Logo Passei Direto
Buscar

Prova I Políticas Sociais em Educação

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A educação figurou como um dos temas mais importantes e debatidos ao longo do século XX no Brasil. Isso proporcionou a emergência de muitos pensadores e teóricos engajados no assunto. Entre eles, o educador Paulo Freire, talvez o nome mais popular entre os ícones da educação brasileira até os nossos dias. Apesar de não ser original, seu pensamento inovou as reflexões educacionais a partir da premissa de que cada ser humano deve ser o "sujeito de sua história".
Na perspectiva de caracterização do pensamento de Paulo Freire, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Organizar um plano nacional de educação na perspectiva da formação profissionalizante deveria ser estratégico.
( ) O autor advogava por uma educação comunitária, orientada à reflexão dos problemas próximos aos sujeitos.
( ) A proposta de uma educação inclusiva de Freire era convergente com perspectiva do Regime Militar, cujos governos a implantaram a partir de 1964.
( ) O debate de importantes temas internacionais deveria ser prioridade na formação dos indivíduos.
a) F - V - V - F.
b) F - V - F - F.
c) V - V - F - F.
d) V - F - V – V.

Com o final da Primeira Guerra Mundial, o Brasil passou a receber forte influência literária dos Estados Unidos da América e de alguns países europeus. Essa influência interferiu diretamente na construção da educação no país. Naquele período, vivenciava-se o governo de Benjamin Constant. Com relação a esse período histórico, assinale a alternativa CORRETA:
a) Outra medida adotada não aprovou o ensino livre, leigo e gratuito, pois assim todos teriam acesso ao ensino gratuito.
b) Uma das medidas de reforma de Benjamin Constant foi criar o Ministério da Instrução, correios e Telégrafos, propondo mudanças nos currículos de modo que as matérias humanísticas fossem substituídas por matérias de cunho positivista.
c) A reforma de Benjamin Constant não se destinou ao fracasso, os Estados Unidos entendiam como responsabilidade de garantir acesso à educação com algumas restrições para a população de classe baixa.
d) Com a reforma Rocha Vaz, ao final da primeira república, ficou estabelecida a mesma linha de ensino que ocorre entre a educação dos Estados Unidos e da Itália.

O cenário educacional brasileiro perpassa por várias mudanças organizacionais, a sociedade busca entender e acompanhar esse processo. Nesse sentido, destacaremos a década de 1930, quando a sociedade interpretava o processo educacional como uma oportunidade de equidade entre as diversidades sociais apresentadas.
Quais foram as áreas do conhecimento que mais tiveram influência nesse período?
a) Medicina e Psicologia.
b) Sociologia e Medicina.
c) Medicina e Nutrição.
d) Psicologia e Direito.

A pedagogia de Paulo Freire exerceu influência significativa sobre as Políticas de Educação no Brasil. Segundo a teoria de Freire, cada um pode ser sujeito de sua própria história. Essa visão levou o olhar das teorias e políticas educacionais para os mais pobres e as populações marginalizadas, centrando esforços em uma educação voltada para a comunidade e a realidade de cada grupo social.
Considerando esse contexto, analise as sentenças a seguir:
I- Freire buscou transformar as metodologias de ensino criticando a repetição de conteúdos - demagogia.
II- Partindo da valorização do sujeito como protagonista da própria história defende o uso das narrativas dominantes.
III- Para Freire, os mais pobres recebiam conteúdo manipulado e permaneciam nas mesmas condições sociais.
IV- O ponto de partida dos processos educacionais deve focar na escola e relevar a realidade do aluno e o universo que o cerca.
a) As sentenças I e III estão corretas.
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) As sentenças II e IV estão corretas.
d) As sentenças II, III e IV estão corretas.

O processo da Educação no Brasil foi constituído em sua trajetória por diferentes sujeitos e instituições, assumindo finalidades diversas e em alguns contextos históricos, possuindo um caráter excludente que permitia o acesso ao ensino apenas para uma parcela da população.
Considerando a Educação no Brasil em seu decorrer histórico, analise as sentenças a seguir:
I- A prática acadêmica no Brasil Colônia incentivava a escolarização das mulheres.
II- A educação ministrada pelos padres jesuítas para o povo indígena possuía um caráter emancipatório.
III- No início do período imperial, a política educacional passou a ser vista como um direito do cidadão através da primeira Constituição brasileira de 1824.
a) As sentenças I e III estão corretas.
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) Somente a sentença I está correta.

Embora possamos admitir que as sociedades democráticas são marcadas pela ascensão dos direitos, é importante preservar certo olhar crítico sobre os direitos. Entre esses, está, indubitavelmente, o direito à educação. Se, por um lado, o acesso à educação é uma conquista civilizatória na promoção do bem-estar dos indivíduos, também podemos admitir que a educação é um potente veículo de transmissão de valores e ideias que conformam a visão de mundo dos educandos. O sociólogo Pierre Bourdieu (1999) é um dos inúmeros autores a tratar do assunto.
Sobre o que autor procura demonstrar ao usar o conceito de "violência simbólica", classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
I- Através da internalização de certas ideias, somos estimulados à interpretação crítica da realidade.
II- Somos estimulados a crer que o mundo de adversidades no qual vivemos é natural, não cabendo mudanças.
III- O poder coercitivo das ideias do sistema em que vivemos exerce um poder coercitivo sobre os indivíduos.
IV- A desigualdade social é uma das condições sociais que os indivíduos são convencidos a aceitar como normal.
A ) F - V - V - F.
B ) F - V - V - V.
C ) V - F - V - V.
D ) F - F - F - V.

O Brasil, na década de 30, continuou se desenvolvendo, sendo que o setor da indústria foi o que mais cresceu. Nesse cenário, as pessoas começam a ter expectativa de crescimento na vida pessoal e profissional. Contudo, é necessário que essas pessoas também tenham acesso à escolarização para alcançar tal expectativa. Nesse mesmo período, o Governo Vargas criou o Ministério da Educação e Saúde Pública. O primeiro a assumir este ministério foi Francisco Campos, que realizou algumas mudanças em sua gestão.
Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Decreto 19.850 (BRASIL, 1931): cria o um comitê nacional para debater questões educacionais relativas à saúde no ensino básico.
II- Decreto 19.851 (BRASIL, 1931): dispõe que o ensino superior no Brasil tem como finalidade elevar o nível da cultura geral, estimular a investigação científica em quaisquer domínios dos conhecimentos humanos; habilitar ao exercício de atividades que requerem preparo técnico e científico superior; concorrer, enfim, pela educação do indivíduo e da coletividade, pela harmonia de objetivos entre professores e estudantes e pelo aproveitamento de todas as atividades universitárias, para a grandeza na nação e para o aperfeiçoamento da humanidade.
III- Decreto 20.158 (BRASIL, 1931): organiza o ensino superior, regulamenta as profissões na área da saúde e dá outras providências.
IV- Decreto 21.241 (BRASIL, 1931): consolida as disposições sobre a organização do ensino secundário e dá outras providências.
a) As sentenças I e IV estão corretas.
b) As sentenças I e III estão corretas.
c) As sentenças II e IV estão corretas.
d) As sentenças II, III e IV estão corretas.

O movimento estudantil teve destaque em vários momentos históricos da vida política do Brasil, porém, assim como outros movimentos sociais, sofreu forte refluxo na implantação de um tipo muito específico de governo.
Que tipo de governo era este?
a) República.
b) Império.
c) Ditadura militar.
d) Monarquia.

O período republicano foi marcado por manifestações que buscavam tornar a educação prioridade do povo. Essas manifestações tomaram forma através do entusiasmo pela educação e pelo otimismo pedagógico. Mesmo diante da pressão social resultante desses movimentos, a educação foi deixada de lado pelo governo.
Considerando esse contexto, analise as sentenças a seguir:
I- A obrigatoriedade do ensino foi abolida, fato que contribuiu para a desoficialização do ensino como responsabilidade do Estado.
II- Os avanços representados pelas reformas não foram capazes de alterar o rótulo republicano de conservador para inovador.
III- As práticas excludentes podem ser observadas nas reformas educacionais de Benjamin Constant (1891) e Rocha Vaz (1925).
IV- As reformas e políticas educacionais foram elaboradas a partir das demandas das classes populares contrariando as elites econômicas.
a) As sentenças III e IV estão corretas.
b) As sentenças II e IV estão corretas.
c) As sentenças I e IV estão corretas.
d) As sentenças I, II e III estão corretas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A educação figurou como um dos temas mais importantes e debatidos ao longo do século XX no Brasil. Isso proporcionou a emergência de muitos pensadores e teóricos engajados no assunto. Entre eles, o educador Paulo Freire, talvez o nome mais popular entre os ícones da educação brasileira até os nossos dias. Apesar de não ser original, seu pensamento inovou as reflexões educacionais a partir da premissa de que cada ser humano deve ser o "sujeito de sua história".
Na perspectiva de caracterização do pensamento de Paulo Freire, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Organizar um plano nacional de educação na perspectiva da formação profissionalizante deveria ser estratégico.
( ) O autor advogava por uma educação comunitária, orientada à reflexão dos problemas próximos aos sujeitos.
( ) A proposta de uma educação inclusiva de Freire era convergente com perspectiva do Regime Militar, cujos governos a implantaram a partir de 1964.
( ) O debate de importantes temas internacionais deveria ser prioridade na formação dos indivíduos.
a) F - V - V - F.
b) F - V - F - F.
c) V - V - F - F.
d) V - F - V – V.

Com o final da Primeira Guerra Mundial, o Brasil passou a receber forte influência literária dos Estados Unidos da América e de alguns países europeus. Essa influência interferiu diretamente na construção da educação no país. Naquele período, vivenciava-se o governo de Benjamin Constant. Com relação a esse período histórico, assinale a alternativa CORRETA:
a) Outra medida adotada não aprovou o ensino livre, leigo e gratuito, pois assim todos teriam acesso ao ensino gratuito.
b) Uma das medidas de reforma de Benjamin Constant foi criar o Ministério da Instrução, correios e Telégrafos, propondo mudanças nos currículos de modo que as matérias humanísticas fossem substituídas por matérias de cunho positivista.
c) A reforma de Benjamin Constant não se destinou ao fracasso, os Estados Unidos entendiam como responsabilidade de garantir acesso à educação com algumas restrições para a população de classe baixa.
d) Com a reforma Rocha Vaz, ao final da primeira república, ficou estabelecida a mesma linha de ensino que ocorre entre a educação dos Estados Unidos e da Itália.

O cenário educacional brasileiro perpassa por várias mudanças organizacionais, a sociedade busca entender e acompanhar esse processo. Nesse sentido, destacaremos a década de 1930, quando a sociedade interpretava o processo educacional como uma oportunidade de equidade entre as diversidades sociais apresentadas.
Quais foram as áreas do conhecimento que mais tiveram influência nesse período?
a) Medicina e Psicologia.
b) Sociologia e Medicina.
c) Medicina e Nutrição.
d) Psicologia e Direito.

A pedagogia de Paulo Freire exerceu influência significativa sobre as Políticas de Educação no Brasil. Segundo a teoria de Freire, cada um pode ser sujeito de sua própria história. Essa visão levou o olhar das teorias e políticas educacionais para os mais pobres e as populações marginalizadas, centrando esforços em uma educação voltada para a comunidade e a realidade de cada grupo social.
Considerando esse contexto, analise as sentenças a seguir:
I- Freire buscou transformar as metodologias de ensino criticando a repetição de conteúdos - demagogia.
II- Partindo da valorização do sujeito como protagonista da própria história defende o uso das narrativas dominantes.
III- Para Freire, os mais pobres recebiam conteúdo manipulado e permaneciam nas mesmas condições sociais.
IV- O ponto de partida dos processos educacionais deve focar na escola e relevar a realidade do aluno e o universo que o cerca.
a) As sentenças I e III estão corretas.
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) As sentenças II e IV estão corretas.
d) As sentenças II, III e IV estão corretas.

O processo da Educação no Brasil foi constituído em sua trajetória por diferentes sujeitos e instituições, assumindo finalidades diversas e em alguns contextos históricos, possuindo um caráter excludente que permitia o acesso ao ensino apenas para uma parcela da população.
Considerando a Educação no Brasil em seu decorrer histórico, analise as sentenças a seguir:
I- A prática acadêmica no Brasil Colônia incentivava a escolarização das mulheres.
II- A educação ministrada pelos padres jesuítas para o povo indígena possuía um caráter emancipatório.
III- No início do período imperial, a política educacional passou a ser vista como um direito do cidadão através da primeira Constituição brasileira de 1824.
a) As sentenças I e III estão corretas.
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) Somente a sentença I está correta.

Embora possamos admitir que as sociedades democráticas são marcadas pela ascensão dos direitos, é importante preservar certo olhar crítico sobre os direitos. Entre esses, está, indubitavelmente, o direito à educação. Se, por um lado, o acesso à educação é uma conquista civilizatória na promoção do bem-estar dos indivíduos, também podemos admitir que a educação é um potente veículo de transmissão de valores e ideias que conformam a visão de mundo dos educandos. O sociólogo Pierre Bourdieu (1999) é um dos inúmeros autores a tratar do assunto.
Sobre o que autor procura demonstrar ao usar o conceito de "violência simbólica", classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
I- Através da internalização de certas ideias, somos estimulados à interpretação crítica da realidade.
II- Somos estimulados a crer que o mundo de adversidades no qual vivemos é natural, não cabendo mudanças.
III- O poder coercitivo das ideias do sistema em que vivemos exerce um poder coercitivo sobre os indivíduos.
IV- A desigualdade social é uma das condições sociais que os indivíduos são convencidos a aceitar como normal.
A ) F - V - V - F.
B ) F - V - V - V.
C ) V - F - V - V.
D ) F - F - F - V.

O Brasil, na década de 30, continuou se desenvolvendo, sendo que o setor da indústria foi o que mais cresceu. Nesse cenário, as pessoas começam a ter expectativa de crescimento na vida pessoal e profissional. Contudo, é necessário que essas pessoas também tenham acesso à escolarização para alcançar tal expectativa. Nesse mesmo período, o Governo Vargas criou o Ministério da Educação e Saúde Pública. O primeiro a assumir este ministério foi Francisco Campos, que realizou algumas mudanças em sua gestão.
Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Decreto 19.850 (BRASIL, 1931): cria o um comitê nacional para debater questões educacionais relativas à saúde no ensino básico.
II- Decreto 19.851 (BRASIL, 1931): dispõe que o ensino superior no Brasil tem como finalidade elevar o nível da cultura geral, estimular a investigação científica em quaisquer domínios dos conhecimentos humanos; habilitar ao exercício de atividades que requerem preparo técnico e científico superior; concorrer, enfim, pela educação do indivíduo e da coletividade, pela harmonia de objetivos entre professores e estudantes e pelo aproveitamento de todas as atividades universitárias, para a grandeza na nação e para o aperfeiçoamento da humanidade.
III- Decreto 20.158 (BRASIL, 1931): organiza o ensino superior, regulamenta as profissões na área da saúde e dá outras providências.
IV- Decreto 21.241 (BRASIL, 1931): consolida as disposições sobre a organização do ensino secundário e dá outras providências.
a) As sentenças I e IV estão corretas.
b) As sentenças I e III estão corretas.
c) As sentenças II e IV estão corretas.
d) As sentenças II, III e IV estão corretas.

O movimento estudantil teve destaque em vários momentos históricos da vida política do Brasil, porém, assim como outros movimentos sociais, sofreu forte refluxo na implantação de um tipo muito específico de governo.
Que tipo de governo era este?
a) República.
b) Império.
c) Ditadura militar.
d) Monarquia.

O período republicano foi marcado por manifestações que buscavam tornar a educação prioridade do povo. Essas manifestações tomaram forma através do entusiasmo pela educação e pelo otimismo pedagógico. Mesmo diante da pressão social resultante desses movimentos, a educação foi deixada de lado pelo governo.
Considerando esse contexto, analise as sentenças a seguir:
I- A obrigatoriedade do ensino foi abolida, fato que contribuiu para a desoficialização do ensino como responsabilidade do Estado.
II- Os avanços representados pelas reformas não foram capazes de alterar o rótulo republicano de conservador para inovador.
III- As práticas excludentes podem ser observadas nas reformas educacionais de Benjamin Constant (1891) e Rocha Vaz (1925).
IV- As reformas e políticas educacionais foram elaboradas a partir das demandas das classes populares contrariando as elites econômicas.
a) As sentenças III e IV estão corretas.
b) As sentenças II e IV estão corretas.
c) As sentenças I e IV estão corretas.
d) As sentenças I, II e III estão corretas.

Prévia do material em texto

Ir para o menuIr para o conteúdoIr para o cabeçalho
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
	Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Políticas Sociais em Educação (SES14)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual Semipresencial ( Cod.:639441) ( peso.:1,50)
	Prova:
	16854966
	Nota da Prova:
	8,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A educação figurou como um dos temas mais importantes e debatidos ao longo do século XX no Brasil. Isso proporcionou a emergência de muitos pensadores e teóricos engajados no assunto. Entre eles, o educador Paulo Freire, talvez o nome mais popular entre os ícones da educação brasileira até os nossos dias. Apesar de não ser original, seu pensamento inovou as reflexões educacionais a partir da premissa de que cada ser humano deve ser o "sujeito de sua história". Na perspectiva de caracterização do pensamento de Paulo Freire, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Organizar um plano nacional de educação na perspectiva da formação profissionalizante deveria ser estratégico.
(    ) O autor advogava por uma educação comunitária, orientada à reflexão dos problemas próximos aos sujeitos.
(    ) A proposta de uma educação inclusiva de Freire era convergente com perspectiva do Regime Militar, cujos governos a implantaram a partir de 1964.
(    ) O debate de importantes temas internacionais deveria ser prioridade na formação dos indivíduos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - V - F - F.
	2.
	Com o final da Primeira Guerra Mundial, o Brasil passou a receber forte influencia literária dos Estados Unidos da América e de alguns países europeus. Essa influência interferiu diretamente na construção da educação no país. Naquele período, vivenciava-se o governo de Benjamin Constant. Com relação a esse período histórico, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Com a reforma Rocha Vaz, ao final da primeira república, ficou estabelecida a mesma linha de ensino que ocorre entre a educação dos Estados Unidos e da Itália.
	 b)
	A reforma de Benjamin Cosntant não se destinou ao fracasso, os Estados Unidos entendiam como responsabilidade de garantir acesso à educação com algumas restrições para a população de classe baixa.
	 c)
	Outra medida adotada não aprovou o ensino livre, leigo e gratuito, pois assim todos teriam acesso ao ensino gratuito.
	 d)
	Uma das medidas de reforma de Benjamin Constant foi criar o Ministério da Instrução, correios e Telégrafos, propondo mudanças nos currículos de modo que as matérias humanísticas fossem substituídas por matérias de cunho positivista.
	3.
	O cenário educacional brasileiro perpassa por várias mudanças organizacionais, a sociedade busca entender e acompanhar esse processo. Nesse sentido, destacaremos a década de 1930, quando a sociedade interpretava o processo educacional como uma oportunidade de equidade entre as diversidades sociais apresentadas. Quais foram as áreas do conhecimento que mais tiveram influência nesse período?
	 a)
	Medicina e Psicologia.
	 b)
	Sociologia e Medicina.
	 c)
	Psicologia e Direito.
	 d)
	Medicina e Nutrição.
	4.
	A pedagogia de Paulo Freire exerceu influência significativa sobre as Políticas de Educação no Brasil. Segundo a teoria de Freire, cada um pode ser sujeito de sua própria história. Essa visão levou o olhar das teorias e políticas educacionais para os mais pobres e as populações marginalizadas, centrando esforços em uma educação voltada para a comunidade e a realidade de cada grupo social. Considerando esse contexto, analise as sentenças a seguir:
I- Freire buscou transformar as metodologias de ensino criticando a repetição de conteúdos - demagogia.
II- Partindo da valorização do sujeito como protagonista da própria história defende o uso das narrativas dominantes.
III- Para Freire, os mais pobres recebiam conteúdo manipulado e permaneciam nas mesmas condições sociais.
IV- O ponto de partida dos processos educacionais deve focar na escola e relevar a realidade do aluno e o universo que o cerca.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	5.
	O processo da Educação no Brasil foi constituído em sua trajetória por diferentes sujeitos e instituições, assumindo finalidades diversas e em alguns contextos históricos, possuindo um caráter excludente que permitia o acesso ao ensino apenas para uma parcela da população. Considerando a Educação no Brasil em seu decorrer histórico, analise as sentenças a seguir:
I- A prática acadêmica no Brasil Colônia incentivava a escolarização das mulheres.
II- A educação ministrada pelos padres jesuítas para o povo indígena possuía um caráter emancipatório.
III- No início do período imperial, a política educacional passou a ser vista como um direito do cidadão através da primeira Constituição brasileira de 1824.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	6.
	Embora possamos admitir que as sociedades democráticas são marcadas pela ascensão dos direitos, é importante preservar certo olhar crítico sobre os direitos. Entre esses, está, indubitavelmente, o direito à educação. Se, por um lado, o acesso à educação é uma conquista civilizatória na promoção do bem-estar dos indivíduos, também podemos admitir que a educação é um potente veículo de transmissão de valores e ideias que conformam a visão de mundo dos educandos. O sociólogo Pierre Bourdieu (1999) é um dos inúmeros autores a tratar do assunto. Sobre o que autor procura demonstrar ao usar o conceito de "violência simbólica", classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
I- Através da internalização de certas ideias, somos estimulados à interpretação crítica da realidade.
II- Somos estimulados a crer que o mundo de adversidades no qual vivemos é natural, não cabendo mudanças.
III- O poder coercitivo das ideias do sistema em que vivemos exerce um poder coercitivo sobre os indivíduos.
IV- A desigualdade social é uma das condições sociais que os indivíduos são convencidos a aceitar como normal.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	F - F - F - V.
	7.
	O Brasil, na década de 30, continuou se desenvolvendo, sendo que o setor da indústria foi o que mais cresceu. Nesse cenário, as pessoas começam a ter expectativa de crescimento na vida pessoal e profissional. Contudo, é necessário que essas pessoas também tenham acesso à escolarização para alcançar tal expectativa. Nesse mesmo período, o Governo Vargas criou o Ministério da Educação e Saúde Pública. O primeiro a assumir este ministério foi Francisco Campos, que realizou algumas mudanças em sua gestão. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Decreto 19.850 (BRASIL, 1931): cria o um comitê nacional para debater questões educacionais relativas à saúde no ensino básico.
II- Decreto 19.851 (BRASIL, 1931): dispõe que o ensino superior no Brasil tem como finalidade elevar o nível da cultura geral, estimular a investigação científica em quaisquer domínios dos conhecimentos humanos; habilitar ao exercício de atividades que requerem preparo técnico e científico superior; concorrer, enfim, pela educação do indivíduo e da coletividade, pela harmonia de objetivos entre professores e estudantes e pelo aproveitamento de todas as atividades universitárias, para a grandeza na nação e para o aperfeiçoamento da humanidade.
III- Decreto 20.158 (BRASIL, 1931): organiza o ensino superior, regulamenta as profissões na área da saúde e dá outras providências.
IV- Decreto 21.241(BRASIL, 1931): consolida as disposições sobre a organização do ensino secundário e dá outras providências.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1930-1949/D19852.htm>. Acesso em: 9 mar. 2017.
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	8.
	O movimento estudantil teve destaque em vários momentos históricos da vida política do Brasil, porém, assim como outros movimentos sociais, sofreu forte refluxo na implantação de um tipo muito específico de governo. Que tipo de governo era este?
	 a)
	Império.
	 b)
	Ditadura militar.
	 c)
	República.
	 d)
	Monarquia.
	9.
	O período republicano foi marcado por manifestações que buscavam tornar a educação prioridade do povo. Essas manifestações tomaram forma através do entusiasmo pela educação e pelo otimismo pedagógico. Mesmo diante da pressão social resultante desses movimentos, a educação foi deixada de lado pelo governo. Considerando esse contexto, analise as sentenças a seguir:
I- A obrigatoriedade do ensino foi abolida, fato que contribuiu para a desoficialização do ensino como responsabilidade do Estado.
II- Os avanços representados pelas reformas não foram capazes de alterar o rótulo republicano de conservador para inovador.
III- As práticas excludentes podem ser observadas nas reformas educacionais de Benjamin Constant (1891) e Rocha Vaz (1925).
IV- As reformas e políticas educacionais foram elaboradas a partir das demandas das classes populares contrariando as elites econômicas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	10.
	Como descreve a educadora Maria Isabel Moura Nascimento, o período de 1822-1889 é de importantes mudanças no Brasil. Dois anos após a proclamação da independência, a primeira  Constituição brasileira, de 1824, se compromete com a oferta de instrução gratuita, sobretudo em função das necessidades econômicas do país. Três anos depois, é aprovada a primeira lei sobre a educação. Menos de dez anos depois, é divulgado o primeiro relatório com os resultados da implantação da lei. Com base nesse relatório, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Denunciava o abandono governamental como uma das causas da ineficiência.
(    ) Observava que o bom salário dos professores foi causa da eficiência.
(    ) Acusava alunos e professores de baixo desempenho.
(    ) Mostrava que a experiência era exitosa até ali.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - V - F - V.
Prova finalizada com 8 acertos e 2 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina