trabalho eram longas e exaustivas.
	
	
	
		3.
		[...] uma referência associada à localização e à limites mais ou menos habituais atribuídos à diversidade espacial [...], como referência a um conjunto de área onde há o domínio de determinadas características que distingue aquela área das demais.
GOMES, Paulo C. da C. O conceito de região e sua discussão. In: CASTRO, Iná E.; GOMES, Paulo C.; CORRÊA, Roberto L. Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2003, p. 53.
O trecho acima apresenta um dos conceitos de região dentro da Geografia. Com base nesta concepção e nos conhecimentos construídos ao longo do curso, é possível afirmar que:
	
	
	
	Regionalizar ajuda a compreender melhor as complexas relações do sistema-mundo, evita generalizações nas abordagens e nas conclusões.
	
	
	Existe um tipo de regionalização mundial para cada momento histórico;
	
	
	A classificação do mundo em dois blocos principais durante a Guerra Fria não pode ser considerado um tipo de regionalização porque esta ação demanda uma divisão em mais áreas;
	
	
	Para regionalizar o mundo é necessário partir de critérios políticos e econômicos;
	
	
	As regionalizações permitem dividir um espaço em áreas maiores.
	Explicação: 
Para dividir em regiões é possível utilizar critérios diversos, tanto naturais quanto humanos, sociais ou econômicos. Assim, em um momento da história haverá vários tipos de regionalização, que são feitas para facilitar o estudos de áreas que possuem características comuns segundo cada critério.
	
		4.
		¿
	Dentro do grupo dos países subdesenvolvidos e dependentes, surgiram nações de desenvolvimento médio que viram a possibilidade de desenvolver a sua indústria para seu mercado interno (sempre limitado pela ausência de reformas sociais profundas, capazes de ampliar o bem-estar social pela via da distribuição da renda e do aumento das oportunidades de trabalho através de inversões básicas em educação, saúde, alimentação e habitação) e, diante das limitações deste, de se voltarem para os mercados das economias centrais e dominantes. Estas, diante das mudanças tecnológicas produzidas por sua especialização crescente nas atividades de ciência e tecnologia, pesquisa e desenvolvimento e informação e gestão, tendem ¿ como se viu ¿ a repassar para o Exterior a produção industrial que se torna obsoleta e poluidora.
SANTOS, T. Globalização e regionalização na economia mundial. Online. Disponível em https://revistas.fee.tche.br/index.php/indicadores/article/viewFile/394/626 Acesso em 20 nov. 2019.
Sobre a regionalização Norte/Sul é correto afirmar que:
	
	
	A classificação dos países obedece a cotação das moedas locais em relação ao dólar;
	
	
	Utiliza a linha do Equador como marco de divisão;
	
	
	A Austrália é um exemplo de predominância de países com maior qualidade de vida no Sul.
	
	
	É inspirada no fato de que a maioria dos países desenvolvidos localiza-se no hemisfério norte;
	
	
	A globalização tornou-a obsoleta;
	Explicação: 
Esta regionalização inspira-se na localização dos países desenvolvidos que em sua maioria estão no hemisfério norte. A Austrália é uma exceção de país desenvolvido no hemisfério sul, não indica uma predominância de desenvolvimento na região. A linha do Equador e o câmbio de cada país não são critérios de classificação, sendo o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) o principal referencial. A globalização é um dos fatores responsáveis por este cenário.
	
		5.
		Uma experiência de industrialização dissociada do sistema de produção capitalista ocorreu na Rússia após 1917. O Estado centralizado pós-Revolução Russa, caracterizado pela política econômica socialista, investia em indústrias de base, com destaque para a petroquímica e a siderurgia, e tomava todas as decisões referentes ao consumo de mercadorias pela população.
Estas mudanças vividas pela Rússia aconteceram durante o período conhecido como:
	
	
	
	Segunda Guerra Mundial;
	
	
	Primeira Revolução Industrial.
	
	
	Revolução Cibernética;
	
	
	Segunda Revolução Industrial;
	
	
	Guerra Fria;
	Explicação: 
Foi o momento da Segunda Revolução Industrial, no qual observamos, entre outros avanços tecnológicos, o desenvolvimento de meios de transporte como o naval e o ferroviário e a utilização do petróleo. A Guerra Fria e a Segunda Guerra Mundial foram processos posteriores.
	
		6.
		Na segunda metade do século XX inovações tecnológicas e uma maior integração entre ciência e produção fizeram uma verdadeira revolução técnico-científica-informacional que conhecemos como Terceira Revolução Industrial. Assinale a opção que se refere corretamente ao período:
	
	
	
	Uma menor necessidade de qualificação de mão de obra, pois a informatização trouxe ferramentas autoexplicativas de trabalho;
	
	
	A redução do endividamento externo das nações latino-americanas;
	
	
	A industrialização tardia de países do sul;
	
	
	A hegemonia do socialismo na Europa Ocidental;
	
	
	A imobilização de fluxos de capital.
	Explicação: 
Atividades industriais mais tradicionais foram deslocadas para países da África, Ásia e América Latina, provocando um processo tardio deimplantação de indústrias no Sul. A mão de obra qualificada foi uma necessidade cada vez maior. O subdesenvolvimento da América Latina fez com que seus países recorressem a bancos internacionais a fim de buscar recursos para investimentos públicos. A fluidez do capital é uma de suas características mais marcantes.

Continue navegando