Buscar

caderno informativo dieta cardioprotetora

Prévia do material em texto

(
“Que teu alimento seja teu remédio e teu remédio seja teu alimento”. (Hipócrates – 460-377 a.C.)
Nutrição
) (
ronaldo 
 
valéria 
carol
 sheila
CADERNO DE ORIENTAÇÕES E RECEITAS FUNCIONAIS
Alimentação Saudável nas Doenças Cardiovasculares
)
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 39% dos adultos (> 25 anos) em todo o mundo têm concentrações elevadas de colesterol total (> 190 mg/dL). A prevalência é mais alta na Europa (54%), seguida das Américas (48%).
O tratamento da hipercolesterolemia deve incluir medidas não farmacológicas, que estão recomendadas para todos os pacientes, assim como o uso da terapia farmacológica que pode ser indicada em situações específicas.
O tratamento não medicamentoso da dislipidemia deve englobar modificações de hábitos alimentares e atividade física, além da perda ponderal, quando indicada. Na abordagem nutricional, deve-se limitar a ingestão de ácidos graxos saturados e trans assim como de colesterol, além aumentar a ingestão de fibras solúveis. O consumo de fitosteróis também está indicado no tratamento da hipercolesterolemia, segundo várias diretrizes e consensos de diferentes sociedades em todo o mundo.
Apresentamos, neste material informativo, algumas alternativas de ingredientes e receitas que irão atuar como cardioprotetores.
Os fitosteróis estão presentes nos óleos vegetais, nas frutas oleaginosas como amêndoas, nos cereais como gérmen de trigo e farelo de trigo, além de frutas e hortaliças. Estudos apontam que fitosteróis diminuem os níveis de LDL-C, principalmente através da absorsão intestinal do colesterol. 
Alimentos fonte de antioxidantes (polifenóis do azeite extravirgem, por exemplo), anti-inflamatórios, fibras, ácidos graxos poli e monoinsaturados, vitaminas e minerais com ação antioxidante, anti-inflamatória também participam deste material como poderosos aliados no controle do colesterol e na prevenção de doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2. É importante lembrar que, ao incluir as fibras na dieta, é fundamental ter atenção à ingestão de água para não comprometer a função intestinal.
Alimentos protetores: frutas e hortaliças, leguminosas, cereais e derivados.
Alimentos de risco: produtos lácteos integrais, gorduras de origem animal, margarinas, alimentos fritos, carnes e derivados, ovos – ricos em gorduras trans.
Coração saudável: Conheça alguns alimentos e estratégias dietéticas que ajudam no combate a doenças cardiovasculares.
Sal de ervas – O sal de ervas é uma alternativa interessante para substituir o sal comum refinado. Seu grande diferencial é ter um teor de sódio reduzido, ideal para pessoas que têm problemas com pressão alta ou apenas desejam diminuir a quantidade de sódio ingerida diariamente. Além disso, as ervas têm poder para realçar o sabor dos alimentos e ajudar a manter a saúde em dia.
Gersal - Também conhecido como Sal de Sésamo. É um compsto de sal marinho e gergelim, na proporção 1 para 10. É outra opção para substituir o sal de cozinha , aliando os nutrientes do sal marinho, aos do gergelim, que possui alto teor de fibras, proteína, cálcio, reduz o LDL, auxilia no metabolismo do fígado e síntese muscular. O gersal pode ser preparado com gergelim preto ou branco e pode ser incluído nas saladas, arroz, sopas, feijão e outros alimentos do dia a dia.
Azeite - Os Ácidos graxos monoinsaturados presentes no azeite de oliva ajudam na redução do colesterol mau (LDL) no corpo, reduzindo assim o bloqueio de artérias e formação de placas. Ele também ajuda na redução da coagulação do sangue. É também uma boa fonte de antioxidantes como fenóis e Vitamina E que, por sua vez, ajudam a manter o coração forte e funcionando corretamente.
Alho – Entre outros benefícios, como ser um potente antibiótico natural, estimula a secreção de insulina pelo pâncreas, reduzindo a glicose no sangue; é um forte antioxidante, o que o torna um alimento, também, anticâncer; reduz o risco de infarto e doenças do coração. O alho regula a pressão arterial e diminui o nível de colesterol no sangue, prevenindo aterosclerose e doenças cardiovasculares. 
Tomate - por ter elevada composição em antioxidantes, ajuda a manter os vasos sanguíneos saudáveis, além de possuir fibras que ajudam a diminuir os níveis de colesterol ruim, também conhecido por LDL. Além disso, alguns estudos mostram que o consumo de licopeno na dieta também reduz o risco de infarto.
Biomassa de banana verde – Rica em fibras, vitamina A, conta com vitaminas do complexo B, B1, B2 e B3, que agem no metabolismo da glicose, dos ácidos graxos e aminoácidos, ou seja, ajudam o organismo a utilizar essas substâncias com eficiência. O potássio, o manganês e o fósforo também estão presentes na biomassa de banana verde. Diminui os níveis de colesterol, pois o butirato, que é produzido quando a microbiota intestinal está saudável, também tem o efeito de diminuir discretamente a produção do colesterol do fígado. Já o amido resistente reduz o colesterol que nós ingerimos.
Coco – Entre outros benefícios associados a diabetes 2, diminuição da gordura abdominal, etc..., o coco ajuda a melhorar os níveis de colesterol no sangue e reduz o risco de doenças cardíacas. As gorduras saturadas no coco aumentam o colesterol bom (HDL) e controla o colesterol LDL (ruim). Também tem uma baixa quantidade de sódio e uma grande quantidade de potássio, que é a combinação perfeita para reduzir os níveis da pressão arterial. Além do consumo do coco, você também deve comer outros alimentos integrais e naturais para o máximo de benefícios para saúde.
Trigo - Gordura trans e saturadas aumentam as chances de doenças cardiovasculares, enquanto gorduras como omega-3 diminui risco de doença cardiovascular. Os cereais integrais como Trigo são imensamente eficazes em pacientes com distúrbios metabólicos. Os tipos comuns de síndromes metabólicas incluem a obesidade visceral, também conhecida como corpo com “forma de pêra”, triglicérides elevadas, baixos níveis de colesterol HDL de proteção e pressão arterial elevada. O trigo protege contra todas estas condições. Além disso, o consumo regular de trigo em grão inteiro promove o controle de açúcar no sangue. Os produtos de grãos integrais e fibras dietéticas têm sido consideravelmente apontados como redutores de níveis de pressão arterial, minimizando, assim, a possibilidade de um ataque cardíaco.
Chia - As sementes de chia tem em sua composição ômega-3, antioxidantes, cálcio, proteínas, fibras, vitaminas e minerais, que fazem desta semente um excelente complemento nutricional, natural e econômico. Controla diabetes tipo 1 e 2; o ômega 3  atua no organismo reduzindo inflamações, controlando os níveis de colesterol, prevenindo aterosclerose e protegendo o corpo de doenças cardiovasculares e cerebrais, melhorando a memória e a disposição. As sementes de chia têm antioxidantes que combatem os radicais livres, evitando o envelhecimento das células. A chia possui uma boa quantidade de fibras insolúveis, isto é, que não se dissolvem na água, e por isso, ela quando consumida pode ajudar a eliminar a gordura presente na alimentação, sendo eliminada naturalmente pelas fezes. 
Abacate -  é uma rica fonte em beta-sitosterol, um composto que reduz os níveis de colesterol. Cada 100 g de abacate tem 23% do valor diário recomendado de ácido fólico. Estudos mostram que pessoas que comem dietas ricas em folato têm uma incidência muito menor de doenças cardíacas do que aqueles que não o fazem. A vitamina E, gorduras monoinsaturadas e glutationa no abacate também são excelentes para o coração.
Rúcula - Contém altos níveis de ácido fólico e antioxidantes, o que a torna uma forte aliada na luta contra os radicais livres. Ela também é rica em carotenoides e minerais como potássio, manganês, ferro e cálcio: elementos benéficos e necessários para uma dieta saudável. Também contém fitoquímicos, que são benéficos na prevenção do câncer. Fitoquímicos são compostos derivados de plantas, responsáveis por grande parte da defesa do nosso organismo contra doenças, entre as quais podemos citar pressãoalta, deterioração da visão, envelhecimento da pele causado por radicais livres, aumento do colesterol ruim e câncer por causa da degeneração celular.
A orientação da Alimentação Cardioprotetora Brasileira, também conhecida como DICA Br (Dieta Cardioprotetora Brasileira), é estruturada em três eixos:
 MINISTÉRIO DA SAÚDE. HOSPITAL DO CORAÇÃO ALIMENTAÇÃO CARDIOPROTETORA: MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE DA ATENÇÃO BÃSICA
A imagem a seguir pode ser utilizada para auxiliar a orientação em relação ao conceito de proporcionalidade do consumo dos grupos alimentares:
MINISTÉRIO DA SAÚDE. HOSPITAL DO CORAÇÃO ALIMENTAÇÃO CARDIOPROTETORA: MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE DA ATENÇÃO BÃSICA
Sal de Ervas
Ingredientes
· 2 colheres (sopa) de salsinha desidratada
· 2 colheres (sopa) de orégano desidratado
· 2 colheres (sopa) de manjericão desidratado
· 2 colheres (sopa) de alecrim desidratado
· 2 colheres (sopa) de gergelim tostado
· 2 colheres (sopa) de sal
Preparo
Bater todos os ingredientes no liquidificador. Armazenar em recipiente fechado, de preferência, na geladeira.
Gersal
Ingredientes
· 10 colheres (sopa) de gergelim cru
· 1 colher (sopa) de sal 
Preparo
Torrar o gergelim em frigideira, panela ou forno, sem deixar queimar, mexendo sempre. Juntar o sal e triturar ainda quente no liquidificador ou processador, formando uma farofinha. Armazenar em recipiente fechado, de preferência, na geladeira.
Azeite Aromatizado
Ingredientes
· 500 ml de azeite de oliva extra virgem
· 1 colher (chá) de orégano seco
· 2 pimentas dedo-de-moça desidratadas
· 1 galho pequeno de alecrim desidratado
· 2 dentes de alho em conserva
· 1 folha de louro desidratada
· 1 colher (café) de pimentas em grãos secas
Preparo
Retirar parte do azeite do vidro para poder adicionar as ervas, temperos e especiarias e reservar. Colocar as ervas, temperos e especiarias no frasco do azeite. Completar com o azeite reservado. 
Armazenar em local sem luz. Deixar repousar o azeite a fim de absorver todos os aromas e substâncias agregadas.
Alho em conserva
Ingredientes
· 100 g de alho
· 40 ml de vinagre de arroz
· 2 colheres (sopa) de ervas desidratadas
· 1 colher (chá) de pimentas desidratadas
· q.s. de azeite de oliva extra virgem
· q.s. de água
q.s. = quantidade suficiente
Preparo
Colocar o alho (lavado e descascado) em uma panela, cobrir com água e acrescentar o vinagre de arroz. Misturar bem e levar ao fogo. Quando atingir o ponto de fervura, desligar o fogo. Escorrer o líquido em um recipiente. Aguardar que o líquido e o alho separado esfriem. Após esfriar, juntar o alho ao líquido em um recipiente fechado e deixar na geladeira por 48 horas. Depois das 48 horas, escorrer e desprezar todo o líquido. Colocar o alho em um vidro com tampa e adicionar as ervas e pimentas. Completar o vidro com azeite extra virgem. Armazenar na geladeira.
Molho de tomate caseiro
Ingredientes
· 2 cebolas
· 4 dentes de alho
· 1 fio de azeite de oliva extra virgem
· 10 tomates maduros (grandes)
· 1 punhado de manjericão
· 3 cenouras
· q.s. de sal (pode substituir por sal de ervas)
q,s, = quantidade suficiente
Preparo
Lavar e cortar o tomate sem sementes, cebola (sem casca), cenoura e alho (sem casca) em pedaços pequenos. Em uma panela, refogar a cebola e o alho com um fio de azeite. Acrescentar os tomates, cenouras e manjericão. Cozinhar em fogo baixo até que todos os legumes desmanchem, se necessário, adicionando água. Após o cozimento, desligar o fogo e deixar o molho esfriar. Bater no liquidificador todo o conteúdo. Armazenar na geladeira ou freezer em recipiente fechado.
Biomassa de banana verde
Ingredientes
· 10 bananas nanica verdes (com o talo preservado)
Preparo
Colocar as bananas com a casca e talo em uma panela de pressão, cobrindo com água. Levar ao fogo e após 8 minutos de pressão desligar o fogo e deixar aguardando por 15 minutos sem abrir a panela. Importante cronometrar o tempo. Abrir a panela e retirar as banadas, removendo a casca. Colocar as polpas em um processador e bater até ficar um creme homogêneo. Armazenar em recipiente fechado, de preferência, na geladeira.
Leite de coco caseiro
Ingredientes
· Saco de tecido de voal 
· 2 xícaras (chá) de coco fresco
· 4 xícaras (chá) de água 
Preparo 
 Bater no liquidificador a água com o coco por aproximadamente 3 minutos. Coar com auxílio de saco de tecido de voal (ou peneira fina), apertando bem. Para maior aproveitamento da receita, coloque o resíduo do coco em uma assadeira e leve ao forno em fogo baixo, mexendo sempre até secar.
Salada de grão de trigo 
· 2 xícaras (chá) trigo em grão
· 2 tomates
· 1 pepino japonês
· 1 cenoura 
· 1 maço de rúcula 
· 1 limão
· 2 dentes de alho em conserva 
· q.s. de sal verde ou gersal 
· q.s. de azeite aromatizado
Preparo: Na véspera, coloque o trigo em grão em um recipiente com 2 litros de água. Deixar na geladeira. No dia do preparo, escorra o trigo e transfira para uma panela e juntar 2 litros de água e levar ao fogo por 40 minutos ou até ficar macio. Escorrer e deixar esfriar. Lavar e colocar em solução clorada, seguindo as recomendações do fabricante, o tomate, pepino, cenoura, rúcula e limão. Picar o tomate, pepino e cenoura. A rúcula rasgar em pedaços e o alho cortar em fatias finas. Reservar. Em um recipiente, colocar todos os ingredientes, com exceção da rúcula, e misturar. Tempere com sal verde ou gersal, azeite aromático e limão. Montar a salada em um recipiente fazendo uma “cama” com a rúcula.
Granola 
Ingredientes 
· 2 xícaras (chá) de aveia em flocos
· 100g de semente de abóbora sem casca
· 100g de amêndoas em lâminas
· 5 colheres de (sopa) de gergelim
· 5 colheres de (sopa) de chia
· 1/3 xícara (chá) óleo de coco
· 1/2 xícara (chá) mel
Preparo
Colocar todos os ingredientes em uma assadeira e misturar com o óleo de coco e o mel. Levar ao forno baixo por 20 -30 minutos ou até ficar seco e crocante. Armazenar em recipiente com tampa, preferencialmente de vidro.
Vitamina de abacate 
Ingredientes 
· ½ abacate
· 200 ml de leite de coco caseiro
Preparo
Descascar e picar o abacate. Bater no liquidificador o leite de coco caseiro e o abacate até ficar homogêneo.
Strogonoff funcional 
Ingredientes
· 500g de patinho em bifes ou cortada em tiras pequenas
· 1 colher de azeite aromático
· 1 cebola
· 2 dentes de alho
· 200ml de molho de tomate caseiro
· 200g de biomassa de banana verde
· q.s. de sal verde ou gersal
· q.s. de salsinha e cebolinha
q.s.= quantidade suficiente
Preparo
Picar a carne em tiras pequenas. Lavar e cortar a cebola e o alho. Fritar em uma panela a metade da cebola com o alho, até ficar transparente. Acrescentar a carne aos poucos para não soltar muita água. Deixaqr selar bem a carne e secar o líquido que formou na panela. Acrescentar o restante da cebola e o molho de tomate e deixar cozinhar até reduzir. Se necessário, acrescente um pouco de água fervente. Temperar com sal verde ou gersal. Adicionar a biomassa e misturar bem. Finalizar com a salsinha e cebolinha (higienizadas corretamente).
Brigadeiro de biomassa
 Ingredientes
· 500g de biomassa de banana verde
· 50g de cacau em pó
· 50ml de melado de cana
· 50g de açúcar de coco
· 50ml de leite de coco caseiro
Preparo
Bater todos os ingredientes no liquidificador ou processador. Colocar em tacinhas ou copinhos para servir como brigadeiro de colher.
• Comer com regularidade e atenção: fazer as refeições diárias em horários semelhantes. 
• Fazer, no mínimo, 3 refeições por dia. Priorizar o café da manhã todos os dias. 
• Evitar "beliscar" alimentos processados e ultraprocessados nos intervalos entre as refeições, dando preferência para alimentos naturais. 
• Comer devagar e mastigar bem os alimentos. 
• Fazer as refeições em ambientes apropriados sempre que possível. 
• Evitar mexer no celular e/ou computador ou assistir televisão enquanto realiza as refeições. 
• Preferir comer em companhia, com amigos, familiares ou colegas de trabalho ou escola. 
• Fazer compras em locais que ofertem variedades de alimentos frescos. 
• Saborear refeiçõesvariadas e aproveitar os alimentos saudáveis da sua região. 
• Beber de 6 a 8 copos de água diariamente. 
• Nos finais de semana, manter a rotina alimentar.
• Praticar atividade física por, pelo menos, 30 minutos diários.
BANCO DE IMAGENS
 (Pinterest)
BIOMASSA DE BANANA VERDE
 BRIGADEIRO DE COLHER, DE BIOMASSA
SAL DE ERVAS
 GERSAL
AZEITE AROMATIZADO
ALHO EM CONSERVA
FOTO DE ARQUIVO PESSOAL 
Material elaborado pelos alunos Ronaldo Martins Franco, Valéria Aparecida Tarelho (5° semestre), Carolina Guimarães Brasil Sant’ana e Sheila Aparecida da Silva Veiga (6° semestre) do curso de Nutrição da Universidade Anhanguera de Taubaté – Unidade I, tendo como base a alimentação saudável voltada para a prevenção e controle das doenças cardiovasculares.
As fontes de pesquisa foram bibliográficas: artigos científicos, site da Sociedade Brasileira de Cardiologia, livro didático de Assistência nutricional na obesidade e doenças cardiovasculares e manual disponibilizado pelo Ministério da Saúde, a saber:
BRASIL. Ministério da Saúde. Alimentação Cardioprotetora: manual de orientações para os profissionais de saúde da Atenção Básica / Ministério da Saúde, Hospital do Coração. – Brasília: Ministério da Saúde, 2018.
Cabral e Klein. Fitosteróis e doenças cardiovasculares. Artigo de Revisão. Carlos Eduardo Cabral e Márcia Regina Simas Torres Klein. Arq Bras Cardiol. 2017; 109(5):475-482,
CAMARNEIRO, Joyce Moraes. Assistência nutricional na obesidade e doenças cardiovasculares / Joyce Moraes Camarneiro, Maíra Branco Rodrigues, Celma Muniz Martins. – Londrina : Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018
World Health Organization. (WHO). Cardiovascular Diseases (CVDs). Fact sheet. [Accessed in 2017 Feb 20]. Available from: http://www.who.int/ mediacentre/factsheets/fs317/en
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NAS DOENÇAS CARDIOVASCULARES
Nutrição Anhanguera Taubaté
2019

Continue navegando