Buscar

Atividade 1_Comportamento consumidor-Daiane

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

De acordo com os aspectos discutidos na Unidade 1 e as reflexões sobre a sociedade do consumo em que vivemos, produza um texto dissertativo a partir da seguinte questão:
 
Como as lógicas de consumo podem influenciar a sustentabilidade da sociedade brasileira?
"
Olá DAIANE.
Para responder a questão, envie um arquivo ou escreva sua resposta na caixa de texto abaixo.
Formato de arquivos aceitos: doc, docx, odt, pdf, rtf ou txt.
Importante: será aceito apenas uma submissão para essa atividade.
RESPOSTA:
A sustentabilidade e o consumo têm provocado discussões no cerne da sociedade e das organizações. As temáticas ambientais, de desigualdade social, de gênero e prosperidade causam e configuram relações nas empresas e marcas. Além disso, tornam as organizações como cenários e ambientes complexos e sensíveis às temáticas sociais.
A lógica de consumo já influencia a sustentabilidade ao redor do mundo. Importante salientar que na prática, a lógica de consumo se caracteriza por uma postura de consumo desenfreado, baseado apenas em interesses momentâneos e na busca por prazer.
Para Bauman (2008), característica mais predominante da sociedade de consumo é atransformação dos consumidores em mercadorias. A base dos ideais da sociedade consumista está na promessa de satisfazer os desejos humanos como nenhuma sociedade do passado pôde fazer, porém, a promessa de satisfação só continuará interessante se o desejo seguir insatisfeito. Assim, “a participação ativa nos mercados de consumo é a principal virtude que se espera dos membros de uma sociedade de consumo” (BAUMAN, 2008, p. 102). Dessa forma, a sociedade é conhecida como sociedade do excesso, da extravagância e do desperdício.
É evidente que, se associarmos o consumo intenso e a exploração de recursos naturais, teremos como consequência um processo acelerado de  destruição da natureza.
A exploração crescente dos recursos naturais coloca em risco as condições físicas de vida na Terra, na medida em que a economia capitalista exige um nível e tipo de produção e consumo que são ambientalmente insustentáveis.
Conclui-se que a lógica de consumo pode influenciar diretamente a sociedade brasileira através da extravagância em consumo e das indústrias que não pensam no objetivo comum, reduzir o consumo de recursos naturais.

Continue navegando