Logo Passei Direto
Buscar

Edited - 1ª AVALIAÇÃO - 5PDG - EDUCAÇÃO INCLUSIVA - 2020.1

User badge image
Lyvia Andrade

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A inclusão dos alunos com necessidades especiais nas classes regulares ainda é vista como um problema porque:
a) Não existem políticas públicas que determinem a inclusão dos alunos com necessidades especiais nos estabelecimentos de ensino. b) Os pais dos alunos com necessidades especiais exigem sua inclusão em classes não regulares, prejudicando a inclusão. c) As avaliações devem ser as mesmas para todos os alunos, independente da sua condição, o que dificulta a evolução do aluno. d) Falta estrutura física e capacitação para os profissionais de educação conseguirem atuar adequadamente com os alunos com necessidades especiais. e) O quantitativo de alunos com necessidades especiais que procuram as instituições de ensino ainda é reduzido.

Analise as alternativas a seguir:
I. Os sistemas de ensino devem assegurar aos alunos da educação especial acesso igualitário aos benefícios dos programas sociais suplementares disponíveis para o respectivo nível do ensino regular. II. O poder público adotará, como alternativa preferencial, a ampliação do atendimento aos educandos da educação especial na própria rede pública regular de ensino, a partir do apoio de instituições privadas sem fins lucrativos, especializadas e com atuação exclusiva em educação especial. III. A oferta de educação especial tem início na educação infantil e estende-se ao longo da vida, preferencialmente em classes regulares de ensino. São afirmativas corretas:
a) I e III
b) II e III.
c) I e II.
d) III apenas.
e) II apenas.

A respeito da educação especial no Brasil, é correto afirmar que
A) apesar dos esforços, o Brasil ainda não conseguiu construir uma política dessa natureza.
B) a política nacional de educação especial na perspectiva inclusiva tem por fim oferecer às pessoas com deficiências e/ou transtornos, oportunidades de acesso, participação e aprendizagem em escolas regulares.
C) o atual Plano Nacional de Educação é omisso em relação a esse assunto.
D) a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva inclusiva tem como principal foco o atendimento a pessoas com deficiência; com transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, em instituições especializadas que possam atender adequadamente às suas necessidades.
E) a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva inclusiva adotada no Brasil é referência em muitos países da América Latina.

Considerando os fundamentos da educação inclusiva, julgue os itens a seguir.
Estão certos apenas os itens
I As deficiências devem ser vistas como mais uma das características que os alunos podem apresentar.
II A escola deve proporcionar meios de integração com a comunidade escolar, de forma a garantir que todos construam conhecimentos para a vida em sociedade.
III A escola deve estabelecer turmas de alunos com base no desempenho discente para facilitar o sucesso da aprendizagem.
IV Aos alunos com necessidades educacionais especiais deve-se oferecer um rol de atividades voltadas, prioritariamente, para a socialização.
A I e II.
B I e III.
C I e IV.
D II e III.
E II e IV.

De acordo com o Manual de Diagnóstico e Estatísticas das Perturbações Mentais (DSM V), os estudantes com transtornos globais do desenvolvimento (TGD) apresentam:
a) Caracterizados por prejuízos severos em diversas áreas do desenvolvimento tais como: habilidades de comunicação, habilidades de interação social recíproca, presença de comportamentos, interesses e atividades estereotipadas. b) Duas ou mais deficiências associadas, as quais podem ser de ordem física, sensorial e(ou) intelectual. c) Potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes. d) Incapacidade caracterizada por importantes limitações, tanto no funcionamento intelectual como no comportamento adaptativo, expressa nas habilidades adaptativas conceituais, sociais e práticas. e) Comprometimento do aparelho locomotor, o qual compreende o sistema osteoarticular, o sistema muscular e o sistema nervoso.

Em relação ao atendimento educacional especializado (AEE) direcionado ao aluno com transtorno global do desenvolvimento (TGD), é correto afirmar que:
a) As atividades do AEE para o estudante com TGD substituem as atividades ofertadas na classe comum, sendo necessário somente que, no atendimento educacional especializado, sejam reforçados os conteúdos não compreendidos pelo estudante na sala de aula da classe comum. b) O professor do AEE não deve compartilhar seu conhecimento a respeito do TGD com a comunidade escolar devido ao fato de todas as informações relacionadas a esse transtorno serem sigilosas. c) As atribuições do professor do AEE incluem orientar os profissionais da escola quanto à utilização de recursos e à organização das rotinas de trabalho, de acordo com as peculiaridades de cada estudante e da escola. d) Compete ao profissional do AEE atuar como docente nas atividades de suplementação curricular específica para o estudante com TGD. e) O AEE para os estudantes com TGD deve acontecer, preferencialmente, no turno da classe comum e na própria instituição educacional.

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é voltado ao atendimento de alunos com deficiência, transtorno global do desenvolvimento (TGD) e altas habilidades/ superdotação. O papel e as ações realizadas pelo professor do AEE, fez com que houvesse a necessidade de distinguir o que é próprio das ações realizadas no AEE e o que é próprio do ensino comum. Nesse sentido, é correto afirmar que:
a) O processo educacional para o aluno com deficiência, TGD e altas habilidades/superdotação na classe comum de ensino e no AEE decorre de uma concepção de educação inclusiva sustentada legalmente; o AEE é uma das condições para o sucesso da inclusão escolar de alunos com deficiência, TGD e altas habilidades/superdotação; o AEE tem como proposta pedagógica identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem barreiras para a plena participação do aluno no processo educacional. b) O AEE e o ensino comum precisam acontecer concomitantemente, pois um beneficia o desenvolvimento do outro; o AEE deve desenvolver o ensino escolar adaptado para o ensino de conteúdos acadêmicos; os professores do AEE devem atuar de forma colaborativa com os professores da classe comum para a definição de estratégias pedagógicas que favoreçam o acesso do aluno ao currículo e a sua interação ao grupo. c) A classe comum tem como objetivo a socialização do aluno com deficiência, TGD e altas habilidades/superdotação e o AEE o ensino escolar adaptado; o AEE é uma das condições para o sucesso da inclusão escolar de alunos com deficiência, TGD e altas habilidades/superdotação; o AEE precisa estar condicionado ao ensino acadêmico desenvolvido na classe comum. d) O AEE possibilita a inclusão escolar de alunos com deficiência, TGD e altas habilidades/superdotação, na medida em que lhes oferece o aprendizado de conhecimentos, técnicas, utilização de recursos informatizados que diferem dos currículos acadêmicos que aprenderá nas classes comuns; o AEE para possibilitar a produção de um saber específico e preservação da condição de Complementação ao ensino regular deve estar condicionado à produção acadêmica da classe comum. e) O processo educacional para o aluno com deficiência, TGD e altas habilidades/superdotação na classe comum de ensino e no AEE decorre de uma concepção de educação inclusiva sustentada legalmente; O AEE tem por objetivo o desenvolvimento de estratégias de ensino facilitado e adaptado de modo a adaptar o aluno às condições do ensino comum, e para alguns alunos pode ser substitutivo à classe comum; o AEE é uma das condições para o sucesso da inclusão escolar de alunos com deficiência, TGD e altas habilidades/superdotação.

A educação da pessoa com deficiência sofreu processos que foram construídos socialmente ao longo dos anos. A inclusão da 'educação de deficientes', da 'educação dos excepcionais' ou da 'educação especial' na política educacional brasileira vem a ocorrer somente no final dos anos cinquenta e início da década de sessenta no século XX. Sobre os paradigmas de cada época da sociedade e seus aportes oferecidos às pessoas com deficiência, faça a correspondência da coluna B pela coluna A.
COLUNA A I. Exclusão. II. Integração. III. Inclusão. COLUNA B ( ) Paradigma de Suportes, Centros de AEE, Escola Inclusiva, SRM... ( ) Extermínio, segregação, institucionalização, ensino domiciliar, escola especial. ( ) Normalização, paradigma de serviços, classe comum e classe especial. Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
A) III – II – I.
B) I – II – III.
C) II – III – I.
D) III – I – II.
E) II – I – III.

A Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008, p.15) define o atendimento educacional especializado - AEE como função complementar e/ou suplementar à formação dos alunos, especificando que “o atendimento educacional especializado tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas”.
Esse atendimento constitui oferta
a) opcional pelos sistemas de ensino, cabendo à escola orientar a família e o aluno quanto à importância da participação nesse atendimento, prestado de forma complementar ou suplementar.
b) obrigatória pelos sistemas de ensino e opcional para a escola que deve oferecer em parceria com os órgãos responsáveis pelos serviços de saúde, trabalho, assistência e outros.
c) obrigatória pelos sistemas de ensino para apoiar o desenvolvimento dos alunos público-alvo da educação especial, nas etapas iniciais do Ensino fundamental e opcional quando o aluno atinge outros níveis de escolaridade.
d) obrigatória pelos sistemas de ensino para apoiar o desenvolvimento dos alunos público-alvo da educação especial, em todas as etapas, níveis e modalidades, ao longo de todo o processo de escolarização.
e) opcional e prestado de forma complementar ou suplementar à formação dos alunos no ensino regular, mas é obrigatório que conste da proposta pedagógica da escola.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A inclusão dos alunos com necessidades especiais nas classes regulares ainda é vista como um problema porque:
a) Não existem políticas públicas que determinem a inclusão dos alunos com necessidades especiais nos estabelecimentos de ensino. b) Os pais dos alunos com necessidades especiais exigem sua inclusão em classes não regulares, prejudicando a inclusão. c) As avaliações devem ser as mesmas para todos os alunos, independente da sua condição, o que dificulta a evolução do aluno. d) Falta estrutura física e capacitação para os profissionais de educação conseguirem atuar adequadamente com os alunos com necessidades especiais. e) O quantitativo de alunos com necessidades especiais que procuram as instituições de ensino ainda é reduzido.

Analise as alternativas a seguir:
I. Os sistemas de ensino devem assegurar aos alunos da educação especial acesso igualitário aos benefícios dos programas sociais suplementares disponíveis para o respectivo nível do ensino regular. II. O poder público adotará, como alternativa preferencial, a ampliação do atendimento aos educandos da educação especial na própria rede pública regular de ensino, a partir do apoio de instituições privadas sem fins lucrativos, especializadas e com atuação exclusiva em educação especial. III. A oferta de educação especial tem início na educação infantil e estende-se ao longo da vida, preferencialmente em classes regulares de ensino. São afirmativas corretas:
a) I e III
b) II e III.
c) I e II.
d) III apenas.
e) II apenas.

A respeito da educação especial no Brasil, é correto afirmar que
A) apesar dos esforços, o Brasil ainda não conseguiu construir uma política dessa natureza.
B) a política nacional de educação especial na perspectiva inclusiva tem por fim oferecer às pessoas com deficiências e/ou transtornos, oportunidades de acesso, participação e aprendizagem em escolas regulares.
C) o atual Plano Nacional de Educação é omisso em relação a esse assunto.
D) a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva inclusiva tem como principal foco o atendimento a pessoas com deficiência; com transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, em instituições especializadas que possam atender adequadamente às suas necessidades.
E) a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva inclusiva adotada no Brasil é referência em muitos países da América Latina.

Considerando os fundamentos da educação inclusiva, julgue os itens a seguir.
Estão certos apenas os itens
I As deficiências devem ser vistas como mais uma das características que os alunos podem apresentar.
II A escola deve proporcionar meios de integração com a comunidade escolar, de forma a garantir que todos construam conhecimentos para a vida em sociedade.
III A escola deve estabelecer turmas de alunos com base no desempenho discente para facilitar o sucesso da aprendizagem.
IV Aos alunos com necessidades educacionais especiais deve-se oferecer um rol de atividades voltadas, prioritariamente, para a socialização.
A I e II.
B I e III.
C I e IV.
D II e III.
E II e IV.

De acordo com o Manual de Diagnóstico e Estatísticas das Perturbações Mentais (DSM V), os estudantes com transtornos globais do desenvolvimento (TGD) apresentam:
a) Caracterizados por prejuízos severos em diversas áreas do desenvolvimento tais como: habilidades de comunicação, habilidades de interação social recíproca, presença de comportamentos, interesses e atividades estereotipadas. b) Duas ou mais deficiências associadas, as quais podem ser de ordem física, sensorial e(ou) intelectual. c) Potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes. d) Incapacidade caracterizada por importantes limitações, tanto no funcionamento intelectual como no comportamento adaptativo, expressa nas habilidades adaptativas conceituais, sociais e práticas. e) Comprometimento do aparelho locomotor, o qual compreende o sistema osteoarticular, o sistema muscular e o sistema nervoso.

Em relação ao atendimento educacional especializado (AEE) direcionado ao aluno com transtorno global do desenvolvimento (TGD), é correto afirmar que:
a) As atividades do AEE para o estudante com TGD substituem as atividades ofertadas na classe comum, sendo necessário somente que, no atendimento educacional especializado, sejam reforçados os conteúdos não compreendidos pelo estudante na sala de aula da classe comum. b) O professor do AEE não deve compartilhar seu conhecimento a respeito do TGD com a comunidade escolar devido ao fato de todas as informações relacionadas a esse transtorno serem sigilosas. c) As atribuições do professor do AEE incluem orientar os profissionais da escola quanto à utilização de recursos e à organização das rotinas de trabalho, de acordo com as peculiaridades de cada estudante e da escola. d) Compete ao profissional do AEE atuar como docente nas atividades de suplementação curricular específica para o estudante com TGD. e) O AEE para os estudantes com TGD deve acontecer, preferencialmente, no turno da classe comum e na própria instituição educacional.

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é voltado ao atendimento de alunos com deficiência, transtorno global do desenvolvimento (TGD) e altas habilidades/ superdotação. O papel e as ações realizadas pelo professor do AEE, fez com que houvesse a necessidade de distinguir o que é próprio das ações realizadas no AEE e o que é próprio do ensino comum. Nesse sentido, é correto afirmar que:
a) O processo educacional para o aluno com deficiência, TGD e altas habilidades/superdotação na classe comum de ensino e no AEE decorre de uma concepção de educação inclusiva sustentada legalmente; o AEE é uma das condições para o sucesso da inclusão escolar de alunos com deficiência, TGD e altas habilidades/superdotação; o AEE tem como proposta pedagógica identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem barreiras para a plena participação do aluno no processo educacional. b) O AEE e o ensino comum precisam acontecer concomitantemente, pois um beneficia o desenvolvimento do outro; o AEE deve desenvolver o ensino escolar adaptado para o ensino de conteúdos acadêmicos; os professores do AEE devem atuar de forma colaborativa com os professores da classe comum para a definição de estratégias pedagógicas que favoreçam o acesso do aluno ao currículo e a sua interação ao grupo. c) A classe comum tem como objetivo a socialização do aluno com deficiência, TGD e altas habilidades/superdotação e o AEE o ensino escolar adaptado; o AEE é uma das condições para o sucesso da inclusão escolar de alunos com deficiência, TGD e altas habilidades/superdotação; o AEE precisa estar condicionado ao ensino acadêmico desenvolvido na classe comum. d) O AEE possibilita a inclusão escolar de alunos com deficiência, TGD e altas habilidades/superdotação, na medida em que lhes oferece o aprendizado de conhecimentos, técnicas, utilização de recursos informatizados que diferem dos currículos acadêmicos que aprenderá nas classes comuns; o AEE para possibilitar a produção de um saber específico e preservação da condição de Complementação ao ensino regular deve estar condicionado à produção acadêmica da classe comum. e) O processo educacional para o aluno com deficiência, TGD e altas habilidades/superdotação na classe comum de ensino e no AEE decorre de uma concepção de educação inclusiva sustentada legalmente; O AEE tem por objetivo o desenvolvimento de estratégias de ensino facilitado e adaptado de modo a adaptar o aluno às condições do ensino comum, e para alguns alunos pode ser substitutivo à classe comum; o AEE é uma das condições para o sucesso da inclusão escolar de alunos com deficiência, TGD e altas habilidades/superdotação.

A educação da pessoa com deficiência sofreu processos que foram construídos socialmente ao longo dos anos. A inclusão da 'educação de deficientes', da 'educação dos excepcionais' ou da 'educação especial' na política educacional brasileira vem a ocorrer somente no final dos anos cinquenta e início da década de sessenta no século XX. Sobre os paradigmas de cada época da sociedade e seus aportes oferecidos às pessoas com deficiência, faça a correspondência da coluna B pela coluna A.
COLUNA A I. Exclusão. II. Integração. III. Inclusão. COLUNA B ( ) Paradigma de Suportes, Centros de AEE, Escola Inclusiva, SRM... ( ) Extermínio, segregação, institucionalização, ensino domiciliar, escola especial. ( ) Normalização, paradigma de serviços, classe comum e classe especial. Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
A) III – II – I.
B) I – II – III.
C) II – III – I.
D) III – I – II.
E) II – I – III.

A Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008, p.15) define o atendimento educacional especializado - AEE como função complementar e/ou suplementar à formação dos alunos, especificando que “o atendimento educacional especializado tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas”.
Esse atendimento constitui oferta
a) opcional pelos sistemas de ensino, cabendo à escola orientar a família e o aluno quanto à importância da participação nesse atendimento, prestado de forma complementar ou suplementar.
b) obrigatória pelos sistemas de ensino e opcional para a escola que deve oferecer em parceria com os órgãos responsáveis pelos serviços de saúde, trabalho, assistência e outros.
c) obrigatória pelos sistemas de ensino para apoiar o desenvolvimento dos alunos público-alvo da educação especial, nas etapas iniciais do Ensino fundamental e opcional quando o aluno atinge outros níveis de escolaridade.
d) obrigatória pelos sistemas de ensino para apoiar o desenvolvimento dos alunos público-alvo da educação especial, em todas as etapas, níveis e modalidades, ao longo de todo o processo de escolarização.
e) opcional e prestado de forma complementar ou suplementar à formação dos alunos no ensino regular, mas é obrigatório que conste da proposta pedagógica da escola.

Prévia do material em texto

Curso: Pedagogia
Disciplina: Educação Inclusiva
5º Período
1ª AVALIAÇÃO
1. A inclusão dos alunos com necessidades especiais nas classes 
regulares ainda é vista como um problema porque: (0,5)
a) Não existem políticas públicas que determinem a inclusão dos alunos 
com necessidades especiais nos estabelecimentos de ensino. 
b) Os pais dos alunos com necessidades especiais exigem sua inclusão 
em classes não regulares, prejudicando a inclusão. 
c) As avaliações devem ser as mesmas para todos os alunos, 
independente da sua condição, o que dificulta a evolução do aluno. 
d) Falta estrutura física e capacitação para os profissionais de educação 
conseguirem atuar adequadamente com os alunos com necessidades 
especiais.
e) O quantitativo de alunos com necessidades especiais que procuram as 
instituições de ensino ainda é reduzido. 
2. Analise as alternativas a seguir: 
I. Os sistemas de ensino devem assegurar aos alunos da educação 
especial acesso igualitário aos benefícios dos programas sociais 
suplementares disponíveis para o respectivo nível do ensino regular.
II. O poder público adotará, como alternativa preferencial, a ampliação do 
atendimento aos educandos da educação especial na própria rede 
pública regular de ensino, a partir do apoio de instituições privadas sem 
fins lucrativos, especializadas e com atuação exclusiva em educação 
especial.
III. A oferta de educação especial tem início na educação infantil e estende-
se ao longo da vida, preferencialmente em classes regulares de ensino.
 São afirmativas corretas: (0,5)
a) I e III 
b) II e III. 
c) I e II. 
d) III apenas.
e) II apenas.
3. A respeito da educação especial no Brasil, é correto afirmar que: (1,0)
a) apesar dos esforços, o Brasil ainda não conseguiu construir uma política 
dessa natureza.
b) a política nacional de educação especial na perspectiva inclusiva tem 
por fim oferecer às pessoas com deficiências e/ou transtornos, 
oportunidades de acesso, participação e aprendizagem em escolas 
regulares.
c) o atual Plano Nacional de Educação é omisso em relação a esse 
assunto.
d) a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva inclusiva tem 
como principal foco o atendimento a pessoas com deficiência; com 
transtornos globais do desenvolvimento e altas 
habilidades/superdotação, em instituições especializadas que possam 
atender adequadamente às suas necessidades.
e) a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva inclusiva 
adotada no Brasil é referência em muitos países da América Latina.
 
4. Considerando os fundamentos da educação inclusiva, julgue os itens a 
seguir.
I. As deficiências devem ser vistas como mais uma das características que 
os alunos podem apresentar.
II. A escola deve proporcionar meios de integração com a comunidade 
escolar, de forma a garantir que todos construam conhecimentos para a 
vida em sociedade.
III. A escola deve estabelecer turmas de alunos com base no desempenho 
discente para facilitar o sucesso da aprendizagem.
IV. Aos alunos com necessidades educacionais especiais deve-se oferecer 
um rol de atividades voltadas, prioritariamente, para a socialização.
Estão certos apenas os itens: (0,5)
a) I e III
b) I e II
c) I e IV
d) II e III
e) II e IV
5. De acordo com o Manual de Diagnóstico e Estatísticas das Perturbações 
Mentais (DSM V), os estudantes com transtornos globais do 
desenvolvimento (TGD) apresentam: (0,5)
a) Caracterizados por prejuízos severos em diversas áreas do 
desenvolvimento tais como: habilidades de comunicação, habilidades 
de interação social recíproca, presença de comportamentos, 
interesses e atividades estereotipadas. 
b) Duas ou mais deficiências associadas, as quais podem ser de ordem 
física, sensorial e(ou) intelectual.
c) Potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas: intelectual, 
acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes. 
d) Incapacidade caracterizada por importantes limitações, tanto no 
funcionamento intelectual como no comportamento adaptativo, 
expressa nas habilidades adaptativas conceituais, sociais e práticas.
e) Comprometimento do aparelho locomotor, o qual compreende o 
sistema osteoarticular, o sistema muscular e o sistema nervoso.
6. Em relação ao atendimento educacional especializado (AEE) 
direcionado ao aluno com transtorno global do desenvolvimento (TGD), 
é correto afirmar que: (0,5)
a) As atividades do AEE para o estudante com TGD substituem as 
atividades ofertadas na classe comum, sendo necessário somente 
que, no atendimento educacional especializado, sejam reforçados os 
conteúdos não compreendidos pelo estudante na sala de aula da 
classe comum. 
b) O professor do AEE não deve compartilhar seu conhecimento a 
respeito do TGD com a comunidade escolar devido ao fato de todas 
as informações relacionadas a esse transtorno serem sigilosas.
c) As atribuições do professor do AEE incluem orientar os profissionais 
da escola quanto à utilização de recursos e à organização das 
rotinas de trabalho, de acordo com as peculiaridades de cada 
estudante e da escola. 
d) Compete ao profissional do AEE atuar como docente nas atividades 
de suplementação curricular específica para o estudante com TGD. 
e) O AEE para os estudantes com TGD deve acontecer, 
preferencialmente, no turno da classe comum e na própria instituição 
educacional.
7. O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é voltado ao 
atendimento de alunos com deficiência, transtorno global do 
desenvolvimento (TGD) e altas habilidades/ superdotação. O papel e as 
ações realizadas pelo professor do AEE, fez com que houvesse a 
necessidade de distinguir o que é próprio das ações realizadas no AEE 
e o que é próprio do ensino comum. Nesse sentido, é correto afirmar 
que: (1,0) 
a) O processo educacional para o aluno com deficiência, TGD e altas 
habilidades/superdotação na classe comum de ensino e no AEE 
decorre de uma concepção de educação inclusiva sustentada 
legalmente; o AEE é uma das condições para o sucesso da inclusão 
escolar de alunos com deficiência, TGD e altas 
habilidades/superdotação; o AEE tem como proposta pedagógica 
identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de 
acessibilidade que eliminem barreiras para a plena participação do 
aluno no processo educacional. 
b) O AEE e o ensino comum precisam acontecer concomitantemente, 
pois um beneficia o desenvolvimento do outro; o AEE deve 
desenvolver o ensino escolar adaptado para o ensino de conteúdos 
acadêmicos; os professores do AEE devem atuar de forma 
colaborativa com os professores da classe comum para a definição 
de estratégias pedagógicas que favoreçam o acesso do aluno ao 
currículo e a sua interação ao grupo. 
c) A classe comum tem como objetivo a socialização do aluno com 
deficiência, TGD e altas habilidades/superdotação e o AEE o ensino 
escolar adaptado; o AEE é uma das condições para o sucesso da 
inclusão escolar de alunos com deficiência, TGD e altas 
habilidades/superdotação; o AEE precisa estar condicionado ao 
ensino acadêmico desenvolvido na classe comum.
d) O AEE possibilita a inclusão escolar de alunos com deficiência, TGD 
e altas habilidades/superdotação, na medida em que lhes oferece o 
aprendizado de conhecimentos, técnicas, utilização de recursos 
informatizados que diferem dos currículos acadêmicos que 
aprenderá nas classes comuns; o AEE para possibilitar a produção 
de um saber específico e preservação da condição de 
Complementação ao ensino regular deve estar condicionado à 
produção acadêmica da classe comum. 
e) O processo educacional para o aluno com deficiência, TGD e altas 
habilidades/superdotação na classe comum de ensino e no AEE 
decorre de uma concepção de educação inclusiva sustentada 
legalmente; O AEE tem por objetivo o desenvolvimento de 
estratégias de ensino facilitado e adaptado de modo a adaptar o 
aluno às condições do ensino comum, e para alguns alunos pode ser 
substitutivo à classe comum; o AEE é uma dascondições para o 
sucesso da inclusão escolar de alunos com deficiência, TGD e altas 
habilidades/superdotação.
8. A educação da pessoa com deficiência sofreu processos que foram 
construídos socialmente ao longo dos anos. A inclusão da "educação de 
deficientes", da "educação dos excepcionais" ou da "educação especial" 
na política educacional brasileira vem a ocorrer somente no final dos 
anos cinquenta e início da década de sessenta no século XX. 
Sobre os paradigmas de cada época da sociedade e seus aportes 
oferecidos às pessoas com deficiência, faça a correspondência da 
coluna B pela coluna A.
COLUNA A
I. Exclusão.
II. Integração.
III. Inclusão.
COLUNA B
( ) Paradigma de Suportes, Centros de AEE, Escola Inclusiva, SRM...
( ) Extermínio, segregação, institucionalização, ensino domiciliar, escola 
especial.
( ) Normalização, paradigma de serviços, classe comum e classe especial.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA. (0,5) 
a) III – II – I.
b) I – II – III.
c) II – III – I.
d) II – I – III.
e) III – I – II.
9. A Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação 
Inclusiva (2008, p.15) define o atendimento educacional especializado - 
AEE como função complementar e/ou suplementar à formação dos 
alunos, especificando que “o atendimento educacional especializado tem 
como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de 
acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos 
alunos, considerando suas necessidades específicas”.
Esse atendimento constitui oferta: (1,0)
a) opcional pelos sistemas de ensino, cabendo à escola orientar a 
família e o aluno quanto à importância da participação nesse 
atendimento, prestado de forma complementar ou suplementar.
b) obrigatória pelos sistemas de ensino para apoiar o desenvolvimento 
dos alunos público-alvo da educação especial, em todas as etapas, 
níveis e modalidades, ao longo de todo o processo de escolarização.
c) obrigatória pelos sistemas de ensino e opcional para a escola que 
deve oferecer em parceria com os órgãos responsáveis pelos 
serviços de saúde, trabalho, assistência e outros.
d) obrigatória pelos sistemas de ensino para apoiar o desenvolvimento 
dos alunos público-alvo da educação especial, nas etapas iniciais do 
Ensino fundamental e opcional quando o aluno atinge outros níveis 
de escolaridade.
e) opcional e prestado de forma complementar ou suplementar à 
formação dos alunos no ensino regular, mas é obrigatório que conste 
da proposta pedagógica da escola.

Mais conteúdos dessa disciplina