Buscar

TRABALHO FINAL PNAE

Prévia do material em texto

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA
Carla Beatriz Silva Lima, Kléia Neves Guimarães e Rondinely de Souza Guimarães
PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA/PNAE
ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
TUTORA- Bethânia Alves Santana
JACARACI-BA
2017
INTRODUÇÃO:
         O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Governo Federal, garante, por meio da transferência de recursos financeiros aos municípios, a alimentação escolar dos alunos da educação infantil e do ensino fundamental. Seu objetivo é atender às necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência em sala de aula, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar dos estudantes, bem como a formação de hábitos alimentares saudáveis.
ANÁLISE DE DADOS:
         Pesquisando alunos, pais, professores e direção da Escola Municipal Antônia Guimarães, Povoado de Itumirim, percebemos que a nutricionista vem desenvolvendo um excelente trabalho nas escolas do município de Jacaraci, pois desenvolve um trabalho que visa uma boa qualidade de vida e uma alimentação saudável. Também os pais produtores que fornecem a merenda escolar demonstram como é importante preservar o meio ambiente. Na questão da separação do lixo a secretaria de saúde também participa, sempre envolvendo alunos e comunidade escolar. O PNAE no município de  Jacaraci Bahia vem  desenvolvendo um ótimo trabalho. Em pesquisa no site do governo federal não constatam irregularidades a respeito do orçamento. O município, através do sistema de alimentação escolar adotado tem suprido às necessidades de todos os alunos.
PROPOSTA DE SOLUÇÃO:
         Um dos problemas encontrado no programa da merenda escolar é a validade dos produtos perecíveis. Alguns dos fornecedores fazem a devida entrega com curto prazo de validade, neste caso a nutricionista exige que o prazo seja seguido com rigor. Muitas vezes as frutas e verduras estão no ponto de consumir, fazendo com que as merendeiras, fiquem atentas para consumir dentro dos prazos.
         Como os conselheiros vêm acompanhado bem de perto essa situação, a solução apontada pelos conselheiros foi estabelecer um cronograma de entrega. Os produtos devem ter um prazo de validade mais longo. E os perecíveis devem ter boa qualidade, estar em boas condições e sempre um conselheiro acompanhar a entrega juntamente com a nutricionista.
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
A participação da agricultura familiar no Programa Nacional de Alimentação Escolar tem se mostrado bem estruturada e muito capaz de efetivar-se como uma política pública que tem dado muito certo, pois além de favorecer o desenvolvimento rural, através da subsistência das famílias, proporcionando uma boa lucratividade às suas propriedades e melhoria de qualidade de vida, gestão administrativa com melhores condições de comercialização e manutenção das propriedades, além de manter o homem rural no campo. A melhoria da alimentação das famílias a partir desta nova modalidade, principalmente, de produção ecológica e orgânica, garante a segurança alimentar e nutricional, também melhorando aos alunos da rede escolar. A garantia das famílias de agricultores familiares que são possuidores de uma propriedade diversificada (hortaliças, frutas, vegetais e cereais) e sustentável, a partir desta política pública, do fornecimento ao PNAE, consegue contribuir para o equilíbrio ecológico sustentável da natureza. Constata-se que a agricultura familiar progrediu de maneira sensível com a venda de seus produtos para o PNAE injetando recursos no município com isto melhorando a economia, havendo uma valorização de seus produtos que a partir de agora tem uma colocação garantida e a remuneração mais eficiente e rápida. Isto tudo também atraiu novos agricultores para investirem em suas propriedades com suas plantações de produtos para comercializarem com o PNAE, tendo um mercado garantido.
REFERENCIAS:
http://cursos.fnde.gov.br/mdl07/file.php/48661/Unidade_I.pdf
http://cursos.fnde.gov.br/mdl07/file.php/48661/Unidade_II.pdf
http://cursos.fnde.gov.br/mdl07/file.php/48661/Unidade_III.pdf 
http://cursos.fnde.gov.br/mdl07/file.php/48661/PDF_Unidade_V.pdf

Continue navegando