Buscar

Gestação e lactação 2

Prévia do material em texto

Gestação e lactação
 
Maturação e fertilidade do óvulo
 Ainda no ovário do óvulo se encontra no estágio de oócito primário, seu núcleo é dividido por meiose e o primeiro corpo polar é expelido do núcleo do oócito, o primeiro oócito em seguida torna-se o segundo oócito.
 Durante o processo cada par de 23 cromossomos perde um componente que são incorporados no corpo polar que é expelido deixando 23 cromossomos sem par no oócito secundário que é expelido para a cavidade abdominal.
 Logo após ele penetra quase imediatamente na terminação fimbriada de uma das trompas de falópio.
Nutrição inicial do feto
Função da placenta
A principal função da placenta é proporcionar difusão de nutrientes e oxigênio do sangue materno para o sangue do feto, e difusão de produtos de excreção do feto de volta para a mãe.
Fatores hormonais na gravidez
 Na gravidez, a placenta forma grande quantidade especialmente de gonadotrofina coriônica humana, estrogênios, progesterona e samatomamotropina coriônica humana, as três primeiras e provavelmente a quarta são essências à gravidez normal.
Respostas do corpo materno na gestação
Durante a gestação o corpo materno sente diversas reações por conta do excesso de hormônios presentes. O útero aumenta, as mamas quase dobram de tamanho, a vagina aumenta, entre outros.
parto
Parto significa o nascimento do bebê. Principais eventos que levam ás contrações intensas responsáveis pelo parto: (1) mudanças hormonais progressivas que aumentam a excitabilidade da musculatura uterina, (2) mudanças mecânicas progressivas.
lactação
 No auge da lactação é formado 1,5 litros de leite por dia, com esse grau grande energia é drenada da mãe, quando o bebê suga não recebe nem um leite durante 30 segundos mais ou menos.

Continue navegando