Buscar

MODELO DE RESENHA CRÍTICA

Prévia do material em texto

MAIA, Roseane Tolentino. A importância da disciplina de metodologia científica no desenvolvimento de produções acadêmicas de qualidade no nível superior. Revista Urutágua, Maringá, n. 14, dez. 07/jan./fev./mar. 2008. Quadrimestral
Roseane Tolentino Maia Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Oeste do Pará-UFOPA, Especialista em Docência do Ensino Superior e graduada em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade Federal do Pará-UFPA. Coordenadora dos Cursos de Tecnologia em Redes de Computadores e Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação nas Faculdades Integradas do Tapajós (FIT). Experiência de docência nas áreas de Informática, Processamento de Dados, Tecnologia da Informação, Gerência de Sistemas de Informação, Metodologia Científica e da Pesquisa desde 2003. 
 O artigo tem como objetivo refletir como a disciplina de metodologia cientifica pode ser um instrumento auxiliar para os alunos de nível superior. 
A autora reflete a relevância de desenvolver nos alunos a capacidade de produzir conhecimento cientifico de forma estruturada tornando-os capazes de resolver problemas reais através do conhecimento. Ela utiliza-se do método científico, fazendo uma sucinta apresentação do mesmo, logo apos é abordado a iniciação cientifica como instrumento de apoio e as dificuldades de ser implementada nas universidades, em seguida é feita a apresentação da metodologia utilizada na pesquisa realizada com alunos do segundo e sexto semestres de cursos de graduação e por fim finalizando com a discussão dos resultados.
A metodologia cientifica é muito importante para o desenvolvimento de produções cientificar pelos alunos universitários, mas apesar de sua importância é notável a dificuldade que os egressos têm para lidar com essa ferramenta. Muitas vezes essa dificuldade vem de uma formação básica insuficiente o que resulta em acadêmicos incapazes de desenvolver procedimentos como: pesquisas bibliográficas e construção de citações diretas e indiretas por exemplo, a importância desta pesquisa é despertar a necessidade de desenvolver nos alunos a capacidade de elaborar um documento metodologicamente adequado chegando a ser pessoas criticas e não apenas repetidores do que aprenderam.
A autora utiliza o método indutivo. Iniciando com uma leitura geral para formar uma opinião geral e partindo para uma segunda leitura com o intuito de aprofundamento, dessa forma os alunos do segundo e sexto semestre de cursos de graduação foram submetidos a duas fases nessa pesquisa, na primeira, os textos foram decodificados , resumidos, analisados e comentados, na segunda fase foi feito um estudo de campo com entrevistas estruturadas sobre a temática proposta. Foi notado que muitos alunos consideram-se com pouco conhecimento na área proposta e aos que relataram um pouco de conhecimento certamente foi devido as aulas de metodologia que tiveram.
As dificuldades enfrentadas pelos alunos de nível superior na produção cientificam mostra relevância do estudo da mesma como uma ferramenta de apoio indispensável para que o aluno possa expressar seu conhecimento de forma produtiva. A obra traz uma abordagem relevante que pode incentivar os alunos e aperfeiçoarem suas técnicas de produção cientifica.
O artigo é recomentado a todos os estudantes universitários para que possam produzir documentos de qualidade ao longo de sua vida acadêmica.
Maíra Santos de Andrade Cruz
Aluna do curso de pedagogia, cursando o 1º período.

Continue navegando