Buscar

Currículo e Didática na Educação dos surdos -Avaliação Final (Discursiva)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	Perlin e Miranda (2003) definem experiência visual como sendo a utilização da visão, a fim de comunicar-se. Assim, é importante para o surdo através da visualização das coisas se fazer ouvir. Disserte sobre os elementos de experiência visual, classificando os artefatos culturais.
FONTE: PERLIN, G.; MIRANDA, W. Surdos: o Narrar e a Política. In: Estudos Surdos - Ponto de Vista: Revista de Educação e Processos Inclusivos n. 5. UFSC/NUP/CED, Florianópolis, 2003.
	Resposta Esperada:
Os surdos percebem o mundo através dos olhos, porém, muitas vezes, a participação efetiva deles na sociedade é anulada ou significativamente reduzida pela escassez de recursos visuais. É importante termos em mente que para eles ver é ouvir.  
No caso das crianças surdas, torna-se imprescindível o contato delas com adultos também surdos. Este contato auxilia de forma relevante no acesso a sua língua materna, além de assegurar sua identidade e cultura surda.
Os sujeitos ouvintes que iniciam seus estudos na área da surdez precisam atentar muito para este artefato cultural, pois durante a comunicação, o contato visual é muito importante. 
Portanto, caso o ouvinte pare de manter contato visual com o surdo durante a conversa, isto pode ser considerado falta de respeito/educação ou ainda desinteresse.
	2.
	O saber é a soma de conhecimentos adquiridos, pois existem vários saberes que possibilitam ao homem diferentes formas de conhecer e explicar a realidade. Dependendo do saber de diferentes formas, uma das questões fundamentais de um sujeito é o conhecimento, seja ele adquirido ou conhecimento prévio. Disserte sobre como se forma o conhecimento.
	Resposta Esperada:
Por um processo de combinação e associação dos dados da experiência. Por meio das sensações, recebemos as impressões das coisas externas. Por sua vez, nas percepções, essas impressões ou ideias simples se associam por semelhanças e diferenças, formando ideias complexas e subjetivas com relação ao conhecimento. A experiência é um fator importante na formação do conhecimento, e a experiência não deve ser relegada a segundo plano, como se fosse apenas um coadjuvante, pelo contrário, a experiência possibilita a criação dos significados que os saberes têm para cada sujeito. O saber é a soma de conhecimentos adquiridos, pois ?existem vários saberes que possibilitam ao homem diferentes formas de conhecer e explicar a realidade. Os novos conhecimentos são construídos a partir dos saberes já instituídos ou intrínsecos do ser humano. A pesquisa é a ferramenta que possibilita conhecer a origem dos saberes e problematizá-los, a fim de buscar as respostas para as mais diferentes indagações humanas. Por este motivo, torna-se necessário um currículo cujos saberes sejam significativos para o aprendiz, pois, do contrário, a insignificância dos conteúdos pode gerar desinteresse por parte daqueles que deveriam ser os maiores interessados em conhecer e construir novos saberes.

Continue navegando