Buscar

TRABALHO DE CONCLUSÃOI - TEMA EDUCAÇÃO

Prévia do material em texto

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA
2016
 
14
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA
Análise bibliográfica referente ao Trabalho de conclusão de curso I, é apresentado com exigência para obtenção ao título de bacharel na área de Serviço Social sob orientação da tutora (o) à distância: 
 
 
2016
Sumário
 
 Introdução...................................................................................... 
 Análise Bibliográfica.................................................................. 
Conclusão....................................................................................... 
 Bibliografia.................................................................................... 
 
 
Introdução
 
 O presente trabalho apresenta algumas reflexões sobre a importância da participação da família na escola para o processo educativo da criança. Procura entender essa realidade para buscar orientações que possam fortalecer a relação entre ambas diminuindo assim, a distância observada entre essas duas instituições, imprescindíveis na vida do indivíduo. Uma infinidade de pesquisas, teses e artigos são encontrados no sentido de retomar essa discussão, mostrando o quão positiva é a interação família/escola para o desenvolvimento escolar das crianças. Observa-se, porém, que muito foi escrito sobre essa problemática e, no entanto, ainda não existe muita clareza a respeito do problema, devido a sua complexidade. Não se pretende aqui, esgotar o assunto, mas apontar mais alguns aspectos que parecem ser relevantes para o enfrentamento das dificuldades encontradas no processo de relacionamento entre família/escola. Estas instituições, assim como toda instituição, tem passado por profundas transformações ao longo da história. Mudanças sociais, culturais, políticas e econômicas ocorridas em função da globalização acabam por interferir na estrutura e na dinâmica escolar, de forma que a família, em vista das circunstâncias vem transferindo para a escola a tarefa de educar que deveria ser sua. 
Análise Bibliográfica
 Documentos em meio eletrônico
	Bibliografia
	Justificativa
	www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/57669/interacao-entre-escola-e-familia-no-processo-de-ensino-e-aprendizagem-da-crianca Acesso: dia 20/10/2016
	Este artigo nos deixa transparecer que não é uma tarefa fácil a existência do diálogo entre a família e a escola, porém não impossível, pois para ter uma educação de qualidade é necessário que as famílias criem o hábito de participar da vida escolar das crianças, que perceba a importância de se relacionar com a escola na busca de um objetivo em comum, “educação de qualidade para as crianças. Por outro lado, a escola deve ser a responsável por criar meios de aproximação com as famílias e a comunidade, sempre orientando e mostrando que educar não é dever papel exclusivo das escolas, é papel de todos. Esse artigo insiste na junção de vários autores com objetivos distintos que trata da interação da escola e família no processo de aprendizagem.
	Bibliografia
	Justificativa
	SUTTER, Graziela. Refletindo sobre a relação família escola, 2007, disponível em: http://www.webartigos.com/artigos/refletindo-sobre-a-relacao-familia-escola/926/. Acessado dia 22/10/2016
	Está pesquisa vem nos mostrando que é essencial fazer com que o educando / filho aprenda para ter um futuro melhor e assim construir uma sociedade mais justa e digna para se viver. Conforme o Art.53 do Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa.
O objetivo final deste artigo é deixar transparecer a importância da participação familiar na instituição escolar.
	Bibliografia
	Justificativa
	http://portalsg.ne10.uol.com.br/noticias/2015/03/16/prefeitura-de-juazeiro-e-centro-de-terapia-desenvolvem-projeto-em-educacao-e-saude-5845.php Acesso: dia 10/10/2016
	Escolha desta pesquisa tem como parte o projeto educação e saúde, onde o diferencial do mesmo é nos dá a  possibilidade de trabalhar a medicina holística, o respeito com o natural e o cuidado com a sustentabilidade, envolvendo as crianças desde cedo e a participação da família nesse contato. Um dos objetivos desse projeto é multiplica lo e leva lo para outras instituições, atendimentos individuais às famílias, a permissão do monitoramento das intervenções realizadas pela psicopedagoga da Emei juntamente com a Assistente Social.
	Bibliografia
	Justificativa
	http://www.jusbrasil.com.br/topicos/10611702/artigo-53-da-lei-n-8069-de-13-de-julho-de-1990 Acesso: dia 20/10/2016
	Esta pesquisa eletrônica nos mostra mais uma vez sobre o ECA e um dos direitos fundamentais que a criança e o adolescente possui.
Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando lhes:
I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II - direito de ser respeitado por seus educadores;
III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;
IV - direito de organização e participação em entidades estudantis;
V - acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.
Parágrafo único. É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.
Livro:
	Bibliografia
	Justificativa
	Cury. Augusto Jorge, 1958-Pais brilhantes, professores fascinantes /Augusto Cury, - Rio de Janeiro: Sextante. 2003
	Neste livro, o autor, psiquiatra e cientista Augusto Cury mostra que é preciso cultivar a emoção e expandir a inteligência dos jovens. E, para isso, os pais e professores precisam de ferramentas para estimular as crianças e os adolescentes. O objetivo desta obra é fazer a diferença, temos de adquirir os sete hábitos dos pais brilhantes e dos professores fascinantes. Além disso, ele nos chama atenção para os sete pecados capitais dos educadores e ensina dez técnicas pedagógicas que podem revolucionar tanto a sala de aula quanto a de casa.
	Bibliografia
	Justificativa
	CURY, A. Filhos brilhantes, alunos fascinantes. São Paulo: Editora Planeta, 2007
	Neste livro o psiquiatra Augusto Cury escreveu pequenas histórias para provocar no leitor uma reflexão sobre alguns valores que considera importantes para todo ser humano.
Com um texto linguagem simples e pelo abuso de clichês, o livro fornece, principalmente para os jovens de fácil compreensão em parte pela do Ensino Médio, elementos que questionam certas posturas comuns nessa idade, embora no prefácio do livro conste que o livro é para jovens de "nove a noventa anos".
Considero relevante no livro a reflexão que o escritor provoca também nos professores, principalmente na forma de trabalhar com os adolescentes e o formato das aulas.
	Bibliografia
	Justificativa
	MALDONADO, M. T. Comunicação entre Pais e Filhos: a linguagem do sentir. São Paulo: Saraiva 2002.
	O livro tem como proposta levar o leitor a uma reflexão, não sobre o papel de pai, mas sobre sentido de revisão de seu papel como filho. A excessiva preocupação em garantir o bom desenvolvimento emocional da criança pode embotar a espontaneidade, a intuição e o bom senso. A distorção de teorias psicológicas também é relevante, gerando manejos incorretos, tais como evitar colocar limites para supostamente não traumatizar a criança.
	Bibliografia
	Justificativa
	Freire, Paulo Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa / Paulo Freire. – São Paulo: Paz e Terra, 1996. – (Coleção Leitura)
	Na Pedagogia da autonomia, de 1996, Paulo Freire nos apresenta uma reflexão sobre a relação entre educadores e educandos e elabora propostas de práticas pedagógicas, orientadas por uma ética universal, que desenvolvem a autonomia, a capacidade crítica e a valorização da culturae conhecimentos empíricos de uns e outros. Criando os fundamentos para a implementação e consolidação desse diálogo político-pedagógico e sintetizando questões fundamentais para a formação dos educadores e para uma prática educativo-progressiva, Paulo Freire estabelece neste livro novas relações e condições para a tarefa da educação.
	Bibliografia
	Justificativa
	Tiba, Içami Pais e educadores de alta performance / Içami Tiba. São Paulo: Integrare Editora, 2011. 
	Neste livro, o autor organiza todo aprendizado nos estudos, aliado à prática como consultor de família, psicoterapeuta de adolescentes e trabalhos com escolas para oferecer aos leitores as melhores ações educativas. Estas são bastante viáveis, de fácil aplicação e de excelentes resultados práticos. Essas ações têm suficientes sustentações teóricas, a maioria delas criada por ele. O objetivo deste livro é propor de maneira clara e eficaz uma conduta educacional e equilibrada, abrindo a devida responsabilidade aos pais e educadores na forma de seres humanos competentes, éticos e felizes. 
Conclusão
Esta presente pesquisa bibliográfica está sendo uma das etapas fundamentais em todo trabalho científico que influenciará todas as etapas de uma posterior pesquisa, na medida em que der o embasamento teórico em que se será baseado o trabalho. Consiste, portanto, no levantamento, seleção, fechamento e arquivamento de informações relacionadas à pesquisa a ser realizada. É imprescindível, portanto, antes de todo e qualquer trabalho científico fazer uma pesquisa bibliográfica exaustiva sobre o tema em questão, e não começar a coleta de dados e depois fazer a revisão de literatura, como algumas vezes se observa em alguns profissionais e, ou acadêmicos no início de sua formação científica.
 Nessa análise não podemos desconsiderar o fato de que os professores tendem a culpar a família, pela falta de seu envolvimento, quando os alunos vão mal, ou apresentam problemas em sua aprendizagem.  Não obstante, os professores tenham razão quando afirmam que a participação da família na vida escolar do filho é muito importante para uma melhor aprendizagem, é papel da escola buscar uma prática pedagógica, na qual o aluno possa atribuir significado à sua conteúdos ensinados. Portanto, culpar a família pelas dificuldades de aprendizagem do aluno, acaba afastando-as ainda mais da escola.
É fundamental e importante uma mudança nas atitudes dos pais e professores, o importante não é encontrar um culpado pelas situações ocorridas nas escolas, mas sim buscar juntas soluções para tais situações problemáticas. A escolar como detentora dos conhecimentos, métodos e técnicas de ensino, deve ter a iniciativa de aproximar família e escola, envolvendo-as em atividades realizadas na escola como comemorações,  palestras, confraternizações com toda comunidade e orientando-as  sobre a importância de um trabalho de parceria.
 
 
Bibliografia
· www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/57669/interacao-entre-escola-e-familia-no-processo-de-ensino-e-aprendizagem-da-crianca Acesso: dia 20/10/2016
· SUTTER, Graziela. Refletindo sobre a relação família escola, 2007, disponível em: http://www.webartigos.com/artigos/refletindo-sobre-a-relacao-familia-escola/926/. Acessado dia 22/10/2016
· http://portalsg.ne10.uol.com.br/noticias/2015/03/16/prefeitura-de-juazeiro-e-centro-de-terapia-desenvolvem-projeto-em-educacao-e-saude-5845.php Acesso: dia 10/10/2016
· http://www.jusbrasil.com.br/topicos/10611702/artigo-53-da-lei-n-8069-de-13-de-julho-de-1990 Acesso: dia 20/10/2016
· Cury. Augusto Jorge, 1958-Pais brilhantes, professores fascinantes /Augusto Cury, - Rio de Janeiro: Sextante. 2003
· CURY, A. Filhos brilhantes, alunos fascinantes. São Paulo: Editora Planeta, 2007
· MALDONADO, M. T. Comunicação entre Pais e Filhos: a linguagem do sentir. São Paulo: Saraiva 2002.
· Freire, Paulo Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa / Paulo Freire. – São Paulo: Paz e Terra, 1996. – (Coleção Leitura
· Tiba, Içami Pais e educadores de alta performance / Içami Tiba. São Paulo: Integrare Editora, 2011