Buscar

Documento (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201804744425)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Os sintomas da Osteoartrose em idosos incluem dor em uma ou mais articulações agravada por qualquer atividade física e aliviada por repouso, e rigidez matinal durante alguns minutos. Assinale a alternativa que contém a característica radiográfica correta da Osteoartrose:
		
	
	Amplitude de movimento limitada;
	
	Creptação
	
	Osso subcondral inalterado
	 
	Presença de osteófitos
	
	Aumento do espaço articular
	Respondido em 11/04/2020 15:46:58
	
Compare com a sua resposta: Envelhecimento Fisiológico ( Senescência) Refere-se aos processos biológicos inerentes aos organismos e são inevitavelmente involutivos. Provavelmente, essas transformações sofrem influência do ambiente físico e social. Entretanto, ainda não se sabe a extensão do impacto ambiental, principalmente devido à dificuldade de desenvolvimento de um método que separasse a fração de declínio fisiológico inerente ao organismo daquelas advindas dos estresses ambientais anteriores ao envelhecimento. Envelhecimento Patológico (Senilidade) Refere-se ao envelhecimento na presença de traumas e doenças que ¿desviam¿ a curva de capacidade para baixo. Diabetes mellitus por Obesidade Osteoartrose por esforço repetitivo DP por tabagismo Hábito + Genética = Patologia Patologia + Envelhecimento Usual = Envelhecimento Patológico
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201804744333)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O envelhecimento humano é um processo dinâmico e progressivo, caracterizado por alterações morfológicas, bioquímicas, fisiológicas e psicológicas. Assim, é alvo de estudo e abordagem específica por parte da gerontologia. De acordo com o exposto, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.
I - O envelhecimento natural envolve perda progressiva da capacidade de homeostase.
II - A geriatria é uma parte da gerontologia dedicada ao estudo dos aspectos sociais do envelhecimento.
III - O idoso torna-se vulnerável à medida que sua fragilidade vai diminuindo.
		
	 
	Somente I é verdadeira.
	
	II e III são verdadeiras.
	
	Somente II é verdadeira.
	
	I, II e III são verdadeiras.
	
	I e III são verdadeiras.
	Respondido em 11/04/2020 15:49:39
	
Compare com a sua resposta: Pode ser explicado pelo crescente avanço científico e tecnológico, principalmente na área das ciências biológicas, permitindo um maior controle de doenças tanto através de meios preventivos como também de melhores instrumentos de tratamento e cura. Isto contribuiu para diminuir o índice de mortalidade nessa faixa etária e, concomitantemente, aumentou a expectativa de vida.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201804744561)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O estudo do envelhecimento é definido como Gerontologia. Nessa área é necessário o conhecimento de algumas definições e propriedades sobre o assunto. Envelhecimento (definições e teoria). Julgue os itens abaixo e assinale a afirmativa incorreta.
		
	 
	A velhice é uma etapa experimentada por todos os indivíduos que chegam aos 60 anos de idade, no Brasil.
	 
	Em países desenvolvidos a definição de idoso se dá pela idade biológica, levando em consideração as respostas fisiológicas apresentadas pelos indivíduos.
	 
	O processo de envelhecimento geralmente está associado a perdas funcionais que podem prejudicar a qualidade de vida na velhice.
	 
	Apesar de o envelhecimento acontecer com todos os indivíduos, ele se apresenta de formas diferentes devido a condições intrínsecas e ambientais.
	 
	As características do envelhecimento são de propriedade do tempo, sendo que após a sua instalação podem trazer alterações fisiológicas que podem evoluir de forma positiva ou negativa.
	Respondido em 11/04/2020 16:18:22
	
Compare com a sua resposta: (a) Alimentar-se sozinho, tomar banho sem auxílio, levantar-se e sentar-se no sofá. (b) Índice de Barthel, ou Índice de Katz.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201804744632)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Segundo apontam os números do censo do IBGE há projeção para o ano 2025 de um crescimento da população de idosos que colocará o Brasil como o sexto país do mundo no ranking dos países com o maior número de idosos entre os seus habitantes. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA quanto ao envelhecimento populacional:
		
	
	O engajamento em programas de atividade física pode aumentar a longevidade das pessoas e contribui assim para o envelhecimento populacional.
	
	A queda das taxas de natalidade é um fator responsável pelo aumento no número de idosos da população.
	
	Somente as políticas públicas voltadas para a atenção à saúde do idoso são responsáveis pelo aumento da população idosa.
	 
	O aumento na expectativa de vida ocasionado pela melhora da qualidade de vida geral da população é um grande fator de envelhecimento populacional.
	
	Os geriatras são os responsáveis por planejar estratégias para o aumento da população idosa no Brasil.
	Respondido em 11/04/2020 16:06:13
	
Compare com a sua resposta: Diminuição da velocidade de marcha, perda de peso não intencional, diminuição de força de preensão palmar, fadiga e baixo nível de atividade física.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201804744394)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em relação ao envelhecimento, qual das afirmativas está incorreta.
		
	 
	O Envelhecimento natural, com diminuição progressiva da reserva fisiológica é chamado de senescencia..
	 
	O envelhecimento que ocorre em condições de sobrecarga como, por exemplo, doenças, acidentes e estresse emocional, pode ocasionar uma condição patológica que requeira assistência é chamado de senescência.
	 
	O envelhecimento populacional é uma resposta à mudança de alguns indicadores de saúde, especialmente a queda da fecundidade e da mortalidade e o aumento da esperança de vida.
	 
	As doenças crônicas não-transmissíveis (DCNT) podem afetar a funcionalidade das pessoas idosas levando o indivíduo a apresentar dependência para o desempenho das atividades de vida diária (AVD).
	 
	No Brasil, a transição demográfica levou a uma mudança na carga de doenças, passando de uma prevalência maior de doenças infectocontagiosas para uma maior prevalência de doenças crônico-degenerativas

Outros materiais