Buscar

Desafio colaborativo - Organização, Sistemas e Métodos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Organização, Sistemas e Métodos (OSM) pode ser definida como uma das funções da administração responsáveis pela modelagem da empresa e tem como função dar suporte a todos os processos da empresa, tendo em vista a redução de custos e de tempo para a execução de uma atividade. Este conceito pode-se relacionar ao fato de que quando Frederick W. Taylor (1856-1915) observou as empresas e os sistemas de produção daquela época, concluiu que existia a necessidade de inserir um método para padronizar as atividades, proporcionando ao trabalhador produzir mais em menos tempo. 
 Apesar de a OSM evoluir bastante com o tempo, atualmente ela está mais focada nos processos, possuindo ferramentas para auxiliar o processo de melhoria, como, por exemplo, o uso dos organogramas, formulários e fluxogramas. Dessa forma, podemos entender a importância do profissional de OSM dentro das organizações, pois além de garantir produtividade com menor custo, este profissional realiza várias tarefas relacionadas à organização e mapeamento de processos, sendo assim, para se tornar mais eficaz, este profissional precisa possuir habilidades pessoais e técnicas. Podemos mencionar a capacidade para trabalhar com pessoas, compreender suas atitudes e motivações, aplicar uma liderança eficaz, saber lidar com problemas e estar apto para treinar usuários como habilidades pessoais necessárias e a capacidade de realizar levantamento de dados e analisa-los, elaborar e implantar sistemas administrativos, lidar com programas, processos, métodos e técnicas podemos caracterizar como habilidades técnicas importantes para este profissional. 
 Portanto, conclui-se que, para obter uma boa gestão empresarial é de extrema importância possuir um profissional na área de OSM dentro da empresa, pois ele tem um olhar externo do negócio, uma visão de outro ponto, possibilitando novas formas de planejamento e possibilitando à empresa as melhores práticas, distribuindo corretamente os recursos e alinhando os procedimentos. 
Referências:
JUNIOR, Renato Mendes Curto. Organização, Sistemas e Métodos. Instituto Federal Paraná, Curitiba-PR, 2011.
https://administradores.com.br/artigos/profissionais-de-o-s-m
https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/administracao/perfil-do-profissional-da-area-de-organizacao-sistemas-e-metodos-osm/46384
http://osmcia.blogspot.com/2009/08/caracteristicas-de-um-profissional-de.html
https://administradores.com.br/artigos/a-importancia-do-estudo-da-disciplina-de-osm-para-o-academico-futuro-administrador

Outros materiais