Buscar

AD2 DE PRÁTICA DE ENSINO III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prática de Ensino III para as Licenciaturas – UFRural-RJ – 
Métodos e Técnicas de Avaliação - (AD2 – 2020.1)
Coordenadora: Profª Nádia Maria Pereira de Souza
Mediadora: Anali Braga Carvalho
Pólo: São Gonçalo
	Data-Limite para envio//postagem na plataforma : 25/04/2020
Aluno: Mario
Matrícula: 17115......
TAREFAS: Escolha uma das duas opções.
OPÇÃO 1- Considerando que é preciso dinamizar e diversificar as atividades que fazem o projeto curricular e o cotidiano das escolas, sugerimos que os alunos de Prática de Ensino III, realizem uma pesquisa de campo (tipo ensaio) com o objetivo de levantar as percepções sobre a avaliação educacional de docentes e discentes do ensino médio
- A coleta também poderá ser feita pelas redes sociais, a participação do informante é voluntária, o anonimato deve ser garantido e as informações não divulgadas. Apenas você poderá analisar os dados.
Orientação Básica –Entreviste pelo menos 01 discente do Ensino Médio e 01 docente da disciplina específica de sua formação:
Questões de base para auxiliar na confecção do relatório: 
A) Discente (Ensino Médio): No momento em que você vai fazer uma prova ou um teste valendo nota, o que é que você sente? Como você encara a nota para sua vida estudantil? Você acha a avaliação importante? Por que? Você conhece o ENEM? Caso sim, qual sua percepção sobre o ENEM?
B) Docente: O que é avaliação para você? Quais as suas preocupações sobre avaliação da aprendizagem dos estudantes, ou seja, daquela avaliação que serve de base para aprovação e/ou reprovação dos estudantes? Que instrumentos utiliza freqüentemente, para avaliar os seus alunos? Que critérios leva em consideração ao atribuir notas/conceitos aos discentes? Você utiliza a recuperação de alunos? Caso afirmativo, especifique como realiza este processo? Utiliza os resultados do desempenho dos discentes no ENEM para as suas aulas? Especifique.
- Opção 1: Relatório final: Percepção do licenciando sobre o tema e conclusão sobre as entrevistas realizadas. Orientação: máximo de 30 linhas digitadas ou escritas – sem contar o título. Verificar escrita, consistência, ortografia, concordância e críticas.
- OPÇÃO 2- Na impossibilidade de realizar a entrevista, o licenciado poderá fazer uma redação sobre a importância dos estudos da avaliação educacional na formação de professores- 
- Opção 2: Redação- Orientação: máximo de 30 linhas digitadas ou escritas – sem contar o título. Verificar escrita, ortografia, concordância, consistência teórica. Estrutura da redação: introdução, desenvolvimento e considerações finais. Texto argumentativo.
Obs – Se o licenciado optar pela redação, poderá verificar as referências bibliográficas da disciplina, bem como outras fontes. As questões poderão ajudar na reflexão e construção do texto.
Atenciosamente. Nádia e Anali.
PAGE 
1

Outros materiais